Nota Aberta de Repúdio à CDN

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Anri, Comedora de Casada
Membro
Membro
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 493 vezes
Curtiram: 3215 vezes

Mensagem por Anri, Comedora de Casada » 28 Jul 2020, 21:01

Como um fã das obras de Chespirito, que NÃO fala em nome do Fórum Chaves, eu crio esse tópico com uma nota de repúdio á esta página que nos ultimos tempos vem tentando de todas as formas prejudicar os fãs.

Quando foi anunciada a criação da página "Chaves de Novo" pelo @Gustavo Berriel no Twitter, eu criei imediatamente um tópico avisando os perigos que aquela página representava pro Meio CH.[¹] Fiz previsões erradas, admito, pois tentei imaginar coisas muito especificas que o Berriel faria. Mas seja caminho X ou caminho Y, o destino tá sendo o mesmo: A CDN está perturbando o Meio CH e prejudicando o Fórum Chaves no processo.

O Fórum é a comunidade que concentra a maior parte dos fãs informados das séries CH, os conhecimentos acerca dos episódios, quais são inéditos, quais são perdidos, suas estreias, seu elenco, o que o elenco fez ou fará, isto é primariamente gerado aqui - e isso não é usado como mérito do Fórum em si, mas como mérito da comunidade, pois o FCH permite isso, uma reunião de fãs, sem elites, aonde qualquer um pode achar algo incrível e construir junto á comunidade, individualmente ou não.[²]

Mas a CDN não enxerga assim. Fomos insultados pelo Berriel, que diminuiu a importância da comunidade, dizendo que "não somos todos os fãs", nos chamando de "haters", as vezes até de invejosos, pelo simples motivo de que - como uma comunidade - nós não o bajulamos.[³]

Nessa vontade de aparecer ás custas do que a comunidade constrói, roubaram a descoberta do nome completo do Chespirito (se negando a creditar o Fórum e apagando qualquer comentário que citasse o FCH)[⁴], e ainda assim, se sentiram depois no direito de chegar divulgando uma dublagem perdida encontrada só que postando míseros trechinhos e jogando o nome da "Chaves de Novo" a rodo pelo tópico, que é pra todo mundo saber que foi eles (sendo que nem disponibilizar o conteúdo na íntegra imediatamente eles fizeram, decidindo esperar pra criar um suspensezinho).[⁵]

Não basta esses atos recentes que só podem ser explicados como uma tentativa pensada de prejudicar o Fórum (e, por extensão, nossa comunidade como fãs informados), o Berriel e seus amiguinhos insistem em aparecer somente para divulgação da página ou de feitos pessoais do dono, fingindo que tá tudo ás mil maravilhas, ignorando críticas e tentando distorcer a essência do que a gente construiu juntos, desvalorizando nosso senso crítico, sonhando com um Fórum homogêneo aonde todos acariciam o cabelo do Berriel e sussurram no ouvido dele o quanto ele é legal e bom.[⁶]

Deixo esta nota aberta pra dizer que isso nunca vai acontecer. Que enquanto os responsáveis por essa página não aprenderem a importância da humildade e da auto-crítica, nós nunca poderemos passar pano pros inúmeros erros que ele comete, a maioria propositalmente, pra nos atacar como fandom.

Convido aos usuários que concordem com essa nota que a repassem nas redes, em grupos e servidores CH, além de convidar o próprio Gustavo Berriel a tentar - pelo menos uma vez - discutir francamente sobre o que ele vem fazendo no Meio CH, caso ele queira exercer seu direito de resposta. Também aproveito para pedir á equipe do Fórum Chaves que tome uma posição clara sobre o que a Chaves de Novo vem fazendo.

[¹] - Tópico "CdN - tópico anterior", originalmente "Valette e Berriel de novo..."
[²] - Tópico-índice "Lista de tópicos com informações CH"
[³] - Tópico "Chaves de Novo?"
[⁴] - Tópico "Chespirito foi registrado como Roberto Mario Gómez y Bolaños"; Página 4
[⁵] - Tópico "Recuperada dublagem BKS perdida de um episódio de Chespirito", originalmente "Chaves de Novo recupera episódio de Chespirito perdido no Brasil"
[⁶] - Tópico "Curiosidades da dublagem SDVC"
Antonio Felipe escreveu:Ô, meu, você não tem nada pra fazer, não?

⚡Flash⚡
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Cruzeiro
Curtiu: 346 vezes
Curtiram: 297 vezes

Mensagem por ⚡Flash⚡ » 29 Jul 2020, 12:25

Pra piorar, aquela conhecida página daquela conhecida dupla segue fazendo postagens sensacionalistas...
Esses usuários curtiram o post de ⚡Flash⚡ (total: 5):
Yoshi ToupeiraEstoque SegregadoJegueAnri, Comedora de CasadaSidashi
Imagem Correndo pelo Meio CH Imagem
Você já conhece o chat mais chévere de todo o Telegram? Não?! Então venha conhecer o Meio CH

Jegue
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Internacional
Curtiu: 392 vezes
Curtiram: 573 vezes

Mensagem por Jegue » 29 Jul 2020, 20:21

Essa página mixuruca é o TV Foco exclusivo do Meio CH... igualzinho em tudo.
Esses usuários curtiram o post de Jegue (total: 1):
Anri, Comedora de Casada
No meio CH desde Agosto/2016 :vitoria:
Usuário do Mês em Outubro/2017
Moderador do Fórum Chaves entre Novembro/2017 e Novembro/2019

Anri, Comedora de Casada
Membro
Membro

Mensagem por Anri, Comedora de Casada » 29 Jul 2020, 20:48

Sigo no aguardo de uma resposta ou manifestação dos responsáveis aqui criticados.

Embora eu não ache que vá realmente acontecer, mesmo que 23 curtidas seja um número consideravelmente alto pra uma manifestação aqui no fórum. Afinal, o que vale mais pra quem não liga pro Meio CH? 23 usuários participativos do Meio CH, ou as milhares de moças que comentam no FB "adoro o xavis meu filho assiste sempre no SBT e nossa como o dublador do seu barriga é bonito rsrsrs"
Esses usuários curtiram o post de Anri, Comedora de Casada (total: 2):
Estoque SegregadoJegue

Chavo Arachán
Moderador
Moderador
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Defensor Sporting (Uruguay)
Curtiu: 634 vezes
Curtiram: 575 vezes

Mensagem por Chavo Arachán » 29 Jul 2020, 21:40

Tremendo desabafo o seu, Riddle.

E sabe, sei que este assunto é complexo, para um leigo como eu, mas, em certa forma, te apoio.
Esses usuários curtiram o post de Chavo Arachán (total: 2):
Anri, Comedora de CasadaGabriel_Lupin
MINHA APRESENTAÇÃO:
Imagem

Anri, Comedora de Casada
Membro
Membro

Mensagem por Anri, Comedora de Casada » 30 Jul 2020, 20:06

Chavo Arachán escreveu:
29 Jul 2020, 21:40
para um leigo como eu
Que isso mano. Você só é tão leigo quanto todos nós. O aprendizado é continuo.

Subo este tópico pra chamar atenção pra este alerta geral que vários usuários receberam (logo, imagino que não se trata de algo confidencial):
Alerta geral a todos que receberam essa mensagem:

Por favor, evitem o uso de termos agressivos, injuriosos e ofensivos quando se referirem ao Chaves de Novo e sua equipe.

Façam as críticas de maneira respeitosa, sem partir para ataques pessoais e ofensas, ou o uso de adjetivos mais pesados.

Caso isso aconteça, pode-se solicitar que os posts sejam editados, ou então serão apagados. E, em caso de reincidência, pode haver punições.

O direito de vocês à crítica é incontestável, mas peço que colaborem para que não tenhamos baixaria, nem punições.

Abs.
Eu acho extremamente conveniente que o @Gustavo Berriel não tenha tempo pra diálogar com os usuários mas tem tempo para exigir á equipe que monitore e tente impedir as críticas dos usuários (e agradeço a equipe por não ceder á isso da pior forma possível).

Eu reafirmo meu pedido para que o Berriel comece a tratar os usuários com o respeito com o qual que ele quer ser tratado, e apareça no tópico para diálogar com os fãs sobre o que os fãs querem diálogar pra resolver, e não somente para ostentar conquistas pessoais e tentar pintar um cenário fictício aonde ele é louvado e importante pro Meio CH.

Este tópico permanece como uma coluna de críticas respeitosas á postura do Berriel e seus amigos contra o Meio CH, e desejo que o mesmo (como dono da CDN e maior responsável pelos problemas recentes) tenha a segurança de aparecer aqui para discutir saudávelmente as questões levantadas, uma vez que é tão somente a evasão e a tentativa de fingir que esses problemas não existem por parte dele que causaram quaisquer "baixarias tóxicas" pra começo de conversa.

É imperativo que o Berriel entenda que isso não se trata de uma perseguição pessoal, pois qualquer figura que se recusa a atender os anseios do Meio CH seria questionada assim. O Murilo Fraga, que mandou esconder metade dos episódios que as séries tinham por serem semelhantes, não seria recebido com flores tão facilmente. Um diretor da Protele, empresa responsável pelo maior problema que assola o Meio CH (os episódios perdidos), também não teria uma recepção calorosa. Espero de coração que o Berriel deixe de pessoalizar estas criticas e se manifeste, pela própria credibilidade dele.
Esses usuários curtiram o post de Anri, Comedora de Casada (total: 5):
Gabriel_LupinIgorkk33JegueTapete do KagivaGustavo Berriel

Jegue
Membro
Membro
Time de Futebol: Internacional
Curtiu: 392 vezes
Curtiram: 573 vezes

Mensagem por Jegue » 30 Jul 2020, 20:28

@Gustavo Berriel seria de grande valia que o senhor desse às caras para dialogar, ao invés de fugir das críticas e implorar a staff para punir aqueles que cobram respostas de você.
No meio CH desde Agosto/2016 :vitoria:
Usuário do Mês em Outubro/2017
Moderador do Fórum Chaves entre Novembro/2017 e Novembro/2019

Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 498 vezes
Curtiram: 2456 vezes

Mensagem por Antonio Felipe » 30 Jul 2020, 20:38

Anri, Comedora de Casada escreveu:
30 Jul 2020, 20:06
Eu acho extremamente conveniente que o @Gustavo Berriel não tenha tempo pra diálogar com os usuários mas tem tempo para exigir á equipe que monitore e tente impedir as críticas dos usuários (e agradeço a equipe por não ceder á isso da pior forma possível).
A equipe monitora os comentários independentemente das pessoas ou situações envolvidas. E nós tomamos as ações cabíveis de forma também independente, de acordo com as regras do Fórum.

Hoje tive de excluir alguns comentários e considerei prudente pedir, encarecidamente, que alguns usuários evitem ofensas, coisas do tipo. E o fiz por iniciativa própria, sem qualquer exigência de alguém.

Como dito na mensagem, a crítica é válida, mas não admitiremos agressões.
Esses usuários curtiram o post de Antonio Felipe (total: 3):
Pedro de AbreuBugigaGustavo Berriel
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Membro do Fã-Clube Chespirito Brasil
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014

Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin

Gustavo Berriel
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 119 vezes
Curtiram: 58 vezes

Mensagem por Gustavo Berriel » Hoje, 01:49

Venho em meu nome e em nome da página Chaves de Novo buscar a paz e o diálogo com todos, como sempre procurei fazer. Se isso não é o que parece a uma parcela de usuários do Fórum, peço desculpas sinceras a todos e deixo aqui o meu total interesse em resolver qualquer problema. Sempre estive aberto ao diálogo franco com todos, sem exceção, sem diferenças, pois nunca fui "mais / menos fã" que ninguém por conta das minhas atividades relacionadas a CH, ao longo de tantos anos. Já falhei e já acertei muito nos meus trabalhos, mas, independentemente de qualquer coisa, sempre fui um verdadeiro fã de CH e fiz o melhor possível pela preservação do legado da obra, dentro das minhas possibilidades, desde a velha época do Fã-Clube Chespirito Brasil. Mantive e mantenho contato com grande parte da comunidade, com o maior respeito a todos e sempre aberto à escuta. Os que me conhecem melhor sabem muito bem que ouço, sim, todas as críticas e considerações, pois acredito no diálogo e no bom debate como solução para tudo.

Riddle, como já lhe disse, reafirmo aqui: estou à total disposição para qualquer bate-papo, pessoal ou público - entrevista, live (em qualquer canal), o que for. Isso se estende a todos do Fórum, sem exceção.

A equipe Chaves de Novo é composta, atualmente, de 11 membros (contando comigo), todos eles muito capacitados e cada um com um talento especial destinado à preservação da memória de CH.

Já tivemos diferenças com o Fórum Chaves, que foram resolvidas em diálogo franco e aberto entre os administradores, a quem respeito muito - alguns dos quais são meus amigos ou pessoas com quem já trabalhei.

O caso do documento foi esclarecido no tópico correspondente. Fizemos uma pesquisa interna, de fato, com acesso direto à documentação, mas erramos ao publicar sem creditar o fórum, que apurou antes de nós. Foi um equívoco do qual nos desculpamos e corrigimos nas redes.

Quanto à dublagem perdida do episódio de Chespirito, encontrado pelo nosso integrante Luis Paulo, foi uma conquista dele para a página CdN, junto com nosso amigo em comum, Mercio, agora também nosso colaborador. Foi um pedido do próprio Mercio, dono da fita, que seguremos um pouco para que ele tenha tempo de fazer um vídeo ou um texto com informações explicando toda a descoberta. Por mim e pelo Luis Paulo, o episódio já estava disponível na rede; não há qualquer interesse em segurarmos o material - e repito que eu mesmo não quis ver, ainda, para ver com todos quando for exibido.

O momento agora é de conciliação e de união total, como já está havendo entre a CdN e o Fórum, além de tantas outras páginas. Nenhum de nós é dono de CH nem melhor / pior que ninguém, somos apenas páginas e portais com o propósito de homenagear todo esse universo, cada um ao seu estilo, com seus acertos e suas falhas.

Fica aqui meu mais sincero pedido de desculpas por qualquer mal-entendido causado, em meu nome e em nome da página, ao Fórum Chaves e a todos os seus membros - e o meu desejo de conciliação com todos aqueles que se sentiram mal por algum motivo. Juntos, somos mais fortes para verdadeiramente lutar pelo que interessa, principalmente agora que as séries saíram do ar.

Deixo meu contato pessoal: gustavoberriel@gmail.com
Também estou disponível on-line nas redes pessoais, DM, para responder a todos, assim que me for possível.

Agradeço ao Riddle pelos termos respeitosos que usou na carta e pelos toques, também. E ao Antonio pela moderação.

A todos, muito obrigado pela atenção,

Gustavo Berriel
Esses usuários curtiram o post de Gustavo Berriel (total: 7):
Anri, Comedora de CasadaJacintoHomem de MarlboroAntonio FelipeHyuri AugustoocabritodochEstoque Segregado
Gustavo Berriel
twitter / instagram @gusberriel

Chaves de Novo
Twitter: @chdenovo
Instagram: @chavesdenovo

Assine o Movimento #VoltaCH - http://bit.ly/VoltaCH

Anri, Comedora de Casada
Membro
Membro

Mensagem por Anri, Comedora de Casada » Hoje, 02:05

É um começo. Obrigado pelo risco tomado de aparecer, Berriel.

Só que, como você deve saber, nem tudo são "mal-entendidos" dos quais você tenha sido vítima. Na verdade, pouco é.

Um dos maiores motivos da postura hostil que alguns membros adotam contra você se deve, por exemplo, á coisas feitas na dublagem Gábia que, mesmo após 10 anos inteiros, foram repetidos na SDVC e justificados na marca dos 15 anos. É uma das maiores pedras nesse sapato.

Espero que compreenda que esse tipo de insciência do que a fandom te pede pode atrapalhar e muito qualquer "conciliação" com você e com a CDN nesses tempos difíceis, assim como esse linguajar corporativo que, sinceramente, quem fala assim? Relaxa aí, dá uma abstraída, que ce vai ver como é mais facil achar as palavras certas pra galera entender o que você tem a dizer. Até pq, na conjectura atual (aonde você ainda não tem a confiança dos usuários), nossa luta partindo de você vai parecer mais uma forma da CDN poder dizer "foi graças a nós!" quando tudo se resolver (como aconteceu com outras causas).
Esses usuários curtiram o post de Anri, Comedora de Casada (total: 4):
Tapete do KagivaHomem de MarlboroJacintoBugiga

BrunoSamppa
Membro
Membro
Curtiu: 182 vezes
Curtiram: 346 vezes

Mensagem por BrunoSamppa » Hoje, 11:39

Imagem
Esses usuários curtiram o post de BrunoSamppa (total: 1):
Estoque Segregado
BrunoSamppa - Webmaster Fundador do site Mundo Chespirito/Clube do Chaves - ✶2001 a 2009✞

Responder