Tecnologia

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43895
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Re: TECNOLOGIA

Mensagem por Antonio Felipe » 08 Jul 2016, 00:46

Você sabe o que os grandes sites sabem sobre você? Pois deveria saber. Embora muitos de nós já compartilhemos grande parte de nossas vidas nas redes, o conceito de privacidade que às vezes imaginamos, estando conectados, é bem ilusório. Verdade é que sites como Facebook e Google podem saber TUDO (ou quase) sobre você.

Um exemplo? Basta ver o recurso My Activity, do Google. Ele exibe todo o seu histórico de conexão com o site e seus aplicativos, especialmente se você tiver um Android.

Ali você pode ver, por exemplo, os sites que acessou, quais pesquisas fez e até mesmo que aplicativos você usou no Android - como Whatsapp, Facebook, Twitter e leitores nativos de mídia (como música).

Na página https://myaccount.google.com/activitycontrols você pode ver alguns históricos mais organizados por tipo. Um deles se refere a "atividade de voz e áudio". Ali você encontra todas as pesquisas que fez com voz nos apps como o Now. E mais: pode até OUVIR a sua pesquisa. Digamos que você pediu ao Google pra pesquisar "previsão do tempo pra amanhã". Você pode ouvir o que disse nessa pesquisa.

Mas nenhum histórico é mais incrível - e assustador, até - do que o de localização (https://www.google.com.br/maps/timeline). O Google pode monitorar TODOS OS LUGARES onde você esteve. E exibe tudo com quase perfeita exatidão. Ele mostra quanto tempo você ficou em algum lugar. Pelo tempo de deslocamento, calcula até se você foi a pé, de carro ou de avião. Dá pra ver até o quanto você circulou dentro de um mesmo espaço.

O lado bom do Google é que você pode apagar essas informações. Pode também desativar alguns mecanismos que rastreiam as atividades, como o histórico de localização. Mas... Quem garante que sigilosamente eles não estejam captando outras informações?

E não é só isso:

Um professor afirma que o Facebook está usando smartphones para escutar o que as pessoas dizem: http://ind.pn/29dIOUF
A Samsung confirmou que as Smart TVs podem ouvir as conversas alheias: http://glo.bo/29aumcq

Por trás de tudo isso, há sempre uma intenção de "melhorar a experiência" do usuário, alcance correto de anúncios e pesquisas personalizadas. Mas a que custo? De saber tudo o que fazemos?

Querer privacidade na rede hoje em dia é algo muito, muito difícil. Ou você se ausenta de alguns sites e dispositivos, ou usa técnicas como VPN, navegadores como o Tor e sistemas de criptografia para enviar mensagens seguras.

O intuito desse post não é aterrorizar ninguém, nem dizer que todos devemos nos ausentar das redes. Mas que devemos ter noção do quanto estamos expostos na web, mesmo que sem saber. E que o conceito de privacidade hoje é muito frágil. Não importa que você feche seu perfil para os outros, que tome todos os cuidados.

De uma forma ou de outra, grandes empresas estão monitorando tudo o que fazemos. E usando isso como forma de negócio. Afinal, por mais que Google e Facebook sejam gratuitos, estamos dentro de estruturas bilionárias que usam nós mesmos como produto.

O que fazemos, visitamos, curtimos, cada metadado serve a algum interesse dessas redes.

--

Texto por: eu mesmo.
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
Tufman
Membro
Membro
Mensagens: 6136
Registrado em: 21 Out 2014, 18:50
Programa CH: Chapolin
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 155 vezes
Curtiram: 332 vezes

Re: TECNOLOGIA

Mensagem por Tufman » 08 Jul 2016, 01:02

Se o Google quiser dominar o mundo...
Eu agradeço por essas informações pessoais estarem sendo armazenadas por empresas sérias.

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43895
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Re: TECNOLOGIA

Mensagem por Antonio Felipe » 08 Jul 2016, 01:28

hahahahahaha
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: TECNOLOGIA

Mensagem por Victor235 » 08 Jul 2016, 01:31

Já sabia dessas coisas, e acho um absurdo.

-----

Imagina se pegam o histórico do @Leandro Boutsen .
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Tufman
Membro
Membro
Mensagens: 6136
Registrado em: 21 Out 2014, 18:50
Programa CH: Chapolin
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 155 vezes
Curtiram: 332 vezes

Re: TECNOLOGIA

Mensagem por Tufman » 08 Jul 2016, 01:39

O Google não é uma empresa séria? D:

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: TECNOLOGIA

Mensagem por Victor235 » 08 Jul 2016, 01:40

Séria ou não, isso não dá o aval de ficar nos vigiando.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Tufman
Membro
Membro
Mensagens: 6136
Registrado em: 21 Out 2014, 18:50
Programa CH: Chapolin
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 155 vezes
Curtiram: 332 vezes

Re: TECNOLOGIA

Mensagem por Tufman » 08 Jul 2016, 01:42

"Vigiando". Ao menos de que o Google queira dominar o mundo ou algo do tipo, creio que eles não teriam o interesse em nos vigiar.

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: TECNOLOGIA

Mensagem por Victor235 » 08 Jul 2016, 01:57

Então porque precisam saber que assisti o vídeo "Jeremias" em 17 de agosto de 2013? Ou que fui duas vezes em determinada cidade? Ou coisas que nem eu mesmo lembro como o dia que fui numa oficina mecânica? Aff.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Tufman
Membro
Membro
Mensagens: 6136
Registrado em: 21 Out 2014, 18:50
Programa CH: Chapolin
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 155 vezes
Curtiram: 332 vezes

Re: TECNOLOGIA

Mensagem por Tufman » 08 Jul 2016, 01:59

Para caso o usuário queira saber, ué...

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: TECNOLOGIA

Mensagem por Victor235 » 08 Jul 2016, 02:01

Então porque não me perguntaram antes se eu queria que marcassem?
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Tufman
Membro
Membro
Mensagens: 6136
Registrado em: 21 Out 2014, 18:50
Programa CH: Chapolin
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 155 vezes
Curtiram: 332 vezes

Re: TECNOLOGIA

Mensagem por Tufman » 08 Jul 2016, 02:12

Porque você deve ter lido nos termos e aceitado a condição.

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: TECNOLOGIA

Mensagem por Barbano » 08 Jul 2016, 10:32

Pois é, provavelmente você aceitou e nem sabe. :P

Eu acho fantásticos esses recursos do Google. Aqui tem o meu mapinha de lugares:

Imagem

A sincronização de dados do Chrome é fantástica. Você loga em um novo dispositivo, e já tem todas as suas configurações, histórico e senhas na mão. A do Android também é muito boa. Quando você troca de dispositivo, ele já traz tudo, até mesmo os aplicativos que você tinha instalados no outro aparelho.

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43895
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Re: TECNOLOGIA

Mensagem por Antonio Felipe » 08 Jul 2016, 20:08

A questão é que bastante controverso você fornecer, muitas vezes sem saber, tantas informações aos sites. Fora a possibilidade de vigilância não-autorizada, como o caso do Facebook e das Smart TVs captando áudio alheio. Eu fico muito preocupado com o tipo de uso que essas informações podem ter.
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
Tufman
Membro
Membro
Mensagens: 6136
Registrado em: 21 Out 2014, 18:50
Programa CH: Chapolin
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 155 vezes
Curtiram: 332 vezes

Re: TECNOLOGIA

Mensagem por Tufman » 08 Jul 2016, 21:45

É meio bizarro mesmo quando vemos tantas informações por aí, principalmente nesses casos das TVs e do Facebook, se for verdade.
Quanto ao Google, tudo não passa de recurso para o usuário, tanto que essas informações se encontram visíveis, até onde eu sei. É natural a gente ter esse estranhamento, mas tudo se tornará normal em futuro próximo.
Ouvi dizer por aí que, enquanto estiver logado no Facebook, o mesmo sabe quais páginas você está acessando.

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: TECNOLOGIA

Mensagem por Victor235 » 09 Jul 2016, 02:05

Mesmo sem a aba do Face estar aberta no momento?
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Responder