Fórum Portal Vídeos Guia de Episódios Sobre

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]

Portal Chespirito

Criar novo tópico Responder  [ 44 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
  Exibir página para impressão

A falta que fazem os Sites CH
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 04 Nov 2012, 19:37 
Membro

Curtiu: 479 vezes
Foi curtido: 320 vezes
Programa CH: Chaves
Hoje eu estava preparando alguns conteúdos para a sessão "Acervo CH" do Vizinhança do Chaves, e comecei a notar a falta que fazem os Sites CH atualizados... por mais que alguns digam que o conteúdo dos antigos sites hoje foi suprido pelos fóruns, isso é uma meia verdade.

Realmente, os Fóruns avançaram muito em comparação há alguns anos, mas seu objetivo é ser um centro de discussões e não um centro de informações básicas. Os sites CH que ainda estão no ar estão com conteúdo muito básico e desatualizado. Os blogs, por mais que sejam bons, não são e não devem fazer o papel que os sites faziam.

Hoje em dia, para achar informações mais detalhadas sobre CH é preciso buscar nos fóruns. Quando os sites CH eram fortes, em poucos cliques tu conseguia acessar isso. Por isso que eu gostaria que os sites CH voltassem a ser atualizados, para termos um portal acessível e com bom conteúdo.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

Re: A falta que fazem os Sites CH
MensagemEnviado: 04 Nov 2012, 21:22 
Membro

Curtiu: 48 vezes
Foi curtido: 158 vezes
Programa CH: Chapolin
Também sinto falta de sites CH atualizados.

MensagemEnviado: 04 Nov 2012, 22:53 
Banido

Curtiu: 0 vez
Foi curtido: 0 vez
Time de Futebol: Flamengo
Realmente, pelo menos para mim fazem muita, mas muita falta mesmo. Esses sites foram não só o primeiro contato que tive com CH na net como também o primeiro contato que tive com a Internet, isso lá por 2003...

Pode parecer exagero, mas eles representam uma das mais felizes e saudosas fases da minha vida. Eu, ainda leigo em CH ( E em internet) vendo aquele mundo informações, de imagens, de entrevistas, de fotos.... Quantas boas recordações. Sempre que podia, ficava horas e horas vidrados na tela do computador.

Sério, sinto um vazio incomensurável com a atual situação. Os sites, se não acabaram, estão completamente entregues as moscas. Apesar de realmente ser a única explicação, essa teoria de que o crescimento dos fóruns acabou ofuscando-os os não me parece nada satisfatória.

Como já foi dito aqui, sites e fóruns são dois "veículos virtuais" completamente diferentes e poderiam muito bem coexistirem sem que um apagasse o outro.

Ah,mas que saudades do Chavesmania, do Tinha que ser o Chaves, do Turma Ch, do Vila do Chaves, do CHBR, do Turma do Chaves...

Só queria que, diferentemente do Villagrán, um dia todos eles voltassem.

Editado pela última vez por ElChanfle2 em 05 Nov 2012, 19:51, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: 04 Nov 2012, 23:56 
Membro

Curtiu: 2597 vezes
Foi curtido: 1685 vezes
Time de Futebol: Palmeiras
Concordo. Só quem gastava horas lendo Turma CH, Mundo Chavesmaníaco, Vila do Chaves, ChespiritoBR, Tienda del Chavo etc. entenderá.

Hoje em dia tento resgatar isso com o formato de blog, me empenho bastante no VdC.

Uma coisa que ajudou a reduzir a "magia" dos sites CH foi o fim dos servidores de hospedagem gratuita (leia mais: http://vizinhancadochaves.wordpress.com ... -gratuita/)

MensagemEnviado: 05 Nov 2012, 00:13 
Membro

Curtiu: 48 vezes
Foi curtido: 158 vezes
Lá por meados de 2002, eu escrevia no meu caderno informações de vários sites CH. Cheguei a imprimir páginas do Chespirito Web (isso em 2005), e formar uma pasta com elas.

Bons tempos...

MensagemEnviado: 05 Nov 2012, 00:15 
Membro

Curtiu: 2597 vezes
Foi curtido: 1685 vezes
Eu também imprimi algumas colunas quilométricas no Andy na época (internet só de final de semana e gastaria muito tempo para lê-las).

MensagemEnviado: 05 Nov 2012, 01:46 
Membro

Curtiu: 4 vezes
Foi curtido: 62 vezes
O que faz falta são os tempos.

Os tempos mudaram muito, site é coisa do passado no nosso meio. No fórum aqui tudo é instantâneo, atualizado livremente por uma série de pessoas independentes que têm contatos extras tanto dentro do SBT quanto com atores e dubladores. Não tem comparação. Vivemos num tempo de muita informação, de velocidade e site nenhum, aos moldes antigos, com um dono e uns colunistas, daria conta do recado. Muita coisa depende de debate e não funciona só com a mera informação e disponibilização de dados.

Acredito que isso seria impossível num site. Entretanto, não temos aqui tópico sobre os atores [pelo menos nunca vi], sobre as informações mais óbvias e sobre dados gerais da série. Como nunca vi usuários desavisados quanto ao nome verdadeiro do Seu Madruga, presumo que estas informações estejam sendo obtidas em algum lugar [nos sites provavelmente ou na Wikipédia]. De certo modo, podemos dizer que as funções são um pouco diferentes, pois quem busca informação básica dificilmente irá se dar bem entrando aqui.

Há a questão do limite. Depois que todas as informações básicas estão disponíveis fica difícil, considerando o acima exposto, manter os sites atrativos. A saída seriam os vídeos, e isso que me manteve preso por um tempo depois de ter decorado tudo aquilo. Soma-se a isso tudo o fim da hospedagem gratuita [que eu nem sabia] e o envelhecimento natural daquela antiga safra de criadores de site e temos o fim da era de ouro dos sites CH. O sinal óbvio do crescimento dos fóruns e de sua influência foi ver as colunas dos sites se tornarem lugar para discussão de fórum e usuários e não apenas de CH e suas nuances.

Acredito que o fórum seja a liga, é onde tudo se encontra. É nisso que eu pensava quando entrei aqui [no FUCH]: o fórum é onde os donos do sites, que eu passava os dias lendo, estão. Era o máximo.

X

MensagemEnviado: 06 Nov 2012, 01:37 
Membro

Curtiu: 2 vezes
Foi curtido: 3 vezes
O que falta é algo inovador. Infelizmente a maioria dos sites e blogs possuem o mesmo conteúdo. Do pessoal das antigas, como o Ernesto, Evandro, Andy, Mestre Maciel, Yves, Joanilson e até mesmo eu, acho que ninguém tem tempo pra cuidar de um site...

Fundador do Portal Chaves - www.portalchaves.com

MensagemEnviado: 06 Nov 2012, 20:27 
Banido

Curtiu: 0 vez
Foi curtido: 0 vez
Concordo com o que o Scopel falou. Também pensei dessa mesma maneira ao ingressar nos fóruns: Caramba, poder interagir não só com outros fãs como também com vários webmasters e colunistas que eu admirava seria o máximo! Pena que tenha me decepcionado bastante com quase todos eles.

Mas ainda assim a teoria de que os fóruns ofuscaram os sites não me parece satisfatória por N motivos: Primeiro que o FUCH existe desde 2001, e os sites começaram a se extinguir a uns, sei lá, dois ou três anos atrás. Portanto, durante muito tempo essas duas ferramentas coexistiram "em paz", sem que uma atrapalhasse o andamento da outra, até mesmo porque, repito, são duas mídias completamente diferentes.

Os sites serviam como uma espécie de biblioteca virtual, um lugar onde a galera que estava começando se especializava em CH para depois que estivesse expert no assunto viesse debater nos fóruns. Ou seja, uma coisa completava a outra, e não o contrário. Aliás, apesar de indiscutivelmente serem mais úteis aos novatos, os sites também continuariam sendo de grande valia aos veteranos, pois um universo tão rico como o de CH tem sempre uma ou outra informaçãozinha que a galera das antigas ainda não tem conhecimento.

E por serem duas ferramentas diferentes, uma não consegue substituir as funções da outra. Infelizmente, um fórum não consegue "especializar" satisfatoriamente um fã da mesma forma que um bom site faria. Lá é tudo segmentando e mais fácil de ser encontrado, enquanto aqui temos que revirar centenas de tópicos sem nem ao menos termos a certeza de que iremos encontrar o que desejamos.

Enfim, é realmente uma pena. Se já acho a extinção dos sites ruim até mesmo para a galera que sabe até a marca do alpiste que o periquito do Chespirito come, imagina então pro pessoal novo... Coitados, mais um motivo pra levarem bomba das panelinhas da vida.

MensagemEnviado: 06 Nov 2012, 20:56 
Membro

ElChanfle2 escreveu:
Concordo com o que o Scopel falou. Também pensei dessa mesma maneira ao ingressar nos fóruns: Caramba, poder interagir não só com outros fãs como também com vários webmasters e colunistas que eu admirava seria o máximo! Pena que tenha me decepcionado bastante com quase todos eles.

Mas ainda assim a teoria de que os fóruns ofuscaram os sites não me parece satisfatória por N motivos: Primeiro que o FUCH existe desde 2001, e os sites começaram a se extinguir a uns, sei lá, dois ou três anos atrás. Portanto, durante muito tempo essas duas ferramentas coexistiram "em paz", sem que uma atrapalhasse o andamento da outra, até mesmo porque, repito, são duas mídias completamente diferentes.

Os sites serviam como uma espécie de biblioteca virtual, um lugar onde a galera que estava começando se especializava em CH para depois que estivesse expert no assunto viesse debater nos fóruns. Ou seja, uma coisa completava a outra, e não o contrário. Aliás, apesar de indiscutivelmente serem mais úteis aos novatos, os sites também continuariam sendo de grande valia aos veteranos, pois um universo tão rico como o de CH tem sempre uma ou outra informaçãozinha que a galera das antigas ainda não tem conhecimento.

E por serem duas ferramentas diferentes, uma não consegue substituir as funções da outra. Infelizmente, um fórum não consegue "especializar" satisfatoriamente um fã da mesma forma que um bom site faria. Lá é tudo segmentando e mais fácil de ser encontrado, enquanto aqui temos que revirar centenas de tópicos sem nem ao menos termos a certeza de que iremos encontrar o que desejamos.

Enfim, é realmente uma pena. Se já acho a extinção dos sites ruim até mesmo para a galera que sabe até a marca do alpiste que o periquito do Chespirito come, imagina então pro pessoal novo... Coitados, mais um motivo pra levarem bomba das panelinhas da vida.

Concordo completamente contigo, ElChanfle. Fico imaginando, supondo que uma pessoa viu um vídeo no canal do Fórum e resolve se cadastrar. Porém, ela é completamente leiga em CH. Aí vai, posta um tópico e já leva pedrada. Se os sites ainda fossem ativos, esta pessoa primeiro conheceria Chespirito e só depois entraria nos Fóruns, como era antigamente.

O Fórum é um ótimo complemento para o meio, pois os webmasters tinham um "feedback" através dos comentários das atualizações. Isso se perdeu, e vemos hoje em dia um boom de sites/blogs péssimos comandados por leigos com puro CTRL + C, CTRL + V.

Digamos que os sites CH eram a escola básica e os Fóruns, a faculdade. Demorei três anos para me cadastrar aqui e no FUCH porque preferia aprofundar meus conhecimentos sobre Chespirito e sua obra. Só depois que senti firmeza é que resolvi entrar. E tem coisas que ainda não sei.

Estamos voltando à idade da pedra... <_<

Motodoido CH escreveu:
O que falta é algo inovador. Infelizmente a maioria dos sites e blogs possuem o mesmo conteúdo. Do pessoal das antigas, como o Ernesto, Evandro, Andy, Mestre Maciel, Yves, Joanilson e até mesmo eu, acho que ninguém tem tempo pra cuidar de um site...

Ainda é possível criar conteúdo de qualidade sim. Basta ver o ótimo trabalho do Victor no Vizinhança do Chaves, reinventando coisas simples (entrevistas por exemplo). O extinto Tinha que ser o Chaves tinha um conteúdo fora do comum.

MensagemEnviado: 06 Nov 2012, 23:23 
Administrador

Curtiu: 1713 vezes
Foi curtido: 3384 vezes
Time de Futebol: São Paulo
ElChanfle2 escreveu:

A princípio a principal forma de divulgação dos fóruns era os sites CH. Então era natural que o público conhecesse primeiro os sites CH para depois conhecer o fórum. Hoje em dia a maioria chega por redes sociais ou pelo Google.

O fórum tinha um papel muito mais restrito, ele servia apenas para discussões dos fãs. Papel do moderador era moderar. Hoje os tempos são outros. Os fóruns produzem conteúdo. Aqui você acha quase todos os episódios CH para download, informações diversas, e tudo com agilidade. Nos sites CH o conteúdo que os colaboradores mandavam demorava dias, até semanas para ser publicado. Hoje temos as redes sociais, o canal do fórum, os guias de episódios... enfim, depois que o pessoal pega o jeito do fórum e conhece tudo o que temos a oferecer, os sites se tornam ferramentas praticamente obsoletas. Ninguém mais vai a sites CH procurar episódios para baixar nas seções de download, a nossa Fonte dos Desejos praticamente matou isso.

Some aí a falta de renovação das equipes dos sites CH tradicionais, e o resultado está aí.

MensagemEnviado: 06 Nov 2012, 23:32 
Membro

Fabão escreveu:
ElChanfle2 escreveu:

A princípio a principal forma de divulgação dos fóruns era os sites CH. Então era natural que o público conhecesse primeiro os sites CH para depois conhecer o fórum. Hoje em dia a maioria chega por redes sociais ou pelo Google.

O fórum tinha um papel muito mais restrito, ele servia apenas para discussões dos fãs. Papel do moderador era moderar. Hoje os tempos são outros. Os fóruns produzem conteúdo. Aqui você acha quase todos os episódios CH para download, informações diversas, e tudo com agilidade. Nos sites CH o conteúdo que os colaboradores mandavam demorava dias, até semanas para ser publicado. Hoje temos as redes sociais, o canal do fórum, os guias de episódios... enfim, depois que o pessoal pega o jeito do fórum e conhece tudo o que temos a oferecer, os sites se tornam ferramentas praticamente obsoletas. Ninguém mais vai a sites CH procurar episódios para baixar nas seções de download, a nossa Fonte dos Desejos praticamente matou isso.

Some aí a falta de renovação das equipes dos sites CH tradicionais, e o resultado está aí.

O problema é que isso gera uma massa de usuários um tanto ruim, os flooders que chegam aqui todo dia. E os sites tinham as informações básicas, coisa que um fórum jamais conseguirá suprir.

MensagemEnviado: 06 Nov 2012, 23:40 
Administrador

Curtiu: 1713 vezes
Foi curtido: 3384 vezes
Time de Futebol: São Paulo
Sempre tivemos flooders. Desde os primórdios dos fóruns CH é assim.

Quanto às informações básicas, é possível sim que os fóruns supram isso. E deve acontecer num futuro próximo.

MensagemEnviado: 06 Nov 2012, 23:41 
Membro

Curtiu: 4 vezes
Foi curtido: 62 vezes
Eu me lembro que eu tinha um certo receio de entrar nos fóruns, porque não me achava um expert em CH [hoje eu sou para os meus amigos, mas aqui dentro não estou nem perto]. Entrava nos sites desde 2006, sempre vendo a propaganda do Fórum FFF lá no CHBr, porém só me cadastrei no FUCH em março 2008. Em agosto deste ano eu comecei o curso de Economia e meu foco passou a sempre a ser mais os debates do que CH.

Fabão escreveu:
Sempre tivemos flooders. Desde os primórdios dos fóruns CH é assim.

Quanto às informações básicas, é possível sim que os fóruns supram isso. E deve acontecer num futuro próximo.

Ótimo, porque eu já estou ficando enferrujado. Acreditam que nem sei a data de nascimento do Enrique Segoviano?

X

MensagemEnviado: 06 Nov 2012, 23:52 
Membro

Fórum é fórum. Site é site. São coisas distintas.

Jamais o Fórum irá ter o acesso rápido e sem complicações que tínhamos as informações mais básicas (biografia, atores, etc.) nos sites.

Scopel escreveu:
Eu me lembro que eu tinha um certo receio de entrar nos fóruns, porque não me achava um expert em CH [hoje eu sou para os meus amigos, mas aqui dentro não estou nem perto].

Comigo acontecia o mesmo.

Criar novo tópico Responder  [ 44 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]