Página 1 de 20

Publicidade e Propaganda

Enviado: 13 Nov 2013, 13:21
por Barney Stinson
. Regras .

!
1. Não postar imagens maiores que 1024x768 - caso a imagem ser maior que a determinada, postar em spoiler para melhor visualização do tópico.
2. Não postar mais que 3 (três) vídeos por post - caso o usuário quiser postar mais de 3 (três) vídeos por post, por gentileza, postar em spoiler para melhor visualização do tópico.
3. Notícias sempre citar a fonte das informações.
4. Postar de forma harmônica, respeitando a opinião de cada user. Baixarias e brigas não serão toleradas, podendo o usuário causador das desavenças responder pelos atos conforme as regras do Fórum Chaves.

----------------------------
Achei esse artigo muito interessante, então, começo eu:
O uso sexual da imagem da mulher na publicidade pode estar com seus dias contados
Publicado em 13 de novembro de 2013 | por Renata Arruda

No mundo da publicidade uma mulher bem produzida surte um efeito rápido e de retorno assertivo para grande parte das campanhas com cunho masculino e feminino também, porém o apelo sexual que certas campanhas impõem a imagem da mulher e ao seu corpo, aliadas a seus produtos tem sido motivo de polêmicas e até mesmo feito com que certas campanhas percam a sua credibilidade.

Arun Sharma gerente – geral da concessionária Moto Corsa de Portland, publicou uma foto em seu facebook em que uma modelo bem produzida posava sensualmente sobre uma moto Ducati vermelha, essa postagem gerou diversas críticas e Sharma resolveu fazer algo diferente. Ele contratou o mesmo fotógrafo e convidou seus funcionários para refazerem as fotos com as mesmas poses e também roupas que a modelo havia utilizado antes.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Acredito que aos olhos do ser humano, independente de opção sexual, causa ou credo, uma mulher produzida sempre será motivo para chamar a atenção, no entanto a utilização da imagem feminina como um objeto de desejo sexual, em que o corpo é o único foco e que tem apenas a finalidade de incitar o sexo e a fantasia, descaracteriza o lado humano, real e natural da mulher.

A sensualidade feminina de acordo com algumas histórias começa com a relação de Adão e Eva, mas segundo a psicanalista Dorli Kamkhagi “Com a modernidade, a mulher precisou desenvolver múltiplos papéis e, por conta disto, teve que enfrentar enormes desafios” e enfrentar esses desafios e ser bem sucedida neles só foi possível porque diferente do que alguns -podemos dizer, ingênuos- homens pensam ainda nos tempos de hoje, corpinhos e rostinhos bonitos sozinhos não conquistam o mundo, a mulher é diferente do homem e é única, sempre será sedutora pois isto faz parte da natureza feminina, porém a sua inteligência e evolução permitiu que nos tempos modernos a sedução seja apenas mais uma de suas habilidades.

Os publicitários que pensarem que esse velho truque da mulher bonita continuará surtindo efeito na venda de seus produtos podem estar com os seus dias contatos, o público de hoje quer criatividade e quanto mais à humanidade evolui acredito que mais ela sabe reconhecer que apenas um padrão de beleza não é motivo para despender mais do que 02 segundos da sua atenção.

Lembremos que além de um corpo a mulher é um ser pensante e utiliza a sua inteligência para trabalhar, realizar seus objetivos, gerar filhos (se assim desejar) e tem o potencial de conquistar nesse mundo o que quiser.
Fonte e mais fotos em: http://fashionatto.literatortura.com/20 ... -contados/

Re: Propaganda e Publicidade no Brasil e mundo

Enviado: 13 Nov 2013, 13:26
por Leandro Boutsen
Apenas uma palavra para isso tudo: Frescura

Re: Propaganda e Publicidade no Brasil e mundo

Enviado: 13 Nov 2013, 13:35
por Giovani Chambón
Sou publicitário e reafirmo: frescura!
Voltarei com mais tempo aqui e defender a minha posição!

Re: Propaganda e Publicidade no Brasil e mundo

Enviado: 13 Nov 2013, 15:01
por E.R
Sendo que as modelos que aparecem em propagandas de cervejas bebem suco de luz, água mineral e sucos Detox. Se bebessem cerveja toda semana, estariam barrigudas.

Re: Propaganda e Publicidade no Brasil e mundo

Enviado: 13 Nov 2013, 15:04
por Giovani Chambón
Mas não importa o que elas bebem, é apenas um comercial, bebe quem quer.
Ninguém te coloca uma arma na cabeça e te obriga a comprar algo. rs

Re: Propaganda e Publicidade no Brasil e mundo

Enviado: 13 Nov 2013, 15:07
por Riddle Snowcraft
Não dá pra saber se a frescura é o artigo ou as regrinhas em vermelho no topo do tpc

Mas falando sério, não vejo qual é o problema de objetizar a mulher de forma sexual nesse tipo de propaganda.

Nenhum homem nunca reclamou daquelas fotos de propaganda de cuéca.

Re: Propaganda e Publicidade no Brasil e mundo

Enviado: 13 Nov 2013, 15:15
por E.R
Tem duas propagandas de cerveja recentes bem criativas e que acho que são mais de acordo com a realidade, além de serem engraçadas :




Re: Propaganda e Publicidade no Brasil e mundo

Enviado: 13 Nov 2013, 15:42
por Giovani Chambón
Mas aí vai o critério de cada um.
Se quiser fazer usando recursos criativos como as de cima, que use.
Se quiser usar mulher, que use.
Se quiser uma forma totalmente nova, que use.
Proibir é foda.

Re: Propaganda e Publicidade no Brasil e mundo

Enviado: 14 Nov 2013, 14:36
por Giovani Chambón
Na época achei um absurdo isso:

Imagem
Foi aberto um processo administrativo contra a Brasil Kirin, antiga Schincariol, por causa de um anúncio veiculado em 2010 e 2011. Nele, o desenho de uma negra, bem sexy, está ao lado da frase: “É pelo corpo que se reconhece a verdadeira negra”. Em seguida, em letras menores: “Devassa negra encorpada. Estilo dark ale de alta fermentação. Cremosa com aroma de malte torrado”.

A multa pode chegar a 6 milhões de reais. Amaury de Oliva, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, acha que “há fortes indícios de publicidade abusiva, devido ao fato de a produção equiparar a mulher negra a um objeto de consumo, por meio da comparação entre seu corpo e a cerveja”. Também afirmou que “consultou órgãos como a Secretaria de Políticas para as Mulheres, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e o Conselho Federal de Psicologia”. A “investigação”, segundo ele, começou em 2011.

Dois anos para chegar a essa conclusão?? Se a cervejaria for condenada, ela deverá recolher a multa para o Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça. Poderá recorrer ao Judiciário para protelar o pagamento. Na maioria das vezes, o dinheiro demora até 10 anos para entrar nos cofres públicos.

Fonte: http://zip.net/bplvXV
Quer dizer, quando a cerveja faz alusão a loira, tudo bem.
A morena, tudo bem.
A ruiva, tudo bem.
Mas se usar uma negra é racismo? Ah, para com isso! Tudo é racismo agora!
E se fizerem um anúncio com todas, menos a negra, aposto que também alegariam ser racismo.
Não tem como entender.


Mas felizmente, nesse caso a justiça foi feita:

Capixabas perdem ação contra Devassa
Três capixabas processaram a cervejaria Devassa, em 2011, perderam a ação na Justiça estadual. Elas processavam a empresa por causa uma propaganda considerada discriminatória, uma vez que ilustra uma mulher negra como objeto sexual, desrespeitando dessa forma toda a população negra. Elas pediram indenização de R$ 60 mil cada uma, mas, pela sentença, terão de pagar R$ 2 mil pelos custos e despesas do processo.


Elas entraram com queixa no Procon Estadual, o que motivou o Ministério Publico a abrir um processo administrativo em 2011, que culminou na suspensão da campanha em âmbito nacional. A justificativa é de que a publicidade “é pelo corpo que se conhece a verdadeira negra” seria discriminatória e racista.Três capixabas processaram a cervejaria Devassa, em 2011, perderam a ação na Justiça estadual. Elas processavam a empresa por causa uma propaganda considerada discriminatória, uma vez que ilustra uma mulher negra como objeto sexual, desrespeitando dessa forma toda a população negra. Elas pediram indenização de R$ 60 mil cada uma, mas, pela sentença, terão de pagar R$ 2 mil pelos custos e despesas do processo.

Elas entraram com queixa no Procon Estadual, o que motivou o Ministério Publico a abrir um processo administrativo em 2011, que culminou na suspensão da campanha em âmbito nacional. A justificativa é de que a publicidade “é pelo corpo que se conhece a verdadeira negra” seria discriminatória e racista.

A princípio, as mulheres pediram para a empresa uma indenização de R$ 60 mil reais, mas o Poder Judiciário reconheceu que não houve discriminação.

Dessa forma, as capixabas foram condenadas a pagar R$2 mil reais pelos custos e despesas do processo, bem como, o pagamento de honorários para cada advogado que participou do processo, considerando o tempo da demanda, o trabalho dos advogados e a realização de audiência de instrução.

Fonte: http://zip.net/bnlt1W

Em síntese, elas quiseram "ganhar uma grana fácil" processando a cerveja.
Mas com não há crime, elas que tiveram um pequeno gasto financeiro.
Eu ri! ha ha ha

Re: Propaganda e Publicidade no Brasil e mundo

Enviado: 14 Nov 2013, 15:37
por Ramyen
Minha opinião é que não há problema algum em usar essas mulheres.Elas estão recebendo pra isso,e compra a cerveja quem quiser.Quem comprar uma cerveja só porque viu uma bonitona lá na propaganda é bem fraco.

Re: Propaganda e Publicidade no Brasil e mundo

Enviado: 14 Nov 2013, 20:27
por Igorkk33
Riddle escreveu:Não dá pra saber se a frescura é o artigo ou as regrinhas em vermelho no topo do tpc
Acho mais a segunda opção.Desnecessário isso.

Re: Propaganda e Publicidade no Brasil e mundo

Enviado: 14 Nov 2013, 21:39
por Giovani Chambón
Ah, achei até interessante.
É válido se aplicado a tópicos de 'grande circulação'
Só diminuiria a fonte um pouco.

Mas enfim, voltemos ao mundo da aritmética publicidade :D

Re: Propaganda e Publicidade no Brasil e mundo

Enviado: 26 Nov 2013, 19:52
por Barney Stinson
Uma ação publicitária pega pesado para alertar as pessoas sobre os perigos de dirigir embriagado. Anúncio faz manequim atravessar espelho falso ao som de colisão de carro.

A ação foi promovida pela Leo Burnetto em um banheiro de um pub. A Leo Burnett, é conhecida por suas “propagandas impactantes”.


Re: Propaganda e Publicidade no Brasil e mundo

Enviado: 26 Nov 2013, 19:55
por Giovani Chambón
Eu seria contra essa parada.
Se entra um cardiaco, ou sei lá o que.
Boa noite.
rs

Re: Propaganda e Publicidade no Brasil e mundo

Enviado: 26 Nov 2013, 19:58
por Barney Stinson
Giovani Chambón escreveu:Eu seria contra essa parada.
Se entra um cardiaco, ou sei lá o que.
Boa noite.
rs
Mas um cardíaco não deveria estar frequentando um pub (um local onde se ingere bebidas alcoólicas) né? Mas também concordo que é muito extremista...