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Re: Uber / Táxi
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MensagemEnviado: 22 Set 2017, 16:13 
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Depois da sessão de hemodiálise que o meu pai fez, eu pedi uma viagem do Uber. Não deu nem 30 segundos e o carro apareceu.

Claro que isso foi coincidência, já que pouco antes o motorista encerrou uma corrida para uma moça bem pertinho do hospital.


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Re: Uber / Táxi
MensagemEnviado: 25 Set 2017, 18:11 
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https://canaltech.com.br/governo/uber-cabify-e-99-criam-campanha-contra-projeto-de-lei-que-inviabiliza-servicos-100934/

Uma proposta de regulamentação de serviços de transporte por aplicativo uniu os concorrentes Uber, Cabify e 99.

Neste final de semana, as empresas lançaram a campanha Juntos pela Mobilidade, que se posiciona contra o Projeto de Lei 28, de 2017, que pretende, entre outras coisas, exigir que os carros dos serviços utilizem placas vermelhas, como táxis.

A PLC 28 tem como relator o senador Pedro Chaves (PSC-MS) e estabelece normas para o funcionamento dos serviços no Brasil.

Está na lista, por exemplo, a necessidade de autorização individual para cada motorista, que deve ser dada pelas prefeituras, a exigência de CNH na categoria B e veículo no próprio nome, além da contratação de seguros obrigatórios e inscrição como contribuinte do INSS.

Para as empresas do setor, trata-se de uma tentativa do Governo Federal de transformar uma prestação de serviços privada em matéria pública.

Em e-mail enviado a clientes, no qual indicam a campanha e também o posicionamento contra o tema, Uber e Cabify afirmam que as novas regras devem restringir a operação dos aplicativos e aumentam a burocracia.

Para eles, por exemplo, a necessidade de regulamentação semelhante à dos táxis deve encarecer as viagens, além de reduzir o número de motoristas. Com isso, cairiam também o número de opções disponíveis aos consumidores, uma vez que, para as companhias do setor, foi justamente a política de preços que as transformou em uma opção viável e bastante utilizada pelos moradores das cidades atendidas.

Além disso, surgem aqui outras questões. A necessidade de um carro registrado no nome do próprio motorista, por exemplo, inviabiliza serviços de aluguel, usados por quem busca uma renda extra, e também a divisão do mesmo veículo por membros de uma família ou cônjuges, que alternam seus horários de trabalho nos aplicativos como forma, também, de ganharem mais dinheiro.

Senadores que participaram de uma audiência pública sobre o projeto de lei, na última semana, demonstraram intuito de fazer com que a matéria seja votada em regime de urgência, ainda nesta semana. A expectativa é de que a PLC 28/2017 entre na pauta desta terça-feira (26).

As companhias criticam a falta de discussão sobre o tema junto às companhias e a sociedade civil, evidenciadas pela tentativa de votar a matéria rapidamente.

Para partidários das empresas, a aplicação de regime de urgência tem a ver com uma tentativa de evitar a participação popular, que se posicionaria contra a normatização, e também de fazer valer interesses contrários à operação dos aplicativos no Brasil.

Além disso, políticos levantam preocupações quanto aos direitos trabalhistas dos motoristas. É o caso, por exemplo, do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que acredita em uma alternativa que garanta não apenas a segurança dos colaboradores dos aplicativos, mas também uma concorrência justa com taxistas e outros motoristas de praça, principalmente no que toca o pagamento de impostos.

No momento em que esta reportagem é escrita, a consulta pública sobre a PLC 28 conta com 36,8 mil votos contra, registrados pela população por meio da internet, contra 12 mil a favor.

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Re: Uber / Táxi
MensagemEnviado: 26 Set 2017, 22:27 
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http://br.reuters.com/article/internetNews/idBRKCN1C1398-OBRIN?feedType=RSS&feedName=internetNews

O relator da proposta para regulamentar os aplicativos de transporte urbano, o senador Pedro Chaves, apresentou nesta terça-feira na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado um texto substitutivo de três projetos anteriores.

O senador Pedro Chaves (PSC-MS) compilou a proposta aprovada pela Câmara e outros dois projetos dos senadores Lasier Martins (PSD-RS) e Ricardo Ferraço (PSDB-ES) em um novo texto que está em discussão na CCT para regulamentar os serviços de aplicativos como Uber, Cabify e 99.

Entre outras mudanças em relação ao texto aprovado na Câmara, não será necessário que os carros tenham placas especiais, mas os motoristas terão que portar Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que destaque sua atividade remunerada e contribuir com o INSS.

Depois da apresentação da nova proposta, o presidente da Comissão, senador Otto Alencar (PSD-BA), concedeu vista coletiva para que os senadores possam analisar o texto produzido pelo relator.

A proposta de Pedro Chaves volta à pauta da CCT na próxima terça-feira.

Os senadores também devem decidir se aprovaram um pedido de urgência, o que levaria o projeto diretamente para o plenário do Senado. Se não aprovado, a proposta passará por outras quatro comissões antes de chegar ao plenário.

A diretora jurídica da Cabify, Juliana Minorello, disse à Reuters que o movimento “Juntos pela Mobilidade”, dos aplicativos Uber, Cabify e 99, não é contrário a uma regulamentação, mas as empresas querem regras claras, menos proibitivas e um debate qualificado com a sociedade.

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Re: Uber / Táxi
MensagemEnviado: 28 Set 2017, 10:47 
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Re: Uber / Táxi
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E iria para onde?

Em quase todos os países elas enfrentam esse tipo de problema. Em Londres a Uber vai puxar o carro:

http://www.bbc.com/portuguese/internacional-41355878


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Re: Uber / Táxi
MensagemEnviado: 28 Set 2017, 19:17 
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Willianch escreveu:
Se eu fosse essas empresas que trabalham com mobilidade, sairia correndo dessa merda de país.


Não vão fazer isso porque têm muito lucro no Brasil, principalmente 99 e Uber.

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Re: Uber / Táxi
MensagemEnviado: 29 Set 2017, 11:00 
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Será? A Uber tem acumulado prejuízos nas operações.

https://g1.globo.com/tecnologia/noticia ... hoes.ghtml


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Re: Uber / Táxi
MensagemEnviado: 29 Set 2017, 14:00 
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Uma coisa que eu queria saber é se os motoristas tem lucro. Porque ouço dizer que para eles terem um salário digno de pelo menos R$ 2.000,00 mensais, os caras devem trabalhar pelo menos 12 á 14 horas por dia.

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Re: Uber / Táxi
MensagemEnviado: 29 Set 2017, 17:17 
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O Uber tem lucro no Brasil, senão já teria saído do país.

Agora, é claro que precisa passar por ajustes, não pra dá aceitar qualquer um como motorista que vinha acontecendo há um tempo atrás.

Ainda assim o nível atual dos motoristas do Uber ainda é melhor do que o da concorrência.

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Re: Uber / Táxi
MensagemEnviado: 29 Set 2017, 18:41 
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Willianch escreveu:
Uma coisa que eu queria saber é se os motoristas tem lucro. Porque ouço dizer que para eles terem um salário digno de pelo menos R$ 2.000,00 mensais, os caras devem trabalhar pelo menos 12 á 14 horas por dia.

Uber era para ser quebra galho, complemento de renda. Com a crise que o Brasil vive virou profissão. Para quem tá fudido e sem emprego é melhor tirar 2 conto por mês do que nada.

Tem que trabalhar bastante sim, e o "salário" é baixo. Muitos estão migrando para serviços que remuneram melhor, como o 99 (e que estão caindo no gosto dos passageiros, já que a qualidade dos Ubers só cai).


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Re: Uber / Táxi
MensagemEnviado: 09 Out 2017, 21:06 
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http://veja.abril.com.br/economia/99-segue-uber-e-adota-tarifa-dinamica-para-corridas/

A 99, segunda maior empresa de transporte por aplicativo, adotou a tarifa dinâmica em seu sistema de cobrança.

Esse modelo, em que o valor da corrida varia de acordo com a demanda da região, já é utilizado pela sua principal concorrente, a Uber.

O novo sistema de tarifação da 99 vai valer tanto para corridas em carros particulares como em táxis.

Segundo a 99, a nova tarifação traz benefícios tanto para o motorista quanto para o passageiro, que terá a opção de esperar menos para pegar um carro em horários de pico.

“A tarifa dinâmica dá ao passageiro a opção de de esperar menos pelo carro. Pelo lado do motorista, a vantagem é poder aumentar sua renda”, disse a VEJA Marcus Andrade, diretor de operações da 99.

Na hora de pedir o carro, o passageiro será informado pelo aplicativo que a região em que ele se encontra possui mais chamadas que o normal.

O valor estimado da corrida será informado e o passageiro poderá escolher a opção de transporte que melhor atender sua necessidade.

Por enquanto, o sistema de tarifa dinâmica da 99 funcionará apenas em São Paulo.


Hoje precisei pegar um táxi - por estar com pressa - para um lugar e paguei R$ 17,00. Na volta, que consegui voltar pelo carro da 99, a corrida no mesmo trajeto deu R$ 9,00.

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Re: Uber / Táxi
MensagemEnviado: 10 Out 2017, 14:46 
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Nunca usei essa 99 Taxi.

Como no Uber, conseguimos saber o valor que teremos que pagar pela corrida, antes de acionar o motorista?

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Re: Uber / Táxi
MensagemEnviado: 25 Out 2017, 22:54 
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http://veja.abril.com.br/economia/senado-aprova-urgencia-para-lei-que-pode-barrar-uber-e-apps/

O Senado aprovou na última terça-feira o requerimento de urgência que regulamenta o uso de aplicativos de transporte privado de passageiros, serviço prestado por empresas como Uber, Cabify e 99.

Segundo as empresas, o projeto pode inviabilizar a prestação desse tipo de serviço ao exigir do motorista de aplicativo as mesmas exigências impostas aos taxistas.

Em nota, a Uber afirma que não é contra a regulamentação, mas que o projeto não cria essa regulação. “[O projeto] traz uma proibição velada a todos os apps, pois cria um nível de burocracia tão alto para os motoristas parceiros que torna impossível que continuem servindo as pessoas do jeito que fazem hoje”, afirma a empresa.

Entre as exigências previstas pelo projeto está que os veículos tenham placas vermelhas, autoriza os municípios a proibirem a atividade e impede os motoristas de dirigir em cidades vizinhas.

A proposta determina ainda que os os motoristas consigam uma autorização específica para exercer a função.

“A Uber lamenta que, mais uma vez, um grupo de senadores tenha ignorado o direito de escolha de mais de 17 milhões de usuários, além de negar uma oportunidade de renda aos milhares de motoristas parceiros”, diz a companhia em nota.

A 99 também é contrária à aprovação dessa proposta.
"Defendemos a coexistência de diferentes tipos de transporte e a liberdade de escolha do usuário. Não podemos colocar o Brasil na lanterna da inovação ao impedir a atuação de empresas de tecnologia que ajudaram milhares de brasileiros a ter transporte de qualidade”, afirma Matheus Moraes, diretor de comunicação e políticas da 99 .

Para rebater as críticas de que os aplicativos não pagam impostos, a Uber revelou hoje quanto pagou de tributos neste ano de 2017. A empresa informa que pagou até agora 495,6 milhões de reais em tributos, tanto federais (como PIS, Cofins e Imposto de Renda) quanto municipais (como o ISS e contribuições municipais devido a regulações locais).

Presente no Brasil desde 2014, a empresa realizou 530 milhões de viagens no país. Com esse número, São Paulo e Rio de Janeiro chegaram ao topo do ranking das maiores cidades em número de viagens para a Uber no mundo.


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Re: Uber / Táxi
MensagemEnviado: 31 Out 2017, 00:25 
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Re: Uber / Táxi
MensagemEnviado: 31 Out 2017, 09:40 
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O presidente global do Uber, Dara Khosrowshahi, disse que defende um modelo de regulação que preserve o direito dos consumidores, que leve em conta a força da tecnologia e a flexibilização das relações do trabalho. Para ele, uma eventual aprovação do PLC 28 seria negativa para as empresas de transporte por aplicativos.

Dara Khosrowshahi está no Brasil para acompanhar a votação do projeto no Senado.

Se o PLC 28 for aprovado os serviços de aplicativos podem desaparecer ?
Será negativo, mas somos uma companhia comprometida com o Brasil. Acreditamos nesse mercado. Temos 17 milhões de consumidores. Temos meio milhão de motoristas que dependem de nós numa situação muito difícil da economia. Por isso, dizer que nós vamos sair do país é uma resposta muito fácil. Vamos lutar por nossos consumidores e nossos motoristas.

Qual é a importância do mercado brasileiro para o Uber ?
O Brasil é o segundo maior mercado para nós. É um mercado saudável e onde há inovação. E a nossa parceria com as cidades brasileiras é bastante positiva. Nós pagamos cerca de R$ 500 milhões em impostos, de janeiro a agosto. Somos um modelo de transporte de baixo custo. Somos grandes empregadores. Estamos agregando à economia e podemos ser um parceiro inovador.

Qual será a estratégia do Uber em Brasília para convencer o Senado de que o PLC 28 é negativo ?
A estratégia é dizer a verdade. Esse projeto de regulação foi feito de forma muito rápida. Nós defendemos uma regulação que proteja o direto dos consumidores. Que traga a certeza de que os preços são transparentes e que os motoristas, registrados. Queremos uma regulação que promova a segurança. É isso que queremos construir junto com o Brasil. Nós acreditamos que a verdadeira regulação tem que levar em conta a força da tecnologia, criar mais flexibilização da força de trabalho e baratear o transporte para a população. Acreditamos que podemos convencer o Congresso disso.

É possível crescer ainda mais no Brasil ?
Primeiro, temos que nos assegurar que teremos uma boa regulação, e estou esperançoso sobre isso. O Brasil tem um mercado enorme e pode ser um direcionador do crescimento da companhia.

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