As claques fizeram falta no Programa Chespirito?

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.

Afinal, as claques fizeram falta no Programa Chespirito ou não?

Sim
27
64%
Não
15
36%
 
Total de votos: 42

Engenheiro Pudim
Moderador
Moderador
Mensagens: 4860
Registrado em: 29 Abr 2018, 00:32
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 343 vezes
Curtiram: 609 vezes

As claques fizeram falta no Programa Chespirito?

Mensagem por Engenheiro Pudim » 26 Jan 2020, 00:15

Imagem

Olá a todos os meus companheiros de fórum. Hoje eu vim trazer uma questão para debatermos, que é a colocada no título: afinal, as claques fizeram falta no Programa Chespirito depois de 1982 ou não?

Aos que não sabem, no ano de 1982, Chespirito decidiu remover as risadas de fundo do programa. As claques sempre foram uma característica fortíssima das séries CH. Tanto eram, que após a retirada foi inserido um aviso na abertura do programa, dizendo que o programa não tinha risadas gravadas como uma forma de respeito ao público.

Isso aconteceu porque Chespirito concluiu que o público não precisava de um incentivo para rir de suas piadas, e que deveriam rir pela própria consciência, e não porque foram induzidos a fazê-lo. Então, a partir dos primeiros programas de 1982, as claques já não estavam presentes, e seguiu assim até o fim do programa, em 1995. Para suprir a ausência das claques, tinhamos as famigeradas BGMs, inseridas em vários momentos nos episódios.

Agora eu trago uma questão: Como fãs, vocês acham que a retirada das claques interferiram na qualidade do programa, ou até mesmo na graça das piadas? E em uma possível futura dublagem, vocês inseririam claques como a Gota Mágica fez ou não?

Acima deixo uma enquete para que vocês possam debater o assunto e cada um expôr o seu ponto de vista a respeito. Zás?
Esses usuários curtiram o post de Engenheiro Pudim (total: 1):
NetoAeron

Avatar do usuário
Mr. Zero
Membro
Membro
Mensagens: 1277
Registrado em: 08 Out 2009, 02:47
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 326 vezes

Re: As claques fizeram falta no Programa Chespirito?

Mensagem por Mr. Zero » 26 Jan 2020, 01:03

Homem de Marlboro escreveu:Isso aconteceu porque Chespirito concluiu que o público não precisava de um incentivo para rir de suas piadas, e que deveriam rir pela própria consciência, e não porque foram induzidos a fazê-lo. Então, a partir dos primeiros programas de 1982, as claques já não estavam presentes, e seguiu assim até o fim do programa, em 1995. Para suprir a ausência das claques, tinhamos as famigeradas BGMs, inseridas em vários momentos nos episódios.
Esse trecho que eu assinalei é o ponto-chave, que eu acho fundamental considerar ao debater a questão. Chespirito está coberto de razão nisso. Na boa comédia, você tem que rir porque sentiu vontade de rir e não porque alguém levantou uma placa dizendo "ria". Pense no melhor filme de comédia que você já assitiu. Havia claque pré-gravado? Pense no melhor show de stand up comedy que você já foi. Havia claque pré-gravado?

O recurso do claque induzido é um recurso barato, que faz a pessoa rir pelo "efeito manada" (você ri porque o outro riu) e não porque a piada é boa. Acaba tornando até mesmo o humorista preguiçoso, pois pode recorrer a isso até mesmo sem fazer piada alguma e consegue retirar algum tipo de riso do público.

Portanto, prefiro o programa da forma como foi concebido pelo Chespirito - sem os claques. Considero que seja um ponto de evolução na sua obra. A reinserção dos claques, pela dublagem, além de ter sido um desrespeito à obra original, foi uma forma de regresso conceitual.
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Re: As claques fizeram falta no Programa Chespirito?

Mensagem por Chapolin Gremista » 26 Jan 2020, 02:52

Sim, mas a Gota Mágica corrigiu isso.
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
James Revolti
Administrador
Administrador
Mensagens: 8363
Registrado em: 31 Dez 2010, 12:55
Programa CH: Chapolin
Localização: Maringá-PR
Curtiu: 456 vezes
Curtiram: 737 vezes

Re: As claques fizeram falta no Programa Chespirito?

Mensagem por James Revolti » 26 Jan 2020, 03:19

Acho compreensível que o Chespirito queira fazer isso naquela época, mas os tempos mudaram.

Hoje TV precisa disputar espaço com notebooks, tablets e celulares. Dificilmente estamos só assistindo TV. E nesse cenário, as claques são acessíveis e ajudam muito em um programa de humor que o espectador não esteja prestando muita atenção.
Uma claque ajuda até a perceber em retrospecto que houve uma piada. Você estava ocupado no celular, com a claque você se lembra da última frase dita e identifica a piada ali.

Além do mais, colocar BGM pra identificar piada é praticamente o mesmo que colocar claques. De qualquer jeito, tem algo ali acenando para o telespectador mais "desavisado" (nem vou entrar no mérito de inteligência).

Numa eventual dublagem, sou a favor das claques, sim. Assim como as BGMs da Maga também não são originais e foram usadas para familiarizar quem é acostumado com os episódios do SBT reprisados à exaustão.
Esses usuários curtiram o post de James Revolti (total: 5):
Chapolin Gremistaapresentei a pistola chIgorBorgesCHBarbanoChavonildo

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 66534
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 65 vezes
Curtiram: 522 vezes

Re: As claques fizeram falta no Programa Chespirito?

Mensagem por CHarritO » 26 Jan 2020, 11:14

Claques em programas humorísticos eram essenciais nas décadas passadas, desde o tempo que assistia Os Trapalhões, Escolinha do Profº Raimundo, seriados com Ronald Golias e por aí vai.

Entendo a razão do Chespirito mediante a isso, mas ainda assim as claques fazem falta nos programas do Chespirito!
Esses usuários curtiram o post de CHarritO (total: 1):
Bugiga
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Dona Florinda cheirando cola
Membro
Membro
Mensagens: 5114
Registrado em: 09 Out 2014, 16:18
Programa CH: Chaves
Curtiu: 347 vezes
Curtiram: 355 vezes

Re: As claques fizeram falta no Programa Chespirito?

Mensagem por Dona Florinda cheirando cola » 26 Jan 2020, 12:36

Fez falta sim e não. Nunca vi muita necessidade nas claques do Programa Chespirito (tanto que a Gota não acrescentou elas no episódio "Acidente de aluguel, primeira parte" e mesmo assim é engraçadissímo). Mas tem uns episódios que mesmo sem claques, os personagens agem como se elas ainda estivessem lá, deixando a cena chata e matando a piada. Quem assistiu "O fotógrafo - Parte 1" de 1982 sabe o que digo.

Sobre acrescentar as risadas numa futura dublagem sou a favor por causa de episódios como esse de que eu citei agora, mas tem que ser as risadas originais (ou as da Gota Mágica). As risadas Maga ficam muito destoantes do programa (e a sonoplastia também). Confesso que acho horrível a sonoplastia de quem tenta emular a sonoplastia da Maga nas fã dublagens.

Avatar do usuário
Chavo Arachán
Moderador
Moderador
Mensagens: 8330
Registrado em: 20 Jan 2013, 19:07
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Defensor Sporting (Uruguay)
Localização: Melo, Cerro Largo, Uruguay.
Curtiu: 752 vezes
Curtiram: 635 vezes

Re: As claques fizeram falta no Programa Chespirito?

Mensagem por Chavo Arachán » 26 Jan 2020, 13:11

Bem. Aqui vai minha opinião.

Eu, que costumava assistir o Programa Chespirito, curtindo vários do periodo 84/88, quando era exibido no Canal de las Estrellas, não senti falta nenhuma das claques.

E mais: a sonoplastia tava acertada nessa época, mesmo com a eliminação das risadas de fundo.

E obviamente, as claques marcam tendência. Vejam programas do seu país, e da Argentina, que tem muitas.

Exemplo: os humorísticos de Telefé, que são dos anos 2000, que transmitem emoções, como a esquete "La nena" de Poné a Francella, que com um tema romántico, marca o encontro entre Francella e Prandi.
Meu nome é Chavo Arachán e estou no meio CH desde 20/01/2013. Fui Moderador do Fórum Chaves entre nov/2017 e nov/2018, entre nov/2019 e nov/2021 e atualmente desde nov/2023 até os dias presentes. Também sou editor de integrais CH, escritor amador e membro fixo do Bar do Podcast, do Igor Borges.

Vamo que vamos e tenhamos dito!!!
:feliz: :feliz: :feliz:

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22416
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3492 vezes

Re: As claques fizeram falta no Programa Chespirito?

Mensagem por Riddle Snowcraft » 26 Jan 2020, 14:40

Sou da opinião que dublagem não tem que inserir musica ou risada onde não tem musica ou risada no original.

De resto, gosto das claques em CH, mas não vejo diferença quando não tem. É literalmente um barulho que tanto faz.
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
apresentei a pistola ch
Membro
Membro
Mensagens: 10548
Registrado em: 10 Nov 2014, 14:39
Programa CH: Chapolin
Localização: No país
Curtiu: 1166 vezes
Curtiram: 886 vezes

Re: As claques fizeram falta no Programa Chespirito?

Mensagem por apresentei a pistola ch » 26 Jan 2020, 14:59

Bernkastel escreveu:Sou da opinião que dublagem não tem que inserir musica ou risada onde não tem musica ou risada no original.
Mas temos que admitir que a cena aos 17:26 ficou mil vezes melhor na dublagem:
Esses usuários curtiram o post de apresentei a pistola ch (total: 1):
Chavo Arachán
Riddle Snowcraft escreveu:
06 Abr 2021, 10:19
Vamos evitar de ofender aquele imbecil gratuitamente.

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22416
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3492 vezes

Re: As claques fizeram falta no Programa Chespirito?

Mensagem por Riddle Snowcraft » 26 Jan 2020, 15:39

MAGA eu dou uma colher de chá. Essa preferencia é mais pros Valettes da vida.
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
O Gordo
Membro
Membro
Mensagens: 15868
Registrado em: 12 Abr 2014, 21:25
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 773 vezes
Curtiram: 1411 vezes

Re: As claques fizeram falta no Programa Chespirito?

Mensagem por O Gordo » 26 Jan 2020, 17:34

Pra mim não adianta nada tirar claque se for pra botar musiquinha com basicamente o mesmo pretexto. Acho mais estranho ainda as pausas que dão pra dar espaço às musiquinhas do que às risadas
Esses usuários curtiram o post de O Gordo (total: 1):
Chavonildo
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio


12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Avatar do usuário
Alexandre
Moderador
Moderador
Mensagens: 1760
Registrado em: 12 Jan 2010, 17:29
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Fluminense
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 112 vezes
Curtiram: 329 vezes

Re: As claques fizeram falta no Programa Chespirito?

Mensagem por Alexandre » 26 Jan 2020, 23:17

O Gordo disse tudo. Fora que... a retirada de claques nao foi algo totalmente pensado por Bolanos. Todos os programas que de fato nao eram gravados com plateia perderam a claque na Televisa ate meados de 90. Isso foi algo da direçao do canal, e mesmo que fosse ideia do Chespa, qual o sentido de usar bgm pro mesmo fim ?

Dona Florinda cheirando cola
Membro
Membro
Mensagens: 5114
Registrado em: 09 Out 2014, 16:18
Programa CH: Chaves
Curtiu: 347 vezes
Curtiram: 355 vezes

Re: As claques fizeram falta no Programa Chespirito?

Mensagem por Dona Florinda cheirando cola » 26 Jan 2020, 23:22

O bom de não ter claque é que em alguns episódios da pra escutar melhor o pessoal da produção se escangalhando de rir em algumas cenas.

Avatar do usuário
Chafundifórnios
Membro
Membro
Mensagens: 3757
Registrado em: 01 Abr 2014, 19:27
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Apodi-RN
Curtiu: 24 vezes
Curtiram: 272 vezes

Re: As claques fizeram falta no Programa Chespirito?

Mensagem por Chafundifórnios » 26 Jan 2020, 23:46

Zeca Pagodinho CH escreveu:O bom de não ter claque é que em alguns episódios da pra escutar melhor o pessoal da produção se escangalhando de rir em algumas cenas.
A produção se escangalhando de rir gera sem querer a função das claques: Fazer uma piada ficar mais intensa pra quem assiste. Isso não é um desrespeito com o público, acho um exagero enorme pensar dessa forma. Se as claques estão lá é porque elas fazem parte da obra, oras.
Quem nunca riu de uma bobagem numa roda de amizades que no calor do momento todo mundo riu? Pois é, a claque tenta simular isso. E ela é tão necessária que mesmo quando não se faz presente é preciso um substituto, como uma trilha musical e um timing diferenciado.
O maior exemplo é o show de standup. Se a plateia é chata e não ri, o comediante perde a graça. O que dita se a piada é boa ou não é a plateia, e isso implica na própria qualidade do trabalho de quem vê depois o show gravado.
Colocar risadas gravadas reforça que, mesmo na ausência da plateia ao vivo, quem está assistindo sente-se inconscientemente imerso naquilo e tende a rir junto, assim como em um show de comédia ao vivo.
Se bem que as claques de CH tão mais pra uma descarga do que pra uma risada... :P
Esses usuários curtiram o post de Chafundifórnios (total: 2):
JacintoBugiga
Prefiro evitar a fadiga...
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --

Avatar do usuário
João Victor Trascastro
Administrador
Administrador
Mensagens: 1804
Registrado em: 03 Jan 2017, 16:22
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Novorizontino
Curtiu: 197 vezes
Curtiram: 787 vezes

Re: As claques fizeram falta no Programa Chespirito?

Mensagem por João Victor Trascastro » 27 Jan 2020, 08:32

Sitcom com estética de teatro sempre tem claque. A qualidade não é deixada de lado por elas existiram. Big Bang Theory, Friends e tantas outras séries americanas utilizam desse recurso e CH ficou aquém quando parou de utilizar claque pra enfiar Barbeiro de Sevilha em tudo. Claques >>> all.
Esses usuários curtiram o post de João Victor Trascastro (total: 3):
BarbanoBugigaChavonildo

Responder