Transporte Público

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
Ramyen
Banido
Banido
Mensagens: 7820
Registrado em: 27 Jul 2013, 13:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Ribeirão Preto-SP
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1135 vezes

Re: Transporte Público

Mensagem por Ramyen » 25 Dez 2018, 09:36

Imagem

Foto de um ônibus da nova frota aqui de Ribeirão Preto. Ao total são 48 "Caio Apache Vip IV", 20 "Torino S", e 20 "Svelto 2017".

Vejam mais fotos em minha galeria:

https://onibusbrasil.com/JonasEduardo
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Avatar do usuário
Dias
Membro
Membro
Mensagens: 2742
Registrado em: 30 Dez 2014, 15:39
Programa CH: Chapolin
Localização: São João de Meriti - RJ
Curtiu: 46 vezes
Curtiram: 212 vezes

Re: Transporte Público

Mensagem por Dias » 25 Dez 2018, 11:35

Por que quase todos os ônibus são de dois desses modelos?
"Está vendo como às vezes é bom ser burro?" - Chaves

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: Transporte Público

Mensagem por Barbano » 25 Dez 2018, 15:48

Porque Marcopolo e Caio tem hoje 92% do mercado de urbanos.
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 29 Dez 2018, 16:52

O ESTADO DE S.PAULO

A tarifa de ônibus da capital paulista vai subir para R$ 4,30 a partir de 7 de janeiro, primeira segunda-feira útil de 2019.

O aumento de 7,5%, decidido pela gestão Bruno Covas (PSDB), ficou acima da inflação acumulada desde o último reajuste, em 7 de janeiro deste ano.

Se corrigido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a tarifa seria reajustada para R$ 4,15, segundo projeções de inflação consolidada feitas pelo Banco Central, de 3,6%.

“Por dois anos, em 2016 e em 2017, a tarifa não sofreu qualquer reajuste, mantendo-se no valor de R$ 3,80, impactando significativamente o orçamento da Prefeitura. Em 2018, houve aumento abaixo da inflação, elevando o valor para R$ 4”, argumenta a Prefeitura de São Paulo, em nota.

Este é o primeiro aumento definido por Bruno Covas. “Agora, a Prefeitura realiza uma necessária adequação da receita para reduzir o desequilíbrio do sistema”, acrescenta a nota da Prefeitura.

O bilhete único da SPTrans dá direito a até três viagens de ônibus da capital em intervalo de três horas. Há ainda a tarifa com desconto caso o passageiro use ambos os sistemas, de pneus e trilhos. A tarifa integrada, hoje de R$ 6,96, não teve o novo valor divulgado.

Além disso, o Município informou que “o vale-transporte para as empresas deixará de ser subsidiado pelos impostos municipais pagos pela população”. O valor a ser pago pelo empregador passará a ser de R$ 4,57. “O fim do subsídio alcança apenas as empresas. Para o trabalhador, o desconto de 6% em folha, conforme define a legislação trabalhista, não sofre alteração”, diz a gestão Covas.

O bilhete único mensal foi reajustado de R$ 194,30 para R$ 208,90. Já o bilhete único diário (válido por 24 horas) foi de R$ 15,30 para R$ 16,40.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 24 Jan 2019, 04:58

https://diariodorio.com/crivella-da-10- ... as-do-brt/

Vistorias e análises feitas por técnicos e especialistas da prefeitura, por determinação do prefeito Marcelo Crivella, identificaram irregularidades nas obras do corredor BRT Transcarioca, e agora ele quer que as construtoras Carioca Engenharia, OAS, Contern e a Andrade Gutierrez apresentem, em 10 dias, uma proposta de ressarcimento à Prefeitura do Rio de Janeiro, pelos desvios e inconformidades.

As empresas foram responsáveis pelas duas fases da obra, que tiveram custo de R$ 1,6 bilhão e o ressarcimento ao município pode chegar a R$ 1 bilhão.

O mesmo prazo de 10 dias será dado às empresas para que apresentem uma defesa. Caso contrário, elas poderão ser declaradas inidôneas e, com isso, impedidas de participar de licitações e contratações junto à Administração Pública.

Além disso, o descumprimento das determinações torna sem efeito o acordo de leniência feito pelas construtoras no âmbito das investigações da Operação Lava Jato.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 30 Jan 2019, 21:44

https://extra.globo.com/noticias/rio/cr ... 11584.html

O valor das passagens dos ônibus no município do Rio de Janeiro sobe, a partir de sábado, para R$ 4,05.

O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira pelo prefeito Marcelo Crivella, durante coletiva de imprensa para anunciar uma série de medidas para a reestruturação do sistema de transporte público.

A tarifa atual é de R$ 3,95.

De acordo com o prefeito, o aumento foi autorizado porque os consórcios cumpriram o acordo para permitir o reajuste.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 24 Mar 2019, 16:31

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 26 Mai 2019, 07:39

EXTRA

Desde que surgiu, em 2017, o Buser gera polêmica no mercado e disputa espaço com as empresas rodoviárias tradicionais.

Criado por uma startup brasileira de tecnologia para aproximar grupos de pessoas que desejam viajar de empresas de fretamento com veículos ociosos, o aplicativo oferece passagens interestaduais até 60% mais baratas.

Os usuários aprovam. Os concorrentes se queixam.

Os ônibus — leito, semileito ou cama — pertencem a empresas autorizadas pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) a fazerem fretamentos. Segundo o app, o embarque não ocorre na rodoviária para não haver pagamento de taxa e por maior conveniência para os passageiros. Assim, há rotas que partem de bairros distantes.

— É uma prática que já era usada por romeiros ou escolas que fazem excursões. O aplicativo só une pessoas com interesses comuns. Há passageiros que não querem ir à rodoviária por ser um local perigoso ou distante. Então, as viagens saem de pontos estratégicos, como shoppings. Por ser um rateio do fretamento, não há pagamento de taxas (embarque ou pedágio) — disse Luciano Godoy, advogado que representa o Buser.

O estudante Rafael Mesquita, de 28 anos, usou o aplicativo para ir ao Festival Lollapalloza em São Paulo, porque os ônibus tradicionais estavam esgotados e os bilhetes aéreos, muito caros :

— Paguei R$ 10. No ônibus tradicional, pagaria R$ 130. Na volta tive um problema. O motorista fez o desembarque no Centro. O combinado era na Glória. Como recompensa, recebi R$ 50 de crédito. Vou novamente a São Paulo sem pagar nada.

Para o professor do MBA de Engenharia Urbana da PoliUFRJ, Fernando Pinto, a evolução dos aplicativos é impossível de conter. Sobre o Buser, ele cita pontos negativos e positivos :

— A vantagem é que você barateia o custo se conseguir juntar umas 40 pessoas com o mesmo destino. O problema é não ter a confirmação do ônibus. As empresas tradicionais são obrigadas a ter rotas não tão populares e confirmar a viagem mesmo que só cinco pessoas apareçam.

A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) defende que as empresas tradicionais seguem normas da ANTT — frequência mínima, horários definidos, estações fixas de embarque e desembarque, apólices específicas de seguro e acesso gratuito ou subsidiado a idosos, deficientes e jovens carentes.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 10 Jun 2019, 18:23

EXTRA

Da linha Troncal 8 (Cosme Velho-Rodoviária), só sobrou a placa informando o local de parada no terminal de Cosme Velho. O ônibus já não passa ali há quatro meses, desde que a empresa Estrela Azul fechou as portas.

Em Campo Grande, faz um ano que os passageiros ficaram órfãos da 826 (Campo Grande-Carobinha). As linhas que sumiram das ruas são apenas um dos problemas que se multiplicam pelos pontos, servindo como sinal de alerta para um sistema que trafega rumo ao colapso.

Mas não é de hoje que os problemas nos ônibus causam dor de cabeça nos cariocas. Há exatos 20 anos, o então prefeito Luiz Paulo Conde anunciou o RioBus, um projeto que prometia revolucionar aquela que já era considerada uma das “mais teimosas mazelas da cidade”. Desenvolvido por pesquisadores da UFRJ, o projeto nunca saiu do papel.

— Virou um projeto conceitual. Mais tarde, outras gestões implementaram algumas ideias, como a bilhetagem eletrônica, os corredores exclusivos e a integração. Mas ainda tem coisas que nunca foram implantadas, como a adequação da oferta à demanda e a melhoria dos ônibus. Já em 1999, a gente previa que toda a frota tinha que ser climatizada, por exemplo — lembra Paulo Cezar Ribeiro, professor de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, que encabeçou o projeto.

Na opinião do especialista, o principal ponto do projeto era a adequação da oferta à demanda, o que nunca foi feito. Durante a gestão de Eduardo Paes, a prefeitura anunciou o início de um processo de racionalização de linhas, que foi interrompido e abandonado pela gestão de Marcelo Crivella.

— A racionalização foi uma tentativa, mas não foi feita do jeito certo. Só pensaram nas linhas, não na demanda de passageiros — diz Paulo Cezar.

Para Marcus Quintella, coordenador da FGV Transportes, a gestão ineficaz das linhas de ônibus acaba gerando o outros problemas, como a explosão do transporte ilegal.

— Com a redução de linhas e o encurtamento de itinerários, há locais periféricos que não são atendidos hoje, o que cria oportunidades para o transporte clandestino — diz.
Tem vários lugares da Zona Norte e da Zona Oeste que tem que ter transporte clandestino, não tem jeito. Tem lugares que passam pouquíssimos ônibus.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 15 Jul 2019, 05:56

O ESTADO DE S.PAULO

O setor de transportes no Brasil coleciona empreendimentos abandonados.

O setor ferroviário, por exemplo, chegou a ter 37 mil quilômetros (km) de trilhos, mas a falta de investimentos fez a malha encolher para 28 mil km. Nesse número, porém, estão trechos desativados, a exemplo das linhas paulistas de Pradópolis/Colômbia; Bauru/Tupã/Panorama; e Santos/Cajati.

Nesses ramais, os trilhos foram invadidos por mato e até pela população, que construiu às margens ou sobre as ferrovias. “Só em São Paulo, são cerca de 800 km de estradas de ferro que foram desativadas, abandonadas e degradadas”, diz José Manoel Ferreira Gonçalves, da Frente Nacional pela Volta das Ferrovias.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres diz que, mesmo não sendo usada, a malha deve ser mantida pela concessionária em condições de operação. Não é o que se vê, por exemplo, no trecho entre Santos e Cajati, no Vale do Ribeira. Segundo a ANTT, calcula-se que hoje dois terços da malha brasileira tenha tráfego. Ou seja, um terço da ferrovia – que significa 9 mil km – não é usada.

A concessionária Rumo, responsável pela malha paulista, disse que os ramais de Pradópolis/Colômbia e Bauru/Tupã/Panorama fazem parte da concessão assumida em 2015. Ela afirma que os dois trechos estão desativados desde 2006. “Com a prorrogação da concessão da Malha Paulista até 2058, serão viabilizados R$ 7 bilhões em investimentos. O plano prevê reativação dos ramais citados.” Já no trecho Santos/Cajati, diz a Rumo, estudos mostraram a inviabilidade do transporte de cargas em larga escala.

Como as ferrovias, outro projeto que foi abandonado e precisa de um novo destino é o BRT Transoeste, na cidade do Rio de Janeiro. Inaugurada em 2012 com a presença do então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, a obra custou à prefeitura do Rio de Janeiro cerca de R$ 900 milhões. Hoje, das 125 estações, 22 estão desativadas.

O interventor do BRT, Luiz Alfredo Salomão, contratado para encontrar uma solução para os empreendimentos, diz que houve uma série de problemas na Transoeste. A obra foi construída sem projeto executivo e hoje a pista não aguenta o peso dos ônibus. A calha foi construída com asfalto normal em terreno argiloso e mole. Com o peso dos veículos, o asfalto foi cedendo e tornando inviável o transporte. “Foi um grande erro de engenharia, uma pista sem salvação”, diz. Além disso, a estrutura não tinha segurança para impedir a entrada de passageiros sem pagar, o que causava prejuízo de R$ 5 milhões por mês aos cofres públicos. As estações construídas com materiais modernos foram depenadas e viraram abrigo para moradores de rua.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Jezebel do Canto e Mello
Membro
Membro
Mensagens: 8354
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chespirito
Localização: Casa nº 21
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 492 vezes

Re: Transporte Público

Mensagem por Jezebel do Canto e Mello » 15 Jul 2019, 13:02

O Brasil foi burro de não investir em malha ferroviária no tempo de bonança, incrível que a soberania do país pode ser ameaçada por um bando de caminhoneiros.
Esses usuários curtiram o post de Jezebel do Canto e Mello (total: 2):
Igorkk33E.R
Imagem

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: Transporte Público

Mensagem por Barbano » 16 Jul 2019, 09:46

Trem não leva nada da porta da fábrica até a porta do supermercado. Caminhoneiro continua sendo essencial para o transporte final. Trem é mais utilizado para transporte em grandes volumes, como grãos.

Aqui na minha região o transporte ferroviário de cargas é bem forte, praticamente no limite da capacidade da linha.
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
E.R

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Transporte Público

Mensagem por Victor235 » 16 Jul 2019, 23:42

Governo corta ônibus escolar de alunos da rede estadual de São Paulo
Uma medida do Governo de São Paulo cortou o benefício de estudantes da rede estadual com mais de 12 anos e que moram a menos de dois quilômetros da escola. A repórter Tainá Figuerôa acompanhou de perto o drama de uma aluna de Suzano, na Grande SP.
https://recordtv.r7.com/sp-no-ar/videos ... o-15072019
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: Transporte Público

Mensagem por Barbano » 17 Jul 2019, 11:06

Pois eu nem sabia que isso existia. Eu morava a 1 km da escola e quase sempre fui a pé... E aqui na minha cidade os alunos que estudam longe de casa pagam van escolar particular. Só tem transporte gratuito para quem mora na zona rural.

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 31 Jul 2019, 17:59

Imagem
Imagem

Responder