Página 1 de 6

AYRTON SENNA

Enviado: 01 Mai 2009, 00:22
por CHarritO
Domingo, 1º de maio de 1994 – O fatídico dia :byecry:

Ayrton Senna estava chocado e contrariado. Os acidentes dos dias anteriores o haviam abalado profundamente. Durante o briefing de pilotos que antecede as provas, o brasileiro chorou e fez críticas severas à pista.

Mesmo assim, os cartolas da Fórmula-1 ignoraram a falta de segurança. Poderiam ter cancelado o Grande Prêmio, até mesmo em respeito a Ratzenberger, mas não o fizeram.
O Dr. Sid Watkins, médico oficial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e amigo de Senna, aconselhou-o a não correr, como relata em seu livro “Glória e tragédia na Fórmula-1: Viver nos limites”, de 1996. O médico viu a situação de abalo em que se encontrava o brasileiro, que se deparava com a morte pela primeira vez na carreira, já que o último piloto a morrer na F-1 havia sido Ricardo Paletti, em 1982, quando Senna ainda não estava na categoria.

Ayrton não aceitou o conselho e desejou, então, poder vencer para homenagear o colega falecido. Ao invés da bandeira brasileira que sempre ostentou em suas vitórias, desta vez exibiria uma bandeira da Áustria no alto do pódio.

Na largada para o Grande Prêmio, às nove horas da manhã, horário de Brasília, a Lótus de Pedro Lamy bateu na Benetton de J.J Lehto, que não havia conseguido dar partida. Um pneu voou sobre a tela de proteção ferindo quatro torcedores.

Foi o terceiro, e último, alerta.

O safety car entrou na pista, interrompendo a prova por 5 voltas. Ao contrário do que se previa, a direção da prova não mostrou a bandeira vermelha, que obrigaria um novo procedimento de largada. A prova continuou sob bandeira amarela, enquanto os fiscais limpavam os destroços dos carros de Lamy e Lehto.

Na sexta volta o pace-car entrou nos boxes e Senna abriu a sétima passagem da prova e a última de sua vitoriosa carreira. Alguns segundos depois, o brasileiro perdeu o controle do carro, chocando-se contra a curva Tamburello a mais de 300km/h. Assim, Ayrton Senna saiu da vida para entrar para a história da Fórmula 1.

Agravando ainda mais o quadro, a equipe médica demorou cerca de 1 minuto e 40 segundos para chegar e prestar os primeiros socorros a Senna. Dois minutos depois o piloto já havia sido retirado do carro e colocado no chão, sendo submetido a uma traqueostomia de emergência. O sangue na pista já indicava o pior. O helicóptero partia novamente para Maggiore, 17 minutos após a batida na traiçoeira Tamburello.

O laudo médico afirma que Senna chegou ao hospital com vida, apesar de alguns contrariarem tal afirmativa. O piloto brasileiro apresentava choque hemorrágico, várias fraturas no crânio e estava em coma profundo. Às 13h42 de Brasília foi declarada sua morte oficial, após sucessivas paradas cardíacas.

A causa do acidente ainda é desconhecida. Uma das hipóteses mais aceitas é a de que tenha quebrado a barra de direção da Williams FW16 de Senna, fazendo com que o carro não obedecesse ao seu comando. Até hoje, existem discussões e investigações a esse respeito. Entretanto, identificar culpados, apontar responsáveis, encontrar um agente causador não mudará o fato de que a Fórmula 1 perdeu um de seu mais ilustres pilotos neste fatídico final de semana.

Estiveram presentes no velório do nosso campeão mais de 200 mil pessoas. A maioria, vestida com as cores da bandeira brasileira, a fim de prestar uma última homenagem ao homem que trouxe de volta ao Brasil um patriotismo adormecido.

O tempo pode passar e tornar opacas as lembranças dos momentos protagonizados por Ayrton Senna. Suas histórias, seus grandes duelos, suas batalhas e o seu nome, entretanto, estão imortalizados na história do esporte e no coração daqueles que o admiraram.

Ayrton Senna, em vida, foi exemplo de piloto, de profissional e de pessoa. Sua morte, no entanto, também trouxe uma preciosa lição: a vida é uma dádiva valiosa, mas incomensuravelmente frágil.Tudo pode mudar em uma fração de segundo.

Nas suas 41 vitórias, nas suas 65 pole-positions, em todas as curvas e retas de seus 161 GPs disputados, uma mensagem se evidencia: “Desfrute de cada momento. Viva cada minuto com se fosse o último. Aproveite suas oportunidades. E acima de tudo, seja feliz”.

Saudades de nosso herói, Ayrton Senna “do Brasil”. :campeao: :reverencia: :reverencia: :reverencia:

Cenas inesquecíveis do ídolo:












Re: Os 15 anos sem Ayrton Senna

Enviado: 01 Mai 2009, 13:15
por R.N
Nunca poderemos esquecer dele. É o maior ídolo que esse país já teve.

Re: Os 15 anos sem Ayrton Senna

Enviado: 01 Mai 2009, 16:06
por Jader
Sem dúvidas o maior ídolo do esporte brasileiro (como aponta a pesquisa do Jornal "O Globo"), eu infelizmente não tive a oportunidade de vê-lo, já que nasci em 1991 e comecei a acompanhar a Fórmula 1 na temporada de 1998, mas por tudo que já li, os VT's que assisti e tudo mais, é impossível não se emocionar com a história dele, um vencedor nato que não merecia ter morrido daquela forma trágica.

Hoje o Sportv irá passar o "ESPECIAL - Ayrton Senna do Brasil" , às 23h30, imperdível para quem realmente é fã :)

Re: Os 15 anos sem Ayrton Senna

Enviado: 01 Mai 2009, 16:35
por Chapolin Gremista
Pra mim tanto faz, nunca gostei de Fórmula 1 mesmo.

Re: Os 15 anos sem Ayrton Senna

Enviado: 01 Mai 2009, 16:47
por Jader
Chapolin Gremista escreveu:Pra mim tanto faz, nunca gostei de Fórmula 1 mesmo.
Então porque comenta? :ponder:

Re: Os 15 anos sem Ayrton Senna

Enviado: 01 Mai 2009, 16:57
por CHarritO
Tempos aqueles que não voltam mais. :(

Eu me lembro de q no dia seguinte da triste morte de Senna teve aula e o pessoal iria a sala de aula, tinha 11 anos e estudava na 5ª série.

Quando eu entrei na sala de aula passou na TV falando da notícia da morte de Senna, quando viram a matéria metade dos alunos choraram de tristeza, um chegou até passou mal.

E de quebra puxamos o coro: Olêolêolêolááááá... Sennaaaaaaaaa, Sennaaaaaaaa...

Nunca esqueço desse dia.

:cry:

Re: Os 15 anos sem Ayrton Senna

Enviado: 01 Mai 2009, 17:10
por Antonio Felipe
Eu não lembro de quando morreu o Senna - eu tinha apenas 4 anos. Mas é muito triste para mim, que adoro Fórmula 1, ver que o Brasil perdeu esse grande homem há 15 anos atrás.

Um herói de todos os brasileiros.

Re: Os 15 anos sem Ayrton Senna

Enviado: 01 Mai 2009, 17:18
por Chapolin Gremista
Barril do Chavinho escreveu:
Chapolin Gremista escreveu:Pra mim tanto faz, nunca gostei de Fórmula 1 mesmo.
Então porque comenta? :ponder:
Pra aumentar o contador.

Re: Os 15 anos sem Ayrton Senna

Enviado: 01 Mai 2009, 17:29
por Rufino Rufião
Feliz daquele que como eu pôde acompanhar ao vivo, e em VT também, a trajetória daquele que é o melhor piloto que já vi correr, em qualquer categoria. Faz muita falta, sem dúvida nenhuma. Era um obstinado, buscava a vitória a qualquer custo, e mesmo em carros pouco competitivos como a Toleman, a Lotus e mesmo a McLaren de 91 a 93, mostrava todo o seu talento, brigando e até superando pilotos com melhores equipamentos. E dando espetáculo, tendo vencido pela primeira vez no Brasil com apenas a 5ª marcha nas voltas finais, ou em quase todas as corridas na chuva.

A morte prematura lhe tirou mais uns 3 títulos que poderiam ter sido conquistados pela Williams, que tinha o melhor carro da F1 entre 1995 e 1997 (94 acho que não dava mais, a equipe tinha problemas e a Benetton estava bem adiantada). Enfim, vontade de Deus: a pancada no muro não o matou, o problema foi a barra de suspensão que voou e o o acertou bem na cabeça.

Re: Os 15 anos sem Ayrton Senna

Enviado: 01 Mai 2009, 17:30
por Jean Bruno
Tinha 5 anos quando ele nos deixou, mas me lembro vagamente da repercussão de sua morte.

Senna era um ídolo não só no Brasil, mas em todo o mundo.

E só o fato de ele ter pegado a Cindy Crawford já merece o respeito de muita gente :D

Valeu Senna!!!!!

Re: Os 15 anos sem Ayrton Senna

Enviado: 01 Mai 2009, 23:37
por E.R
Imagem

Sem dúvida, o Senna foi meu maior ídolo no esporte.

Re: Os 15 anos sem Ayrton Senna

Enviado: 02 Mai 2009, 17:20
por Jader
Gostei do especial do Senna no SporTV, mas poderia ter sido maior... :joia:
Sensacional seria ver novamente um Senna nas pistas, quem sabe no ano que vem.

Re: Os 15 anos sem Ayrton Senna

Enviado: 02 Mai 2009, 18:00
por Scopel
Tava vendo aquele vídeo da vitória com uma marcha, emocionante... um dos grandes ídolos brasileiros.

Re: Ayrton Senna

Enviado: 11 Nov 2009, 19:57
por E.R
Vitórias inesquecíveis de Ayrton Senna na Fórmula 1 :

. GP do Japão (1988)
. GP do Brasil (1993)
. GP de Mônaco (1992)
. GP da Europa (1993)
. GP de Portugal (1985)
. GP da Austrália (1993)
. GP da Itália (1990)
. GP da Bélgica (1991)
. GP da Hungria (1991)
. GP dos Estados Unidos (1991)
. GP da Alemanha (1990)
. GP do Canadá (1990)
. GP da Espanha (1989)
. GP do México (1989)
. GP da Grã-Bretanha (1988)
. GP de Mônaco (1987)

Re: Ayrton Senna

Enviado: 11 Nov 2009, 21:26
por Leandro Boutsen
Infelizmente o Senna foi cedo demais,poderia ter bons pegas contra Schumacher,Hakkinen etc..