Iceberg do Chaveco

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
BOLAÑOS ERA MAÇOM
Membro
Membro
Mensagens: 1092
Registrado em: 11 Set 2015, 22:19
Programa CH: Chespirito
Localização: Tatooine
Curtiu: 119 vezes
Curtiram: 246 vezes

Iceberg do Chaveco

Mensagem por BOLAÑOS ERA MAÇOM » 12 Jan 2024, 15:39

O quão fundo você vai?
Imagem
Realizações no meio CH:
nenhuma
Imagem

Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23467
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 279 vezes
Curtiram: 1966 vezes

Iceberg do Chaveco

Mensagem por Homessa » 12 Jan 2024, 16:08

Vou fundo na Marujinha Prostituta.

Avatar do usuário
TheGamercrafterBR
Moderador
Moderador
Mensagens: 1458
Registrado em: 11 Fev 2020, 11:55
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Localização: Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Curtiu: 519 vezes
Curtiram: 116 vezes

Iceberg do Chaveco

Mensagem por TheGamercrafterBR » 12 Jan 2024, 16:12

BOLAÑOS ERA MAÇOM escreveu:
12 Jan 2024, 15:39
► Exibir Spoiler
Seria interessante fazer esse iceberg aqui: https://icebergcharts.com
Moderador do Fórum Chaves desde 05/11/2023

Meu canal do Youtube


Caso queiram ajudar o meu canal:


Me adicionem na Steam


Iceberg das Séries de Chespirito:


Iceberg de Dublagens Perdidas


Cidadão Gómez
Membro
Membro
Mensagens: 831
Registrado em: 29 Jun 2013, 11:15
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 11 vezes
Curtiram: 31 vezes

Iceberg do Chaveco

Mensagem por Cidadão Gómez » 12 Jan 2024, 16:27

O que falta na última camada:

- A origem do apelido Chimoltrúfia.
- A primeira aparição da Marujinha.
- Marujinha e Chimoltrúfia foram amigas de escola.
- Delegado Morales senhorio.
- A reaparição do Quase Nada.

Avatar do usuário
TheGamercrafterBR
Moderador
Moderador
Mensagens: 1458
Registrado em: 11 Fev 2020, 11:55
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Localização: Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Curtiu: 519 vezes
Curtiram: 116 vezes

Iceberg do Chaveco

Mensagem por TheGamercrafterBR » 12 Jan 2024, 17:13

Cidadão Gómez escreveu:
12 Jan 2024, 16:27
O que falta na última camada:

- A origem do apelido Chimoltrúfia.
- A primeira aparição da Marujinha.
- Marujinha e Chimoltrúfia foram amigas de escola.
- Delegado Morales senhorio.
- A reaparição do Quase Nada.
- Fechamento do Hotel do Seu Lúcio
Moderador do Fórum Chaves desde 05/11/2023

Meu canal do Youtube


Caso queiram ajudar o meu canal:


Me adicionem na Steam


Iceberg das Séries de Chespirito:


Iceberg de Dublagens Perdidas


Avatar do usuário
Dias
Membro
Membro
Mensagens: 2739
Registrado em: 30 Dez 2014, 15:39
Programa CH: Chapolin
Localização: São João de Meriti - RJ
Curtiu: 46 vezes
Curtiram: 212 vezes

Iceberg do Chaveco

Mensagem por Dias » 12 Jan 2024, 20:24

Queria muito poder ler ou ver a explicação por trás de cada um desses
Esses usuários curtiram o post de Dias (total: 1):
Fola
"Está vendo como às vezes é bom ser burro?" - Chaves

Avatar do usuário
Fola
Membro
Membro
Mensagens: 1263
Registrado em: 06 Nov 2017, 13:23
Programa CH: Chaves
Localização: Bucareste, Romênia
Curtiu: 262 vezes
Curtiram: 180 vezes

Iceberg do Chaveco

Mensagem por Fola » 12 Jan 2024, 21:19

Dias escreveu:
12 Jan 2024, 20:24
Queria muito poder ler ou ver a explicação por trás de cada um desses
Também. Deve ser muito interessante.
"Um governo que não aparece faz o povo feliz. Um governo que tudo quer determinar faz o povo infeliz." - Lao Tsé

Avatar do usuário
TheGamercrafterBR
Moderador
Moderador
Mensagens: 1458
Registrado em: 11 Fev 2020, 11:55
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Localização: Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Curtiu: 519 vezes
Curtiram: 116 vezes

Iceberg do Chaveco

Mensagem por TheGamercrafterBR » 12 Jan 2024, 22:14

Dias escreveu:
12 Jan 2024, 20:24
Queria muito poder ler ou ver a explicação por trás de cada um desses
No "IcebergCharts" tem como fazer isso
Moderador do Fórum Chaves desde 05/11/2023

Meu canal do Youtube


Caso queiram ajudar o meu canal:


Me adicionem na Steam


Iceberg das Séries de Chespirito:


Iceberg de Dublagens Perdidas


Avatar do usuário
BOLAÑOS ERA MAÇOM
Membro
Membro
Mensagens: 1092
Registrado em: 11 Set 2015, 22:19
Programa CH: Chespirito
Localização: Tatooine
Curtiu: 119 vezes
Curtiram: 246 vezes

Iceberg do Chaveco

Mensagem por BOLAÑOS ERA MAÇOM » 12 Jan 2024, 23:32

Quais pontos vcs querem explicação?
Realizações no meio CH:
nenhuma
Imagem

Avatar do usuário
TheGamercrafterBR
Moderador
Moderador
Mensagens: 1458
Registrado em: 11 Fev 2020, 11:55
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Localização: Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Curtiu: 519 vezes
Curtiram: 116 vezes

Iceberg do Chaveco

Mensagem por TheGamercrafterBR » 13 Jan 2024, 07:51

BOLAÑOS ERA MAÇOM escreveu:
12 Jan 2024, 23:32
Quais pontos vcs querem explicação?
Todos
Moderador do Fórum Chaves desde 05/11/2023

Meu canal do Youtube


Caso queiram ajudar o meu canal:


Me adicionem na Steam


Iceberg das Séries de Chespirito:


Iceberg de Dublagens Perdidas


Avatar do usuário
BOLAÑOS ERA MAÇOM
Membro
Membro
Mensagens: 1092
Registrado em: 11 Set 2015, 22:19
Programa CH: Chespirito
Localização: Tatooine
Curtiu: 119 vezes
Curtiram: 246 vezes

Iceberg do Chaveco

Mensagem por BOLAÑOS ERA MAÇOM » 15 Jan 2024, 01:31

Po, vou explicar os pontos a partir das 2 ultimas camadas então, mas se quiserem explicações de algum outro das 2 primeiras perguntem aí

CAMADA 3:
Chumpitaz: é a forma como Marcelo Gastaldi traduziu "Chompiras" na dublagem da entrevista do Chespirito pro Gugu nos anos 80
Mário Vilela no Botijão: dublagem perdida feita pro primeiro DVD de Chespirito da Amazonas Filmes em 2005
Copa de 1994: havia uma propaganda promocional feita pelo Chespirito, caractrizado como Chompiras, promovendo a Copa de 1994
Gibis: houveram gibis de Los Caquitos que foram lançados no México, tanto nos anos 70 na fase do Peterete, quanto na fase do Botijão e da Chimoltrúfia nos anos 90
Marujinha prostituta: Bolaños confirmou no seu twitter respondendo um fã (acho que em 2011) que a Marujinha era de fato uma prostituta
Nomes completos dos personagens: Chompiras se chama Aquiles Esquivel Madrazo, Botijão se chama Gordon Botija Pompa y Pompa, etc
Delegado Morales satanista: em um episódio dos anos 90, acho que o da Festa de Arromba se não me engano, a Marujinha acusa o Delegado Morales de ser um "adorador do diabo"
Ringo Starr no Hotel Boa Vista: o gringo no episódio "Poliglotas e Idiotas", interpretado por Abraham Stavans, lembra muito o Ringo Starr
Chompiras e Botijão roubaram a escola do Chaves: foi num episódio dos anos 80, que inclusive foi dublado pela Gábia e saiu em um dos boxes de DVDs
Chiquinho Brandão: foi a inspiração do Cassiano Ricardo pra fazer a voz do Chaveco, segundo ele próprio, era "o próprio Chaveco brasileiro"
Chaveco Pictures: caco do Cassiano no título do esquete "My Fair Lady" (1994)
Críticas à astrologia: vários episódios de Los Caquitos apresentam críticas à astrologia, como o ep "Qual é o seu signo?" (1990) cujo enredo satiriza várias previsões de horóscopo que, segundo o próprio Bolaños numa nota ao final do episódio, foram retiradas de horóscopos reais
Eduardo Shilinsky: ator jovem pouco conhecido que atuou em alguns poucos episódios, como "O Poliglota" (1995)
Edgar Vivar crossdresser: o personagem da Dona Eleutéria (mãe do Botijão) era basicamente o Edgar Vivar fazendo crossdressing
Lady Chimoltrufia: canal do YouTube da Florinda Meza onde ela fazia o vlog da Chimoltrufia
"Vai tomar no c* antes que eu me esqueça: caco do Cassiano no ep "Engraxate Ou Ladrão"
Jôpiras e Ximotrúfia: uma crítica ao programa foi feita no Brasil nos anos 90, na época que era exibido na CNT, e ela se referiu assim aos nomes. Joguem no Google entre aspas: "Jôpiras" e "Ximotrúfia"

CAMADA 4:
Chaveco primo do Eloy Madrazo: Eloy é o personagem que Chespirito interpreta na peça 11 y 12, que seria o primo do Chaveco
A saga do Chamois é um plágio de The Enemy Of The World: é claro que não, mas existem semelhanças bizarras no roteiro. "The Enemy Of The World" é um arco da série clássica de Doctor Who dos anos 60, em que o Doutor conhecia um bandido do México que era um sósia perfeito dele
Chaveco é o Chaves mais velho: em algum episódio (não lembro qual), o Chaveco diz ao delegado sua "backstory", de quando sua mãe cada dia buscava um menino diferente na creche e tal. O Chaves conta exatamente a mesma história no livro "O Diário do Chaves", portanto, faz sentido que os dois sejam o mesmo personagem em fases diferentes da vida.
Chimoltrúfia viúva: no vlog da Florinda caracterizada como "Lady Chimoltrufia", ela diz ter ficado viúva.
Casemiro Sempresangra: o psicólogo que cuida do Chaveco na saga "A Mão Boba" de 1991
Inconsistências na backstory do Chaveco: em diferentes fases do programa, Chaveco possuia backstorys diferentes da que ele conta ao delegado em eps dos anos 90, mas não lembro ao certo de exemplos concretos disso
Demitidos do hotel no último episódio: no último esquete do Chaveco, de 1995, nossos protagonistas são demitidos do hotel do Seu Cecílio. Pouca gente nota, mas eles são demitidos e fica por isso.
Chaveco é um homem trans: em algum episódio dos anos 90, Chaveco conta ao delegado que seus pais não sabiam se ele era menino ou menina até os seus 14 anos.
Irmã do Chaveco: é citada em alguns episódios, mas nunca apareceu (até onde eu sei)
Delegado Morales, Dona Cotinha e Seu Lúcio morreram na série: fica subentendido, se considerar que não houve nenhuma explicação do tipo "se mudou pra outra cidade" etc
Mão de macaco: em algum ep dos anos 80, não lembro qual, o Chaveco tem sua mão transplantada por uma mão de macaco
Esses usuários curtiram o post de BOLAÑOS ERA MAÇOM (total: 3):
TheGamercrafterBRMeltDownJohn Charles Fiddy
Realizações no meio CH:
nenhuma
Imagem

Avatar do usuário
Tio Trambique
Membro
Membro
Mensagens: 4846
Registrado em: 12 Abr 2018, 10:22
Programa CH: Chespirito
Localização: Mato Grosso
Curtiu: 55 vezes
Curtiram: 301 vezes

Iceberg do Chaveco

Mensagem por Tio Trambique » 15 Jan 2024, 05:22

BOLAÑOS ERA MAÇOM escreveu:
15 Jan 2024, 01:31
Chaveco é o Chaves mais velho: em algum episódio (não lembro qual), o Chaveco diz ao delegado sua "backstory", de quando sua mãe cada dia buscava um menino diferente na creche e tal. O Chaves conta exatamente a mesma história no livro "O Diário do Chaves", portanto, faz sentido que os dois sejam o mesmo personagem em fases diferentes da vida.
Ele também diz que estudou na escolinha do Professor Girafales. Tem o fato do Chaves nunca ter dito seu nome real, que poderia ser "Chompiras" mesmo.
BOLAÑOS ERA MAÇOM escreveu:
15 Jan 2024, 01:31
Delegado Morales, Dona Cotinha e Seu Lúcio morreram na série: fica subentendido, se considerar que não houve nenhuma explicação do tipo "se mudou pra outra cidade" etc
Acho que desses três, a Dona Cotinha é a mais provável de ter morrido dentro do universo CH. Foi dito que ela estava internada e que por isso a Dona Agrimaldolina estava tomando conta do seu apartamento. Depois de um tempo, ela passou a morar fixamente.

O Delegado Morales não foi citado, e quando iam para o cenário da delegacia a câmera sempre desviava da mesa dele, como se ele ainda estivesse vivo.

Avatar do usuário
Jezebel do Canto e Mello
Membro
Membro
Mensagens: 8354
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chespirito
Localização: Casa nº 21
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 492 vezes

Iceberg do Chaveco

Mensagem por Jezebel do Canto e Mello » 15 Jan 2024, 12:02

A tradução "Cente" do chaves é a original em espanhol, certo? Sempre liguei ele ao Vicente Chambóm. Não faz sentido o Chaves se tornar um ladrão vagabundo, mesmo que regenerado futuramente.
Esses usuários curtiram o post de Jezebel do Canto e Mello (total: 1):
Chipilocos
Imagem

Avatar do usuário
BOLAÑOS ERA MAÇOM
Membro
Membro
Mensagens: 1092
Registrado em: 11 Set 2015, 22:19
Programa CH: Chespirito
Localização: Tatooine
Curtiu: 119 vezes
Curtiram: 246 vezes

Iceberg do Chaveco

Mensagem por BOLAÑOS ERA MAÇOM » 15 Jan 2024, 13:06

Da mesma forma, não faz sentido o Chaves adulto deixar de ser ladrão após assistir ele mesmo na TV. Essa é a graça
Realizações no meio CH:
nenhuma
Imagem

Avatar do usuário
TheGamercrafterBR
Moderador
Moderador
Mensagens: 1458
Registrado em: 11 Fev 2020, 11:55
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Localização: Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Curtiu: 519 vezes
Curtiram: 116 vezes

Iceberg do Chaveco

Mensagem por TheGamercrafterBR » 15 Jan 2024, 13:13

BOLAÑOS ERA MAÇOM escreveu:
15 Jan 2024, 01:31
Po, vou explicar os pontos a partir das 2 ultimas camadas então, mas se quiserem explicações de algum outro das 2 primeiras perguntem aí

CAMADA 3:
Chumpitaz: é a forma como Marcelo Gastaldi traduziu "Chompiras" na dublagem da entrevista do Chespirito pro Gugu nos anos 80
Mário Vilela no Botijão: dublagem perdida feita pro primeiro DVD de Chespirito da Amazonas Filmes em 2005
Copa de 1994: havia uma propaganda promocional feita pelo Chespirito, caractrizado como Chompiras, promovendo a Copa de 1994
Gibis: houveram gibis de Los Caquitos que foram lançados no México, tanto nos anos 70 na fase do Peterete, quanto na fase do Botijão e da Chimoltrúfia nos anos 90
Marujinha prostituta: Bolaños confirmou no seu twitter respondendo um fã (acho que em 2011) que a Marujinha era de fato uma prostituta
Nomes completos dos personagens: Chompiras se chama Aquiles Esquivel Madrazo, Botijão se chama Gordon Botija Pompa y Pompa, etc
Delegado Morales satanista: em um episódio dos anos 90, acho que o da Festa de Arromba se não me engano, a Marujinha acusa o Delegado Morales de ser um "adorador do diabo"
Ringo Starr no Hotel Boa Vista: o gringo no episódio "Poliglotas e Idiotas", interpretado por Abraham Stavans, lembra muito o Ringo Starr
Chompiras e Botijão roubaram a escola do Chaves: foi num episódio dos anos 80, que inclusive foi dublado pela Gábia e saiu em um dos boxes de DVDs
Chiquinho Brandão: foi a inspiração do Cassiano Ricardo pra fazer a voz do Chaveco, segundo ele próprio, era "o próprio Chaveco brasileiro"
Chaveco Pictures: caco do Cassiano no título do esquete "My Fair Lady" (1994)
Críticas à astrologia: vários episódios de Los Caquitos apresentam críticas à astrologia, como o ep "Qual é o seu signo?" (1990) cujo enredo satiriza várias previsões de horóscopo que, segundo o próprio Bolaños numa nota ao final do episódio, foram retiradas de horóscopos reais
Eduardo Shilinsky: ator jovem pouco conhecido que atuou em alguns poucos episódios, como "O Poliglota" (1995)
Edgar Vivar crossdresser: o personagem da Dona Eleutéria (mãe do Botijão) era basicamente o Edgar Vivar fazendo crossdressing
Lady Chimoltrufia: canal do YouTube da Florinda Meza onde ela fazia o vlog da Chimoltrufia
"Vai tomar no c* antes que eu me esqueça: caco do Cassiano no ep "Engraxate Ou Ladrão"
Jôpiras e Ximotrúfia: uma crítica ao programa foi feita no Brasil nos anos 90, na época que era exibido na CNT, e ela se referiu assim aos nomes. Joguem no Google entre aspas: "Jôpiras" e "Ximotrúfia"

CAMADA 4:
Chaveco primo do Eloy Madrazo: Eloy é o personagem que Chespirito interpreta na peça 11 y 12, que seria o primo do Chaveco
A saga do Chamois é um plágio de The Enemy Of The World: é claro que não, mas existem semelhanças bizarras no roteiro. "The Enemy Of The World" é um arco da série clássica de Doctor Who dos anos 60, em que o Doutor conhecia um bandido do México que era um sósia perfeito dele
Chaveco é o Chaves mais velho: em algum episódio (não lembro qual), o Chaveco diz ao delegado sua "backstory", de quando sua mãe cada dia buscava um menino diferente na creche e tal. O Chaves conta exatamente a mesma história no livro "O Diário do Chaves", portanto, faz sentido que os dois sejam o mesmo personagem em fases diferentes da vida.
Chimoltrúfia viúva: no vlog da Florinda caracterizada como "Lady Chimoltrufia", ela diz ter ficado viúva.
Casemiro Sempresangra: o psicólogo que cuida do Chaveco na saga "A Mão Boba" de 1991
Inconsistências na backstory do Chaveco: em diferentes fases do programa, Chaveco possuia backstorys diferentes da que ele conta ao delegado em eps dos anos 90, mas não lembro ao certo de exemplos concretos disso
Demitidos do hotel no último episódio: no último esquete do Chaveco, de 1995, nossos protagonistas são demitidos do hotel do Seu Cecílio. Pouca gente nota, mas eles são demitidos e fica por isso.
Chaveco é um homem trans: em algum episódio dos anos 90, Chaveco conta ao delegado que seus pais não sabiam se ele era menino ou menina até os seus 14 anos.
Irmã do Chaveco: é citada em alguns episódios, mas nunca apareceu (até onde eu sei)
Delegado Morales, Dona Cotinha e Seu Lúcio morreram na série: fica subentendido, se considerar que não houve nenhuma explicação do tipo "se mudou pra outra cidade" etc
Mão de macaco: em algum ep dos anos 80, não lembro qual, o Chaveco tem sua mão transplantada por uma mão de macaco
Algumas informações:

Marujinha sofre de depressão: No episódio "O encontro das duas sogras Parte 1(1991)", Marujinha diz que sofre de depressão e angústia;
Passagem do tempo entre "Oras bolas, Chimoltrúfia (1990)" e "O encontro das duas sogras Parte 1(1991)": No início do episódio dá a entender que fazia vários anos que a personagem Marujinha não aparecia no hotel;
Marujinha é mais jovem que Chimoltrúfia: Em algum episódio de 1991, é citado que Marujinha nasceu em 19X8 e Chimoltrúfia em 19X6 (o X é porque as personagens não pronunciam o ano corretamente);
A idade de Marujinha: Entre 1989 e 1990 é notado que a personagem aparenta ter entre seus 25 e 30 anos, de 1991 até 1993 aparenta ter entre 40 a 45 anos e entre 1993 e 1994 aparenta ter entre 30 e 35 anos;
Chimoltrúfia e Marujinha crianças: Em uma das revistas produzidas por Chespirito e irmãos, aparece a Chimoltrúfia e Marujinha quando eram crianças;
Sargento Refúgio chorando: No episódio "Problemas do coração e muita confusão (1992)" vemos Rúben Aguirre ir as lágrimas na cena final do episódio e inclusive o próprio relata que esse foi um dos momentos mais emocionantes que ele teve na vida (inclusive se emocionando novamente).

Relato do Rúben:
► Exibir Spoiler
Esses usuários curtiram o post de TheGamercrafterBR (total: 1):
John Charles Fiddy
Moderador do Fórum Chaves desde 05/11/2023

Meu canal do Youtube


Caso queiram ajudar o meu canal:


Me adicionem na Steam


Iceberg das Séries de Chespirito:


Iceberg de Dublagens Perdidas


Responder