Falácias e analogias descabidas

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
BrunoSamppa
Membro
Membro
Mensagens: 620
Registrado em: 15 Abr 2010, 23:42
Programa CH: Chapolin
Localização: RJ
Curtiu: 252 vezes
Curtiram: 426 vezes

Falácias e analogias descabidas

Mensagem por BrunoSamppa » 05 Mar 2024, 00:50

1 - "CH no México é algo esquecido. É como se fosse Os Trapalhões."

Este tipo bobagem vem ganhando força nos últimos tempos e infelizmente vem saindo da boca de "influencers ch" como nosso querido Jonatas Holanda e o sonado Felipe Garcia.

Uma coisa repetida muitas vezes acaba se tornando verdade. Desculpe, mas não tem produtos d'Os Trapalhões já faz mais de 30 anos e quando o Dedé Santana vai em algum evento isso aqui não acontece:


Laranjas são laranjas e maçãs são maçãs. Vamos parar com as falsas equivalências e maneirar nas discrepâncias.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Imagem

Avatar do usuário
BOLAÑOS ERA MAÇOM
Membro
Membro
Mensagens: 1130
Registrado em: 11 Set 2015, 22:19
Programa CH: Chespirito
Localização: Tatooine
Curtiu: 120 vezes
Curtiram: 252 vezes

Falácias e analogias descabidas

Mensagem por BOLAÑOS ERA MAÇOM » 05 Mar 2024, 01:15

Se fosse nos anos 70-80, teria 100 vezes mais microfones.
Fato é: CH está em decadência.
Mesmo ainda sendo relevante.
E no Brasil isso é maior ainda. A imprensa não se interessa tanto, mas o povo é muito mais fanático e os eventos de atores lotam MUITO aqui.
Realizações no meio CH:
nenhuma
Imagem

Avatar do usuário
wendell08
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 29 Ago 2023, 03:15
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 28 vezes

Falácias e analogias descabidas

Mensagem por wendell08 » 05 Mar 2024, 01:20

BrunoSamppa escreveu:
05 Mar 2024, 00:50
1 - "CH no México é algo esquecido. É como se fosse Os Trapalhões."

Este tipo bobagem vem ganhando força nos últimos tempos e infelizmente vem saindo da boca de "influencers ch" como nosso querido Jonatas Holanda e o sonado Felipe Garcia.

Uma coisa repetida muitas vezes acaba se tornando verdade. Desculpe, mas não tem produtos d'Os Trapalhões já faz mais de 30 anos e quando o Dedé Santana vai em algum evento isso aqui não acontece:


Laranjas são laranjas e maçãs são maçãs. Vamos parar com as falsas equivalências e maneirar nas discrepâncias.
Imagino que essas comparações existam para tentarem explicar pq não existe o mesmo fanatismo por CH no Brasil/America do Sul do q no Mexico, num twitter da vida pode se ver mexicanos falando que Chespirito é ultrapassado e não entendem nossa "obsessão" (obviamente não da para achar que as redes sociais representam todo um país até pq mesmo no Brasil existem haters de CH)

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22415
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3489 vezes

Falácias e analogias descabidas

Mensagem por Riddle Snowcraft » 05 Mar 2024, 01:29

vou chamar o Sacana e o Naldo pra solar esse verso buCHa cheio de hipérboles e falácias
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Billy Drescher
Membro
Membro
Mensagens: 13278
Registrado em: 05 Ago 2011, 20:35
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 25 vezes
Curtiram: 809 vezes

Falácias e analogias descabidas

Mensagem por Billy Drescher » 05 Mar 2024, 11:30

A imagem diz muito também. Nenhum dos microfones (pelo menos os aparentes) na cara do Edgar são de emissoras da Televisa.

É literalmente o Dedé sendo entrevistado por Record, SBT, Band, RedeTV! e todas as outras para falar dos problemas em Os Trapalhões.
Colaborador (08/2011 - 12/2021)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2013 - 11/2013)
Moderador Global (11/2013 - 11/2014)
Administrador (11/2014 - 05/2016)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2016 - 11/2016)
Moderador (11/2016 - 05/2018, 07/2018 - 05/2019 e 11/2019 - 05/2021)
► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
Chafundifórnios
Membro
Membro
Mensagens: 3757
Registrado em: 01 Abr 2014, 19:27
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Apodi-RN
Curtiu: 24 vezes
Curtiram: 272 vezes

Falácias e analogias descabidas

Mensagem por Chafundifórnios » 05 Mar 2024, 12:56

Rapaz, acho que essa comparação não é tanto falaciosa não viu. No reddit, discord, xuitter e etc o mexicano médio tá pouco se fudendo pra CH. Pra eles é coisa de velho mesmo. Nem nome dos personagens os caras conhecem. As gerações mais novas, inclusive, devem conhecer só o desenho animado e olhe lá.
Eu participava de um grupo de idiomas do discord onde tinha vários membros de países latinos. O único que não sabia nada de CH, surpreso com os demais, era o mexicano.
Prefiro evitar a fadiga...
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --

Avatar do usuário
master_piece
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 30 Set 2023, 15:41
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 2 vezes

Falácias e analogias descabidas

Mensagem por master_piece » 05 Mar 2024, 14:20

eu também discordo da afirmação de ""CH no México é algo esquecido". no entanto não acho que seja uma falácia mas sim apenas uma justificativa que criaram para tentar explicar a fama de CH no brasil se comparado a outros países.

e não sei se essa afirmação chegou no ponto de ser considerada uma opinião popular generalizada.
- cocriador da série de podcasts ponto contraponto.

Avatar do usuário
Burrro Estropiado
Membro
Membro
Mensagens: 271
Registrado em: 19 Dez 2021, 13:10
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 203 vezes
Curtiram: 65 vezes

Falácias e analogias descabidas

Mensagem por Burrro Estropiado » 05 Mar 2024, 14:53

QUE CARA OTÁRIO. SÓ VIVE METENDO O PAU EM QUEM AINDA FAZ ALGO POR CH NA INTERNET. VÁ SE TRATAR.
Desde 1993 acompanhando CH pela tv e 2001 o Meio CH pela internet.

Avatar do usuário
Medeiros CH
Moderador
Moderador
Mensagens: 1190
Registrado em: 23 Jan 2019, 14:58
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 156 vezes
Curtiram: 141 vezes

Falácias e analogias descabidas

Mensagem por Medeiros CH » 05 Mar 2024, 16:36

master_piece escreveu:
05 Mar 2024, 14:20
eu também discordo da afirmação de ""CH no México é algo esquecido". no entanto não acho que seja uma falácia mas sim apenas uma justificativa que criaram para tentar explicar a fama de CH no brasil se comparado a outros países.

e não sei se essa afirmação chegou no ponto de ser considerada uma opinião popular generalizada.
É quase a mesma coisa da opinião genérica de que "só o SBT que tratou mal as séries, lá fora passavam tudo direitinho, sem cortes e tal", e aí de 2019 pra 2020, comecei a acompanhar várias emissoras pela América Latina inteira e ver sobre o histórico de transmissão de CH nesses países, tinha emissoras exibindo Chaves sem os esquetes dos outros personagens, Programa Chespirito sem esquete do Chaves e tal, por causa de contrato maluco da Televisa que dividia os direitos de exibição por personagem nesses últimos anos, Chapolin não passava mais no México, e Estados Unidos passava de mês em mês, Programa Chespirito em alguns países, incluindo o próprio México, eram bastante presos a 1980-1983, fora de ordem cronológica, evitando sair dessas temporadas. Na Colômbia, só quando a Caracol reassumiu a exibição em 2018, os colombianos passaram a ver Chaveco dos anos 90, já que a RCN nunca ultrapassava 1985 quando tinham os direitos e esquete do Chaves lá passava com a abertura de 1978 do seriado. Essas emissoras deviam até ter uma listinha de episódios "proibidos" de passar. Aí tinha também corte nas aberturas, nos créditos, nas vinhetas de intervalo, e essas coisas todas.
Aqui só um exemplo qualquer de como CH era bem tratado fora do Brasil 👍🏻
Esses usuários curtiram o post de Medeiros CH (total: 3):
TheGamercrafterBRmaster_pieceПауло Витор
Tenho um canal no YouTube, onde posto episódios do Programa Chespirito com a melhor dublagem brasileira dele (Gota Mágica), as dublagens perdidas da BKS e Parisi Vídeo e episódios em espanhol.
https://youtube.com/c/MedeirosCH

Engenheiro Pudim
Moderador
Moderador
Mensagens: 4859
Registrado em: 29 Abr 2018, 00:32
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 343 vezes
Curtiram: 607 vezes

Falácias e analogias descabidas

Mensagem por Engenheiro Pudim » 05 Mar 2024, 18:10

Burrro Estropiado escreveu:
05 Mar 2024, 14:53
QUE CARA OTÁRIO. SÓ VIVE METENDO O PAU EM QUEM AINDA FAZ ALGO POR CH NA INTERNET. VÁ SE TRATAR.
Vamos medir o comportamento aí, por gentileza. Há maneiras mais inteligentes de se posicionar.
Esses usuários curtiram o post de Engenheiro Pudim (total: 1):
Barbano

Avatar do usuário
John Jow
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 2161
Registrado em: 11 Fev 2009, 12:05
Programa CH: Chespirito
Localização: Fortaleza/CE
Curtiu: 137 vezes
Curtiram: 252 vezes

Falácias e analogias descabidas

Mensagem por John Jow » 05 Mar 2024, 19:44

Negativo, sempre que alguém tenta fazer comparações entre CH e Trapalhões eu peço pra evitarem. Tenho vídeos meus falando isso. Depois vou até nos arquivos dos stories pra caçar.
Mas é inevitável que o público brasileiro em geral faça esse tipo de comparação. São programas de humor que tiveram vida longa e desavenças entre o elenco.

Avatar do usuário
Pedro de Abreu
Membro
Membro
Mensagens: 948
Registrado em: 02 Fev 2009, 08:24
Programa CH: Chaves
Localização: São Paulo/SP
Curtiu: 120 vezes
Curtiram: 150 vezes

Falácias e analogias descabidas

Mensagem por Pedro de Abreu » 05 Mar 2024, 20:11

Sempre fiscalizando o conteúdo dos outros.
Esses usuários curtiram o post de Pedro de Abreu (total: 2):
Burrro EstropiadoIgorBorgesCH
Chaves - Fotos Raras, sua melhor fonte de conteúdo CH inédito e raro no Facebook. https://www.instagram.com/chfotosraras/

Avatar do usuário
apresentei a pistola ch
Membro
Membro
Mensagens: 10545
Registrado em: 10 Nov 2014, 14:39
Programa CH: Chapolin
Localização: No país
Curtiu: 1166 vezes
Curtiram: 886 vezes

Falácias e analogias descabidas

Mensagem por apresentei a pistola ch » 05 Mar 2024, 22:13

eu já sabia quem tinha criado o tópico antes de ver o nick do autor :rolleyes2:
Riddle Snowcraft escreveu:
06 Abr 2021, 10:19
Vamos evitar de ofender aquele imbecil gratuitamente.

Avatar do usuário
BrunoSamppa
Membro
Membro
Mensagens: 620
Registrado em: 15 Abr 2010, 23:42
Programa CH: Chapolin
Localização: RJ
Curtiu: 252 vezes
Curtiram: 426 vezes

Falácias e analogias descabidas

Mensagem por BrunoSamppa » 05 Mar 2024, 22:30

John Jow escreveu:
05 Mar 2024, 19:44
Negativo, sempre que alguém tenta fazer comparações entre CH e Trapalhões eu peço pra evitarem. Tenho vídeos meus falando isso. Depois vou até nos arquivos dos stories pra caçar.
Mas é inevitável que o público brasileiro em geral faça esse tipo de comparação. São programas de humor que tiveram vida longa e desavenças entre o elenco.
Não é o que vejo nos seus Stories, você já comparou até com Sai de Baixo, Zorra Total :garg: . Eu parabenizo a sua relevância e sempre espero que você tenha responsabilidade no que diz. As pessoas realmente levam como palavra na tábua. Vejo muitas pessoas escrevendo nos comentários das redes sociais coisas como: "O Vila do Chaves falou", "Eu vi no Chespiriotadas", "Fórum Chaves disse"...

Esse "público brasileiro" tiram essas ideias das coisas que saem da boca dos donos de perfil. De qualquer maneira essas comparações são inadequadas e incongruentes. Cada série tem sua história única e forçar essa equiparação induz ao erro.
Editado pela última vez por BrunoSamppa em 05 Mar 2024, 22:55, em um total de 1 vez.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Imagem

Avatar do usuário
BrunoSamppa
Membro
Membro
Mensagens: 620
Registrado em: 15 Abr 2010, 23:42
Programa CH: Chapolin
Localização: RJ
Curtiu: 252 vezes
Curtiram: 426 vezes

Falácias e analogias descabidas

Mensagem por BrunoSamppa » 05 Mar 2024, 22:40

Medeiros CH escreveu:
05 Mar 2024, 16:36
hapolin não passava mais no México, e Estados Unidos passava de mês em mês, Programa Chespirito em alguns países, incluindo o próprio M
Chafundifórnios escreveu:
05 Mar 2024, 12:56
Rapaz, acho que essa comparação não é tanto falaciosa não viu. No reddit, discord, xuitter e etc o mexicano médio tá pouco se fudendo pra CH. Pra eles é coisa de velho mesmo. Nem nome dos personagens os caras conhecem. As gerações mais novas, inclusive, devem conhecer só o desenho animado e olhe lá.
Eu participava de um grupo de idiomas do discord onde tinha vários membros de países latinos. O único que não sabia nada de CH, surpreso com os demais, era o mexicano.
Um dos males do Jovem é que ele pensa que manda no mundo, que só ele importa e que não existe mais ninguém. Que ele é a única coisa relevante. Realmente não se pode medir popularidade através destes usuários de redes sociais, pois é um nicho do nicho.

Todos sabemos que o fenômeno CH no Brasil é uma coisa e lá e outra. Só não podemos cair no despropósito de equiparação do tipo Trapalhões e CH...
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Imagem

Responder