ZAGALLO

Morre aos 92 anos o ex-técnico e ex-jogador da seleção brasileira

Futebol, Basquete, Vôlei, Tênis, Fórmula 1, UFC, NFL... Aqui é o espaço para os amantes do esporte.
Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

ZAGALLO

Mensagem por E.R » 08 Ago 2011, 05:47

Imagem

Tópico para falar de Mário Jorge Lobo Zagallo, o profissional do futebol que mais ama a seleção brasileira e que completa 80 anos de idade nesta semana.

--


O gol mais importante da carreira de Zagallo, na final da Copa do Mundo 1958, contra a Suécia.

--


. Zagallo contra a história da frase "Vocês vão ter que me engolir !".


--

Imagem
. A seleção de 1958, na minha opinião, foi a melhor seleção de todos os tempos, entre outras coisas, foi a única seleção brasileira que ganhou da França em uma Copa do Mundo. E tinha Pelé e Garrincha no auge.

--


Zagallo comemora gol da seleção brasileira com aviãozinho, para ironizar o treinador da África do Sul que tinha feito uma comemoração igual no mesmo jogo.

--


Aí sim !

--

http://globoesporte.globo.com/futebol/s ... 5-fla.html

Imagem
. "Um menino de 8 anos aos 80." Com essa frase, Mario Jorge Lobo Zagallo definiu a sua atual fase às vésperas de se tornar octogenário. Curiosamente, "Menino Zagallo" tem 13 letras. Superstição perfeita para as comemorações do Velho Lobo nesta terça-feira, dia 9. O maior defensor da "amarelinha", como costuma se referir à camisa da seleção brasileira, acabou de chegar com a alma renovada de divertida viagem com a família pelos Estados Unidos, onde matou a saudade de duas cidades que adora. Na Disney, em Orlando, os golfinhos e baleias superaram o Mickey Mouse na preferência. Mas Las Vegas deixou o tetracampeão mundial de boca aberta, especialmente a apresentação que viu do Cirque du Soleil.

- Foi o maior show que vi na minha vida. Como uma final maravilhosa de Copa do Mundo. Com o Brasil, é claro - comparou o tetracampeão mundial, que não tira o futebol da cabeça.

07/08/2011 08h00 - Atualizado em 07/08/2011 08h00

Perto dos 80, 'menino' Zagallo se diverte com Disney e Santos 4 x 5 Fla
Tetra mundial retorna de viagem aos EUA, onde se encantou por Las Vegas, e diz que futebol no clássico na Vila jamais será visto numa Copa
Por Márcio Mará
Rio de Janeiro

imprimir
"Um menino de 8 anos aos 80." Com essa frase, Mario Jorge Lobo Zagallo definiu a sua atual fase às vésperas de se tornar octogenário. Curiosamente, "Menino Zagallo" tem 13 letras. Superstição perfeita para as comemorações do Velho Lobo nesta terça-feira, dia 9. O maior defensor da "amarelinha", como costuma se referir à camisa da Seleção Brasileira, acabou de chegar com a alma renovada de divertida viagem com a família pelos Estados Unidos, onde matou a saudade de duas cidades que adora. Na Disney, em Orlando, os golfinhos e baleias superaram o Mickey Mouse na preferência. Mas Las Vegas deixou o tetracampeão mundial de boca aberta, especialmente a apresentação que viu do Cirque du Soleil.

- Foi o maior show que vi na minha vida. Como uma final maravilhosa de Copa do Mundo. Com o Brasil, é claro - comparou o tetracampeão mundial, que não tira o futebol da cabeça.

Zagallo é assim desde pequeno. Apesar de ter nascido em Maceió, sua vida foi toda no Rio de Janeiro, para onde a família se mudou quando tinha apenas oito meses de idade. A infância, na Tijuca, era recheada de grandes peladas, principalmente na Praça da Bandeira. Ali, Mario Jorge já era chamado pelo sobrenome Zagallo e temido pelos seus adversários. Jogava no Ameriquinha, que tinha duelos fantásticos com o Cruz de Malta, outro time das cercanias. Na época, era o habilidoso driblador que deixava os adversários no chão e praticamente entrava com bola e tudo. Ao contrário do que se pode pensar, vestia a camisa 10.

Foi logo para o América, onde começou a carreira em 1948. No primeiro clube de coração, do qual o pai era sócio e frequentador assíduo, já havia trocado de posição e escolhido a camisa 11. Achava que teria mais chances de um dia jogar na seleção. Veja só. A amarelinha já era sua paixão.

O menino de 18 anos e o sonho, no entanto, tiveram um encontro triste em 1950. Como soldado, na Polícia do Exército, acabou escalado como seu pelotão para trabalhar na final da Copa do Mundo entre Brasil e Uruguai. Posicionado no anel superior do Maracanã, ao lado do gol onde estava o goleiro brasileiro Barbosa, viu Gigghia sacramentar a virada por 2 a 1 que levou às lágrimas os 200 mil torcedores espremidos no Maracanã e os milhões no resto do Brasil. O sofrimento daquela derrota só fez crescer em Zagallo o sentimento cívico poucas vezes visto em um atleta. Nascia ali um dos maiores soldados dos gramados.

Do América para o Flamengo, Zagallo começou sua transformação. Na Gávea, conheceu Fleitas Solich, técnico paraguaio chamado de bruxo por causa de suas mudanças estratégicas. Foi ele, o bruxo, que convenceu o ponta-esquerda a mudar sua característica. Trocar os dribles pelo jogo coletivo. Recuar para ajudar na marcação. Nascia o Formiguinha, que foi tricampeão carioca em 1955 e ganhou logo vez na Seleção Brasileira.

Com boa "condição orgânica", como costuma dizer, foi importante na conquista da primeira Copa, em 1958. Acompanhado de Pelé e dos alvinegros Garrincha, Didi e Nillton Santos, entre outros craques, repetiu a dose em 1962.

Em 1962, já pelo Botafogo, onde também foi bicampeão carioca no meio de outros jogadores de Seleção - como Amarildo -, pendurou as chuteiras e começou a carreira de treinador. Ali, em General Severiano, o "soldado" virava "coronel". Primeiro nas categorias de base. Nos profissionais, deu outro bicampeonato ao clube, comandando a outra geração de craques como Gerson, Jairzinho, Paulo Cezar, Rogério, Sebastião Leônidas...

O Botafogo foi o pulo para a seleção brasileira. No lugar de João Saldanha, fez as mexidas na base da equipe considerada por muitos e pelo próprio Zagallo como a "melhor que o mundo pôde ver jogar". O tricampeonato em 1970 provou que ele estava certo ao juntar, do meio-campo para frente, craques típicos de um time dos sonhos: Clodoaldo, Gerson, Jairzinho, Tostão, Pelé e Rivellino, fora o reserva de luxo Paulo Cezar, o Caju, que seria titular em qualquer outro país. Atrás, um capitão genial como Carlos Alberto Torres, além de uma zaga formada pelo xerife Britto e o improvisado e bom Piazza. Os eficientes Félix, no gol, e Everaldo, na lateral esquerda, completavam a formação da grande vitória no México.

Depois, o tetra como coordenador técnico, em 1994, o vice como treinador novamente em 1998, na França, partidas, títulos memoráveis, derrotas sofridas, seja na Seleção ou nos clubes por onde passou, como Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco, mostram que Zagallo, nos quase 60 anos dedicados ao futebol, foi o grande onipresente. Em entrevista por telefone, após ter ido ver as obras do Maracanã, diz que está "ótimo" de saúde aos 80, volta a afirmar que é torcedor da "Seleção" e tem paixão dividida pelo Fla e Botafogo. Relembra grandes momentos, como as conquistas com a amarelinha e o tri rubro-negro no gol de Pet. Sobre o futebol atual, achou a Copa América nivelada por baixo, torce por final Brasil x Uruguai em 2014 e vibrou com o épico Santos 4 x 5 Fla.

- Que partida é essa? Sensacional. Foi como se tivesse visto um jogo do passado. Tinha muito espaço para jogar, como antigamente. Mas isso não vai acontecer numa Copa do Mundo - disse, em meio aos vários toques do celular, enquanto falava com o GLOBOESPORTE.COM.

Imagem


Perto dos 80, você fez uma viagem pelos Estados Unidos, foi à Disney, Las Vegas. Deu para dar boa relaxada ? Como se sente ? Um menino de 8 aos 80 ?
Exatamente isso, um menino de 8 anos aos 80. Foi maravilhoso. Sinto-me ótimo, com saúde completa. Já tinha ido outras duas vezes, mas sempre corrido. Agora, passei 15 dias, fui com a minha família. Minha mulher, filha, genro, dois netos. Brinquei com os golfinhos, as baleias, foi o que eu mais gostei da Disney. Mas não mergulhei com eles não... Ainda fiz umas compras por lá. Mas eu achei Las Vegas o ponto alto da viagem. Curti mais. É uma cidade diferente. O grande problema foi o calor. Mais de 50 graus. Um bafo enorme. O jeito era ir para os hotéis, para aproveitar o ar-condicionado. E no Hotel Inn, vi um lindo espetáculo com pessoas no palco dentro d'água, uma beleza. Foi o melhor show que vi na minha vida. Como uma final maravilhosa de Copa do Mundo. Com o Brasil, é claro.

Esse assédio que tem recebido pelos 80 anos não o incomoda ? Os telefones não param de tocar, dá para ouvir do outro lado da linha...
De forma alguma. É muito melhor ter a procura do que passar despercebido. Estou me sentindo cortejado. Sou sempre procurado. Nas ruas, me param para lembrar da frase "vocês vão ter que me engolir". Até crianças. Certamente, os pais contam, né? É muito divertido isso...

Foi o fato que mais o aborreceu na carreira ? Teve também a caricatura do Romário, a derrota em 1998... O que mais o deixou triste ?
Ah, sem dúvida, o que aconteceu com o Ronaldo antes da derrota na final da Copa de 1998 (o jogador teve uma convulsão). Não foi bom vê-lo daquela maneira. Depois, ele me pediu: "Pelo amor de Deus, não me deixe de fora." Eu achei que tinha de escalá-lo. Infelizmente, perdemos por 3 a 0. O "vocês vão ter que me engolir" eu disse como resposta aos críticos, mas a frase pegou, ficou uma coisa engraçada, virou um bordão. A caricatura do Romário eu botei na Justiça e ganhei. Tive problemas com ele em 1998. Foi a ressonância que cortou o Romário. Eu só comuniquei. Mas ele achou que fui eu. E ainda botou o Zico na história, que não tinha nada a ver. Eu não falo mais do Romário como pessoa. Como jogador, foi excepcional, e ponto.

Na sua fase de jogador, qual momento destacaria ?
A conquista da primeira Copa, em 1958. Ali, participei de uma mudança tática, com o técnico Feola, em 1958. Antes do Mundial, quando jogávamos no esquema 4-2-4, só estávamos tomando ferro. Foi quando o Feola me botou para fazer o terceiro homem, o do vaivém, que recuava para ajudar o meio-campo. O jogador de 100 metros. Deu tudo certo. Tenho que agradecer a dois técnicos por isso: o Fleitas Solich, no Flamengo, que mudou minhas características, e o Feola, que me deu a chance na Seleção. Antes disso, eu era a terceira opção para a ponta esquerda. . Na minha frente tinha o Canhoteiro, do São Paulo, e o Pepe, do Santos. Mesmo assim, eu não me entreguei, aproveitei a chance. Estreei na Seleção contra o Paraguai, e fiz dois gols. Pouco antes do começo da Copa, num treino, machuquei o dedo num chute do Bellini, tenho a marca até hoje. Eu e Pelé treinávamos no gol no dois toques. Tínhamos essas opções para um caso urgente no meio do jogo... Fiquei com o braço na tipoia. Pensei que não fosse jogar. O Ricardo Serran, jornalista de "O Globo", é que me avisou no avião que eu seria o titular. Aí, foi o que todo mundo viu depois...

E como treinador ?
O tricampeonato mundial em 1970. As mudanças que fiz no time quando assumi no lugar do João Saldanha. Mudanças técnicas e táticas. Passamos do 4-2-4 para o 4-3-3. Tirei o Rivellino e o Clodoaldo do banco. Recuei o Piazza para a quarta zaga. E o Tostão como um pivô de basquete, na frente. Fora o Carlos Alberto, um lateral que funcionava como ala. Mas o principal foi botar o Rivellino na ponta esquerda, voltando para ajudar o meio de campo. O Paulo Cezar Caju é que seria o ponta-esquerda. Foi para o banco...

Ele não ficou contrariado ?
Nada. Entendeu pefeitamente a situação. Foi tranquilo. Nunca tive qualquer problema com o PC. Depois ele entrou no time, fez um partidaço. Vou te dizer uma coisa... Ele foi o melhor ponta-esquerda que eu vi jogar. Era aquele jogador de 100 metros. Habilidoso, veloz...

E a Seleção de 70, acha que foi a melhor de todos os tempos ?
A melhor que o mundo pôde ver jogar. Em 1958 não teve televisão. As duas foram muito boas, as melhores. Todas cheias de craques. O maior jogo de Copas para mim foi Brasil 1 x 0 Inglaterra, em 1970.

Das seleções que não ganharam Mundial, quais o impressionaram ?
A Holanda de 1974, o Brasil de 1982 e de 1998. O Carrossel Holandês montado pelo Rinus Michels era cheio de gênios que não ganharam uma Copa. Perderam a final para a Alemanha, que tinha também uma boa seleção. Mas o time laranja eu chamava de "Crush" da época. Perdemos deles por 2 a 0. Mesmo assim, tivemos chances de vencer aquele jogo. Jairzinho e Paulo Cezar perderam dois gols feitos.

E o Brasil de 1982 ?
Era um grande time, mas não chegou nem em quarto lugar. Foi uma pena. Em 1998, conseguimos chegar à final, apesar dos problemas. Houve aquele imprevisto com o Romário, depois aquela semifinal com a Holanda nos pênaltis, em que eu ia de um a um para passar confiança. Mas na decisão, depois daquele problema com o Ronaldo, o time foi apático.

Arrepende-se de alguma decisão que tomou ? Em 1970, por exemplo, muitos reclamam que não foram convocados para o México Dirceu Lopes, Zé Carlos, Ademir da Guia, Eduzinho...
Não me arrependo de nada não. Os que eu tinha que tirar, eu tirei. Foram o Zé Carlos e o Dirceu Lopes, do Cruzeiro. Não tinha jeito. Eu precisava levar dois atacantes de área. Levei o Dario e o Roberto. que, inclusive, jogou a Copa. O que eu mais lamentei de não ter ido foi o Sebastião Leônidas, zagueiro do Botafogo. Estava em grande fase, e tive que cortá-lo por contusão. Talvez fosse o titular ali. Mas não dá para afirmar. Na vida, as coisas mudam de forma surpreendente.

Gostaria de escolher um jogo especial em que sua atuação no banco como treinador foi mais decisiva para uma vitória ?
Ah, teve aquele do aviãozinho, contra a África do Sul, em 1996. Um amistoso. Eles fizeram 2 a 0, e a cada gol que marcavam, o técnico deles (Cliver Barker) fazia aquela gracinha na comemoração, imitando um avião. Fiquei quieto. Afinal, não podia fazer nada... Depois, efetuei uma substituição que não me recordo direito (foi a entrada de Zé Elias no meio-campo no lugar de Jamelli) que melhorou muito o time. O Flávio Conceição diminuiu. Fiquei na minha. O Rivaldo empatou. Continuei quieto. quando o Bebeto virou o jogo, com aquele sem-pulo... Não resisti. Corri fazendo o aviãozinho também...

Nos clubes, qual foi o momento mais especial ?
O tricampeonato carioca no Flamengo, em 2001. Aquele gol do Pet, faltando dois minutos para acabar o jogo, foi demais. Uma emoção como se fosse uma Copa do Mundo. Faltavam dois minutos. O Eurico Miranda, presidente do Vasco na época, estava no fosso, fumando aquele charuto. O Joel Santana, o técnico, de um lado para o outro. A torcida do Vasco comemorava. O Flamengo vencia por 2 a 1, mas o resultado ainda era deles. Precisávamos de dois gols de diferença. Na hora daquela cobrança, segurei o meu Santo Antônio no bolso. O Pet meteu aquela bola no ângulo... Até hoje me arrepio quando revejo aquela cena.

Zagallo, afinal, qual é o seu time de coração ?
Meu time é seleção brasileira... E gosto dos dois clubes. No Flamengo eu fui tricampeão como jogador, depois como técnico. No Botafogo, fui bicampeão como jogador, depois me tornei técnico e também fui bicampeão. Tenho forte ligação com os dois clubes. E ainda tem o América, que foi o primeiro clube para o qual torci. Comecei minha vida ali. eu morava na Professor Gabizo, na Tijuca. Tinha o meu time de pelada, o Ameriquinha, muito bom por sinal. Os duelos com o Cruz de Malta... Mas minha paixão maior, sem dúvida, é a seleção brasileira.

Por falar em Seleção, o que achou da Copa América ?
Para mim, o nível técnico ficou por baixo. As equipes que tinham que chegar não chegaram, como Brasil e Argentina. O Uruguai é que soube marcar bem e fazer os gols. Foi a que fez melhor o vaivém, por isso mereceu o título.

Acha que o Uruguai surge como um dos favoritos para 2014 ?
Não acredito. Mas até gostaria. Queria ver uma final novamente entre Brasil e Uruguai no Maracanã. Torço para ver o Brasil bater o Uruguai... Estava no Maracanã em 1950... Agora, fui lá para fazer entrevistas, vi a reforma. Vai ficar ótimo.

Muito se falou sobre a partida Santos 4 x 5 Flamengo. Viu o jogo ? O que achou ?
Que partida foi essa ? Sensacional. Foi como se tivesse visto um jogo do passado. Tinha muito espaço para jogar, como antigamente. Os times marcando mal... Saíram nove gols. Mas isso não vai acontecer numa Copa do Mundo. Imagina um Brasil x Inglaterra assim ? Mas pelo visual e para o torcedor, foi muito bom. Fiquei vibrando. Torcendo para o Flamengo, lógico. Estava num jantar, o Santos fez 2 a 0. Quando cheguei em casa, o Flamengo já estava reagindo. "Caramba, que jogo é esse ?", pensei. Depois, o Santos voltou a ficar na frente, e o Flamengo virou. Ronaldinho mostrou muita evolução, Neymar estava fantástico...

Imagino que, quando viu o Maracanã em obras para 2014, veio um filme de 1950 na cabeça e os outros momentos que viveu no estádio...
Passou esse filme, sim. Em 1950, estava ali na parte superior da arquibancada, como soldado na Polícia do Exército. Foi muito duro ver aquela tristeza toda do povo com a derrota. Nunca podia imaginar que, oito anos depois, estaria no campo ajudando o Brasil a ganhar a primeira Copa na Suécia. E depois, participar de tudo que participei. Bom demais...
--

Já tive a oportunidade de falar por alguns segundos com o Zagallo pessoalmente, ele é vizinho de prédio de uma tia minha, lá na Barra da Tijuca. O cara é muito gente boa ! :joinha:
Editado pela última vez por E.R em 06 Jan 2024, 09:47, em um total de 2 vezes.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: ZAGALLO

Mensagem por Barbano » 09 Ago 2011, 11:39

NOTÍCIAS
Zagallo, 80

Zagallo completa 80 anos.

Que viva outros tantos.

Como técnico de clubes, no entanto, foi simplesmente medíocre.

E como técnico da Seleção teve a sorte de ver o time de 1970 cair em seu colo, embora Tostão, a quem respeito muito, diga que, então, ele tenha sido mais do que isso.

Já em 1974 foi “surpreendido” pela Holanda e em 1998 errou gravemente ao não ter coragem de deixar Ronaldo no banco.

E, até hoje, o “patriota” apaixonado pela amarelinha, não explicou a história dos 5oo mil dólares que recebeu dos líbios, imagine, para dar uma entrevista (relembre aqui).

Não dá para engolir.

http://blogdojuca.uol.com.br/2011/08/zagallo-80/
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Re: ZAGALLO

Mensagem por E.R » 09 Ago 2011, 12:03

O Juca Kfouri é muito rancoroso. :lingua:

O Zagallo em 1970 foi muito importante na parte como arrumou a seleção taticamente.

E em 1974, a seleção holandesa era, simplesmente, melhor. A melhor seleção de todos os tempos do futebol holandês.

Sobre o Ronaldo, o médico da seleção o liberou para jogar naquela final. A responsabilidade era do médico.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 66370
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 65 vezes
Curtiram: 518 vezes

Re: ZAGALLO

Mensagem por CHarritO » 09 Ago 2011, 15:53

Imagem

Parabéns, Velho Lobo!!! Photobucket

:reverencia:
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Avatar do usuário
Jader
Membro
Membro
Mensagens: 20675
Registrado em: 30 Jan 2009, 16:41
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Americana-SP
Curtiu: 0
Curtiram: 4 vezes

Re: ZAGALLO

Mensagem por Jader » 11 Ago 2011, 21:35

Duvido que alguem no mundo teria coragem de deixar Ronaldo, o melhor jogador do mundo, no banco, sendo que o médico havia dado o aval de que ele poderia jogar. Certeza que se ele fizesse isso as criticas seriam ainda maiores, com o mesmo Jucá falando: "Decidiu deixar Ronaldo no banco, mesmo com o aval do médico", pfff -_-
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 66370
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 65 vezes
Curtiram: 518 vezes

Re: ZAGALLO

Mensagem por CHarritO » 16 Ago 2011, 10:12

NOTÍCIAS
http://noticias.terra.com.br/brasil/not ... o+Rio.html

Imagem

O ex-técnico da Seleção Brasileira Mário Jorge Lobo Zagallo, 80 anos, foi vítima de assalto na madrugada desta terça-feira em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Civil, ele, seu filho Mário Cesar e sua mulher ficaram sob a mira de uma pistola na rua Ministro Raul Fernandes. Os assaltantes reconheceram o ex-técnico e jogador da Seleção e não o machucaram.

Conforme a polícia, a intenção dos criminosos era levar o carro de Zagallo, mas eles desistiram e roubaram um cordão de ouro e a carteira de Mário Cesar. Imagens de câmeras de vigilância serão enviadas à polícia, que tentará identificar os criminosos.
:triste:
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 66370
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 65 vezes
Curtiram: 518 vezes

Re: ZAGALLO

Mensagem por CHarritO » 06 Nov 2012, 09:38

http://globoesporte.globo.com/futebol/n ... o-rio.html

Imagem

A esposa do ex-treinador Mário Jorge Lobo Zagallo, Alcina de Castro Zagallo, morreu nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro. Casada desde 1955 com o tetracampeão, Alcina, de 80 anos, estava internada há cerca de dois meses e faleceu na Casa de Saúde São José, no Humaitá, na Zona Sul da cidade, vítima de insuficiência respiratória.

O corpo da esposa de Zagallo será enterrado nesta terça, a partir das 13h (de Brasília), no cemitério São João Batista, em Botafogo. Chamada pelo ex-treinador carinhosamente de Nina, Alcina era professora e teve quatro filhos com o Velho Lobo. Os dois se conheceram no bairro da Tijuca, onde se casaram na Igreja dos Capuchinhos.
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Mensagens: 1685
Registrado em: 27 Mar 2012, 21:48
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 44 vezes
Curtiram: 52 vezes

Re: ZAGALLO

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 07 Nov 2012, 00:52

E.R escreveu:O Juca Kfouri é muito rancoroso. :lingua:

O Zagallo em 1970 foi muito importante na parte como arrumou a seleção taticamente.
Pois é, não tem essa de "o time caiu no colo"... Zagallo mudou muito o time de João Saldanha.

Tirou um zagueiro (Djalma Dias, pai de Djalminha) e improvisou o volante Piazza do Cruzeiro na zaga, pra poder colocar como volante Clodoaldo do Santos.

A Seleção de Saldanha jogava com o ponta-esquerda Edu. Zagallo inventou de escalar o meia canhoto Rivellino como falso ponta.

O time ficou sem centroavante, pois o ataque ficava com Pelé, Tostão e Jairzinho (o único realmente atacante, ponta-direita).

Até poderia ganhar a Copa de 1970 sem tudo isso... mas Zagallo confiou em escalar os melhores ao mesmo tempo, independente de posição.

Não era treinador que gostava de "perna-de-pau de confiança", estilo Dunga e Mano Menezes.

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: ZAGALLO

Mensagem por Barbano » 07 Nov 2012, 09:21

Eu concordo com o Juca. Zagallo foi mais uma figura folclórica do que bom treinador.
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
Bugiga

Avatar do usuário
Fábio
Membro
Membro
Mensagens: 13340
Registrado em: 07 Fev 2009, 02:10
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 28 vezes
Curtiram: 107 vezes

Re: ZAGALLO

Mensagem por Fábio » 07 Nov 2012, 18:29

Força para a família do Velho Lobo.
Fabão escreveu:Eu concordo com o Juca. Zagallo foi mais uma figura folclórica do que bom treinador.
Analisa taticamente as seleções que ele treinou. Foi sim um grande técnico.

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 66370
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 65 vezes
Curtiram: 518 vezes

Re: ZAGALLO

Mensagem por CHarritO » 27 Mai 2014, 15:25

http://globoesporte.globo.com/ac/copa-d ... -copa.html

Imagem

Quatro vezes campeão mundial com a seleção brasileira, Zagallo foi internado na segunda-feira para a realização de um exame detalhado na coluna vertebral. O ex-técnico, de 82 anos, contraiu uma infecção na região que limita sua movimentação há cerca de 20 dias e precisou passar pelo procedimento na clínica Barra D'Or, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo um de seus filhos, Mario Zagallo, o tratamento prévio com antibióticos não funcionou.

- Ele não conseguia fazer os testes em casa, então teve que ser deitado na cama do hospital por ser um tratamento venal. Está sob controle, mas existem os cuidados evidentes pela idade.

Zagallo foi convidado pela CBF - que, inclusive, disponibilizou um jatinho - para assistir nos estádios a todos os jogos do Brasil durante a Copa do Mundo, que começa daqui a 16 dias. Sua presença já não está mais confirmada diante do quadro de saúde. Apenas no fim da próxima semana é que isso será avaliado. O Velho Lobo esteve na Costa do Sauípe para o sorteio dos grupos do Mundial, em 2013, e vinha participando de eventos com certa regularidade.

- Vamos confirmar mais para frente. Ele ficará internado pelo menos até o dia 2 (próxima segunda-feira) - revelou Mario Zagallo.

Jogador da Seleção nas campanhas de 1958 e 1962, Zagallo também ajudou o país a conquistar o tricampeonato em 1970 como treinador. Em 1994, foi auxiliar de Parreira na conquista do tetra. Em 1998, perdeu a primeira chance do penta ao ser derrotado na final para a França. Em 2002, comandado por Luiz Felipe Scolari, o Brasil voltou a ser campeão já sem seu talismã.
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Avatar do usuário
André-Luiz
Membro
Membro
Mensagens: 11523
Registrado em: 06 Ago 2012, 09:25
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Santos FC
Localização: Campos do Jordão - SP
Curtiu: 21 vezes
Curtiram: 37 vezes

Re: ZAGALLO

Mensagem por André-Luiz » 06 Jun 2014, 16:10

http://globoesporte.globo.com/futebol/n ... neiro.html

Imagem

''Zagallo na Copa tem 13 letras''. Este poderia ser o lema do Velho Lobo ao deixar o hospital no qual ficou internado nos últimos 12 dias por causa de uma infecção na coluna. O tetracampeão mundial recebeu alta na tarde desta sexta-feira e foi liberado pelos médicos para ir à Arena Corinthians assistir ao jogo de abertura do Mundial, na próxima quinta-feira, entre Brasil e Croácia. No entanto, foi imposta uma condição.

- Os médicos liberaram, mas somente se ele for acompanhado de um enfermeiro. Já fizemos essa solicitação à Fifa e estamos esperando. Só depende da Fifa – explicou Mário Cesar Zagallo, filho do Velho Lobo que o conduziu até em casa.

No banco do carona do carro, Zagallo falou poucas palavras, mostrou estar debilitado mas chamou a atenção pelo largo sorriso ao receber apoio das pessoas que passavam na rua. Preocupado em chegar em casa a tempo de assistir ao amistoso entre Brasil e Sérvia, ele garantiu que vai tentar estar presente à abertura da Copa do Mundo.

- Estou com vontade de ir ao jogo, vou tentar, mas ainda vamos esperar um pouco mais. Mas vão ter que me engolir – disse ele, repetindo seu bordão e abrindo um sorriso.

Zagallo foi internado no hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro, no último dia 26 por conta de uma infecção na coluna. Mesmo em casa ele seguirá sendo medicado com antibióticos e rígido acompanhamento médico.

Jogador da Seleção nas campanhas de 1958 e 1962, Zagallo também ajudou o país a conquistar o tricampeonato em 1970 como treinador. Em 1994, foi auxiliar de Parreira na conquista do tetra. Em 1998, perdeu a primeira chance do penta ao ser derrotado na final para a França. Em 2002, comandado por Luiz Felipe Scolari, o Brasil voltou a ser campeão já sem seu talismã.
ANDRÉ-LUIZ
Usuário do Fórum Chaves desde 06 de agosto de 2012.
Moderador do sub-fórum "O Meu Negócio é Futebol" desde 11 de Maio de 2013 até 03 de Novembro de 2014.
Campeão do 14° Torneio GUF - Série B [2014].
Moderador Global do FCH desde 04 de Novembro de 2014 até 04 de Maio de 2015.
Ainda não sei dizer, o que me completa
Ainda não sei por que, eu te amo a beça
Mas de uma coisa eu sei
O que me faz falta é o seu amor

Ainda não decidiu se você vai ou fica
Eu só sei te incluir de vez da minha vida
De uma coisa eu sei
O que me faz falta é o seu amor

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 66370
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 65 vezes
Curtiram: 518 vezes

Re: ZAGALLO

Mensagem por CHarritO » 20 Jul 2014, 11:14

Imagem

Nesses 100 anos de seleção brasileira, que se completam na segunda-feira, é difícil - para não dizer impossível - encontrar alguém que tenha a mesma experiência no assunto que Mário Jorge Lobo Zagallo. Em seus 82 anos de vida, o Velho Lobo acumulou quatro títulos mundiais com a amarelinha (dois como jogador, em 58 e 62; um como técnico, em 70; e outro como auxiliar, em 94) e ainda viu os dois Mundiais que o Brasil sediou como torcedor, em 1950 e 2014.

- Essa de 2014 foi um desastre. Falamos tanto no 2 a 1 (para o Uruguai em 1950) e acabamos fazendo um papelão. Essa foi pior que aquela, que ainda vencemos Suécia e Espanha por 7 a 1 e 6 a 1 (respectivamente). Não sei o que falar. Passou, passou... inacreditável - avaliou Zagallo, em longa entrevista por telefone.

Com tamanha bagagem, o Velho Lobo, que se recupera de uma infecção que o deixou internado entre o fim de maio e o início de junho, é referência quando o assunto é seleção brasileira. Por isso, o GloboEsporte.com o procurou para falar sobre o que viu ao longo dos anos, tanto dentro quanto fora da equipe.

Em 13 capítulos, seu número da sorte, Zagallo relembrou momentos históricos que viu com a Seleção, como os maiores jogadores, vitórias, conquistas, equipes, e fez um balanço também das maiores frustrações e injustiças, entre outros itens. Além disso, criticou o atual momento, se mostrou temeroso quanto ao futuro e pediu a contratação de Tite para comandar o time rumo à Copa de 2018, na Rússia.

Link completo: http://globoesporte.globo.com/futebol/s ... pelao.html
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Avatar do usuário
BrendaMarzipan
Membro
Membro
Mensagens: 8523
Registrado em: 29 Nov 2011, 10:03
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: gremio
Curtiu: 183 vezes
Curtiram: 156 vezes

Re: ZAGALLO

Mensagem por BrendaMarzipan » 26 Nov 2014, 20:37

http://sportv.globo.com/ponta-de-lanca/ ... da-tijuca/

Imagem

Nem Mário Jorge Lobo Zagallo está imune à violência no Rio de Janeiro. Na última terça-feira, dia 25 de novembro, o tetracampeão mundial foi vítima de um assalto, juntamente com o seu filho Mário César. Eles estavam a bordo de um Mercedes quando foram abordados por um motoqueiro, que bateu com a arma no vidro do carro e levou o relógio de Mário César. O roubo ocorreu por volta das 18h, na Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, bem próximo ao Condomínio Atlântico Sul, onde Zagallo mora.

- Foi um susto enorme. Meu pai ficou trêmulo, com falta de ar, a pressão dele subiu. Durou uns 10 segundos, mas o suficiente para nos deixar muito nervosos. Foi tão rápido que acho que o bandido nem reconheceu o meu pai - contou Mário César, que dirigia o veículo. Por conta de compromissos, Zagallo e o filho adiaram para esta quinta-feira pela manhã, dia 27, a ida à delegacia da Barra da Tijuca para prestar queixa.

Segundo Mário César, esse tipo de violência tem crescido ultimamente:“Vamos à delegacia para registrar o ocorrido e chamar a atenção para roubos como esse no bairro. Nos últimos dias, sem exagero, soube de dez casos parecidos na Barra, em que pessoas foram roubadas em seus carros por motoqueiros, durante o dia. No meu caso, ele estava sozinho. Sem tirar o capacete, com uma das mãos segurava a arma e com a outra, pegou o relógio”.

Avatar do usuário
Leandro Boutsen
Membro
Membro
Mensagens: 8483
Registrado em: 28 Jan 2009, 22:23
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 0
Curtiram: 135 vezes

Re: ZAGALLO

Mensagem por Leandro Boutsen » 26 Nov 2014, 20:43

Interessante que se você subir a página vai ver outro caso em que o Zagallo foi assaltado. Isso que dá sair de casa. :vamp:

Responder