Deportivo Lara deu mais trabalho ao Santos ontem do que eu imaginava.
https://www.uol.com.br/esporte/colunas/ ... s-2021.htm
Nesta semana, os times brasileiros estão estreando na Libertadores 2021. Mesmo com números altos de casos do novo coronavírus, a competição seguirá obedecendo a um protocolo rígido estabelecido pela Conmebol. Para as TVs que transmitem as partidas, a continuidade do torneio é importante por questões comerciais e para que o futebol não pare.
A grande mudança nas transmissões deste ano será a entrada do SBT e da Conmebol TV desde o início da competição. Se no ano passado as duas empresas começaram a transmitir no meio da fase de grupos, este ano, os dois veículos vão escolher jogos desde o início, a depender de suas estratégias. O mesmo vale para o Fox Sports, mas de modo diferente. A Disney assumiu o canal em maio do ano passado e vai montar a programação de jogos do jeito que quiser desde o começo.
O melhor pacote ficará justamente com o Fox Sports. A emissora esportiva da Disney tem a primeira escolha de jogos na TV por assinatura e pode exibir a final com exclusividade no sistema pago. Ao todo, são dois jogos por rodada nas terças e quartas. Por esse pacote, a empresa americana paga um total de US$ 50 milhões por ano (R$ 290 milhões no câmbio atual).
Por causa dessa primeira escolha de jogos e de um pacote generoso que o Fox Sports vai exibir o confronto entre Santos e Deportivo Lara na segunda fase preliminar da Libertadores.
Para 2021, o SBT mantém o padrão que assumiu da Globo desde o ano passado. Vai transmitir um jogo por rodada nas fases de pré-Libertadores. Na fase de grupos, a TV de Silvio Santos poderá mostrar dois jogos por rodada no mesmo horário. Ou seja: o SBT precisa escolher duas partidas nas terças, às 21h30, para exibir obrigatoriamente. A emissora paulista não pode exibir duas partidas em dias e horários diferentes nesta fase.
A partir das oitavas até a final única, o SBT pode mostrar um jogo. Para exibir a competição, a emissora paga um mínimo de US$ 15 milhões (R$ 87 milhões). O valor pode subir dependendo da venda de pacote publicitário.
A Conmebol TV tem a segunda escolha de partidas na TV por assinatura. Esses jogos seriam do SporTV, mas passaram para o pay-per-view da organização depois que a Globo abriu mão do contrato em 2020.
Por fim, o Facebook segue com a exclusividade nas quintas-feiras para a competição. Por contrato, pelo menos um jogo de time brasileiro é escalado neste dia na fase de grupos. A rede social tem jogos garantidos às quintas até as quartas de finais. Para ter essa exclusividade, paga US$ 20 milhões (R$ 116 milhões).