CNH - Carteira Nacional de Habilitação

Você é habilitado?

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
Red
Membro
Membro
Mensagens: 6136
Registrado em: 03 Dez 2011, 12:40
Programa CH: Chapolin Animado
Curtiu: 0
Curtiram: 852 vezes

CNH - Carteira Nacional de Habilitação

Mensagem por Red » 30 Nov 2013, 08:08

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), também conhecida como carta/carteira de motorista, carta/carteira de habilitação ou, simplesmente, carta, carteira ou habilitação, é o nome dado ao documento oficial que, no Brasil, atesta a aptidão de um cidadão para conduzir veículos automotores terrestres. Portanto, seu porte é obrigatório ao condutor de qualquer veículo desse tipo. A CNH auferida pelo DENATRAN é categorizada de acordo com o tipo de veículo que o condutor está habilitado a conduzir. Sendo:

Categoria A – habilita a condução de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral (motos, triciclos etc);

Categoria B – habilita a condução de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista (carros de passeio);

Categoria C – habilita a condução de veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas (caminhões) e utilizado para transporte de até 8 pessoas. Para habilitar-se na categoria C, o condutor deve estar habilitado há, pelo menos, um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses;

Categoria D – condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista (ônibus). Para habilitar-se na categoria D, o condutor deve estar habilitado há, pelo menos, um ano na categoria C ou há dois anos na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias nos últimos doze meses.

Categoria E – condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, tenha seis mil quilogramas ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares, ou, ainda, seja enquadrado na categoria trailer (exemplos: carretas e ônibus articulados). Para habilitar-se na categoria E, o condutor deve estar habilitado há pelo menos um ano na categoria C, ou estar habilitado na categoria D sem período de tempo específico para mudança de categoria e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias nos últimos doze meses.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carteira_N ... %A7%C3%A3o
Após duas reprovações, aulas extras e o meu suado dinheirinho indo para o ralo, ontem consegui tirar a Carteira de Motorista categoria B. :ufa: Apesar de ter ido muito bem no exame teórico com pontuação máxima, "apanhei" bastante para passar no exame prático, principalmente para controlar o nervosismo de não poder errar com o examinador do seu lado, mas vale a pena para poder dirigir tranquilo com uma carteira "quente". E vocês (para os maiores de 18, é claro) já conseguiram a sua CNH? Em qual categoria? Contem aqui suas experiências, pessoal.
Ex-moderador da Fonte dos Desejos (05/2013 a 11/2013)
Ex-moderador do TV de Segunda Mão (05/2015 a 11/2015)
Ex-moderador global do Fórum Chaves (11/2013 a 11/2014 e 11/2015 a 05/2016)
Usuário do mês de janeiro de 2017

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3382 vezes

Re: CNH - Carteira Nacional de Habilitação

Mensagem por Barbano » 30 Nov 2013, 09:00

Minha CNH é AB, tirei aos 18 anos. Passei de primeira no exame de carro, e reprovei uma vez no de motos.

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43899
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2339 vezes

Re: CNH - Carteira Nacional de Habilitação

Mensagem por Antonio Felipe » 30 Nov 2013, 09:35

Só estou esperando ter grana suficiente pra custear a CNH. Já era pra ter tirado há muito tempo.
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
James Revolti
Administrador
Administrador
Mensagens: 8363
Registrado em: 31 Dez 2010, 12:55
Programa CH: Chapolin
Localização: Maringá-PR
Curtiu: 456 vezes
Curtiram: 737 vezes

Re: CNH - Carteira Nacional de Habilitação

Mensagem por James Revolti » 30 Nov 2013, 09:41

Eu só passei na terceira tentativa.
Na segunda vez eu fiz 27 pontos (pra quem não sabe, o máximo é 3). Quase entrei no Guinness.

Avatar do usuário
KRCH
Membro
Membro
Mensagens: 3478
Registrado em: 20 Fev 2010, 15:17
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: CNH - Carteira Nacional de Habilitação

Mensagem por KRCH » 30 Nov 2013, 11:09

Eu tirei minha CNH no começo do ano, depois de três reprovações na quarta eu passei :ufa:
Imagem

Avatar do usuário
Quase Seca
Membro
Membro
Mensagens: 8122
Registrado em: 15 Mar 2011, 14:57
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 149 vezes
Curtiram: 757 vezes

Re: CNH - Carteira Nacional de Habilitação

Mensagem por Quase Seca » 30 Nov 2013, 12:34

James Revolti escreveu:Eu só passei na terceira tentativa.
Na segunda vez eu fiz 27 pontos (pra quem não sabe, o máximo é 3). Quase entrei no Guinness.
Então aperta a minha mão, pq tb só fui de terceira marcha haha...
Ps: Como vc conseguiu fazer 27 pontos? Atropelou um grupo de crianças e seus respectivos pais depois de ter subido o meio-fio pra desviar de algum quebra-molas?

___________________________________________________________________________________________________________________


Pow, gostei do tpc. To nessa "luta" aí já fazem 2 anos. Foram problemas atrás de problemas, mas se tudo der certo estarei pegando minha CNH finalmente agora em meado de Dezembro.


Edit: Agora que vi que o KRCH tb passou só na 3°. Parece ser uma média... Conheço outros que também fizeram o teste 3 vezes até conseguir.
Imagem

Avatar do usuário
Rondamon
Membro
Membro
Mensagens: 6199
Registrado em: 30 Jul 2012, 11:48
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Caieiras, SP
Curtiu: 341 vezes
Curtiram: 234 vezes

Re: CNH - Carteira Nacional de Habilitação

Mensagem por Rondamon » 30 Nov 2013, 16:11

Sou habilitado desde 2003, categoria B.
E claro, já fui reprovado no teste da baliza. Mas na segunda vez, passei.
Há 11 anos no Fórum Chaves! :vitoria:

Avatar do usuário
James Revolti
Administrador
Administrador
Mensagens: 8363
Registrado em: 31 Dez 2010, 12:55
Programa CH: Chapolin
Localização: Maringá-PR
Curtiu: 456 vezes
Curtiram: 737 vezes

Re: CNH - Carteira Nacional de Habilitação

Mensagem por James Revolti » 30 Nov 2013, 19:03

Quase Seca escreveu: Então aperta a minha mão, pq tb só fui de terceira marcha haha...
Ps: Como vc conseguiu fazer 27 pontos? Atropelou um grupo de crianças e seus respectivos pais depois de ter subido o meio-fio pra desviar de algum quebra-molas?
Ah, foi com bastante esforço!
Na primeira vez, eu reprovei na baliza, então nem deu pra fazer muitos pontos.

Na segunda, eu não fiz nenhum ponto na baliza! Consegui ir pro exame de rua, mas foi uma catástrofe. Chegou uma hora que liguei o foda-se, porque não ia conseguir passar mesmo. :P

Avatar do usuário
Chilindrinaツ
Membro
Membro
Mensagens: 2522
Registrado em: 27 Jun 2011, 21:24
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio/Cricíuma.
Curtiu: 47 vezes
Curtiram: 18 vezes

Re: CNH - Carteira Nacional de Habilitação

Mensagem por Chilindrinaツ » 30 Nov 2013, 21:45

Ainda não tirei minha CNH, também estou esperando ter alguns mangos. :D Mas só irei tirar para a categoria "A".

Avatar do usuário
Chavo
Membro
Membro
Mensagens: 8431
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:35
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Araraquara - SP
Curtiu: 50 vezes
Curtiram: 69 vezes

Re: CNH - Carteira Nacional de Habilitação

Mensagem por Chavo » 30 Nov 2013, 22:36

Eu nem sei quanto pontos fiz em cada, mas felizmente passei na primeira em ambos (moto/carro). Logo, minha CNH é A/B. :)

Mas já nem lembro mais como se faz baliza hahaha! E um fato inusitado aconteceu no meu exame pra carro: o cone da baliza deitou no exato momento em que eu fui sair com o carro, indo fazer a garagem. Já tinha até me preparado pra descer do carro, mas o examinador virou pra mim e disse que era o vento que tinha derrubado.

Foi muito bom pra mim, mas eu juro que não engoli essa até hoje. Nada me tira da cabeça que fui eu quem derrubou na hora da saída. :garg:
Minha trajetória no meio CH:

- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Organizador do Balão do Usuário 2011 (1° semestre)
- Tetracampeão do Balão do Usuário 2010 (rodadas 11, 12, 13 e 14)
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)
- Integrante do meio CH desde 2005

Avatar do usuário
Barbirotto
Membro
Membro
Mensagens: 423
Registrado em: 06 Fev 2012, 21:29
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo FC
Localização: SC
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: CNH - Carteira Nacional de Habilitação

Mensagem por Barbirotto » 30 Nov 2013, 23:44

Pô, mas vocês são fracos né? Huahuahuahuahua

Tenho a CNH nas categorias A e B.

Comecei a tirar a carteira dois dias depois de fazer 18 anos, e no começo de novembro do ano passado fiz as provas. Passei de primeira, tanto no carro como na moto. Pra falar a verdade nem foi tão difícil, talvez por eu já dirigir antes dos 18 ( só em lugares menos movimentados ).

Agora na semana que vem vai fazer um ano que tenho a carteira, então vou sair da provisória e pegar a definiva. Se eu fizesse qualquer besterinha enquanto estivesse com a carteira provisória, perdia a habilitação.

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3382 vezes

Re: CNH - Carteira Nacional de Habilitação

Mensagem por Barbano » 01 Dez 2013, 11:12

Barbirotto escreveu:Pô, mas vocês são fracos né? Huahuahuahuahua
Dizem que tem lugares que são mais rigorosos que outros. Só se for, porque aqui tem que ser muito barbeiro para reprovar várias vezes... :lol:

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 66516
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 65 vezes
Curtiram: 522 vezes

Re: CNH - Carteira Nacional de Habilitação

Mensagem por CHarritO » 01 Dez 2013, 11:14

Habilitado desde 2008, categoria B. :joinha:
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Avatar do usuário
Silvester
Membro
Membro
Mensagens: 5233
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:59
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Cascavel-PR
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 4 vezes

Re: CNH - Carteira Nacional de Habilitação

Mensagem por Silvester » 01 Dez 2013, 11:54

Barbano escreveu:
Barbirotto escreveu:Pô, mas vocês são fracos né? Huahuahuahuahua
Dizem que tem lugares que são mais rigorosos que outros. Só se for, porque aqui tem que ser muito barbeiro para reprovar várias vezes... :lol:
Vai do instrutor tambem,aqui na minha cidade tem 1 instrutor que é bem chatoalem de ser bem rigoroso,faz voce passar por lugares mais dificieis(avenidas movimentadas,subidas ingrimes...),sorte minha que eu fui com uma mulher que era bem de boa,só dei umas voltinhas nas ruas calmas do bairro e pronto :vamp:

Avatar do usuário
Quase Seca
Membro
Membro
Mensagens: 8122
Registrado em: 15 Mar 2011, 14:57
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 149 vezes
Curtiram: 757 vezes

Re: CNH - Carteira Nacional de Habilitação

Mensagem por Quase Seca » 01 Dez 2013, 13:28

Instrutor que te leva pra avenida, te coloca em subidas ingrimes e te faz estacionar em vagas apertadas que são bons. Assim vc já chega bem preparado para o dia da prova.
O meu instrutor era um esgoto lixo bosta chorume resto de merda. O babaca mal fez baliza comigo (por isso as duas reprovações foram na baliza), e ainda me fazia dar voltinhas com ele pra resolver as suas coisas. Um dia me fez entrar na favela do vintém (aki perto de casa) pra ir ver uma mulher.

Vou voltar a treinar firme no carro agora em dezembro, quando pego a carteira, já que na auto-escola foi aprendizado zero, e no um ano da permissão saí bem pouco pra não fazer merda e perdê-la. :vamp:


Aliás, pra quem fez garagem...Convenhamos que é bem mais fácil que baliza. Se aki no RJ fosse assim, ira de primeira com certeza. :asso:
Imagem

Responder