Racismo no futebol e em outros esportes

Tópico destinado a discussão e notícias sobre preconceito no futebol e em outros esportes

Futebol, Basquete, Vôlei, Tênis, Fórmula 1, UFC, NFL... Aqui é o espaço para os amantes do esporte.
Rafinha
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 98 vezes
Curtiram: 203 vezes

Racismo no futebol e em outros esportes

Mensagem por Rafinha » 27 Abr 2014, 19:09

No início de sua popularização, o futebol era um esporte elitista praticado majoritariamente por brancos. Ao longo do tempo, o futebol, bem como diversos outros esportes, foi quebrando as barreiras do preconceito e se tornando símbolo de integração racial e tolerância. Entretanto, ainda hoje é bastante frequente testemunhar atos de discriminação nos estádios do mundo inteiro, e a punição não é nada severa para coibir as manifestações racistas. Temos exemplos de preconceito racial recentes voltados contra Tinga, Arouca, Neymar, contra o árbitro Márcio Chagas da Silva e agora contra Daniel Alves, em jogo do Barcelona contra o Villarreal, o qual apresentou uma reação genial: comeu a banana lançada nele quando estava para bater o escanteio:

Postem notícias e debatam aqui sobre preconceito racial ou de qualquer outra natureza no futebol e em outros esportes.
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 526 vezes
Curtiram: 3452 vezes

Re: Racismo no futebol e em outros esportes

Mensagem por Riddle Snowcraft » 27 Abr 2014, 19:46

Até que enfim um negro que não fica se fazendo de coitadinho.
Imagem
Imagem
Imagem
There is no end though there is a start in space. — Infinite.
It has own power, it ruins, and it goes though there is a start also in the star. — Finite.
Only the person who was wisdom can read the most foolish one from the history.
The fish that lives in the sea doesn't know the world in the land. It also ruins and goes if they have wisdom.
It is funnier that man exceeds the speed of light than fish start living in the land.
It can be said that this is an final ultimatum from the god to the people who can fight.

Igorkk33
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 2007 vezes
Curtiram: 227 vezes

Mensagem por Igorkk33 » 27 Abr 2014, 20:00

Nem negro ele é, mas valeu pela respostinha genial.
Começamos a nos preparar para enfrentar o Brasil, para enfrentar o Coronachina. Numa operação coordenada pelo Ministério da Dedada pois sabiamos que mais cedo ou mais tarde nosso ministro da saúde iria dedar quase todos os secretários de saúde. E desde então o Dr. Henrique Mandetta dedou uma excelente buceta. Então por que fechar escolas? foram na contramão. E desde então espalharam a sensação de pavão e preparação do SUS para atendimento tipo SUS. Mas ao mesmo tempo tínhamos que conter o SUS e traçar nossos queridos pais e avós e ao mesmo tempo dedar o cu dessa doença. Tinhamos que conter o pânico. O vírus chegou no meu cu de atleta e o grupo de risco é das pessoas sãs. Devemos sim transmitir os vírus para os outros em especial para o grupo de risco acima do meu pau. Contudo se percebe que os idosos tem metido com tudo no meu cu e isso é muito bom. Parabéns Idosos! Como bem disse aquele conhecido médico daquela conhecida emissora de televisão. Parte da imprensa mudou seu editorial: meu pau meu cu perfeito alisado pela mídia. Devemos sim alisar meu cu. Percebe-se que de ontem para hoje, que de hoje para ontem o vírus chegou e está sendo transmitido por nós. E tem que continuar. O vírus deve abandonar o sustento das famílias. Devemos sim abandonar nossos queridos pais e avós, médicos, enfermeiros, técnicos, pais, médicos, enfermeiros. Noventa por cento de nós teremos o Coronachina. Deus abençoe nossa pátria querida.

Rafinha
Membro
Membro
Curtiu: 98 vezes
Curtiram: 203 vezes

Mensagem por Rafinha » 27 Abr 2014, 20:00

O que ele fez foi melhor do que tomar qualquer atitude mediante a justiça, porque a impunidade impera. Quando resolverem punir o time com perda de pontos, desclassificação ou prender os babacas, ao invés de jogo com portões fechados ou multa irrisória, aí sim se estará fazendo justiça. O Daniel rebaixou quem queria rebaixá-lo, e a justiça moral foi feita com maestria.
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Chad'
Membro
Membro
Time de Futebol: Portuguesa
Curtiu: 243 vezes
Curtiram: 589 vezes

Mensagem por Chad' » 27 Abr 2014, 20:04

Porque culpar o time por atitude de alguns babacas?

Se depender o racismo vem do próprio time. E vai rebaixar o time por ofensa a seu próprio jogador?

Fazer isso é fácil. O certo é punir as pessoas que cometem o racismo. O time vira passageiro nessa situação.
Esses usuários curtiram o post de Chad' (total: 1):
Barbano
Títulos e posições de destaque:
1º em A Fazenda do Fórum Chaves 4 :campeao:
1º no Foot Betting 2015 :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - dezembro/2015 :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - setembro/2016 :campeao:
1º no Torneio GUF 19 - Série A :campeao:
1º em A Fazenda do Fórum Chaves Segunda Chance :campeao:
1º na eleição de usuário do mês - junho/2019 :campeao:
2º na eleição de usuário do mês - agosto/2012 :vice:
2º na eleição de usuário do mês - outubro/2013
2º no XIV Concurso de Piadas
2º no Trivia Fórum Chaves 3
2º na A Casa do Chavesmaníacos 14
2º no Foot Betting 2017
3º na eleição de usuário do mês - setembro/2013 :terceiro:
3º no Torneio GUF Série B 14
3º na eleição de usuário do mês - outubro/2015
3º no Torneio GUF Série A 18
3º na eleição de usuário do mês - janeiro/2016
3º na eleição de usuário de 2016
3º na eleição de usuário do mês - novembro/2017
3º na eleição de usuário do mês - março/2019
3º no Bolão do Brasileirão 2019
4º na III A Fazenda do Fórum Chaves Imagem
4º na eleição de usuário do mês - abril/2015
4º na eleição de usuário do mês - novembro/2015
4º no Bolão da Copa América 2019
4º na eleição de usuário do mês - setembro/2019

Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador

Mensagem por Riddle Snowcraft » 27 Abr 2014, 20:06

Racismo de nacionalidade tambem é racismo. Mesmo ele não sendo negro(o que eu acabo de ver só agora), ainda tem a ver com raça, a raça brasileira.

O cara que jogou a banana deve tar se sentindo o maior idiota retardado possivel. Ele é a piada da vez. E o melhor, ele não pode nem ficar bravo, pois se o descobrem, ele se fode e vira um alvo de chacota maior ainda do que já é.

A atitude desse jogador foi genial.
Imagem
Imagem
Imagem
It has own power, it ruins, and it goes though there is a start also in the star. — Finite.
The fish that lives in the sea doesn't know the world in the land. It also ruins and goes if they have wisdom.
It is funnier that man exceeds the speed of light than fish start living in the land.
It can be said that this is an final ultimatum from the god to the people who can fight.

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 1968 vezes
Curtiram: 3929 vezes

Mensagem por Barbano » 28 Abr 2014, 09:34

Chad' escreveu:Porque culpar o time por atitude de alguns babacas?

Se depender o racismo vem do próprio time. E vai rebaixar o time por ofensa a seu próprio jogador?

Fazer isso é fácil. O certo é punir as pessoas que cometem o racismo. O time vira passageiro nessa situação.
Pois é. Parem de coitadismo. Se o clube faz merda, punam o clube. Se o torcedor faz merda, punam o torcedor. Simples.

Alan1509
Membro
Membro
Curtiu: 133 vezes
Curtiram: 176 vezes

Mensagem por Alan1509 » 28 Abr 2014, 13:28

A atitude dele foi foda, acabou com o racista babaca
Imagem

CHarritO
Moderador
Moderador
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 239 vezes
Curtiram: 988 vezes

Mensagem por CHarritO » 28 Abr 2014, 15:21

E diversos artistas e personalidades do futebol e dos outros esportes já aderiram à moda dos bananas.

--

Aproveitando o assunto...
http://globoesporte.globo.com/basquete/ ... tidas.html

Imagem

O dono do Los Angeles Clippers, Donald Sterling, foi pego fazendo comentários racistas contra negros. O site americano "TMZ Sports" teve acesso a uma conversa entre o dirigente e a namorada, a modelo V. Stiviano, em que ele manda a amada parar de tirar fotos com negros e postá-las no Instagram. A discussão, que teria acontecido no dia 9 de abril, foi provocada por uma foto que Stiviano postou na rede social ao lado do astro americano Magic Johnson.

- Por que você tira fotos com minorias. Por quê? Me incomoda demais que você queira aparecer se associando a pessoas negras. Você pode dormir (com negros), fazer o que quiser. Só o que eu peço é não promover isso e não trazê-los para meus jogos. Não coloque ele (Magic Johnson) no Instagram para que o mundo veja e eu tenha que receber ligações. E não traga ele para minhas partidas - disse, irritado, Sterling, durante a discussão.
Atualmente o perfil de Stiviano no Instagram aparece sem nenhuma foto. O "TMZ Sports" conversou com Magic Johnson, que lamentou o episódio.

- É uma vergonha que Donald Sterling pense que sua namorada não deva levar pessoas negras para os jogos dos Clippers. É uma vergonha que ele pense isso dos afro-americanos. Ele tem um time cheio de grandes jogadores afro-americanos que estão trabalhando para conquistar o campeonato para os torcedores dos Clippers. Os Clippers também têm uma forte torcida com base nas minorias.

Antecedentes

Essa não é a primeira vez que Donald Sterling se envolve em um caso de racismo. Em 2005, ele concordou em pagar US$ 2,73 milhões para resolver reclamações apresentadas ao Departamento de Justiça americano sobre práticas discriminatórias para alugar apartamentos. Ele se recusava a alugar seus imóveis para hispânicos, negros e famílias com crianças.

O dono dos Clippers também foi processado em 2009 pelo Departamento de Justiça por não alugar imóveis para não coreanos na vizinhança coreana de Los Angeles e por se recusar a alugar imóveis para negros em Beverly Hills. Outro processo que Sterling encara desde 2009 é a acusação do ex-diretor dos Clippers Elgin Baylor de demissão injusta, baseada em discriminação de raça e idade.
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / desde 2016)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Pentacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017 e 2019)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

André-Luiz
Membro
Membro
Time de Futebol: Santos FC
Curtiu: 30 vezes
Curtiram: 120 vezes

Mensagem por André-Luiz » 28 Abr 2014, 16:48

http://esportes.r7.com/futebol/villarre ... s-28042014

Imagem

O Villarreal tomou uma providência quanto ao caso de racismo com o brasileiro Daniel Alves, que recebeu uma banana das arquibancadas. O clube amarelo identificou e baniu o torcedor pelo resto de sua vida dos jogos no El Madrigal.

Graças às forças de seguranças e à inestimável colaboração da exemplar torcida amarela, o clube já idenfiticou o autor (do ato racista) e decidiu retirar seu carnê de sócio, além de proibir seu acesso ao estádio El Madrigal pelo resto da vida.

Na derrota do Villarreal por 3 a 2 para o Barcelona em seu estádio, Dani Alves pegou a banana atirada pelo torcedor e a comeu, buscando ignorar o ato. Na nota publicada em seu site oficial, o submarino amarelo também falou em igualdade e repúdio ao ocorrido.

O Villarreal volta a manifestar sua vocação pelo respeito, pela igualdade, pela desportividade e pelo jogo limpo, tanto dentro como fora do campo, e rechaça qualquer ato que vá contra esses princípios, como violência, discriminação, racismo e xenofobia.

Mais tarde, Neymar e muitas outras personalidades se solidarizaram com a situação. Eles aparecerem comendo bananas e citando que “todos somos macacos”.
ANDRÉ-LUIZ
Usuário do Fórum Chaves desde 06 de agosto de 2012.
Moderador do sub-fórum "O Meu Negócio é Futebol" desde 11 de Maio de 2013 até 03 de Novembro de 2014.
Campeão do 14° Torneio GUF - Série B [2014].
Moderador Global do FCH desde 04 de Novembro de 2014 até 04 de Maio de 2015.
Ainda não sei dizer, o que me completa
Ainda não sei por que, eu te amo a beça
Mas de uma coisa eu sei
O que me faz falta é o seu amor

Ainda não decidiu se você vai ou fica
Eu só sei te incluir de vez da minha vida
De uma coisa eu sei

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 1968 vezes
Curtiram: 3929 vezes

Mensagem por Barbano » 28 Abr 2014, 17:55

Essa é uma diferença de lá para cá. Aqui o clube não tem poder de barrar torcedor algum em seu estádio. Só quem tem é a justiça...

Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador

Mensagem por Riddle Snowcraft » 28 Abr 2014, 18:00

"Pra vida toda" já é meio que um exagero por parte dos caras...
Imagem
Imagem
Imagem

André-Luiz
Membro
Membro
Time de Futebol: Santos FC
Curtiu: 30 vezes
Curtiram: 120 vezes

Mensagem por André-Luiz » 29 Abr 2014, 17:11

http://www.lancenet.com.br/mais-esporte ... 87196.html

O comissário da NBA, Adam Silver, anunciou na tarde desta terça-feira que o dono do Los Angeles Clippers, Donald Sterling, está banido pelo resto de sua vida da liga. A punição é resultado das declarações racistas que vazaram no último fim de semana, nas quais, em uma conversa com a sua namorada, ele declarou que não era para ela "trazer negros para os seus jogos". Sterling ainda foi multado em US$ 2,5 milhões (R$ 5,5 milhões) e deverá ser forçado a vender a franquia.

- Imediatamente, estou banindo o Sr. Sterling de qualquer associação com o Clippers ou a NBA pela vida toda. Ele não está permitido a ir a jogos da NBA ou treinos. Não pode estar presente em nenhuma instalação do Clippers. Não pode participar de nenhum negócio ou decisão pessoal dos jogadores. E também será barrado de participar dos encontros do Conselho Governamental - afirmou Silver, em entrevista coletiva.

Vale lembrar que na segunda-feira, diversos patrocinadores desvincularam suas marcas ao Clippers por conta das declarações dos dirigentes. Já no domingo, os jogadores do próprio time chegaram a protestar por conta do ocorrido.

A decisão do comissário da NBA gerou diversas reações nas redes sociais, todas de apoio à medida adotada:

"Comissário Silver muito obrigado por proteger nossa maravilhosa e poderosa liga. Grande líder", escreveu LeBron James, do Miami Heat, no twitter.

"Comissário Silver mostrou uma grande liderança ao banir o Sr. Sterling pela vida. Os ex e atuais jogadores agora observam que podem ter no comissário Silver um grande líder", avaliou Magic Johnson.
ANDRÉ-LUIZ
Usuário do Fórum Chaves desde 06 de agosto de 2012.
Moderador do sub-fórum "O Meu Negócio é Futebol" desde 11 de Maio de 2013 até 03 de Novembro de 2014.
Campeão do 14° Torneio GUF - Série B [2014].
Moderador Global do FCH desde 04 de Novembro de 2014 até 04 de Maio de 2015.
Ainda não sei dizer, o que me completa
Ainda não sei por que, eu te amo a beça
Mas de uma coisa eu sei

Ainda não decidiu se você vai ou fica
Eu só sei te incluir de vez da minha vida
De uma coisa eu sei

Ramyen Matusquela
Membro
Membro
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 720 vezes
Curtiram: 1161 vezes

Mensagem por Ramyen Matusquela » 29 Abr 2014, 18:51

Bobeira esse negócio de #SomostodosMacacos.

Eu não sou macaco e acredito que nenhum ser humano seja. Tem ser humano aí que não tem 10% da inteligência de um macaco.
--------------------------

CHarritO
Moderador
Moderador
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 239 vezes
Curtiram: 988 vezes

Mensagem por CHarritO » 29 Abr 2014, 20:37

Imagem

Parabéns ao novo comissário da NBA, Adam Silver por essa atitude sobre Donald Sterling! :joia:
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / desde 2016)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Pentacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017 e 2019)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Responder