Dúvida sobre o áudio

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
JeffSantos
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 03 Jan 2018, 12:55
Programa CH: Chaves
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 1 vez

Dúvida sobre o áudio

Mensagem por JeffSantos » 23 Ago 2023, 08:02

O que eu gostaria de saber é sobre o filtro que eles puseram no áudio já faz muito tempo. Eles tiraram aquele chiado que tem no áudio original, o que é legal, mas ficou muito forte o filtro e o áudio ficou péssimo. As vozes sobem e descem e a risada de fundo some, aparece um pouquinho quando fica muito alta mas eu odeio esse filtro.

De primeiro tinha os dois no Youtube, mas depois de uns anos meio que ficou o padrão com filtro e agora já faz muitos anos que eu não ouço o áudio original. Eu achei aqui uma coleção com todos os episódio no drive mas é claro, tá com o bendito filtro. Meu pai me mandou ontem uns episódios no youtube sem o filtro e eu estava até pensando que eu estava lembrando errado mas não, é muuuuuito melhor mesmo o áudio sem o filtro.

Seria possível ainda existir um arquivo sem o filtro de todos os episódios? Alguma forma de um vizinho conseguir acesso mesmo que seja pago?
Qualquer informação eu agradeço :)

Aqui é o link que meu pai me mandou só pra ficar claro.


Avatar do usuário
Chamone
Membro
Membro
Mensagens: 198
Registrado em: 30 Set 2022, 19:09
Programa CH: Chaves
Curtiu: 23 vezes
Curtiram: 69 vezes

Dúvida sobre o áudio

Mensagem por Chamone » 23 Ago 2023, 11:52

Na volta do primeiro bloco do S2E07 A Revólver Dado Não se Olham as Balas, tem aquela cena onde os figurantes apenas passeiam pelo cenário ao som de uma música de faroeste.

No link suspeito que estava assistindo a música por algum motivo fica totalmente inaudível. Sabe-se lá porque fizeram isso. Bati com a gravação do SBT só para confirmar que não estava ficando louco.

Esses problemas são uma bola de neve que estão ameaçando a preservação dos episódios.

Cada um que cria um novo 'pacote' de episódios vai aplicando 'aperfeiçoamentos' de imagem e áudio sem qualquer critério. Primeiro são as dublagens de 1984 que estão desaparecendo, o próximo passo é a retirada de circulação das cópias mais fiéis do episódios, o que inclui as exibições do SBT.
Esses usuários curtiram o post de Chamone (total: 1):
cyberpistola

Avatar do usuário
Chavo Arachán
Moderador
Moderador
Mensagens: 8330
Registrado em: 20 Jan 2013, 19:07
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Defensor Sporting (Uruguay)
Localização: Melo, Cerro Largo, Uruguay.
Curtiu: 752 vezes
Curtiram: 635 vezes

Dúvida sobre o áudio

Mensagem por Chavo Arachán » 23 Ago 2023, 13:19

Essa coisa dos episódios com noise reduction já está presente há muitos anos nas cópias tanto dubladas como em espanhol.

Muitas vezes já reclamamos disso em vários tópicos da época (pouco se fala sobre o noise reduction no áudio original mexicano).

Só alguns episódios tem áudio limpo (maiormente os semelhantes de 2012 e alguns que já eram distribuidos sem ele).
Esses usuários curtiram o post de Chavo Arachán (total: 1):
Gabriel_Lupin
Meu nome é Chavo Arachán e estou no meio CH desde 20/01/2013. Fui Moderador do Fórum Chaves entre nov/2017 e nov/2018, entre nov/2019 e nov/2021 e atualmente desde nov/2023 até os dias presentes. Também sou editor de integrais CH, escritor amador e membro fixo do Bar do Podcast, do Igor Borges.

Vamo que vamos e tenhamos dito!!!
:feliz: :feliz: :feliz:

Avatar do usuário
BOLAÑOS ERA MAÇOM
Membro
Membro
Mensagens: 1132
Registrado em: 11 Set 2015, 22:19
Programa CH: Chespirito
Localização: Tatooine
Curtiu: 120 vezes
Curtiram: 253 vezes

Dúvida sobre o áudio

Mensagem por BOLAÑOS ERA MAÇOM » 23 Ago 2023, 13:51

Sim, faltou muito um compressor no áudio. Tentaram tirar o hiss através da equalização e exageraram muito. Sem contar no sharpen e contraste exagerado também.
Eu realmente espero que essas "remasterizações" que a Televisa andou fazendo não tenham sido diretamente nas fitas master, e que os originais ainda estejam preservados. Dava pra fazer um trabalho muito melhor se dessem o devido respeito às séries.
Se dessem as fitas master pra qualquer estúdio minimamente competente, teríamos um resultado parecido com isso:



É a mesma coisa: material gravado nos anos 70, em vídeo, Standard Definition.
A diferença é que foi feita uma remasterização realmente profissional.
Mas não adianta, nem os filmes do Chespirito que foram gravados diretamente em 35mm e poderiam ser escaneados em até 4k ganharam algum lançamento acima de 480p.
Esses usuários curtiram o post de BOLAÑOS ERA MAÇOM (total: 1):
Gabriel_Lupin
Realizações no meio CH:
nenhuma
Imagem

Avatar do usuário
Catafractário
Membro
Membro
Mensagens: 731
Registrado em: 28 Fev 2017, 02:20
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grenoble Foot 38
Localização: Selva de Concreto
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 108 vezes

Dúvida sobre o áudio

Mensagem por Catafractário » 23 Ago 2023, 14:11

Os filmes apareceram no VIX recentemente, rebosterizados no padrão de qualidade Televisa.

Avatar do usuário
BOLAÑOS ERA MAÇOM
Membro
Membro
Mensagens: 1132
Registrado em: 11 Set 2015, 22:19
Programa CH: Chespirito
Localização: Tatooine
Curtiu: 120 vezes
Curtiram: 253 vezes

Dúvida sobre o áudio

Mensagem por BOLAÑOS ERA MAÇOM » 23 Ago 2023, 15:42

Sim, não foram rescaneados. Usaram o mesmo scan 480p que usavam pra broadcast na TV lá nos anos 80 e só mexeram por cima.
Esses usuários curtiram o post de BOLAÑOS ERA MAÇOM (total: 1):
Gabriel_Lupin
Realizações no meio CH:
nenhuma
Imagem

Engenheiro Pudim
Moderador
Moderador
Mensagens: 4860
Registrado em: 29 Abr 2018, 00:32
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 343 vezes
Curtiram: 609 vezes

Dúvida sobre o áudio

Mensagem por Engenheiro Pudim » 23 Ago 2023, 16:26

Oi, Jeff! A questão das diferentes fontes está relacionada ao formato de distribuição. Desde os anos 2000, a Televisa faz a distribuição de Chaves e Chapolin (além de vários outros produtos) com esse filtro no áudio - me parece que a primeira aparição foi naquele DVD da Imagem Filmes. Então, todas as emissoras pagas receberam as cópias dessa maneira, diferentemente do SBT, que optou por renovar apenas o vídeo e usou o próprio áudio, provavelmente sabendo que era superior ao que estava voltando da distribuidora.

Sendo assim, as cópias com o áudio bom, original, você pode encontrar em gravações do SBT ou edições do pessoal mesclando imagem sem logo e este áudio. Para encontrar, ou procura muito bem ou espera os magos acervistas te mandarem aí hahahahaha.
Esses usuários curtiram o post de Engenheiro Pudim (total: 8):
E.RChavo ArachánBrunoSamppaJames RevoltiGabriel_Lupinapresentei a pistola chcyberpistolaJeffSantos

Avatar do usuário
BrunoSamppa
Membro
Membro
Mensagens: 620
Registrado em: 15 Abr 2010, 23:42
Programa CH: Chapolin
Localização: RJ
Curtiu: 252 vezes
Curtiram: 426 vezes

Dúvida sobre o áudio

Mensagem por BrunoSamppa » 23 Ago 2023, 23:54

A quantidade de asneiras que li por aqui é pra perder a fé na humanidade. Parece aquela mesa de botequim que só de orelhada dá vontade de sair do recinto e jogar uma bomba dentro.

Posso vagamente considerar que para alguns a intenção de ajudar seja genuína, por outro lado outros claramente estão evacuando pelos dedos querendo se arvorar em um conhecimento que não possui.

Tome cuidado com as "tecnicidades" que você lê por aqui, cara. Não leva pra vida, não.
Esses usuários curtiram o post de BrunoSamppa (total: 1):
Gabriel_Lupin
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Imagem

Avatar do usuário
BOLAÑOS ERA MAÇOM
Membro
Membro
Mensagens: 1132
Registrado em: 11 Set 2015, 22:19
Programa CH: Chespirito
Localização: Tatooine
Curtiu: 120 vezes
Curtiram: 253 vezes

Dúvida sobre o áudio

Mensagem por BOLAÑOS ERA MAÇOM » 24 Ago 2023, 15:57

BrunoSamppa escreveu:
23 Ago 2023, 23:54
A quantidade de asneiras que li por aqui é pra perder a fé na humanidade. Parece aquela mesa de botequim que só de orelhada dá vontade de sair do recinto e jogar uma bomba dentro.

Posso vagamente considerar que para alguns a intenção de ajudar seja genuína, por outro lado outros claramente estão evacuando pelos dedos querendo se arvorar em um conhecimento que não possui.

Tome cuidado com as "tecnicidades" que você lê por aqui, cara. Não leva pra vida, não.
Cara, se você está falando de mim, eu trabalho no audiovisual há quase uma década, já tendo inclusive trabalhado diretamente com restauração e digitalização de acervo. Se alguém falou alguma coisa errada aqui, por que você não corrige ao invés de fazer esse comentáriozinho arrogante?

Filmes gravados em 35mm (como é o caso de alguns filmes CH como El Chanfle e Charrito) podem ser scaneados em 4k sim, já que isso condiz a qualidade da digitalização, e não dos grãos do filme em si. Segundo a Kodak, o filme 35mm pode ser scaneado em ate 6.000 linhas horizontais (6k). É esse o processo padrão da indústria pra remasterizar filmes antigos para relançamentos em Blu Ray ou streaming. Você sequer sabe como funciona a digitalização de um filme?
Acontece que nunca houve uma redigitalização dos filmes CH em qualidade alta. Esses filmes sempre foram distribuídos com a mesma digitalização em Standard Definition que foi feita lá nos anos 80 pra transmissão na TV. Por isso que, até hoje, não houve nenhum lançamento dos filmes CH em qualidade superior ao 480p.
Já no caso de Chaves e Chapolin, as séries não foram gravadas em filme, mas sim em vídeo, Standard Definition, então não dá pra ter uma qualidade superior ao NTSC 480/525, já que foi o formato gravado (era o padrão SDTV no México na época). O que não significa, entretanto, que não seja possível fazer uma digitalização melhor das fitas master, preservando o máximo possível da imagem, como a que foi feita para as distribuições mais recentes da série clássica de Doctor Who, por exemplo. Para as séries CH, usam a mesma digitalização antiga há anos, só aplicando um upscale tosco por cima (estourando o contraste e fazendo um sharpen podre na imagem, e no áudio fazendo esse infame noise reduction diretamente na equalização, sem compressão alguma).

Isso é básico pra qualquer pessoa minimamente entendida da área.
Esses usuários curtiram o post de BOLAÑOS ERA MAÇOM (total: 1):
Gabriel_Lupin
Realizações no meio CH:
nenhuma
Imagem

Avatar do usuário
Gabriel_Lupin
Membro
Membro
Mensagens: 571
Registrado em: 08 Fev 2018, 00:41
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 727 vezes
Curtiram: 43 vezes

Dúvida sobre o áudio

Mensagem por Gabriel_Lupin » 25 Ago 2023, 00:27

Eita, treta de técnico de som e editor de vídeo, essa eu quero ver :asso: :rindo:
Bernkastel escreveu:wtf meu pau virou um episódio perdido
Imagem

Avatar do usuário
apresentei a pistola ch
Membro
Membro
Mensagens: 10548
Registrado em: 10 Nov 2014, 14:39
Programa CH: Chapolin
Localização: No país
Curtiu: 1166 vezes
Curtiram: 886 vezes

Dúvida sobre o áudio

Mensagem por apresentei a pistola ch » 25 Ago 2023, 07:06

@JeffSantos na página Chespirotadas no Instagram tem os links nos destaques. :joinha:
Esses usuários curtiram o post de apresentei a pistola ch (total: 1):
Gabriel_Lupin
Riddle Snowcraft escreveu:
06 Abr 2021, 10:19
Vamos evitar de ofender aquele imbecil gratuitamente.

Avatar do usuário
BrunoSamppa
Membro
Membro
Mensagens: 620
Registrado em: 15 Abr 2010, 23:42
Programa CH: Chapolin
Localização: RJ
Curtiu: 252 vezes
Curtiram: 426 vezes

Dúvida sobre o áudio

Mensagem por BrunoSamppa » 25 Ago 2023, 08:02

descarga desarranjada ch escreveu:
24 Ago 2023, 15:57
BrunoSamppa escreveu:
23 Ago 2023, 23:54
A quantidade de asneiras que li por aqui é pra perder a fé na humanidade. Parece aquela mesa de botequim que só de orelhada dá vontade de sair do recinto e jogar uma bomba dentro.

Posso vagamente considerar que para alguns a intenção de ajudar seja genuína, por outro lado outros claramente estão evacuando pelos dedos querendo se arvorar em um conhecimento que não possui.

Tome cuidado com as "tecnicidades" que você lê por aqui, cara. Não leva pra vida, não.
Cara, se você está falando de mim, eu trabalho no audiovisual há quase uma década, já tendo inclusive trabalhado diretamente com restauração e digitalização de acervo. Se alguém falou alguma coisa errada aqui, por que você não corrige ao invés de fazer esse comentáriozinho arrogante?

Filmes gravados em 35mm (como é o caso de alguns filmes CH como El Chanfle e Charrito) podem ser scaneados em 4k sim, já que isso condiz a qualidade da digitalização, e não dos grãos do filme em si. Segundo a Kodak, o filme 35mm pode ser scaneado em ate 6.000 linhas horizontais (6k). É esse o processo padrão da indústria pra remasterizar filmes antigos para relançamentos em Blu Ray ou streaming. Você sequer sabe como funciona a digitalização de um filme?
Acontece que nunca houve uma redigitalização dos filmes CH em qualidade alta. Esses filmes sempre foram distribuídos com a mesma digitalização em Standard Definition que foi feita lá nos anos 80 pra transmissão na TV. Por isso que, até hoje, não houve nenhum lançamento dos filmes CH em qualidade superior ao 480p.
Já no caso de Chaves e Chapolin, as séries não foram gravadas em filme, mas sim em vídeo, Standard Definition, então não dá pra ter uma qualidade superior ao NTSC 480/525, já que foi o formato gravado (era o padrão SDTV no México na época). O que não significa, entretanto, que não seja possível fazer uma digitalização melhor das fitas master, preservando o máximo possível da imagem, como a que foi feita para as distribuições mais recentes da série clássica de Doctor Who, por exemplo. Para as séries CH, usam a mesma digitalização antiga há anos, só aplicando um upscale tosco por cima (estourando o contraste e fazendo um sharpen podre na imagem, e no áudio fazendo esse infame noise reduction diretamente na equalização, sem compressão alguma).

Isso é básico pra qualquer pessoa minimamente entendida da área.
Em primeiro lugar, não citei nomes. Em segundo lugar, arrogante é quem se arvora de conhecimento e fala merda de consequências daninhas.

Sinceramente. Depois de mais de duas décadas nesta merda aqui, não tenho mais disposição para entrar em certas searas de discussões inócuas. Não gosto de bancar vislumbres professorais. Já que você vestiu a carapuça, vou deixar 2 centavos de esclarecimentos:

Não. Os filmes CH foram telecinados nos anos 80 provavelmente para fita magnética de 1 polegada para cópias em distribuição de home vídeo e broadcasting. Um padrão comum para a data. Esta Master não é a mesma usada para exibição nos canais pagos da Televisa e nos Streamings. Estes filmes foram escaneados e restaurados em alta definição como parte de uma campanha da Televisa/Televicine entre um grande acervo de filmes mexicanos que a empresa tem os direitos. Os filmes lançados em DVD usam a master telecinada dos anos 80 que este sim é uma porcaria.

Quanto a Audio da Protele você disse que utilizaram Equalizadores para tirar Hiss e ainda sugeriu compressão pra melhorar. Uma tremenda tolice. O Noise Reduction aplicado na Protele é vil e pela quantidade de material que tiveram que aplicar foi tudo feito de maneira automática e indiscriminada, como tudo de porco que botam a mão. Não há características de Equalização para a supressão do Hiss, mas sim de algum plug-in de 'Noise Reduction' com parâmetros agressivos similares a Noise Gate. O característica do som metálico e da eliminação de frequências e coisas de baixo volume denotam isso.
Esses usuários curtiram o post de BrunoSamppa (total: 1):
Gabriel_Lupin
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Imagem

Avatar do usuário
BOLAÑOS ERA MAÇOM
Membro
Membro
Mensagens: 1132
Registrado em: 11 Set 2015, 22:19
Programa CH: Chespirito
Localização: Tatooine
Curtiu: 120 vezes
Curtiram: 253 vezes

Dúvida sobre o áudio

Mensagem por BOLAÑOS ERA MAÇOM » 25 Ago 2023, 14:57

BrunoSamppa escreveu:
25 Ago 2023, 08:02
Não. Os filmes CH foram telecinados nos anos 80 provavelmente para fita magnética de 1 polegada para cópias em distribuição de home vídeo e broadcasting. Um padrão comum para a data.
Sim, e em SD, que era o padrão de broadcasting da época. Foi literalmente o que eu falei.
BrunoSamppa escreveu:
25 Ago 2023, 08:02
Esta Master não é a mesma usada para exibição nos canais pagos da Televisa e nos Streamings. Estes filmes foram escaneados e restaurados em alta definição como parte de uma campanha da Televisa/Televicine entre um grande acervo de filmes mexicanos que a empresa tem os direitos.
Sério? E onde tá essa versão em alta que eu nunca vi?
BrunoSamppa escreveu:
25 Ago 2023, 08:02
Os filmes lançados em DVD usam a master telecinada dos anos 80 que este sim é uma porcaria.
Bom, essa é a versão que eu conheço até então. Os lançamentos em DVD em SD. Se houve alguma outra em qualidade maior, então eu nunca vi.
Mas se isso realmente foi feito, então isso só comprova o meu ponto de que é sim possível, ué.
Agora: se for mesmo o caso, custava você dizer "bom, na verdade, alguns filmes CH foram restaurados para exibição nos canais pagos da Televisa" ao invés de fazer indiretinha sarcástica? Porque, honestamente, eu nunca vi essas restaurações aí.
BrunoSamppa escreveu:
25 Ago 2023, 08:02
Quanto a Audio da Protele você disse que utilizaram Equalizadores para tirar Hiss e ainda sugeriu compressão pra melhorar. Uma tremenda tolice. O Noise Reduction aplicado na Protele é vil e pela quantidade de material que tiveram que aplicar foi tudo feito de maneira automática e indiscriminada, como tudo de porco que botam a mão. Não há características de Equalização para a supressão do Hiss, mas sim de algum plug-in de 'Noise Reduction' com parâmetros agressivos similares a Noise Gate. O característica do som metálico e da eliminação de frequências e coisas de baixo volume denotam isso.
Bom, a impressão que me deu num primeiro momento foi de haver alguma equalização sim, tendo em vista que o som parece estar totalmente capado nas frequências próximas a do hiss. Isso não descarta a possibilidade de ser um plug-in de Noise Reduction, já que ele próprio pode se basear também em parâmetros de equalização (o que é nítido quando se compara as baixas frequências do áudio do SBT com o áudio ""restaurado"").
E um compressor nos diálogos faria muita diferença sim.
"Mas o efeito tem que ser aplicado na faixa inteira, não há faixa de M&E"
Isso não significa nada. É perfeitamente possível, hoje em dia, isolar a faixa de voz através de plug-ins baseados em inteligência artificial, tendo eu mesmo já feito isso várias vezes em materiais mal captados.
Realizações no meio CH:
nenhuma
Imagem

Polegar
Membro
Membro
Mensagens: 8827
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 728 vezes

Dúvida sobre o áudio

Mensagem por Polegar » 25 Ago 2023, 15:02

BrunoSamppa escreveu:
25 Ago 2023, 08:02
Em primeiro lugar, não citei nomes. Em segundo lugar, arrogante é quem se arvora de conhecimento e fala merda de consequências daninhas.

Sinceramente. Depois de mais de duas décadas nesta merda aqui, não tenho mais disposição para entrar em certas searas de discussões inócuas. Não gosto de bancar vislumbres professorais.
► Exibir Spoiler
Quem pegou a referência pegou.
Esses usuários curtiram o post de Polegar (total: 1):
Zé Bento

Avatar do usuário
Zé Bento
Membro
Membro
Mensagens: 1639
Registrado em: 27 Mar 2016, 10:49
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corithans
Curtiu: 91 vezes
Curtiram: 46 vezes

Dúvida sobre o áudio

Mensagem por Zé Bento » 25 Ago 2023, 16:34

Bruno "Samppa" Junqueira, então quer dizer que nesse tempo todo o Bruno Samppa era o orador de Asa Branca, tinha uma paixão pela Mocinha e no final quis se candidatar pra prefeito pela oposição depois de ter começado a escrever na Gazeta Asabranquense? Porra, Samppa, conta como era se transformar em Lobisomem.

Trancado