Táxi e aplicativos de transporte

Uber , 99 , Táxi.Rio , SP Táxi , etc.

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Re: Uber / Táxi

Mensagem por E.R » 31 Out 2017, 20:06

https://tecnologia.uol.com.br/noticias/ ... o-uber.htm

Por 46 a 10, os senadores aprovaram nesta terça-feira (31), em Brasília, o texto-base da lei que regulamenta o serviço de transporte por meio de aplicativos como Uber, 99, Cabify e Easy Taxi.

O projeto aceito pelos parlamentares é o PLC 28/2017, que foi aprovado na Câmara dos Deputados no mês de abril e que praticamente inviabilizava os apps. Emendas votadas suavizaram a lei para os apps, mas farão o projeto voltar para a Câmara para análise dos deputados.

O PLC praticamente igualava os apps a táxis.

O projeto aprovado pela Câmara exigia placa vermelha, dizia que os municípios teriam o poder de fazer regras específicas para os apps (podendo até proibi-los) e fazia exigências quanto a questões de segurança envolvendo o serviço. Essa lei é bastante criticada pelos aplicativos e praticamente inviabiliza a manutenção da atividade do serviço que caiu no gosto da sociedade nos moldes atuais.

Os senadores apresentaram 20 emendas ao projeto original oriundo da Câmara. O responsável por formular um relatório combinado com as emendas foi o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ).

Entre as questões principais das emendas acatadas pelo senador estão o veto à placa vermelha, à obrigatoriedade do motorista ser dono do veículo e a questão do poder público ter que autorizar os serviços, do mesmo jeito que funciona com permissionário dos táxis.

Sendo assim, os aplicativos conseguem uma vitória, ao menos no Senado. O PL, então, não exigirá mais a placa vermelha dos carros e retira a obrigatoriedade do motorista ser dono do veículo, o que já ocorre com táxis.

A emenda mais polêmica aprovada pelos senadores retira do município a possibilidade de regulamentar (e autorizar ou não os apps), deixando apenas a fiscalização sobre a plataforma. A aprovação dessa emenda revoltou a bancada do PT do Senado, pois teria fugido de um acordo que só envolveria as outras duas.

O Senado ainda recusou uma emenda feita pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ). Tal emenda exigia que as empresas dos aplicativos poderiam ficar com apenas 5% dos ganhos dos motoristas-parceiros, não 25% como ocorre atualmente em em companhias como o Uber.
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Re: Uber / Táxi

Mensagem por CHarritO » 01 Nov 2017, 21:43

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Re: Uber / Táxi

Mensagem por E.R » 26 Dez 2017, 19:57

https://oglobo.globo.com/rio/aplicativo ... s-22225512

Cerca de um mês e meio após ter sido lançado, o aplicativo Táxi.Rio, da prefeitura do Rio de Janeiro, já tem 14 mil motoristas cadastrados e, nos primeiros dez dias de dezembro, realizou cerca de 2,3 mil viagens diárias, número quase quatro vezes maior do que o da época do lançamento.

Apesar do crescimento do número de usuários, as queixas, no entanto, ainda são muitas.

Passageiros têm se queixado da falta de praticidade para fazer o pagamento, uma vez que o aplicativo só aceita dinheiro, e da indisponibilidade para o iOS, sistema operacional do iPhone, da Apple.

— Eu não costumo carregar muito dinheiro, tenho medo de ser assaltado, então acabo optando por outros aplicativos na maioria das vezes. A ideia de um sistema da prefeitura é boa, mas tenho certeza que os taxistas perdem muitas viagens por causa dessa exigência de pagamento em dinheiro. Os usuários também são prejudicados, já que o aplicativo oferece opções bem em conta — diz o professor de inglês Ricardo Amêndola, referindo-se aos descontos que os passageiros podem selecionar na hora de pedir a corrida, e que variam entre 10% e 40%.

Hoje, a Empresa Municipal de Informática do Rio (IplanRio), que desenvolveu o aplicativo, está criando uma ferramenta de pagamento via cartão de crédito para que o dinheiro da corrida vá diretamente para a conta corrente que o taxista cadastrar no aplicativo.

O sistema, explica Fábio Pimentel, presidente da empresa, funcionará de forma que os valores não passem pelos cofres da prefeitura.

— Como não somos uma empresa privada, diferentemente dos demais aplicativos, o dinheiro dessas corridas não pode entrar nos cofres públicos. Estamos na fase final do desenvolvimento de um sistema em que a transmissão de dados ocorrerá entre o cartão de crédito do usuário e a conta corrente do taxista — explica. — Não tínhamos nenhum referencial de como fazer isso, pois os aplicativos de empresas privadas podem receber o pagamento, tirar a sua taxa e passar o restante do dinheiro ao motorista — diz Fábio, que prevê que o sistema entre em funcionamento até o fim do primeiro trimestre de 2018.

Segundo Fábio, já foram feitos mais de 50 mil downloads do aplicativo na Play Store, loja virtual de aplicativos para o sistema Android. A nutricionista Fátima de Paula, no entanto, reclama que não há opção para usuários que tenham iPhone. Ela conta que usa aplicativos de transporte de duas a três vezes por semana e que teria experimentado o Táxi.Rio, caso ele estivesse disponível para o sistema operacional iOS.

— Espero que no ano que vem esse problema seja resolvido, pois a opção de selecionar a faixa de desconto para a corrida é interessante para o usuário — comenta ela.

Fábio Pimentel diz que a previsão é que o aplicativo só poderá ser baixado por quem tem iPhone até o fim de março do ano que vem.

— Tivemos que priorizar o desenvolvimento para Android porque queríamos que o aplicativo entrasse em funcionamento dentro do prazo que planejávamos. Pensamos em atender o maior número possível de usuários, por isso, deixamos o iOS para depois.
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Re: Uber / Táxi

Mensagem por E.R » 03 Jan 2018, 02:07

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/20 ... s-99.shtml

A brasileira 99, dona de aplicativo para chamar carros particulares e táxis, negocia a venda de seu controle para a chinesa Didi Chuxing, que atua no mesmo mercado e que vem investindo em várias concorrentes da Uber.

Procurada, a 99 disse que não poderia comentar as negociações e que se manifestaria sobre o caso em momento oportuno.

Segundo o jornal "O Globo", a compra teria sido concretizada por cerca de R$ 1 bilhão.

A Didi não respondeu a pedidos de entrevista.

De acordo com executivos do mercado de start-ups, o valor da negociação pode superar os US$ 500 milhões (cerca de R$ 1,63 bilhão).
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Re: Uber / Táxi

Mensagem por E.R » 04 Jan 2018, 06:43

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/20 ... s-99.shtml

A chinesa Didi Chuxing, plataforma de transporte por aplicativo, confirmou nesta quarta-feira (3) a aquisição da brasileira 99, dona de aplicativo para chamar carros particulares e táxis, com quem já tinha parceria.

A informação foi antecipada pelo jornal "O Globo". Em comunicado conjunto, as empresas não informaram o valor da transação.

Segundo a Folha apurou com executivos próximos à transação, a empresa foi avaliada em mais de US$ 1 bilhão.

A Didi se tornou uma investidora estratégica da 99 em janeiro de 2017. Ao longo daquele ano, as empresas estreitaram relações, sobretudo nas áreas de tecnologia, inovação de produtos, desenvolvimento de mercado e gerenciamento operacional.

"O investimento consolida uma profunda parceria já existente entre a Didi e a 99 para acelerar ainda mais o mercado de corridas por aplicativo na América Latina, garantindo mais opções de transporte para os usuários", diz o texto do comunicado.
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Re: Uber / Táxi

Mensagem por E.R » 13 Jan 2018, 07:13

https://veja.abril.com.br/revista-veja/ ... -o-atraso/

Desde a semana passada, São Paulo corre o risco de perder um título mundial : o de cidade com o maior número diário de corridas da Uber.

A ameaça vem das novas regras postas em vigor pela prefeitura paulistana.

No pacote há medidas saudáveis, como a exigência de aulas de noções básicas de direção defensiva para os motoristas e a inspeção anual do veículo.

Mas há outras medidas que vão resultar na limitação dos serviços de transporte por aplicativos.

As duas maiores empresas do setor em operação na cidade, a americana Uber e a brasileira 99, que acaba de ser adquirida pela chinesa Didi Chuxing, preveem queda na oferta de carros e, possivelmente, aumento das tarifas.

A medida mais restritiva diz respeito à idade dos veículos. Aqueles que já trafegavam nas ruas terão de ter, no máximo, sete anos de uso.

Para os demais, o limite será de cinco anos.

Poderia ser uma iniciativa bem-intencionada para melhorar a frota, mas causou estranheza por duas razões. Primeiro, porque os táxis convencionais podem ter até dez anos de utilização. Segundo, porque, entre as novas regras, a prefeitura incluiu a exigência de vistoria anual — o que, em tese, torna desnecessário o controle de idade do veículo, uma vez que a inspeção vai dizer se ele está em condições de rodar.

Há outra restrição que vai na contramão do que se verifica nas grandes cidades do mundo : o estímulo ao transporte compartilhado. Em vez disso, pelas novas normas, os motoristas de aplicativos de transporte só terão permissão para circular em São Paulo se seus automóveis forem emplacados na capital — do contrário, poderão até entrar na cidade para trazer passageiros de fora, mas terão de voltar ao município de origem vazios.

“As medidas dificultam o serviço para um sistema que funcionava com eficiência e vão impor custos aos usuários e motoristas”, avalia o economista Paulo Furquim de Azevedo, professor do Insper.

Por que então tais exigências ? O secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Sergio Avelleda, diz que o objetivo das medidas é proporcionar mais segurança aos passageiros e ampliar a receita de impostos sobre carros, tendo em vista o maior número de veículos que serão emplacados na cidade.

Tudo indica, no entanto, que a prefeitura também cedeu à pressão dos taxistas e dos donos de frotas. Em São Paulo, existem 36 600 táxis.

As empresas de aplicativos acreditam que as regras vão reduzir a oferta de automóveis sobretudo na periferia da capital, onde circulam modelos mais antigos.

Até 50 000 motoristas poderão ficar impedidos de trabalhar, ou um terço do total.

Entretanto, se a pressão dos taxistas e dos sindicatos ligados a eles prevalecer, todo o país poderá ter regras restritivas como as de São Paulo. Porto Alegre também exigiu o emplacamento na cidade. Em Campinas, motoristas de aplicativos precisam da autorização da prefeitura para trabalhar. Um projeto de lei sobre o assunto tramita no Congresso. O Brasil não costuma perder uma oportunidade de correr para o atraso.
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Re: Uber / Táxi

Mensagem por E.R » 14 Jan 2018, 04:29

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Re: Táxi e aplicativos de transporte

Mensagem por Antonio Felipe » 14 Jan 2018, 17:05

Título editado pra ficar mais sintético.
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

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Re: Táxi e aplicativos de transporte

Mensagem por E.R » 18 Jan 2018, 17:12

https://canaltech.com.br/apps/cabify-la ... vo-106820/

Visando fornecer uma melhor experiência para o usuário que precisa se locomover pela cidade contando com o app de mobilidade urbana, a Cabify acaba de anunciar uma grande reformulação em seu aplicativo.

O novo app já começou a ser distribuído de maneira gradativa para iOS e Android, bastando manter o aplicativo atualizado para receber as novidades.

Entre as principais mudanças, está uma interface mais intuitiva e rápida, além de previsão de rotas de acordo com as viagens dos usuários e otimização no consumo da bateria do aparelho.

Ainda, um mesmo menu exibe as categorias disponíveis com a estimativa de preço correspondente a cada uma delas.

Com isso, a ideia é que o usuário tenha a maior quantidade de informações possível em uma só tela, para poder decidir mais rapidamente qual serviço usar naquele momento.
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Re: Táxi e aplicativos de transporte

Mensagem por E.R » 22 Fev 2018, 04:31

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/m ... mara.shtml

O projeto que regulamenta aplicativos de transporte como Uber, Cabify e 99 voltará à pauta da Câmara dos Deputados na terça (27). As alterações colocam em guerra as empresas e os motoristas do serviço contra os taxistas.

O projeto já foi aprovado pelos deputados, num formato que agradou aos taxistas.

Mas foi modificado no Senado, numa versão apoiada pelos aplicativos.

E voltou à Câmara para um tira-teima.

O Senado decidiu vetar, por exemplo, a obrigação de que os motoristas dos aplicativos fossem donos dos carros que usam e também a exigência de placa vermelha.

A Câmara pode voltar atrás em todas essas propostas.
Haja saco !
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Re: Táxi e aplicativos de transporte

Mensagem por E.R » 01 Mar 2018, 07:39

https://veja.abril.com.br/economia/uber ... na-camara/

A Uber, Cabify e 99 comemoraram a decisão da Câmara dos Deputados de manter a maioria das modificações feitas pelo Senado ao projeto que regulamenta o transporte privado por aplicativo, incluindo as que descartaram a necessidade de autorização prévia para o motorista atuar e a obrigação de o carro rodar com placa vermelha.

A Câmara rejeitou apenas a emenda que mantém com o poder público a regulamentação da atividade.

“Em vez de proibir, o texto regulamenta a atividade dos motoristas parceiros e organiza critérios para os aplicativos operarem”, diz a Uber.

Em nota,a empresa afirma que o texto aprovado pela Câmara dos Deputados “ouviu a voz dos 20 milhões de usuários e 500 mil motoristas parceiros que encontraram na Uber novas formas de mobilidade e de geração de renda no Brasil”.

Na avaliação da Cabify, as emendas aprovadas “geraram um texto equilibrado”. “A mobilidade urbana foi assegurada com a aprovação das emendas que retiraram diversas determinações que inviabilizam o setor de mobilidade privada.”

A 99 diz que a votação desta quarta representa uma vitória de toda a população. “Entendemos que o texto final aprovado pelos deputados é equilibrado ao retirar a burocracia e pontos que inviabilizavam o serviço no país. O projeto ainda promove o controle de qualidade e segurança do serviço através da tecnologia e, ao mesmo, permite aos municípios continuar a regulamentar o serviço como já acontece em São Paulo, Curitiba, Vitória e Brasília, por exemplo.”
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Re: Táxi e aplicativos de transporte

Mensagem por E.R » 26 Mar 2018, 13:04

http://jovempan.uol.com.br/programas/jo ... doria.html

No próximo dia 2 de abril, a Prefeitura de São Paulo lançará o SP Taxi, o aplicativo para táxis na cidade.

A informação foi confirmada pelo prefeito João Doria.

“É tão importante que taxistas vão usar. É o mundo da modernidade, do compartilhamento, e vamos ter evolução rápida nos próximos dois anos”, disse.
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Re: Táxi e aplicativos de transporte

Mensagem por E.R » 17 Abr 2018, 09:15

O GLOBO

O Taxi.Rio, aplicativo da prefeitura com 800 mil viagens realizadas, estará disponível a partir de amanhã também em versão para Apple — até hoje só havia para Android.

O programa terá uma função que permitirá que os 18 mil taxistas cadastrados informem mazelas como alagamentos, sinais quebrados, postes sem luz e crimes. “Tudo o que as câmeras não captam, mas é importante para os usuários”, diz Fabio Pimentel, do Iplan Rio.
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Re: Táxi e aplicativos de transporte

Mensagem por E.R » 21 Abr 2018, 00:22

O DIA

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Re: Táxi e aplicativos de transporte

Mensagem por E.R » 27 Abr 2018, 08:30

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