O mundo está moralizante?

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

O mundo está moralizante?

Mensagem por Victor235 » 06 Set 2015, 23:26

Este tópico é para discutirmos se o status quo vigente atualmente está sendo mais moralizante que em épocas passadas.

Apesar de cada vez termos mais liberdade de expressão, sobretudo em filmes, músicas, etc., que podem falar de tudo abertamente, parece que há uma cobrança maior que prioriza padrões que são considerados certos, um critério que aliás muitas vezes é subjetivo.

Antigamente, ia ao ar na TV filmes de terror no período da tarde. Ninguém ficava achando um horror se uma música falava sobre sexo (apesar que não gosto das que fazem isso explicitamente, no mal sentido).

Hoje em dia, até histórias da Turma da Mônica são reescritas para impedir que crianças leiam frases como "Você tá dizendo que eu tô roubando?", que certamente não causariam dano algum. Parece que querem esconder das crianças coisas da vida, que nem perigosas são, e que seria bom terem contato antes por um livro ou gibi do que na vida.

Não se pode mais usar frases como "Nego chega atrasado" que dizem que é preconceito, ainda que você só quis dizer que um cara se atrasou. Me repreenderam alegando que fui racista quando disse a frase "Esse muleque nem sabe jogar bola", e detalhe que a pessoa era branca.

O que acham disso tudo?
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Chokito Cabuloso
Membro
Membro
Mensagens: 5672
Registrado em: 28 Jun 2013, 18:49
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Ed Gein FC
Localização: Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 189 vezes

Re: O mundo está moralizante?

Mensagem por Chokito Cabuloso » 06 Set 2015, 23:45

Onde caralho tu vives? Isto do moleque branquelo, albino, fantasma, pá de cal é sério? Nem sabia que censuraram a Mônica porque algum filho da puta a roubou e a coitada nem podia resmungar seus direitos.

Novelas que passam numa boa à tarde no México são cortadas aqui, como a cena da vilã queimada em Coração Indomável. Uma capa de vinil de novela das 6, hoje seria impensável (busca "De Quina pra Lua''). Sem contar todas as abertura de novelas antigas onde havia nudez e bem, vinheta da Globeleza de 93:


De um lado os comunas politicorretos, de outro os crentes conservadores, aí fica difícil...
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: O mundo está moralizante?

Mensagem por Victor235 » 07 Set 2015, 00:03

Eu costumo chamar "criança" de "moleque" e "cara" de "nego" (quando não se refere a alguém específico ou a um conjunto de pessoas), exemplo "nego nunca paga o que deve", "nego faz a prova correndo pra ir embora", etc. Mas sempre que uso frases do tipo em conversas na faculdade alguém repreende, ou me chamam de preconceituoso ou racista (sendo que na verdade nunca pensei que esses termos fizessem alusão aos negros, uso sem fazer discrição, e inclusive na maioria dos casos referindo-me a um branco).
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43895
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Re: O mundo está moralizante?

Mensagem por Antonio Felipe » 07 Set 2015, 00:12

Sobre questões relativas a cor, gênero, orientação sexual, etc, é simples: antigamente as pessoas desses grupos não tinham espaço para confrontar a produção de conteúdo degradante. Tinham lugar de fala muito restrito. Com mais meios de se comunicar, esses estratos puderam não só rebater o que é produzido, como também estabelecer suas próprias produções.

É bom que seja assim. Chega de produzir discursos que reforçam preconceitos. Cito um exemplo do SBT há duas semanas: no SBT Brasil, fizeram uma matéria muito boa e adequada sobre o estupro corretivo contra lésbicas, bissexuais e transexuais. Aí, minutos depois, vou ao Facebook e vejo no perfil do SBT o vídeo de uma pegadinha do Sílvio Santos, com uma travesti indo ao banheiro e surpreendendo os homens ao usar o mictório.

Ora, que outros espaços as travestis têm na mídia além dessa carga pejorativa? São usadas, na maioria das vezes, como motivos para piada - exemplo desse caso do SBT. Aí você tem toda uma realidade de violência, de falta de representatividade... Que tal dar mais espaço às trans, às travestis nos meios, como seres humanos que são, ao invés de ser mostradas como artifício para o riso?
Esses usuários curtiram o post de Antonio Felipe (total: 1):
Bugiga
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
Chokito Cabuloso
Membro
Membro
Mensagens: 5672
Registrado em: 28 Jun 2013, 18:49
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Ed Gein FC
Localização: Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 189 vezes

Re: O mundo está moralizante?

Mensagem por Chokito Cabuloso » 07 Set 2015, 00:19

''Moleque'' não tem nada a ver :estrelas: , foi o melindre mais escroto que já soube. ''Nego'' faria um pouco de sentido, mas ainda assim é utilizado ou como termo de carinho entre qualquer um (meus tios são brancos e se chamam assim) ou uma gíria neutra pra fulano qualquer. ''Negão'', no aumentativo, refere-se mesmo a alguém negro necessariamente, mas eu nunca vi sendo usado como ofensa, muito pelo contrário, é mais pra designar um homem másculo e forte.
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: O mundo está moralizante?

Mensagem por Victor235 » 07 Set 2015, 00:26

Pra você ver, ter que policiar nossas falas porque podem julgar elas por algo que sequer passa na nossa cabeça ao dizer a frase.

Outra vez fomos fazer estágio e o professor havia faltado e não nos avisou, então disse "que programa de índio, hein" e um amigo disse que eu não devia falar assim dos índios.

Sendo que eu usei como uma expressão enraizada, nem falei dos índios em si. Caso alguém ache que falaram de zueira, não foi, foi de um estudante de antropologia ligado à questões indígenas que realmente achou problema na frase (nem sei porque existe essa expressão).
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: O mundo está moralizante?

Mensagem por Barbano » 07 Set 2015, 00:46

Você faz humanas, né?

Esse povo de humanas é paranoico mesmo. Não todos, claro, mas uma boa parte. Nem leve a sério...

Avatar do usuário
Rafinha
Membro
Membro
Mensagens: 11769
Registrado em: 10 Fev 2009, 18:04
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Niterói, Rio de Janeiro
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Re: O mundo está moralizante?

Mensagem por Rafinha » 07 Set 2015, 00:55

O mundo sempre foi moralizante.

Por exemplo:

Antes, o errado era defender os homossexuais.

Agora, o errado é ser contra os homossexuais.

O modo de pensar inverteu, mudou, evoluiu (felizmente), mas a questão da moralização, de acordo com princípios que os indivíduos estabelecem como certos ou errados, sempre existiu.
Esses usuários curtiram o post de Rafinha (total: 1):
Victor235
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: O mundo está moralizante?

Mensagem por Victor235 » 07 Set 2015, 01:14

Barbano escreveu:Você faz humanas, né?

Esse povo de humanas é paranoico mesmo. Não todos, claro, mas uma boa parte. Nem leve a sério...
Sim. Exatamente, não devemos generalizar, mas algumas pessoas pensam de forma um pouco exagerada (se bem que isso em todo lugar).
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Fellipe
Membro
Membro
Mensagens: 17690
Registrado em: 30 Abr 2010, 16:00
Programa CH: Chapolin
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 508 vezes
Curtiram: 278 vezes

Re: O mundo está moralizante?

Mensagem por Fellipe » 07 Set 2015, 02:06

O caso é que agora muitas pessoas andam cobrando o respeito merecido por muitas pessoas que nunca tiveram a chance, principalmente gays, lésbicas, negros, etc.

E como as pessoas estavam acostumadas aos estereótipos e as piadinhas que achavam que não incomodava ninguém, agora se veem "obrigadas" a mudarem certos comportamentos, que na visão deles é o tal do "mimimi". Mas acho necessário em boa parte dos casos.

É algo que precisa ser analisado caso à caso. Em alguns deles também acho que rola um certo exagero, principalmente no que diz respeito ao que se deve ou não deve ser exibido à tarde na TV.
Esses usuários curtiram o post de Fellipe (total: 1):
Bugiga

Avatar do usuário
Baixinho
Membro
Membro
Mensagens: 2080
Registrado em: 25 Abr 2011, 03:24
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: C.R. Vasco da Gama
Localização: No barril
Curtiu: 0
Curtiram: 69 vezes

Re: O mundo está moralizante?

Mensagem por Baixinho » 07 Set 2015, 02:49

Realmente a Capa do vinil "De Quina Para a Lua" de 1985 é bem explícita , quem olhar vai pensar em sexo de diversas maneiras e ao mesmo tempo os artistas antigos Gospels tinham cada Capa horrível , os homens sempre de terno e gravata e pose de pastor e as cantoras não usavam maquiagem nenhuma , até ficavam de cabelos grisalhos era uma pior q a outra .

Avatar do usuário
Chokito Cabuloso
Membro
Membro
Mensagens: 5672
Registrado em: 28 Jun 2013, 18:49
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Ed Gein FC
Localização: Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 189 vezes

Re: O mundo está moralizante?

Mensagem por Chokito Cabuloso » 07 Set 2015, 03:00

Imagina tua vovô ostentando este LP na sala de estar dela
Imagem
Naquela época não significava nada e era uma novela das 6 pras donas de casa
Imagem

Avatar do usuário
@EA
Membro
Membro
Mensagens: 6935
Registrado em: 30 Mar 2010, 23:47
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Via Láctea
Curtiu: 272 vezes
Curtiram: 165 vezes

Re: O mundo está moralizante?

Mensagem por @EA » 07 Set 2015, 03:56

Barbano escreveu:Você faz humanas, né?

Esse povo de humanas é paranoico mesmo. Não todos, claro, mas uma boa parte. Nem leve a sério...
Esse povo vê guerra ideológica até em receita de bolo.

É ridículo como algumas pessoas insistem em enfiar pela goela de todo mundo uma reforma idiomática onde as letras a/o não existem e a mera citação de qualquer grupo de pessoas pertencente à "minoria" (negros, índios, mulheres, LGBTs, etc) só é permitida em frases que exaltem ou reivindiquem algum direito ao referido grupo.
Rafinha escreveu:O mundo sempre foi moralizante.

Por exemplo:

Antes, o errado era defender os homossexuais.

Agora, o errado é ser contra os homossexuais.

O modo de pensar inverteu, mudou, evoluiu (felizmente), mas a questão da moralização, de acordo com princípios que os indivíduos estabelecem como certos ou errados, sempre existiu.
Agora nem pode falar a palavra "homossexuais", tem que chamar os caras de "homoafetivos".

E se reclamar tem que chamar de "homoafetivxs".
Esses usuários curtiram o post de @EA (total: 2):
BarbanoIgorkk33
Agente da Coroa a serviço da Rainha


Imagem
Ouça Don Cristóvão quero avisar que a tripulação está com fome!
E por que não comem?
Porque não há comida!
E por que não há comida?
Porque acabou!
E por que acabou?
Porque comeram!
E por que comeram?
Porque tinham fome!
Tá vendo, deveriam ter esperado!



Imagem

Imagem
Imagem

Dá licença, gente! Tô passando pelo tópico!!!
Imagem

Avatar do usuário
kleyton-bolanos
Membro
Membro
Mensagens: 527
Registrado em: 05 Nov 2014, 17:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo FR
Localização: Capital Mais Quente do Brasil
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 13 vezes

Re: O mundo está moralizante?

Mensagem por kleyton-bolanos » 07 Set 2015, 17:14

O CD Alegria de Verão Som Livre/FM O Dia mostrava uma mulher com os seios de fora , você teria coragem nessa época passar num magazine e ver a capa do CD de moça com um mamilo de fora , hoje em dia seria processado pela Justiça.
U.T.P.J.
União dos Trabalhadores Pró-Juventude
Uma Torta Para Jaiminho

D.N.V.R.
Diretório Nacional dos Veteranos de Restaurante
Donas Neves Velha Reumática

A.P.D.F.
Associação Pró-Direitos Femininos
Alfafa para Dona Florinda

Avatar do usuário
O Gordo
Membro
Membro
Mensagens: 15868
Registrado em: 12 Abr 2014, 21:25
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 773 vezes
Curtiram: 1411 vezes

Re: O mundo está moralizante?

Mensagem por O Gordo » 07 Set 2015, 17:41

Hoje em dia não se pode definir uma pessoa como "negra" que você já tá xingando ela, a família dela, a história dela e você vai preso por 3 anos. Tem que falar tudo bonitinho "afrodescendente".
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio


12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Responder