Roteiros CH, a última fronteira

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
Chamone
Membro
Membro
Mensagens: 177
Registrado em: 30 Set 2022, 19:09
Programa CH: Chaves
Curtiu: 22 vezes
Curtiram: 67 vezes

Roteiros CH, a última fronteira

Mensagem por Chamone » 29 Abr 2023, 18:57

Entendo que o impasse da não-exibição mundial das séries CH parte da distinção entre direitos das filmagens pertencentes à Televisa e os roteiros pertencentes ao espólio do Chespirito.

Hmm? Comecei a pensar. :headscratch:

Os episódios não existem num vácuo. É provável que legalmente a transcrição desses roteiros exista para efeitos contratuais e de copyright. A transcrição pode ser feita a partir do videoteipe, mas num cenário otimista deve existir um arquivo onde milhares de páginas de roteiros do Chespirito estejam armazenadas.

Nessas páginas existiriam transcrições completas de... episódios perdidos!

Essas são evidências mais fortes do que sinopses. Multiplique o roteiro original batido (na máquina) pelo Chespirito pelo número de atores e você tem múltiplas possíveis cópias de cada episódio em texto caso estes tenham sido preservados.

Se houvesse iniciativa do espólio de Chespirito em publicar este conteúdo ao menos este aspecto da obra seria dado como 100% preservado.

E não é uma idéia absurda. Eu considero as séries CH o "Doctor Who" das Américas em temos de episódios perdidos, e de fato os scripts dessa série foram lançadas em livro.

Fica aí a semente de uma idéia.

Avatar do usuário
Soldado
Membro
Membro
Mensagens: 396
Registrado em: 29 Jan 2017, 15:55
Programa CH: Chaves
Curtiu: 96 vezes
Curtiram: 17 vezes

Roteiros CH, a última fronteira

Mensagem por Soldado » 29 Abr 2023, 19:04

O Fernández tem alguns roteiros encadernados – o qual ele mostrou no The Noite, se eu não me engano – e possivelmente de perdidos mundiais como a primeira parte de Chimpandolfo.

Tirado Alanís
Membro
Membro
Mensagens: 8794
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 714 vezes

Roteiros CH, a última fronteira

Mensagem por Tirado Alanís » 29 Abr 2023, 23:40

Florinda também tem encadernados, inclusive com a lombada bonitinha constando série e ano, aliás cadê aquela foto da prateleira dela?

E vale lembrar que em vida, eram arquivos do próprio Chespirito. Se pá tem tudo lá. Eu bato nessa tecla há anos, e foi uma ótima oportunidade de pergunta desperdiçada no educafest.

Avatar do usuário
Cláudio
Membro
Membro
Mensagens: 1892
Registrado em: 19 Out 2009, 13:18
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Atlético - MG
Localização: Minas Gerais
Curtiu: 197 vezes
Curtiram: 199 vezes

Roteiros CH, a última fronteira

Mensagem por Cláudio » 30 Abr 2023, 00:08

Eu também acho que essa seria a melhor forma (talvez a única) de obtermos mais informações sobre os perdidos.
Tirado Alanís escreveu:
29 Abr 2023, 23:40
E vale lembrar que em vida, eram arquivos do próprio Chespirito. Se pá tem tudo lá. Eu bato nessa tecla há anos, e foi uma ótima oportunidade de pergunta desperdiçada no educafest.
Pois é, lembro de discutirmos essa possibilidade quando saiu a informação que a Florinda tinha roteiros encadernados, há alguns anos.
Eu até perguntei para a Fernanda (dona do fã clube da Florinda), quando ela a visitou no México ano passado, se sabia algo desse arquivo dos roteiros, mas ela não tinha essa informação.

Avatar do usuário
mc Jay-X
Membro
Membro
Mensagens: 1032
Registrado em: 10 Ago 2010, 20:57
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Corinthians
Localização: São Paulo
Curtiu: 235 vezes
Curtiram: 199 vezes

Roteiros CH, a última fronteira

Mensagem por mc Jay-X » 23 Mai 2023, 22:40

E pensar que teve gente que entrou DENTRO DA CASA DE CHESPIRITO, mas só pra fazer as velhas perguntas de sempre, que a gente tá cansado de ouvir.

Engenheiro Pudim
Moderador
Moderador
Mensagens: 4834
Registrado em: 29 Abr 2018, 00:32
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 337 vezes
Curtiram: 600 vezes

Roteiros CH, a última fronteira

Mensagem por Engenheiro Pudim » 23 Mai 2023, 23:27

Quando o Fernández veio ao Brasil, complementando a informação do companheiro Soldado, ele abriu uma página de roteiro no The Noite: correspondia à terceira parte de "O homem das cavernas", de 76. É no mínimo curioso pensar que, se ele tivesse aberto algumas páginas antes, talvez tivéssemos alguma informação sobre a primeira parte, ao menos um diálogo que fosse.

Então sim, ele tem o material. Basta querer disponibilizar e vasculhar, só que o problema está justamente aí: há retorno financeiro em potencial pra esse marceneiro? Digo, mercenário.

Avatar do usuário
Cláudio
Membro
Membro
Mensagens: 1892
Registrado em: 19 Out 2009, 13:18
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Atlético - MG
Localização: Minas Gerais
Curtiu: 197 vezes
Curtiram: 199 vezes

Roteiros CH, a última fronteira

Mensagem por Cláudio » 18 Set 2023, 19:59



Nesse vídeo, a partir de 9:15, o filho do Capulina afirma ainda ter todos os roteiros que Chespirito escreveu para seu pai. Rádio, TV e cinema.
Esses usuários curtiram o post de Cláudio (total: 1):
TheGamercrafterBR

Avatar do usuário
TheGamercrafterBR
Moderador
Moderador
Mensagens: 1458
Registrado em: 11 Fev 2020, 11:55
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Localização: Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Curtiu: 523 vezes
Curtiram: 116 vezes

Roteiros CH, a última fronteira

Mensagem por TheGamercrafterBR » 18 Set 2023, 21:17

Moderador do Fórum Chaves desde 05/11/2023

Meu canal do Youtube


Caso queiram ajudar o meu canal:


Me adicionem na Steam


Iceberg das Séries de Chespirito:


Iceberg de Dublagens Perdidas


Avatar do usuário
JoãoB
Membro
Membro
Mensagens: 1257
Registrado em: 12 Jul 2009, 20:30
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 215 vezes

Roteiros CH, a última fronteira

Mensagem por JoãoB » 18 Set 2023, 22:05

Nos vídeos abaixo o Murilo Bordoni, do Programa do Ratinho, diz que viu e pegou roteiros do Chaves na casa do Chespirito e que tem tudo lá:





Então há sim um arquivo com todos os roteiros lá. Seria interessante se o Fernández disponibilizasse os roteiros algum dia.
Esses usuários curtiram o post de JoãoB (total: 2):
TheGamercrafterBRCláudio

Tirado Alanís
Membro
Membro
Mensagens: 8794
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 714 vezes

Roteiros CH, a última fronteira

Mensagem por Tirado Alanís » 19 Set 2023, 02:29

Hehe, isso já era sabido e é o sonho dourado de qualquer fã... Mas ao mesmo tempo não é nada rentável pra ser vendido em massa, muito menos completo, já que é um círculo de remakes.

Pra nós, admiradores hardcore, valeria pelos perdidos. Mas na real é um material que vai mofar lá com os filhos, até ser doado pra algum lugar pelos netos/bisnetos no futuro, quando talvez nem estejamos mais aqui, ou sejamos velhos demais.

E é isso. O tempo passa, o mundo gira.

Responder