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Problemas da cadeia de suprimentos fizeram a Apple ter resultado aquém das expectativas de Wall Street, e o presidente-executivo da companhia, Tim Cook, disse que o impacto será ainda pior durante as vendas dos feriados do trimestre atual.
Tim Cook disse à Reuters nesta quinta-feira que o terceiro trimestre teve "restrições de oferta maiores do que o esperado", bem como interrupções ligadas à pandemia no Sudeste Asiático.
Embora a Apple tenha visto "melhorias significativas" no fim de outubro, a escassez de chips persistiu e agora está afetando "a maioria de nossos produtos", disse Tim Cook.
"Estamos fazendo tudo o que podemos para obter mais [chips] e também tudo o que podemos fazer operacionalmente para garantir que estamos avançando o mais rápido possível", disse Tim Cook.
Ele afirmou que a empresa espera crescimento ano a ano para o trimestre que termina em dezembro. Os analistas esperam crescimento de 7,4%, para US$ 119,7 bilhões (R$ 671,7 bilhões. na cotação atual).
"Estamos projetando um crescimento de demanda muito sólida ano a ano. Mas também prevemos que teremos uma demanda menor que US$ 6 bilhões (R$ 33,7 bilhões)", disse Tim Cook.
Os resultados da Apple mostraram performance mista.
A receita e o lucro do trimestre foram de US$ 83,4 bilhões (R$ 468 bilhões) e US$ 1,24 por ação, respectivamente, em comparação com as estimativas dos analistas de US$ 84,8 bilhões (R$ 473,6 bilhões) e US$ 1,24, de acordo com dados IBES da Refinitiv.
A Apple frustrou as expectativas em duas categorias principais. As vendas do iPhone no quarto trimestre somaram US$ 38,9 bilhões (R$ 218,3 bilhões), abaixo das estimativas de US$ 41,5 bilhões (R$ 232,9 bilhões), de acordo com dados da Refinitiv.
Tim Cook disse que os chips feitos com tecnologia mais antiga continuam sendo a principal restrição de oferta. Ele disse que a Apple não tem certeza se a escassez diminuirá após a temporada de compras de Natal.
O segmento de acessórios, que contém categorias de rápido crescimento como os fones de ouvido sem fio AirPods, faturou US$ 8,8 bilhões (R$ 49,4 bilhões), contra expectativas dos analistas de US$ 9,3 bilhões (R$ 52,2 bilhões), de acordo com dados da Refinitiv.
Outros segmentos se saíram melhor. As vendas de iPads e Macs somaram US$ 8,3 bilhões (R$ 46,6 bilhões) e US$ 9,2 bilhões (R$ 51,6 bilhões), respectivamente, em comparação com estimativas de analistas de US$ 7,2 bilhões (R$ 40,4 bilhões) e US$ 9,2 bilhões, de acordo com dados do Refinitiv.