VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
lucasoap
Membro
Membro
Mensagens: 309
Registrado em: 17 Abr 2010, 11:25
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 25 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por lucasoap » 17 Jun 2018, 22:44

Beterraba escreveu:
lucasoap escreveu: Eu só queria saber se essa troca de episódios semelhantes que teve recentemente entre televisa e SBT foi feita com as cópias betacam do SBT ou esse enviou as originais em quadruplex, pq o título maga aparece editado em muitos episódios semelhantes que voltaram, comprovando que as aberturas estavam intactas lá no arquivo deles. Ou seja, eu não acredito em perda das aberturas MAGA por parte do SBT. Só me pergunto pq nao enviaram elas dubladas pro Multishow.
Não seria mais provável terem enviado copias digitais pré editadas pra exibição?
Também.
Imagem

Avatar do usuário
Chafundifórnios
Membro
Membro
Mensagens: 3749
Registrado em: 01 Abr 2014, 19:27
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Apodi-RN
Curtiu: 24 vezes
Curtiram: 263 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Chafundifórnios » 17 Jun 2018, 22:54

Gente, o SBT não enviou as masters, nem cópias das betacam. Tá na cara. O SBT enviou as edições normais, digitais, que vão ao ar na TV. A única diferença são os créditos, mas de resto...
Esses usuários curtiram o post de Chafundifórnios (total: 2):
Jacintocyberpistola
"Não há nada mais trabalhoso do que viver sem trabalhar..."
By Don Ramón "Madruga" Valdéz

Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do Fórum Xávis desde abril de 2014 --

Guilherme CH
Membro
Membro
Mensagens: 6856
Registrado em: 01 Mai 2011, 16:08
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 80 vezes
Curtiram: 228 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Guilherme CH » 17 Jun 2018, 23:55

O Gordo escreveu:Um dos tópicos mais interessantes que apareceu por aqui.

#238 - O futebol é minha melhor medicina / Vinte mil beijinhos para não morar com a sogra
#239 - A história de Cleópatra

sendo os episódios 243 e 244 é o mais intrigante. Isso indica que apenas cinco perdidos mundiais estavam em 'circulação' na época de aquisição dessas fitas. OU havia mais reprises na ordem da Televisa na época.
Sem contar com nenhuma reprise, somente as exibições originais dos episódios, acredito que o número certo seja sete perdidos mundias. Tem uma planilha básica que eu fiz no link abaixo. rsrs



Ambos aparecem como 276 e 277. Agora, independentemente se inclui aí reprises ou não, mais de 30 perdidos mundias já nessa época é um número bem impressionante. Que trollagem a Televisa deve ter feito para descartar essa quantidade de episódios de uma só vez?

Seria até interessante se tivéssemos uma análise dessa para os episódios do Chaves, caso tivesse vazado imagens de alguma Quadruplex original. Daria para ter uma noção mais ou menos se o SBT realmente tem em seu acervo episódios com o Revolvinho, primeira versão do "Cavaleiro das mil encrencas", e por aí vai...
Barbano escreveu:
O Gordo escreveu:Nao creio que haja nada de 1984 inédito hoje. Isso ou é alguma troca de posição (como o do porquinho em Chaves) ou lambança
Eu acho possível, tanto no caso da Cleópatra quando no da Troca de Cérebros (já que o episódio de 09/05 na época podia ser o da Troca de Cérebros).

No primeiro caso, pode ser que tenham optado por nem dublar esse da Cleópatra. Afinal, o lote de Chapolin era minúsculo, e exibir duas versões de um mesmo episódio saturaria muito o roteiro. Já no segundo caso, na lista da Ancine o episódio da Troca de Cérebros tá no meio do lote de 84, o que só poderia ser um deslocamento, ou uma primeira dublagem (ou até uma outra versão no lote de 84, mas isso é mais improvável).
Pelo que eu andei pesquisando mais, as emissoras de televisão, na hora de copiar fitas Quadruplex de diferentes polegadas, o procedimento ideal era desmembrar todo conteúdo e reorganizar parte por parte em uma nova fita. Numa dessa a Televisa pode bem ter mandando a versão de 75 da Cleópatra por engano no lugar da versão de 79...

É muito legal discutirmos esses assuntos técnicos de CH, mas tem hora que dar um nó na cabeça da gente. :lol:

Avatar do usuário
Beterraba
Membro
Membro
Mensagens: 8280
Registrado em: 05 Mar 2011, 00:26
Programa CH: Chapolin
Localização: Caieiras - SP
Curtiu: 251 vezes
Curtiram: 243 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Beterraba » 17 Jun 2018, 23:58

Guilherme CH escreveu: Seria até interessante se tivéssemos uma análise dessa para os episódios do Chaves, caso tivesse vazado imagens de alguma Quadruplex original. Daria para ter uma noção mais ou menos se o SBT realmente tem em seu acervo episódios com o Revolvinho, primeira versão do "Cavaleiro das mil encrencas", e por aí vai...
a imagem que tem do episódio que possivelmente é "a vendedora de flores/ cavaleiro das mil encrencas" não serviria?
Usuário do Mês de Março de 2018

Guilherme CH
Membro
Membro
Mensagens: 6856
Registrado em: 01 Mai 2011, 16:08
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 80 vezes
Curtiram: 228 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Guilherme CH » 18 Jun 2018, 00:05

Pior que não... :triste:

Teria que ser uma fita que mostra, de forma clara, a numeração oficial da Televisa, exatamente como a do Chapolin.
Imagem
A do Chaves quase não dá para ver nada...
Imagem

Avatar do usuário
O Gordo
Membro
Membro
Mensagens: 15868
Registrado em: 12 Abr 2014, 21:25
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 773 vezes
Curtiram: 1411 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por O Gordo » 18 Jun 2018, 00:07

Algo que o Barbano já questionou várias vezes sobre essa última imagem.

O que seria esse ACEPTADO e por que ele não está colado na infame fita do 21/10?
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio


12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Guilherme CH
Membro
Membro
Mensagens: 6856
Registrado em: 01 Mai 2011, 16:08
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 80 vezes
Curtiram: 228 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Guilherme CH » 18 Jun 2018, 00:12

O mais curioso é que isso foi feito pela Televisa. Pra que então mandaria um Quadruplex sem ele estar "ACEPTADO"? Estranho demais mesmo...

Até a do Chapolin, que está toda surrada, dá para ver claramente ACEPTADO.

Avatar do usuário
Chun Clain
Membro
Membro
Mensagens: 1481
Registrado em: 07 Nov 2010, 15:38
Programa CH: Chaves
Localização: Brasília-DF
Curtiu: 893 vezes
Curtiram: 89 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Chun Clain » 18 Jun 2018, 02:04

Tópico bonito, bem feito e formoso. :reverencia:
Ruan Fonseca escreveu:Gente, o SBT não enviou as masters, nem cópias das betacam. Tá na cara. O SBT enviou as edições normais, digitais, que vão ao ar na TV. A única diferença são os créditos, mas de resto...
Mas por que eles teriam os créditos nessas edições?? :wacko: :cabecada:

Avatar do usuário
Alexandre
Moderador
Moderador
Mensagens: 1760
Registrado em: 12 Jan 2010, 17:29
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Fluminense
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 112 vezes
Curtiram: 329 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Alexandre » 18 Jun 2018, 10:36

lucasoap escreveu: Sobre as fitas Quadruplex, até onde fiquei sabendo no SBT não possui aparelho reprodutor de quadruplex mais, ou seja, todas as masters originais que lá estão não podem ser reproduzidas. Parece que somente a Globo e a TV Cultura que possuem esse equipamento. Ou seja, em algum momento na década de 90 esses episódios foram todos transferidos para cópias em Betacam e dessas Betacam que derivaram todas as edições feitas pelo SBT.
Na verdade essa conversão aconteceu já no processo de dublagem em si das séries. Em alguns vídeos no YouTube referentes a dublagem nos estúdios da TVS contam com detalhes essa parte.

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Barbano » 18 Jun 2018, 11:10

Guilherme CH escreveu:Ambos aparecem como 276 e 277. Agora, independentemente se inclui aí reprises ou não, mais de 30 perdidos mundias já nessa época é um número bem impressionante. Que trollagem a Televisa deve ter feito para descartar essa quantidade de episódios de uma só vez?
Então, na verdade não sabemos nem se eles chegaram a ser distribuídos, né? O que sabemos é que foram exibidos no México (e alguns até reprisados), e só.
Guilherme CH escreveu:Pelo que eu andei pesquisando mais, as emissoras de televisão, na hora de copiar fitas Quadruplex de diferentes polegadas, o procedimento ideal era desmembrar todo conteúdo e reorganizar parte por parte em uma nova fita. Numa dessa a Televisa pode bem ter mandando a versão de 75 da Cleópatra por engano no lugar da versão de 79...
Bem, leve em conta que hoje, em pleno 2018, ela credita o episódio da Louca de Escadaria como sendo de 1976, mesmo exibindo na ordem correta. Nos anos 80, da forma bagunçada como CH veio ao Brasil, realmente não seria de se duvidar que fizessem isso. Eu só acho improvável porque tem uma sequência de episódios de 1975 muito clara no lote de 1984:

#97 De caçador e de louco, todos nós temos um pouco
#98 Pedintes em família
#99 O tesouro do pirata fantasma
#100 Cleópatra
#101 Sai de baixo que lá vem pedra!

Alguns desses atualmente são exibidos com dublagem de 90, mas na ordem de 1984, e certamente tiveram dublagem antiga (só a do #98 que não se tem registro).
O Gordo escreveu:Algo que o Barbano já questionou várias vezes sobre essa última imagem.

O que seria esse ACEPTADO e por que ele não está colado na infame fita do 21/10?
Reparando bem, até tem um papel branco similar aos outros dois nessa fita. Pode ser que esteja como o da fita do Chapolin, apagado...

Avatar do usuário
O Gordo
Membro
Membro
Mensagens: 15868
Registrado em: 12 Abr 2014, 21:25
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 773 vezes
Curtiram: 1411 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por O Gordo » 18 Jun 2018, 11:14

Considerados os relatos de exibições no exterior como verídicos, alguns eram distribuídos sim, como Papagaio, Vendedor de balões...

Mas a grande maioria dos perdidos sequer há relato. Ninguém vê, por exemplo, relatos de "Bilhetes trocados" (1973), "Goteiras na casa do Seu Madruga" ou mesmo "Os piratas - parte 3". Alguns episódios já viraram fumaça definitivamente e outros foram só entrando no bonde com o passar dos anos.
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio


12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Avatar do usuário
Beterraba
Membro
Membro
Mensagens: 8280
Registrado em: 05 Mar 2011, 00:26
Programa CH: Chapolin
Localização: Caieiras - SP
Curtiu: 251 vezes
Curtiram: 243 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Beterraba » 18 Jun 2018, 11:58

Barbano escreveu: Alguns desses atualmente são exibidos com dublagem de 90, mas na ordem de 1984, e certamente tiveram dublagem antiga (só a do #98 que não se tem registro).
Não temos as gravações mas tem relatos de exibição da época, não sei porque mas tenho um forte sentimento de que "Cleópatra" de 79 teria um a dublagem e 84 :ponder:
Usuário do Mês de Março de 2018

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Barbano » 18 Jun 2018, 12:01

Beterraba escreveu:
Barbano escreveu: Alguns desses atualmente são exibidos com dublagem de 90, mas na ordem de 1984, e certamente tiveram dublagem antiga (só a do #98 que não se tem registro).
Não temos as gravações mas tem relatos de exibição da época, não sei porque mas tenho um forte sentimento de que "Cleópatra" de 79 teria um a dublagem e 84 :ponder:
É que tem gente que afirma que seria outra versão, e não a de 1975. Eu particularmente não acredito, tudo indica que seja a de 75 mesmo.
Imagem

Avatar do usuário
Beterraba
Membro
Membro
Mensagens: 8280
Registrado em: 05 Mar 2011, 00:26
Programa CH: Chapolin
Localização: Caieiras - SP
Curtiu: 251 vezes
Curtiram: 243 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Beterraba » 18 Jun 2018, 12:57

Barbano escreveu:
Beterraba escreveu:
Barbano escreveu: Alguns desses atualmente são exibidos com dublagem de 90, mas na ordem de 1984, e certamente tiveram dublagem antiga (só a do #98 que não se tem registro).
Não temos as gravações mas tem relatos de exibição da época, não sei porque mas tenho um forte sentimento de que "Cleópatra" de 79 teria um a dublagem e 84 :ponder:
É que tem gente que afirma que seria outra versão, e não a de 1975. Eu particularmente não acredito, tudo indica que seja a de 75 mesmo.
Mas tem alguma prova ou hipótese com alguma base que exista uma versão mais antiga de pedinte em família? por que se existir alguma versão perdida mundial de fato, faria sentido ser aquivada pelo SBT assim como "aventuras em vênus"
Usuário do Mês de Março de 2018

Avatar do usuário
Jacinto
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 20756
Registrado em: 12 Dez 2009, 22:54
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Localização: Jaboatão - PE
Curtiu: 3917 vezes
Curtiram: 849 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Jacinto » 18 Jun 2018, 13:09

Essa versão que Ô cô..., Igor C. Barros e mais alguns viram foi por volta de 88/89 não em 1984, portanto a versão que estreou em 1984 deve ter sido a de 75 mesmo.

Responder