Presídios Brasileiros

Debata aqui sobre a estrutura dos nossos presídios.

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Os presídios Brasileiros têm boa estrutura?

SIM
1
7%
NÃO
14
93%
 
Total de votos: 15

Avatar do usuário
Ninguém Tem Paciência Comigo.
Membro
Membro
Mensagens: 2906
Registrado em: 16 Abr 2012, 20:52
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Natal-RN
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 33 vezes

Presídios Brasileiros

Mensagem por Ninguém Tem Paciência Comigo. » 15 Mar 2013, 12:16

Criei este tópico, para que nós possamos discutir sobre a estrutura dos presídios brasileiros. Será que há mesmo segurança neles? dê sua opinião :joia:
Hexa Campeão do Balão Do Usuário Esportivo :campeao: #9 #10 #11 #12 #13 #14
Vice-Campeão da A FAZENDA DO FÓRUM CHAVES #3 :vice:
Ex-Webmaster da extinta "Casa do Chaves e Chapolin"
Ex-Redator do Vizinhança do Chaves

Avatar do usuário
Léo Silveira
Membro
Membro
Mensagens: 1353
Registrado em: 09 Jul 2009, 14:38
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: SPFC e Guarani-MG
Localização: Divinópolis-MG
Curtiu: 6 vezes
Curtiram: 26 vezes

Re: Presídios Brasileiros

Mensagem por Léo Silveira » 15 Mar 2013, 14:35

Nunca fui preso, portanto não tem como eu dar minha opinião. :vamp:

Avatar do usuário
Ninguém Tem Paciência Comigo.
Membro
Membro
Mensagens: 2906
Registrado em: 16 Abr 2012, 20:52
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Natal-RN
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 33 vezes

Re: Presídios Brasileiros

Mensagem por Ninguém Tem Paciência Comigo. » 15 Mar 2013, 14:52

Léo Silveira escreveu:Nunca fui preso, portanto não tem como eu dar minha opinião. :vamp:
Mas não precisa ter sido preso para falar sobre cadeias. :vamp: Na TV, em revistas, jornais e etc é o que mais falam, sobre fugas.
Hexa Campeão do Balão Do Usuário Esportivo :campeao: #9 #10 #11 #12 #13 #14
Vice-Campeão da A FAZENDA DO FÓRUM CHAVES #3 :vice:
Ex-Webmaster da extinta "Casa do Chaves e Chapolin"
Ex-Redator do Vizinhança do Chaves

Avatar do usuário
Chilindrinaツ
Membro
Membro
Mensagens: 2522
Registrado em: 27 Jun 2011, 21:24
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio/Cricíuma.
Curtiu: 47 vezes
Curtiram: 18 vezes

Re: Presídios Brasileiros

Mensagem por Chilindrinaツ » 15 Mar 2013, 14:57

Um dos maiores e principais problemas dos presidios brasileiros é a superlotaçao.
Nao há espaço suficiente para prender tantos bandidos.
Há varios outros problemas como infra estrutura, falta de fiscalização nos presidios e tantos outros.

Avatar do usuário
Ninguém Tem Paciência Comigo.
Membro
Membro
Mensagens: 2906
Registrado em: 16 Abr 2012, 20:52
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Natal-RN
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 33 vezes

Re: Presídios Brasileiros

Mensagem por Ninguém Tem Paciência Comigo. » 15 Mar 2013, 15:08

lachilindrina® escreveu:Um dos maiores e principais problemas dos presidios brasileiros é a superlotaçao.
Nao há espaço suficiente para prender tantos bandidos.
Há varios outros problemas como infra estrutura, falta de fiscalização nos presidios e tantos outros.
uma boa solução para evitar fugas é a mesma usada em alguns presídios dos EUA, colocar cães famintos perto das selas. ou, o mesmo usado em presídios israelenses, Minas terrestres, se tentar fugir... Cabooom!
Hexa Campeão do Balão Do Usuário Esportivo :campeao: #9 #10 #11 #12 #13 #14
Vice-Campeão da A FAZENDA DO FÓRUM CHAVES #3 :vice:
Ex-Webmaster da extinta "Casa do Chaves e Chapolin"
Ex-Redator do Vizinhança do Chaves

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 66369
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 65 vezes
Curtiram: 518 vezes

Re: Presídios Brasileiros

Mensagem por CHarritO » 15 Mar 2013, 15:12

Com certeza não.
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Avatar do usuário
Ninguém Tem Paciência Comigo.
Membro
Membro
Mensagens: 2906
Registrado em: 16 Abr 2012, 20:52
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Natal-RN
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 33 vezes

Re: Presídios Brasileiros

Mensagem por Ninguém Tem Paciência Comigo. » 15 Mar 2013, 15:20

CHarritO escreveu:Com certeza não.
:tudo: é claro que, foi apenas um comentário. deveriam fazer presídios em pontos estratégicos, como o de Mossoró aqui no RN, que é próximo de um... digamos assim, Deserto! nunca houve fuga! e olhe que abrigamos bandidos do PCC e até o Fernandinho Beira-Mar.
Hexa Campeão do Balão Do Usuário Esportivo :campeao: #9 #10 #11 #12 #13 #14
Vice-Campeão da A FAZENDA DO FÓRUM CHAVES #3 :vice:
Ex-Webmaster da extinta "Casa do Chaves e Chapolin"
Ex-Redator do Vizinhança do Chaves

Bia N
Membro
Membro
Mensagens: 2183
Registrado em: 07 Ago 2011, 19:05
Curtiu: 129 vezes
Curtiram: 320 vezes

Re: Presídios Brasileiros

Mensagem por Bia N » 15 Mar 2013, 16:26

Estou achando também que essa superlotação vem de um outro motivo: o acréscimo de pessoas (tendo educação ou não) que estão se juntando à criminalidade. Aí a polícia já mete eles em cana e joga em qualquer presídio que seja.

Mas tem razão ao falar de infra-estrutura. Tem presídios que não tem um mínimo de conservação para abrigar esse presos; muito menos dar lições de educação a eles.

E próximo às casas são um problema, as famílias vivem com medo se convivessem ao lado de delinquentes presos.

Mesmo assim, de boa infra-estrutura ou não, vai ser das três uma: ou ele vai querer fugir para cometer outros delitos; ou ele vai receber boa educação para voltar à sociedade; ou vai querer boa educação, como pretexto para sair logo do presídio e cometer outros delitos.

Aliás, até os próprios vigias de presídios de segurança máxima não percebem que os criminosos estão planejando outro ataque, ou uma fuga. Criminosos muito conhecidos na minha cidade faziam isso; mas só abriam inquérito depois de tudo ter acontecido (em certos casos).
Ela não desapareceu, apenas se escondeu.


Desde 2011

Avatar do usuário
Ninguém Tem Paciência Comigo.
Membro
Membro
Mensagens: 2906
Registrado em: 16 Abr 2012, 20:52
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Natal-RN
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 33 vezes

Re: Presídios Brasileiros

Mensagem por Ninguém Tem Paciência Comigo. » 15 Mar 2013, 21:05

Geralmente são eles quem acobertam as fugas... é muita pressão, e as vezes, é corrupção mesmo.
Hexa Campeão do Balão Do Usuário Esportivo :campeao: #9 #10 #11 #12 #13 #14
Vice-Campeão da A FAZENDA DO FÓRUM CHAVES #3 :vice:
Ex-Webmaster da extinta "Casa do Chaves e Chapolin"
Ex-Redator do Vizinhança do Chaves

Avatar do usuário
Barney Stinson
Membro
Membro
Mensagens: 911
Registrado em: 27 Dez 2012, 23:14
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: New York, NY
Curtiu: 19 vezes
Curtiram: 19 vezes

Re: Presídios Brasileiros

Mensagem por Barney Stinson » 18 Mar 2013, 02:10

Bom posso afimar de forma empírica, pois quando fiz meu estágio na Vara Criminal do meu município, fazia visitas mensais ao presídio local juntamente com o magistrado, atendimento aos apenados e demais procedimentos de praxe (que devem ser feitos e relatados ao CNJ - Conselho Nacional de Justiça - mensalmente). Se no interior já é um caos, nem imagino como possa ser em grandes metrópoles ou cidades maiores. Tive a oportunidade de visitar também o Presídio Central do Estado aqui no RS, em Porto Alegre. A coisa é super hiper mega caótica.
Se o Chavo já visitou algum estabelecimento prisional na cidade dele, gostaria que opinasse e contasse pra nós como é lá.
Aqui, em meu município, temos capacidade de engenharia para abrigar 130 apenados (tanto no fechado quanto no semiaberto/aberto), contudo, o presídio atualmente abriga 289, ou seja, temos uma superlotação, já que estão espremendo 159 pessoas a mais do que o presídio suporta.

Ademais, pela pesquisa que fiz para elaborar meu projeto de monografia, descobri que o custo de um apenado para o Estado varia de R$ 1.300,00 a R$ 1.600,00 mensais (variando de cada Estado), número 1/3 maior do que o investido atualmente na educação em nível superior e 1/7 a mais do que é investido em educação a nível médio.

Onde o problema remanesce eu não sei, não tenho como justificar se é um problema jurídico-legal, governamental ou até social. O que é visível, é que tem muito preso pra pouco presídio, e a Administração (Estado) não está sabendo administrar sabiamente. É o mesmo problema como a saúde e educação. Verba o Estado possui, apenas acho que são super mal administradas. Uma solução que é estudada por muitos operadores do Direito é a privatização dos estabelecimentos prisionais. Enquanto isso não acontece, Juízes togados, Promotores de Justiça e Defensores buscam soluções paliativas, como medidas de penas alternativas, dentre elas, o monitoramento eletrônico (as famosas tornozeleiras que vemos em muitos filmes americanos), penas alternativas como prisão domiciliar em certos casos, liberdade condicional (esta no caso é um direito do preso, prevista na LEP - Lei de Execução Penal). Claro que tudo isso não resolve, apenas dá uma ajudinha, daquele jeitinho brasileiro.

Não estou dizendo, de maneira alguma, que devemos sair "soltando" os apenados, isso não seria solução, seria pernicioso.

Por fim, respondendo a pergunta: Os presídios Brasileiros têm boa estrutura? Absoluta e definitivamente não.
Um adendo: Aqui no presídio da minha cidade, a cela do "seguro" como eles chamam (tal cela serve para abrigar presos preventivos e os presos que têm problema com outros presos, estão prometidos de morte, etc. e tal) abriga 19 pessoas, sendo que apenas foi projetada para abrigar 4 presos. Como eles dormem? Se revezam. Como eles comem? Se revezam. Como eles vão ao banheiro? Se revezam. Tem cara que até no banheiro tem que dormir pois não há espaço físico para todos.

Fonte dos dados: http://www.susepe.rs.gov.br/conteudo.php?cod_menu=7
Fui embora morar com budistas, beijos!

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3370 vezes

Re: Presídios Brasileiros

Mensagem por Barbano » 18 Mar 2013, 10:44

Nada como a opinião de quem entende...

Só fica a pergunta: como pode ser tão alto o custo por preso para o Estado se as condições são péssimas? Alguém tá metendo a mão na grana...

Avatar do usuário
IHH!!!
Membro
Membro
Mensagens: 2518
Registrado em: 25 Abr 2011, 14:44
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: CORINTHIANS
Curtiu: 6 vezes
Curtiram: 17 vezes

Re: Presídios Brasileiros

Mensagem por IHH!!! » 18 Mar 2013, 11:44

Todos sabem que os presidios do Brasil são uma m*** pra que um tópico sobre isso?
Imagem

Avatar do usuário
Barney Stinson
Membro
Membro
Mensagens: 911
Registrado em: 27 Dez 2012, 23:14
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: New York, NY
Curtiu: 19 vezes
Curtiram: 19 vezes

Re: Presídios Brasileiros

Mensagem por Barney Stinson » 18 Mar 2013, 14:16

IHH!!! escreveu:Todos sabem que os presidios do Brasil são uma m*** pra que um tópico sobre isso?
Da discussão nasce a luz :vamp:
Fui embora morar com budistas, beijos!

Avatar do usuário
Don CHelipe
Membro
Membro
Mensagens: 3034
Registrado em: 07 Out 2010, 21:59
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Guarulhos - SP
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 107 vezes

Re: Presídios Brasileiros

Mensagem por Don CHelipe » 18 Mar 2013, 15:42

Vão ter que construir mais celas!!! :vamp: Mas na boa, o presidiário comete o crime, vai pra um lugar de fdp que nem esse e quando sai, parece que quer voltar pra lá!!! Por mim, não faz diferença o jeito que esse bando é tratado, direitos humanos na casa do caralho... só de lembrar que lá tem um monte de arrombado que quer vida mais mansa fudendo com quem rala, nem me toca saber que tem um monte de babaca apertadinho na mesma cela...
Desde 2006 no meio CH

Avatar do usuário
Barney Stinson
Membro
Membro
Mensagens: 911
Registrado em: 27 Dez 2012, 23:14
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: New York, NY
Curtiu: 19 vezes
Curtiram: 19 vezes

Re: Presídios Brasileiros

Mensagem por Barney Stinson » 18 Mar 2013, 16:32

Don CHelipe escreveu:Vão ter que construir mais celas!!! :vamp: Mas na boa, o presidiário comete o crime, vai pra um lugar de fdp que nem esse e quando sai, parece que quer voltar pra lá!!! Por mim, não faz diferença o jeito que esse bando é tratado, direitos humanos na casa do caralho... só de lembrar que lá tem um monte de arrombado que quer vida mais mansa fudendo com quem rala, nem me toca saber que tem um monte de babaca apertadinho na mesma cela...
A realidade é que ninguém tá livre de ser preso um dia. Pode ser eu, você, algum familiar meu ou seu. E aí, você gostaria de "residir" em um presídio com essas condições? A questão dos direitos humanos é banal e tão batida que precisamos ser imparciais e partir pra uma análise crítica-multidimensional, além de tudo moral e social. Eu sei que é difícil assimilar tudo isso, mas todos nós somos seres humanos e estamos propensos a cometer algum erro que pode levar à cadeia, essa é a realidade. Ninguém é cidadão exemplar nesse mundo, nem o papa!

Além disso nem preciso mencionar os preceitos constitucionais de igualdade e dignidade da pessoa humana, que servem para TODOS, isso é imperioso, serve para todos. Atualmente vivemos em um país com muitas falhas, mas também com uma lei maior que todos são obrigados a seguir, pois, caso as quebre, você pode até estar entre os 18 naquela celinha que apenas cabem 4 pessoas.

O comportamento do ser humano é extremamente imprevisível, e isso parte da sociologia e psicologia básica. Por isso, precisamos de leis para regrar e punir certas condutas, como da mesma forma precisamos de leis para manter o equilíbrio de igualdade entre os membros da sociedade!

Tá, mas e tudo isso funciona? Na prática não! Tem gente que é presa por furtar um saco de pão pra alimentar a família pois não tem dinheiro pra comprar e acaba morrendo de fome se não o fizer. Isso é justo? Obviamente não! Da mesma forma que não é justo um psicopata matar de forma horrenda uma pessoa por pura "diversão" ou "ciúmes" (como aconteceu nos casos Mércia Nakashima, Isabella Nardoni ou dois dos piores que eu já vi quando trabalhei no fórum, um cara matou a mãe e a filha de 02 anos pra roubar o carro e o mais cruel, do namorado que deu 26 facadas e literalmente decepou o pescoço da ex porque não aceitava o término do namoro). Precisamos analisar caso a caso e não sair ligando o "fodam-se os presos".
Aí que vemos as enormes falhas do Estado como ente executivo, legislativo e judiciário. Mas a solução não é o "foda-se", pois não se trata de 8 ou 80 e sim de meios termos, cada caso é um caso!

Não estou discordando nem concordando com as tuas afirmações, aliás, respeito tua opinião, apenas estou expressando a minha opinião e te dando algo para refletir a respeito!

E IHH!!!, essa é a importância do tópico, discutir, trocar ideias, enriquecer a mente!
Fui embora morar com budistas, beijos!

Responder