Transporte Público
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- Rondamon
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Re: Ônibus
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/j ... emtu.ghtml
A Justiça de São Paulo suspendeu a liminar que barrava o aumento nas tarifas de ônibus intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) em cinco regiões metropolitanas de São Paulo. O reajuste havia sido suspenso no dia 11 de janeiro.
Já o reajuste do transporte público na capital, com os ônibus da SPTrans, os trens da CPTM e o Metrô, continua suspenso.
O governo de São Paulo ainda não definiu quando e como os preços serão reajustados. O aumento afeta 1,7 milhão de pessoas. As passagens intermunicipais da Grande São Paulo terão reajuste de a partir de 6,1%.
Em sua decisão, o presidente do TJ, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, considerou que proibir o aumento da tarifa dos bilhetes da EMTU pode causar "lesão à ordem e economia públicas" e um prejuízo de R$ 212 milhões.
Justiça de SP derruba liminar e libera aumento das tarifas de ônibus da EMTU
A Justiça de São Paulo suspendeu a liminar que barrava o aumento nas tarifas de ônibus intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) em cinco regiões metropolitanas de São Paulo. O reajuste havia sido suspenso no dia 11 de janeiro.
Já o reajuste do transporte público na capital, com os ônibus da SPTrans, os trens da CPTM e o Metrô, continua suspenso.
O governo de São Paulo ainda não definiu quando e como os preços serão reajustados. O aumento afeta 1,7 milhão de pessoas. As passagens intermunicipais da Grande São Paulo terão reajuste de a partir de 6,1%.
Em sua decisão, o presidente do TJ, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, considerou que proibir o aumento da tarifa dos bilhetes da EMTU pode causar "lesão à ordem e economia públicas" e um prejuízo de R$ 212 milhões.
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- Billy Drescher
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Re: Ônibus
Antes da padronização, os ônibus urbanos sem ar tinham preço único e os com ar eram mais caros.FellipeKyle escreveu:Todo ano o reajuste é feito por causa dessa refrigeração...
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Re: Ônibus
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/d ... ador.ghtml
O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) pretende acabar com a função dos cobradores nos ônibus municipais de São Paulo.
Inicialmente, o projeto será implantado no Rapidão, nome dado aos já conhecidos BRTs (Bus Rapid Transit).
Na manhã desta segunda-feira (6), João Doria andou em uma linha de ônibus que saiu do Terminal Capelinha, na Zona Sul, e foi até o Terminal Bandeira, no Centro de São Paulo. "É a experiência da vida real", disse durante a viagem.
Os BRTs serão ônibus biarticulados que circulam nos corredores exclusivos, com ar condicionado e wi-fi gratuito.
O passageiro irá passar o Bilhete Único nas estações de embarque localizadas nos terminais e, por isso, não haverá necessidade de um cobrador dentro do coletivo.
"Gradualmente, com o tempo, é possível que isso venha a ocorrer [extinção do cobrador], mas sem desemprego. Nós estamos solicitando que as empresas capacitem os cobradores para serem motoristas", disse o prefeito.
Apesar da mudança que atinge cerca de 20 mil cobradores, o prefeito garante que não haverá demissão em massa. "Não haverá desemprego. Não faremos isso de maneira repentina, faremos isso gradualmente sem nenhum prejuízo aos cobradores", afirmou Doria.
O secretário do Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, disse que estuda desestimular o pagamento em dinheiro no sistema e não descarta a possibilidade de um reajuste na tarifa para o passageiro que paga sua viagem com cédulas ao invés de utilizar o cartão do Bilhete Único.
No entanto, ele diz que não há nada de concreto sobre a tarifa diferenciada.
"Só 6% dos usuários pagam em dinheiro. De fato, é um número muito baixo e hoje a capilarização do Bilhete Único é muito grande, as pessoas podem comprar e carregar em muitos postos. Nós vamos ampliar essa rede de distribuição do Bilhete Único para diminuir a cobrança em dinheiro porque por várias razões não é conveniente", declarou Sergio Avelleda.
As empresas tem é que contratar os melhores motoristas.O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) pretende acabar com a função dos cobradores nos ônibus municipais de São Paulo.
Inicialmente, o projeto será implantado no Rapidão, nome dado aos já conhecidos BRTs (Bus Rapid Transit).
Na manhã desta segunda-feira (6), João Doria andou em uma linha de ônibus que saiu do Terminal Capelinha, na Zona Sul, e foi até o Terminal Bandeira, no Centro de São Paulo. "É a experiência da vida real", disse durante a viagem.
Os BRTs serão ônibus biarticulados que circulam nos corredores exclusivos, com ar condicionado e wi-fi gratuito.
O passageiro irá passar o Bilhete Único nas estações de embarque localizadas nos terminais e, por isso, não haverá necessidade de um cobrador dentro do coletivo.
"Gradualmente, com o tempo, é possível que isso venha a ocorrer [extinção do cobrador], mas sem desemprego. Nós estamos solicitando que as empresas capacitem os cobradores para serem motoristas", disse o prefeito.
Apesar da mudança que atinge cerca de 20 mil cobradores, o prefeito garante que não haverá demissão em massa. "Não haverá desemprego. Não faremos isso de maneira repentina, faremos isso gradualmente sem nenhum prejuízo aos cobradores", afirmou Doria.
O secretário do Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, disse que estuda desestimular o pagamento em dinheiro no sistema e não descarta a possibilidade de um reajuste na tarifa para o passageiro que paga sua viagem com cédulas ao invés de utilizar o cartão do Bilhete Único.
No entanto, ele diz que não há nada de concreto sobre a tarifa diferenciada.
"Só 6% dos usuários pagam em dinheiro. De fato, é um número muito baixo e hoje a capilarização do Bilhete Único é muito grande, as pessoas podem comprar e carregar em muitos postos. Nós vamos ampliar essa rede de distribuição do Bilhete Único para diminuir a cobrança em dinheiro porque por várias razões não é conveniente", declarou Sergio Avelleda.
Essa história de transformar os cobradores em motoristas é demagogia de político.
- Tufman
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Re: Ônibus
E os cobradores não podem ser os futuros melhores motoristas? Quanta descrença nos cobradores.
Com o passar do tempo, a função de cobrador vai ser completamente extinta com o advento do Bilhete Único. Ou eles perdem o emprego ou são remanejados para outra função. Qual tu prefere?
Com o passar do tempo, a função de cobrador vai ser completamente extinta com o advento do Bilhete Único. Ou eles perdem o emprego ou são remanejados para outra função. Qual tu prefere?
- Barbano
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Re: Ônibus
É demagogia porque não tem emprego de motorista para todos.
O objetivo da medida é reduzir custos. Cobrador ganha menos do que motorista. Se todos virassem motoristas, o custo do sistema aumentaria em vez de diminuir.
E sim, você tem toda a razão, cobrador é um negócio que praticamente só existe no Brasil, e é uma profissão obsoleta, em extinção. Quem trabalha com isso é bom começar a se requalificar para trabalhar com outra coisa. Só não venham com essa conversinha de que todos serão reaproveitados, sendo que o objetivo é justamente reduzir o custo com mão de obra (ou seja, demitir).
O objetivo da medida é reduzir custos. Cobrador ganha menos do que motorista. Se todos virassem motoristas, o custo do sistema aumentaria em vez de diminuir.
E sim, você tem toda a razão, cobrador é um negócio que praticamente só existe no Brasil, e é uma profissão obsoleta, em extinção. Quem trabalha com isso é bom começar a se requalificar para trabalhar com outra coisa. Só não venham com essa conversinha de que todos serão reaproveitados, sendo que o objetivo é justamente reduzir o custo com mão de obra (ou seja, demitir).
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Re: Ônibus
É uma piada que ainda exista cobrador, com tantos sistemas modernos de cobrança por ai...
e concordo com o Barbano, as pessoas tem que buscar se melhorar para não ficarem para trás, infelizmente não é tão simples assim, mas é o que tem que acontecer.
Isso de "tirar emprego" em nome do progresso da tecnologia é uma coisa ilógica,a tecnologia sempre foi para facilitar nossas vidas, nós é que temos que nos moldar a ela e nos adaptar.
se fossem seguir essa lógica de não progredir pq vai tirar emprego de fulano, a civilização iria ficar parada a séculos atrás, até parece que com o avanço da tecnologia não surgem novas oportunidades de emprego tbm. O problema é a dificuldade em adaptação, uma pessoa que nasce hoje em dia já aprende com os avanços, o que é mais complicado para uma pessoa mais velha (mas não é um impedimento tbm)
e concordo com o Barbano, as pessoas tem que buscar se melhorar para não ficarem para trás, infelizmente não é tão simples assim, mas é o que tem que acontecer.
Isso de "tirar emprego" em nome do progresso da tecnologia é uma coisa ilógica,a tecnologia sempre foi para facilitar nossas vidas, nós é que temos que nos moldar a ela e nos adaptar.
se fossem seguir essa lógica de não progredir pq vai tirar emprego de fulano, a civilização iria ficar parada a séculos atrás, até parece que com o avanço da tecnologia não surgem novas oportunidades de emprego tbm. O problema é a dificuldade em adaptação, uma pessoa que nasce hoje em dia já aprende com os avanços, o que é mais complicado para uma pessoa mais velha (mas não é um impedimento tbm)
Don Lucas: "Dígame Licenciado"
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Re: Ônibus
A catraca irá do piso ao teto, né? Já tentaram automatizar e negada começou a pular pra não pagar. E quanto aos adultos que não estudam e pagam meia por usar bilhete único do filho? Ás vezes gente nova que passa de graça por usar o bilhete da vovó?
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Re: Ônibus
Se a eletricidade tivesse sido inventada no Brasil teria sido proibida pra não acabar com o emprego dos fabricantes de lampião.
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Re: Ônibus
Acho que o problema maior de acabar com a profissão de cobrador é o excesso de funções que serão deixadas ao motorista, como monitorar as portas, cobrar a passagem, dar informação aos passageiros, atendimento a deficientes, etc.
Acho o modelo do BRT de Curitiba o ideal, mas ainda muito longe da realidade de SP.
E se for acabar com a profissão, que ofereçam cursos técnicos para os cobradores trabalharem como motoristas, mecânicos ou coisas afins.
Acho o modelo do BRT de Curitiba o ideal, mas ainda muito longe da realidade de SP.
E se for acabar com a profissão, que ofereçam cursos técnicos para os cobradores trabalharem como motoristas, mecânicos ou coisas afins.
Aqui em SP desde 2014 (e acho que também no Rio) , existem câmeras nas catracas dos ônibus para evitar esse tipo de fraude.Chokito Cabuloso escreveu:A catraca irá do piso ao teto, né? Já tentaram automatizar e negada começou a pular pra não pagar. E quanto aos adultos que não estudam e pagam meia por usar bilhete único do filho? Ás vezes gente nova que passa de graça por usar o bilhete da vovó?
#BgsDNV?
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Re: Ônibus
Eu acho terrível quando o ônibus não tem cobrador, porque tem que prestar atenção em várias coisas ao mesmo tempo. Ainda se esperassem o pagamento e o retorno do troco pra seguir com a viagem, mas eles vão andando com o ônibus enquanto contam o dinheiro. Numa dessas acontece algum acidente.
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Re: Ônibus
Tem cidade que já se adaptou ao padrão brasileiro de civilidade:Chokito Cabuloso escreveu:A catraca irá do piso ao teto, né? Já tentaram automatizar e negada começou a pular pra não pagar. E quanto aos adultos que não estudam e pagam meia por usar bilhete único do filho? Ás vezes gente nova que passa de graça por usar o bilhete da vovó?
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Re: Ônibus
Mesmo com uma roleta assim, vai continuar gente entrando de graça.
Cansei de ver um grupo de 4, 5 pivetes entrando em ônibus pela porta de saída depois de pressionar o motorista.
Cansei de ver um grupo de 4, 5 pivetes entrando em ônibus pela porta de saída depois de pressionar o motorista.