E lá vamos nós!
Chaves
. 1972 - O mendigo / Remédio duro de engolir / A moeda perdida (El limosnero / El ropavejero / El peso perdido): Mesmo tendo somente 3 atores, até que eu curto o esquete "O mendigo", mas esta história ficou bem melhor no episódio "Pedintes em família" (1975), do Chapolin, que tem uma versão pré-histórica em 1970, que por sinal é muito boa.
Se "Remédio duro de engolir" for o primeiro episódio do Chaves, o quadro teve um bom começo. José Luis Fernández manda bem como velho do saco, mas não supera nem de longe a atuação do eterno Ramón, assim como não supera a versão de 1975.
"A moeda perdida" também é um bom episódio, mas o Quico poderia ter tido uma estreia melhor no Chaves. Acho a atuação dele fraca, como em toda a temporada de 72.
Notas: 7,5 /
8 /
7 -
Total: 7,5
--
. 1972 - Os preços do doutor / Quem canta, seus males espanca (Las tarifas del doctor / La fiesta de la buena vecindad): O esquete não chega a ser um dos melhores, mas supera a versão de 1977.
O episódio principal é show de bola! A dublagem MAGA pecou no palavrão do Seu Madruga, mas isso não tira o seu brilhantismo, ainda mais se for comparar com a da Gábia. Sobre o título, eu ainda estou com a pulga atrás da orelha...
Notas: 8,5 /
10 -
Total: 9
--
. 1972 - O piquenique voador / O boxeador / O despejo (El platillo volador / El boxeador / Los muebles de Don Ramón): "O piquenique voador" até que é legalzinho. Gosto da piada da estrela, feita por Ramón. E nesse esquete, há duas características marcantes de algumas histórias de Chespirito: temas com discos voadores e final decepcionante.
Apesar do Carlos não ter nenhuma fala no segundo esquete, gosto muito da sua atuação, principalmente quando ele morde a língua.
O fato das características dos personagens não estarem bem definidas, já é garantia de umas boas risadas no terceiro esquete. Apesar do que eu disse, sobre a atuação fraca do Carlos na temporada de 72, acho engraçado o modo do Quico agir. E, sinceramente, acho que a Dona Florinda não faz falta mesmo nessa história. Nem mesmo o Chespirito conseguiu encaixá-la bem na versão de 78, que aparece apenas para das uns tapas no Seu Madruga.

Mesmo assim, eu prefiro a segunda versão.
Notas: 8 /
8,5 /
9 -
Total: 8,5
--
. 1972 - Procurando emprego / Sujando a roupa do Quico / Os balões (Se busca secretario que hable inglês, francês y aleman / Quieren ensuciar a Quico / Los globos): O esquete inicial tem uma história boazinha. Combinou muito bem com os louquinhos, ainda mais o final. A piada do coveiro de cemitério é muito boa.
"Sujando a roupa do Quico" é ótimo! Apesar de curto e direto ao ponto, prefiro esta do que a versão de 1976, que até tem umas boas piadas, mas é bem monótono. É impossível não rir com o poema que o Senhor Barriga recita.
"Os balões" é o destaque da temporada de 1972 quando falamos de final de episódios. Ver a corda puxando o Chaves é hilário, mas é mais hilário ainda ver uma criança com pelos nas axilas.

E o Chespirito gostava mesmo das temáticas "balões" e "ajuda-se uns aos outros"....
9,5 /
8,5 -
--
. 1972 - As novas vizinhas - Parte 1 / As novas vizinhas - Parte 2 (La nueva vecina - Pt1 / La nueva vecina - Pt2): Essa versão não ganha da de 75, mas empata com a de 78. Entretanto, as atrizes convidadas são bem melhores, em todos os sentidos

, que das versões posteriores. Destaque para o final da segunda parte, onde aparecem os dedos do Seu Madruga e do Chaves pegando fogo.
8 -
Total: 8
--
. 1972 - A indigestão / O mosquito / Beijinhos - Parte 3 (La indigestión / El mosco es algo tosco / La nueva vecina - Pt3): Assim como "Os preços do doutor", essa versão ganha da de 77, com Rubén e Florinda. O curioso é que Carlos e Florinda são apenas figurantes.
Mesmo tendo passado trocentas vezes no SBT, eu não enjoo de "Corta fora essa cena", digo, de "O mosquito". Nem vou comentar dessa bizarrice que eu acabei de citar, portanto, está cortada fora.
A parte 3 das vizinhas não melhora nem piora a saga. Pelo menos o final é diferente das versões posteriores, chegando a ser melhor.
Notas: 9 /
8,5 /
8 -
--
. 1973 - Boas festas / Balões (La ventana abierta / Los globos y la tijera): Bem, o esquete de natal...

O primeiro é legal, mas acho que o Peterete poderia ter diminuído um pouco nos tapas. E falo isso sério, pois as vezes chega a ser pouquinho irritante. Até o final é com um tapa...

Mas tirando isso, é legal, mas não supera a versão de 1975.
Se o quadro teve um bom começo, a série teve um ainda melhor, graças ao episódio "Balões". A história é simples, não tem muita enrolação. Entretanto, o final é triste. Terminar o episódio daquele jeito, é a mesma coisa que não terminar. Por isso, a versão de 1975 está aí para ver o que acontece no final dessa história.

Mas isso não tira a diversão desse episódio.
8,5 -
--
. 1973 - O mordomo revoltado / Pintores amadores (El mozo revoltoso / Pintor de brocha gorda): Eu curto o esquete. Tem bons momentos e é salvo por não ter um remake na era clássica, pois tem cara mesmo de "roteiro de 1973". O final é inusitado e engraçado.
Ao contrário do Quico, o Professor Girafales estreou bem no Chaves. Estreou tão bem, que o Chespirito não quis estragar isso futuramente.

Apesar de ter apenas uma parte, consegue ser uma ótima versão. Mas ainda sim, chego a preferir a de 1976.
Notas: 9 /
9 -
--
. 1973 - Competição de números / O carrinho de sorvete / O bolo da Dona Clotilde (Competencia con los numeros / Vendiendo paletas heladas / El pastel de Doña Clotilde): A introdução é bacaninha. Chespirito a aproveitou bem em outros episódios.
O esquete dos ladrões é bom. A parte em que a Maria mama na mamadeira é hilária. Mas eu comecei a enjoar desse esquete, isso pela exibição do SBT. Entretanto, sinto falta do mesmo agora. O que eu acho estranho é que a personagem da Maria tem apenas 14 anos!

Não sei se isso é coisa da dublagem, pois eu nunca vi em espanhol.
O episódio é muito bom. Tem algumas partes diferentes da segunda versão. Assim como "O despejo" e "O dinheiro perdido", a Dona Florinda não faz diferença nenhuma aqui. Em alguns momentos, eu acho a dublagem da Dona Clotilde muito engraçada. Concluindo, essa versão empata com a de 1976.
8 /
9,5 -
--
. 1973 - O intrometido / O surto de catapora (El metichito / El sarampión): Esquete ótimo! Os atores dão um show, principalmente Maria e Florinda.

Outro também que foi salvo por não ter um remake na era clássica. Eu creio que exista uma versão pré-histórica do mesmo, época do Chespirito clássico (1970-1973).
"O surto de catapora" perde, é claro, para a sua magnífica versão de 1975. No entanto, tem ótimos momentos. Cenas que não estão presentes na segunda versão, mas que garantem umas risadas, como a do Seu Madruga caindo por causa das calças.
Notas: 9,5 /
9 -
--
Chapolin
. 1972 - Parabéns, sargento! / O julgamento / O bandido Mata Fácil (Dinamita para el sargento / El juicio / El Matafacil): Não gosto muito do primeiro esquete. Eu sei que o título "Parabéns, sargento" entrega a trama, mas eu também acho nada a ver o título "Dinamita para el sargento".
O esquete do Dr. Chapatin é bom. A atuação dos atores é muito boa para essa temporada, que ainda estavam aperfeiçoando as interpretações. E acho interessante a maneira que Chespirito criou essa história para o Chaves.
Quanto ao terceiro esquete, as tosquices dão um show à parte, tanto no efeito especial (Chapolin segurando o Mata Fácil) quanto no cenário.
Notas: 6 /
9,5 /
8,5 -
--
. 1972 - Conde Terra Nova / O vampiro (El conde Terranova / El vampiro): O primeiro marca mais pelas tosquices, mas é isso que torna os episódios mais engraçados ainda. Entretanto, não chega a ser algo extraordinário.
O segundo também não chega ser aquela coisa. É inferior à boa versão de 1978 e, provavelmente, à de 74. Eu até prefiro a versão pré-histórica (1970), com Rubén.
8 -
Total: 7,5
--
. 1972 - Arruaceiros / Jantar executivo 2 / Os prisioneiros (Los bagos del barrio / Enfermos por conveniencia / Juana Gallos): E as tosquices ainda estão presente no primeiro e no segundo, principalmente no primeiro.

Ver o Antonio Mena rindo é uma das coisas mais engraçadas do primeiro esquete.
O do Dr. Chapatin é muito bom! Os momentos mais engraçados são quando o doutor receita os remédios.
E como eu disse, o terceiro também apresenta tosquices, mas nem tanto quanto o primeiro. Florinda ainda estava com seu antigo nariz, parecendo ser a irmã do Guillermo Cárdenas.
Notas: 8,5 /
9 /
8 -
--
. 1973 - O planeta Vênus (El planeta Venus): Episódio sensacional! A dublagem é um show! Potiguara gritando "fogoooo" é muito engraçado!

Eu até gosto da atuação do Mena, mas ficaria melhor com um dos atores do elenco. Observando esse episódio, percebe-se que a produção usava cenas reais em ambos os programas em 1973. No garoto do oito é a explosão no final do episódio "Os insetos do Chaves".
Notas: 10
--
. 1973 - O cão raivoso (Los costales): Excelente episódio! Hoje, eu chego a preferir essa versão do que a de 1976, mesmo sendo demorada, e bota demorada nisso.
--
. 1973 - O debilitador potencial (El debilitador potencial): Outro excelente episódio! O que tem de excelente tem de demorado também.

Gosto da história desse episódio. Cheguei a conferir a versão de 1976, e não me agradou tanto não.