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Re: Ônibus
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MensagemEnviado: 07 Mai 2017, 09:49 
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http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/estudantes-das-redes-municipal-e-federal-terao-riocard-desabilitado-para-onibus-intermunicipal.ghtml

Os estudantes das redes municipal e federal de ensino do Rio de Janeiro terão o benefício do passe livre estudantil reduzido a partir da próxima segunda-feira (8).

De acordo com a RioCard, os cartões de gratuidade destes estudantes serão desabilitados para utilização em linhas intermunicipais.

Ainda de acordo com a RioCard, a determinação foi feita pela Secretaria Estadual de Educação (Seeduc).

Em nota, a empresa disse que vai cumprir a ordem da Seeduc.

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Re: Ônibus
MensagemEnviado: 15 Mai 2017, 02:06 
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EXTRA

O prefeito Marcelo Crivella pretende entregar, até o mês que vem, uma nova reorganização das linhas de ônibus municipais no Rio de Janeiro.

Quatro meses e meio após suspender, por decreto, a racionalização promovida por Eduardo Paes, a atual gestão começou a fazer, na semana passada, alterações nos trajetos de algumas linhas, ainda em caráter de teste.

Maior fonte de reclamações, a extinção da 484 (Olaria-Copacabana) deverá ser a primeira a ser revertida.

Segundo a Secretaria municipal de Transportes (SMTR), a pasta tem recebido diversas queixas e está ouvindo a população para retomar serviços extintos ou encurtados.
— As pessoas me cobram nas ruas. Na Zona Sul, dizem que se confundem, protestam muito que não têm o (ônibus) 571, o 572. Na Zona Oeste, reclamam também. A SMTR está fazendo consultas, tanto junto às empresas quanto ao público. Espero que, no máximo, até o mês de junho a gente resolva. Realmente estamos devendo isso à população do Rio — afirmou o prefeito ontem de manhã, durante visita à Maternidade Maria Amélia, no Centro.

A proposta da recriação da linha 484 (Olaria-Copacabana) foi comemorada por passageiros e até mesmo por motoristas, já cansados de ouvir contestações.
— A gente recebe reclamações por uma culpa que não tem, todos os dias. A volta da 484 vai ser útil para a população, se mantiverem o trajeto original. Não sei por que acabaram com ela ! — diz Geraldo Ismael, de 54 anos, ex-motorista da extinta 484 que agora trabalha na 284 (Olaria-Candelária), criada em dezembro de 2015.

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Re: Ônibus
MensagemEnviado: 31 Mai 2017, 20:56 
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http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2017-05-26/prefeitura-recorrera-contra-aumento-nas-passagens-de-onibus.html

A Prefeitura do Rio de Janeiro afirmou que irá recorrer da decisão judicial que determina o aumento da tarifa de ônibus para R$ 3,95.

A juíza Roseli Nalin, da 15ª Vara da Fazenda Pública, autorizou o reajuste nesta quinta em caráter liminar, a pedido do Rio Ônibus.

“O reajuste calculado pela Secretaria Municipal de Transportes recomenda a manutenção da tarifa inicial, em função do acréscimo indevido dado ao valor da tarifa, que vigorou em 2016”, ressaltou, em nota.

O município lembra que os investimentos feitos nos BRTs “comprovadamente reduzem os custos operacionais das companhias de ônibus em 30%”. Sustenta ainda que 350 mil desempregados necessitam do transporte para buscar uma recolocação, em meio à crise.

Já o Rio Ônibus destacou que a decisão judicial reconhece a legitimidade do contrato de concessão. “O respeito ao contrato de concessão garante a segurança jurídica fundamental na relação entre os consórcios e o poder público”.

A entidade ponderou que o aumento deveria ter sido concedido desde janeiro, conforme contrato, e que a liminar recompõe custos assumidos pelo setor.

Sobre os prazos para a conclusão da refrigeração da frota, a entidade esclareceu que já enviou à Justiça comprovantes da aquisição de 196 veículos com ar, exigência do processo movido pelo Ministério Público.

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Re: Ônibus
MensagemEnviado: 02 Jun 2017, 12:35 
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Gráfico das linhas mais lotadas em 2015

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Linhas mais demandadas em SP atualmente (tem umas 7 que passam aqui perto de casa)

Maiores demandas por área - Abril 2017 - sem contar atendimentos e pré-embarques:

ÁREA 1

#1 - 978T JD. GUARANI - METRÔ BARRA FUNDA (NORTE BUSS) - 751.491
#2 - 819A CPTM VILA AURORA - JD. PRIMAVERA (NORTE BUSS) - 595.596
#3 - 9191 JD. ELISA MARIA - BOM RETIRO (NORTE BUSS) - 593.029
#4 - 9501 TERM. CACHOEIRINHA - PAISSANDU (SANTA BRIGIDA) - 571.941
#5 - 917H TERM. PIRITUBA - METRÔ VL. MARIANA (SANTA BRIGIDA) - 567.766
#6 - 938V JD. VISTA ALEGRE - METRÔ BARRA FUNDA (NORTE BUSS) - 462.299
#7 - 8400 TERM. PIRITUBA - PÇA. RAMOS (SANTA BRIGIDA) - 459.894
#8 - 847P TERM. PIRITUBA - ITAIM BIBI (SANTA BRIGIDA) - 458.030
#9 - 189L VL. IORIO - LAPA (SANTA BRIGIDA) - 439.402
#10 - 129F PETRÔNIO PORTELA - METRÔ BARRA FUNDA (SANTA BRIGIDA) - 427.316


ÁREA 2

#1 - 209P CACHOEIRINHA - TERM. PINHEIROS (SAMBAIBA/SANTA BRIGIDA) - 775.879
#2 - 971R CPTM JARAGUÁ - METRÔ SANTANA (SAMBAIBA) - 644.048
#3 - 172R JAÇANÃ - METRÔ BELÉM (NORTE BUSS) - 589.604
#4 - 172P VL. ZILDA - METRÔ BELÉM (NORTE BUSS) - 553.024
#5 - 175T METRÔ SANTANA - METRÔ JABAQUARA (SAMBAIBA) - 538.731
#6 - 1722 JD. MARINA - METRÔ TUCURUVI (NORTE BUSS) - 480.659
#7 - 971X TERM. CACHOEIRINHA - METRÔ SANTANA (SAMBAIBA) - 470.083
#8 - 172J JD. BRASIL - TATUAPÉ (NORTE BUSS) - 437.059
#9 - 118C JD. PERY ALTO - METRÔ SANTA CECÍLIA (NORTE BUSS) - 415.609
#10 - 106A METRÔ SANTANA - ITAIM BIBI (SAMBAIBA) - 389.339


ÁREA 3

#1 - 2202 HOSP. ITAIM - CPTM GUAIANASES (TRANSUNIÃO) - 857.074
#2 - 4310 E. T. ITAQUERA - TERM. PQ. DOM PEDRO II (VIP) - 854.946
#3 - 3064 CID. TIRADENTES - CPTM GUAIANASES (TRANSUNIÃO) - 714.846
#4 - 4313 TERM. CID. TIRADENTES - TERM. PQ. DOM PEDRO II (VIP) - 648.217
#5 - 3459 ITAIM PAULISTA - TERM. PQ. PEDRO II (VIP) - 624.242
#6 - 273X JD. DAS OLIVEIRAS - METRÔ ARTUR ALVIM (VIP) - 513.576
#7 - 2006 CID. KEMEL I - CPTM ITAIM PAULISTA (TRANSUNIÃO) - 497.346
#8 - 2703 JD. ETELVINA - METRÔ ITAQUERA (TRANSUNIÃO) - 483.218
#9 - 2707 CHABILÂNDIA - METRÔ ITAQUERA (TRANSUNIÃO) - 478.822
#10 - 2059 SÃO MIGUEL - CPTM GUAIANASES (VIP) - 450.833


ÁREA 4

#1 - 3763 TERM VL. CARRÃO - METRÔ TATUAPÉ (ALLIBUS) 701.814
#2 - 407G JD. NOVA VITÓRIA - METRÔ CARRÃO (EXPRESS) 611.233
#3 - 407N TERM. CID. TIRADENTES - METRÔ PENHA (EXPRESS) 603.057
#4 - 2290 TERM. SÃO MATEUS - TERM. PQ. DOM PEDRO II (AMBIENTAL) 598.245
#5 - 3729 SHOP. ARICANDUVA - METRÔ CARRÃO (ALLIBUS) 553.823
#6 - 372U VL. STA. ISABEL - METRÔ TATUAPÉ (ALLIBUS) 527.769
#7 - 2728 JD. DO CASTELO - METRÔ PENHA (ALLIBUS) 512.861
#8 - 3029 JD. DAS ROSAS - METRÔ TATUAPÉ (ALLIBUS) 508.003
#9 - 2719 ERMELINO MATARAZZO - METRÔ VL. MATILDE (ALLIBUS) 490.511
#10 - 342M TERM. SÃO MATEUS - TERM. PENHA (AMBIENTAL) 489.328


ÁREA 5

#1 - 5110 TERM. SÃO MATEUS - TERM. MERCADO (VIA SUL) 561.948
#2 - 5031 VL. ARAPUÁ - TERM. SACOMÃ (MOVE) 532.016
#3 - 574J METRÔ CONCEIÇÃO - TERM. VL. CARRÃO (VIA SUL) 516.158
#4 - 5108 JD. CELESTE - TERM. PQ. DOM PEDRO II (VIA SUL) 510.802
#5 - 573H HOSP. SAPOPEMBA - METRÔ BRESSER (MOVE) 497.731
#6 - 4029 SÃO MATEUS - VL PRUDENTE (MOVE) 492.639
#7 - 524M MASCARENHA DE MORAIS - SHOP. ARICANDUVA (MOVE) 476.677
#8 - 364A HOSP. IPIRANGA - SHOP. ARICANDUVA (MOVE) 456.367
#9 - 477A SACOMÃ - TERM. PINHEIROS (VIA SUL) 441.915
#10 573A METRÔ BRESSER - VL. ALPINA (IMPERIAL) 432.652


ÁREA 6

#1 - 6913 TERM. VARGINHA - TERM. BANDEIRA (CIDADE DUTRA) 799.513
#2 - 5630 TERM. GRAJAÚ - METRÔ BRÁS (CIDADE DUTRA) 627.915
#3 - 607C JD. MIRIAM - ITAIM BIBI (MOBIBRASIL) 616.886
#4 - 6000 TERM. PARELHEIROS - TERM. STO. AMARO (MOBIBRASIL) 580.192
#5 - 546T VL. GUACURI - TERM. STO. AMARO (A2) 554.483
#6 - 695X TERM. VARGINHA - METRÔ JABAQUARA (CIDADE DUTRA) 527.024
#7 - 675X TERM. GRAJAÚ - METRÔ VL. MARIANA (CIDADE DUTRA) 501.783
#8 - 5370 TERM. VARGINHA - LGO. SÃO FRANCISCO (CIDADE DUTRA) 482.267
#9 - 6726 JD. GAIVOTAS - TERM. GRAJAÚ (TRANSWOLFF) 468.032
#10 - 695Y TERM. PARELHEIROS - METRÔ VL. MARIANA (CIDADE DUTRA) 467.021


ÁREA 7

#1 - 675K TERM. JD. ÂNGELA - METRÔ STA. CRUZ (VIP) 935.851
#2 - 6450 TERM. CAPELINHA - TERM. BANDEIRA (CAMPO BELO) 675.401
#3 - 695T TERM. CAPELINHA - METRÔ VL. MARIANA (TRANSKUBA) 617.072
#4 - 6200 TERM. STO. AMARO - TERM. BANDEIRA (GATUSA) 606.160
#5 - 637A TERM. JD. ÂNGELA - TERM. PINHEIROS (VIP) 581.108
#6 - 857P TERM. CAMPO LIMPO - METRÔ PARAÍSO (CAMPO BELO) 562.099
#7 - 5111 TERM. STO. AMARO - TERM. PQ. DOM PEDRO II (CAMPO BELO) 551.759
#8 - 6505 TERM. GUARAPIRANGA - TERM. BANDEIRA (CAMPO BELO) 540.660
#9 - 6451 TERM. CAPELINHA - TERM. BANDEIRA (CAMPO BELO) 538.449
#10 - 5119 TERM. CAPELINHA - LGO. SÃO FRANCISCO (CAMPO BELO) 534.975


ÁREA 8

#1 - 8700 TERM. CAMPO LIMPO - PÇA. RAMOS (TRANSPPASS/GATO PRETO) 1.012.062
#2 - 875C TERM. LAPA - METRÔ STA. CRUZ (GATO PRETO/TRANSPPASS) 597.419
#3 - 856R LAPA - SOCORRO (GATO PRETO) 512.760
#4 - 857R TERM. CAMPO LIMPO - ACLIMAÇÃO (TRANSPPASS) 424.669
#5 - 746H JD. JAQUELINE - STO. AMARO (ALFA) 414.610
#6 - 807M TERM. CAMPO LIMPO - SHOP. MORUMBI (TRANSCAP) 403.502
#7 - 746C JD. TABOÃO - STO. AMARO (ALFA) 403.466
#8 - 745M CAMPO LIMPO - SHOP. SP MARKET (TRANSCAP) 392.117
#9 - 7545 JD. JOÃO XXIII - PÇA RAMOS (TRANSPPASS) 390.345
#10 - 748R JD. JOÃO XXIII - METRÔ BARRA FUNDA (TRANSPPASS) 360.124

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Re: Ônibus
MensagemEnviado: 02 Jun 2017, 21:41 
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http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/06/1889575-doria-propoe-nova-forma-de-pagar-servico-de-onibus-e-viacoes-apoiam.shtml

A gestão João Doria (PSDB) prepara uma mudança controversa na remuneração dos serviços de transporte coletivo, com um modelo semelhante ao adotado na cidade de São Paulo na década de 90 e que é apoiado por empresários de ônibus.

Pela proposta apresentada nesta quinta-feira (1º), as empresas não receberão mais da prefeitura de acordo com a quantidade de passageiros transportados, como ocorre desde a gestão Marta Suplicy – na época PT, hoje PMDB.

Elas devem ganhar com base em custos globais dos serviços (como folha de pagamento, encargos, combustível) definidos após licitação e sujeitos a variações conforme indicadores de qualidade.

O modelo proposto foi bem recebido pelo sindicato das empresas de ônibus – elas precisariam oferecer determinada quantidade de veículos, mas não ficariam mais tão dependentes da variação de passageiros no sistema.

A gestão Doria defende a mudança sob a justificativa de que a atual estrutura da rede de transporte, com baldeações gratuitas, é um complicador para pagar as empresas por número de usuários.

Diz ainda que os índices de qualidade atrelados à remuneração evitarão que uma empresa piore os serviços por não ter mais a mesma responsabilidade de atrair clientes.

Afirma também que a nova lógica facilita atender áreas periféricas com menor demanda, que precisam do transporte mas que hoje não atraem interesse das empresas – que preferem competir por passageiros no centro.

Já os críticos temem a volta de problemas de duas décadas atrás que levaram à aposentadoria desse modelo.

Uma das preocupações é porque os riscos de demanda ficam mais com a prefeitura do que com as empresas. Esse fator contribuiu para a disparada de subsídios – injeção de dinheiro dos cofres municipais no sistema.

Além disso, sem tanta obrigação de atrair usuários, há receio de que a qualidade caia.

"É uma lógica que só interessa a quem não quer ter prejuízo. O risco da operação fica no colo da população, e não do empresário", diz Ivan Whately, diretor de mobilidade no Instituto de Engenharia.

Para Luiz Carlos Mantovani Néspoli, superintendente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), a mudança está de acordo com a lei de mobilidade urbana, mas seu sucesso depende dos indicadores de qualidade a serem definidos.

"O que precisamos saber é quais serão os cálculos que definirão os pesos dos índices de qualidade", afirma.

A discussão sobre os contratos e remuneração das empresas de ônibus ganhou corpo nos protestos de 2013 contra a alta da tarifa. Esse serviço movimenta na capital mais de R$ 7 bilhões por ano.

A nova licitação do sistema de ônibus foi prometida pelo ex-prefeito Fernando Haddad (PT), que encerrou seu mandato sem terminá-la.

Agora é bandeira de Doria, que anunciou ainda que todos os ônibus deverão ter ar-condicionado, wi-fi e botão de pânico para que motoristas acionem a central de operações em casos de violência.

O novo modelo de remuneração foi apresentado durante uma audiência pública que deu início ao processo de contratação das empresas, planejado ainda para este ano.

Doria disse em abril que os novos contratos terão validade de dez anos. O secretário municipal de Transportes, Sergio Avelleda, porém, disse que a questão ainda está aberta e "depende também de discussão na Câmara".

José Carlos Martinelli, presidente da SPTrans (empresa municipal de transporte), disse que a forma atual de pagamento das empresas de ônibus está esgotada devido à expansão de baldeações – que são gratuitas para usuários, mas que requerem pagamento aos prestadores do serviço.

Para Francisco Christovam, do SP Urbanuss (sindicato que representa as empresas de ônibus), a proposta é similar à implantada na gestão Luiza Erundina nos anos 1990.

"O modelo começou bem, mas depois se tornou uma equação perversa, pois quanto mais aumentavam os custos [operacionais], mais a empresa ganhava", diz ele, embora seja favorável à mudança. "É interessante porque garante os investimentos. E os resultados financeiros da empresa vão depender do seu desempenho e qualidade."

Para a gestão Doria, é possível colocar freios ao aumento de custos por meio de índices de qualidade – que também haviam sido prometidos pela gestão Haddad em 2014.

Após descumprimento do cronograma para que a frota do transporte coletivo poluísse menos, a Prefeitura de São Paulo quer estabelecer metas de redução de emissão de poluentes no novo contrato com as empresas de ônibus.

A proposta da gestão Doria é estabelecer no contrato de concorrência índices redução de dióxido de carbono, de material particulado e de óxidos de nitrogênio (presente na cadeia de formação do ozônio).

A prefeitura disse que não estipulará quais tipos de combustíveis as empresas deverão usar (por exemplo, diesel, biodiesel, etanol, eletricidade, gás).

Para especialistas, a liberdade dada às empresas permite que elas optem por tecnologias que no futuro sejam mais baratas. Assim, poderiam montar um cardápio de veículos com diferentes combustíveis.

Resta saber quais serão as metas e prazos que serão estabelecidos pela prefeitura no contrato com as empresas de ônibus.

Atualmente, uma lei de 2009 da gestão Gilberto Kassab (atual PSD) estabelece que a frota de ônibus de São Paulo reduza a cada ano 10% de seus veículos com combustível fóssil.

Pela conta, até 2018, toda a frota deveria dispensar combustível fóssil. Mas a empreitada não foi cumprida, e a cidade está longe de alcançar a meta.

O Ministério Público Estadual está em discussão para que as empresas avancem na redução da poluição, mesmo que em ritmo mais lento.

Para contornar as exigências, o vereador e presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Milton Leite (DEM), propôs um projeto de lei que estabelece metas de substituição dos atuais ônibus da cidade por modelos abastecidos por biodiesel.

O plano de troca de veículos, porém, vai até 2037, o que, para organizações ambientais, é um retrocesso frente à lei de 2009.

"O projeto privilegia o biodisel, considera uma entrada muito tímida dos veículos elétricos, e não leva em conta outras tecnologias de energia", argumenta o coordenador da comissão de meio ambiente da Associação Nacional de Transporte Público, Olímpio Alvares.

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Re: Ônibus
MensagemEnviado: 10 Jun 2017, 01:31 
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Prefeitura do Rio de Janeiro bate de frente com empresários de ônibus.

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Re: Ônibus
MensagemEnviado: 10 Jun 2017, 14:24 
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No Meio CH desde 2010.


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Re: Ônibus
MensagemEnviado: 11 Jun 2017, 17:26 
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Re: Ônibus
MensagemEnviado: 15 Jun 2017, 02:04 
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Uber de ônibus! Aplicativo oferece viagens intermunicipais com até 60% de desconto
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O Buser é um aplicativo de desenvolvedores brasileiros para oferecer preços mais em conta para viagens intermunicipais. A ferramenta funcionará de forma similar ao Uber, Cabify ou 99taxi, só que destinados a viagens de ônibus. O lançamento está previsto para o dia 7 de julho.
A nova tecnologia é baseada no conceito de economia compartilhada que promete ligar passageiros a empresas de transporte executivo. Dessa forma, será possível oferecer descontos de até 60% em relação ao transporte tradicional.
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“Moro em São Paulo, mas sou de Belo Horizonte, e sempre viajo todo mês para visitar minha família. Uma vez tive que organizar uma viagem para 40 pessoas e percebi como as empresas de transporte executivo eram melhores e mais baratas, e então resolvi, junto com um amigo do colégio, criar a Buser”, conta Marcelo Abritta, co-fundador da Buser sobre o surgimento da ideia.
No início das operações, a plataforma vai ligar Belo Horizonte a algumas cidades do interior, com foco em pessoas que moram na capital e querem visitar a família no fim de semana.
A empresa espera que com a qualidade do serviço e os preços mais baratos, levem as pessoas a viajarem mais. Com isso, aumentará o número de passageiros e os empregos gerados pelo serviço.
Preços
De início, serão poucos destinos. Confira as rotas e os preços:
Belo Horizonte – Ipatinga por R$ 29,90
Ipatinga – Viçosa por R$ 39,90
Belo Horizonte – Viçosa por R$ 39,90
Rotas a serem implantadas:
Belo Horizonte – Governador Valadares por R$ 44,90
Belo Horizonte – Montes Claros por R$ 54,90
Ipatinga – Vitória (ES) por R$ 54,90
Juiz de Fora – Belo Horizonte por R$ 34,90
Juiz de Fora – Ipatinga por R$ 54,90
A Buser também informa que nos próximos dias serão divulgadas todas as questões de segurança, empresas parceiras e confiabilidade. Tudo será informado através da página oficial no Facebook. A empresa ainda confirma que todos os parceiros são empresas licenciadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Departamento de Edificações e Estradas de Minas Gerais (DER-MG), que operam de forma totalmente legal.
Além disso, os usuários poderão sugerir novas rotas pela própria página ou pelo e-mail: contato@buser.com.br. Os destinos serão atendidos de acordo com a demanda e logística

Fonte: http://bhaz.com.br/2017/06/13/uber-de-o ... -desconto/

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Re: Ônibus
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Time de Futebol: Flamengo
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ANCELMO GOIS - O GLOBO

Sabe quantos ônibus foram incendiados só nos últimos dois anos na cidade do Rio de Janeiro ? 55.

Desses, 46% tinham ar-condicionado, prejudicando a renovação e a climatização da frota.

Em 2016, 11 veículos com ar, com apenas um ano e meio de uso, foram incendiados.

Como não há seguro para ônibus, as empresas não conseguem repor os veículos destruídos criminosamente.

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Re: Ônibus
MensagemEnviado: 09 Jul 2017, 02:06 
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Em Palhoça-SC, um ônibus articulado quebrou na sanfona e se partiu em dois na sexta:

Articulação de ônibus da Jotur se desprende e deixa veículo partido em dois, em Palhoça
https://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/articulacao-de-onibus-da-jotur-se-desprende-e-deixa-veiculo-partido-em-dois-em-palhoca

Passageiros de um ônibus da Jotur levaram um susto no fim da tarde desta sexta-feira (7), em Palhoça. A articulação que une as duas partes do veículo longo se soltou logo após o motorista acelerar o ônibus. O fato ocorreu com a linha Unisul-Estação Palhoça, na avenida das Torres, por volta das 17h.

Segundo uma testemunha, o ônibus estava parado na fila, antes de atravessar um viaduto na Ponte do Imaruim, quando ocorreu o incidente. No momento em que o motorista acelerou o veículo, a parte dianteira se deslocou, a articulação estourou e a parte traseira se arrastou momentaneamente. Pedaços da articulação atingiram veículos próximos e chamaram a atenção de populares.

O momento em que parte do ônibus se desprendeu foi registrando em vídeo e mostra passageiros correndo para a porta. Nas imagens, é possível perceber que o veículo não estava cheio e que não havia ninguém em cima da articulação.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as guarnições foram ao local e confirmaram que ninguém ficou ferido. No entanto, foi necessário realizar a contenção do óleo que vazou do ônibus, utilizando serragem e areia.

Conforme a assessoria da Jotur, o incidente ocorreu logo após o desembarque de uma pessoa e o veículo levava "cerca de 10 passageiros". A assessoria confirmou ainda que não houve vítimas e que as causas do problema serão apuradas.





Confira a nota divulgada pela Jotur:

"A respeito do problema ocorrido com o ônibus do transporte coletivo nesta sexta-feira (7), a Jotur esclarece que o veículo cumpria a linha ‘Unisul-Estação Palhoça’, e estava desembarcando um passageiro na Avenida das Torres em Palhoça, por volta das 17 horas, quando ao arrancar, após dar desembarque de passageiro, teve um problema na articulação do veículo que levava ainda cerca de 10 passageiros, não houve feridos. No momento estão sendo apurados todos os fatos ocorridos."


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Ao contrário do que muitos sites por aí estão dizendo, o ônibus não é biarticulado, tem apenas uma articulação. Até no Jornal da Band falaram que era biarticulado. :estrelas:

Vídeo do momento em que a sanfona quebra:



Depois dessa, nunca mais ando na sanfona de um ônibus... :unsure:

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Re: Ônibus
MensagemEnviado: 09 Jul 2017, 03:16 
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Pior que o pessoal geralmente fica sentado nessa sanfona (eu incluso :P ), principalmente nos trens.

Mas pra estarem filmando, devia já estar ameaçando se soltar fazendo algum barulho ou coisa do tipo.


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Re: Ônibus
MensagemEnviado: 10 Jul 2017, 21:08 
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Arenagak escreveu:
Ao contrário do que muitos sites por aí estão dizendo, o ônibus não é biarticulado, tem apenas uma articulação. Até no Jornal da Band falaram que era biarticulado. :estrelas:
E no vídeo, comentaram isto: "porra puta que pariu, só em Goiânia acontece isso com esses Biarticulados".

Borges escreveu:
Mas pra estarem filmando, devia já estar ameaçando se soltar fazendo algum barulho ou coisa do tipo.
Sim, no vídeo mesmo podemos ouvir um barulho aos 0:04.


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Re: Ônibus
MensagemEnviado: 10 Jul 2017, 21:11 
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No Distrito Federal:

Projeto de lei prevê transporte público gratuito para desempregados
De acordo com a proposta, o bilhete especial do desempregado seria válido por até 90 dias e beneficiaria passageiros recém-demitidos. A proposta pode gerar uma nova discussão do Passe Livre Estudantil

postado em 10/07/2017 15:51 / atualizado em 10/07/2017 16:59
Hellen Leite

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Ed Alves/CB/D.A Press

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou projeto de lei que dá passe livre por até 90 dias a trabalhadores recém-demitidos. A medida, aprovada por unanimidade em primeiro e segundo turno, vai agora para as mãos do governador Rodrigo Rollemberg, que pode aprová-la ou vetá-la.

Se passar pelo crivo do Executivo, a nova lei só é válida para os trabalhadores que forem demitidos sem justa causa após pelo menos seis meses no mesmo trabalho. Pelas regras, o passageiro que voltar ao mercado de trabalho deverá devolver o bilhete.

Segundo o autor da proposição, o deputado Robério Negreiros (PSDB), a medida busca ajudar os trabalhadores desempregados a se recolocarem no mercado de trabalho. "As pessoas, em muitos casos, não têm sequer condições de pagar o transporte para procurar emprego. É uma forma de minimizar o dano causado por uma demissão injustificada em tempos de crise e de ajudar o trabalhador a se recolocar no mercado de trabalho", afirmou Negreiros ao Correio.

De acordo com a Secretaria da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais, porém, vai ser difícil o PL aprovado pela Câmara Legislativa se tornar realidade. “Vale ressaltar que a avaliação do projeto levará em conta os impactos deste benefício nos cofres públicos, visto que, diante da atual situação financeira, será difícil para o governo conceder novas gratuidades”, informou a pasta em nota.

Rediscussão do Passe Livre Estudantil

Com a eminência do veto de Rollemberg, Negreiros já pensa em uma rediscussão sobre o atual modelo do Passe Livre Estudantil, como alternativa para a criação do bilhete especial do desempregado. Para o distrital, na legislatura passada, a Câmara "foi equivocada" ao conceder o passe estudantil também aos estudantes da rede privada.

"A ideia é colocar o Passe Livre para quem realmente precisa. Os estudantes da rede privada estão inchando tanto a conta do subsídio que a conta não fecha mais. No ano passado, o custo do governo com Passe Livre para estudantes duplicou e chegou a R$ 158 milhões", argumenta. "Surgirão críticas dos estudantes da rede privada, mas o objetivo é equalizar os benefícios para que não haja um colapso do sistema", finaliza.

De acordo com o projeto de lei, idosos, pessoas com deficiência, estudantes da rede pública e estudantes da rede privada com algum tipo de financiamento, como Fies e Prouni, continuariam tendo acesso ao transporte gratuito.

Atualmente, 100% dos estudantes do DF matriculados em escolas públicas e privadas têm direito ao Passe Livre. Além deles, idosos e pessoas com necessidades especiais também têm direito à gratuidade do transporte. Quem arca com o custo é o governo, que repassa às empresas de transporte o equivalente aos benefícios. Só no ano passado, o Executivo gastou R$ 500 milhões para subsidiar a isenção no pagamento de passagens.

Dívidas do governo com o transporte

Desde o início do ano os rodoviários e o Governo do Distrito Federal (GDF) travam um embate por reajustes e pagamentos de salários. Em maio, trabalhadores de quatro das cinco empresas que rodam com ônibus convencionais no DF fizeram greve por causa dos atrasos dos salários e benefícios a motoristas e cobradores. Na época, as empresas disseram que a dívida do GDF alcançava R$ 200 milhões e, por isso, havia dificuldade para honrar a folha salarial.
CORREIO BRAZILIENSE


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Re: Ônibus
MensagemEnviado: 11 Jul 2017, 11:40 
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Aqui em São Carlos tem esse tal Passe Emprego. Mas a Prefeitura mal paga o VT dos servidores... O desse mês mesmo a Suzantur liberou, mas disse que ainda não havia recebido.


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