VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Tirado Alanís
Membro
Membro
Mensagens: 8794
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 0
Curtiram: 714 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Tirado Alanís » 01 Jul 2018, 23:53

Guilherme CH escreveu:É, eu cheguei a comentar isso com o Fabão também, sobre a tela de catalogação. Querendo ou não, entram na conta também esses detalhes.

Sobre a pergunta do Gordo, a combinação Pistoleiro (1973) com Pirata Fantasma (1975) dá praticamente 50:38, o que daria para completar com os 15:22 restantes da sinuca, fechando com o tempo total da fita.

Só que, como eu tinha dito, dependendo da velocidade de gravação, as fitas nem sempre atingem o tempo máximo. Por isso é mais fácil supor que a Televisa conseguia gravar os episódios adequadamente, sem nenhum corte ou conteúdo de sobra.
Exato. Creio que Carambolas ou fechou a sequência de 75 ou veio no lugar de Pedintes. Mas ainda procuro uma explicação plausível para terem pulado Planeta Vênus.

Talvez... Como Carambolas está colada com R.S.E., eles poderiam ter representado uma possível dupla, impossibilitada pela situação de perdido desse segundo. Então Planeta Vênus, que faria parte desse lote normalmente com Aerolitos (que deveria ficar de fora com a separação), foi escolhido e deslocado para completar o par, que acabou por ser rejeitado dando preferência à sequência, e na hora de voltar à posição original, quem voltou foi Carambolas. Entenderam? :lol:

Ou é muita viagem minha, ou foi muita viagem da Televisa.

Guilherme CH
Membro
Membro
Mensagens: 6856
Registrado em: 01 Mai 2011, 16:08
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 80 vezes
Curtiram: 228 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Guilherme CH » 02 Jul 2018, 00:24

O Gordo escreveu:Essa parada da velocidade de gravação explicaria o motivo de alguns episódios terem qualidade tão destoante de outros no sbt
É possível mesmo. Nesse site explica bem o que acontece quando se usa velocidade maior para gravação, especificamente na figura 2.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.ph ... oes-art887
Rafael Sales escreveu:O que eu sei de NTSC e PAL são das velocidades de cada uma. Não em velocidade de gravação, mas sim de velocidade do tempo. Isso tem relação da quantidade de heartz. Não sei se isso tem relação com a questão dos videotapes, mas pelo menos em jogos, isso tem uma diferença absurda:

50hz no formato PAL (Europeu)

60hz no formato NTSC (Americano)


Matéria sobre esses formatos: http://www.tecnologiadoglobo.com/2009/0 ... c-e-secam/
Caramba! Os europeus sofriam com essa versão lerda do Sonic. kkkkkkk

Não sabia que a diferença se dava na velocidade do tempo. Valeu por esclarecer, Rafael. :joinha:

Teria alguma diferença também na televisão? Digo isso porque no México se usa o sistema NTSC, enquanto que no Brasil é PAL, até onde eu sei. A Televisa deve ter tido dor de cabeça para tentar adequar os episódios das séries CH para o SBT. :lol:
Churrumín escreveu:
Guilherme CH escreveu:É, eu cheguei a comentar isso com o Fabão também, sobre a tela de catalogação. Querendo ou não, entram na conta também esses detalhes.

Sobre a pergunta do Gordo, a combinação Pistoleiro (1973) com Pirata Fantasma (1975) dá praticamente 50:38, o que daria para completar com os 15:22 restantes da sinuca, fechando com o tempo total da fita.

Só que, como eu tinha dito, dependendo da velocidade de gravação, as fitas nem sempre atingem o tempo máximo. Por isso é mais fácil supor que a Televisa conseguia gravar os episódios adequadamente, sem nenhum corte ou conteúdo de sobra.
Exato. Creio que Carambolas ou fechou a sequência de 75 ou veio no lugar de Pedintes. Mas ainda procuro uma explicação plausível para terem pulado Planeta Vênus.

Talvez... Como Carambolas está colada com R.S.E., eles poderiam ter representado uma possível dupla, impossibilitada pela situação de perdido desse segundo. Então Planeta Vênus, que faria parte desse lote normalmente com Aerolitos (que deveria ficar de fora com a separação), foi escolhido e deslocado para completar o par, que acabou por ser rejeitado dando preferência à sequência, e na hora de voltar à posição original, quem voltou foi Carambolas. Entenderam? :lol:

Ou é muita viagem minha, ou foi muita viagem da Televisa.
O fato é que não dá para ter 100% de certeza como as fitas de Chaves e Chapolin chegavam para o SBT. Alguns casos, como os três episódios de 78 do Chapolin, é difícil achar uma explicação certa. Se vieram dois episódios na mesma fita e outro separado (deslocado em outra temporada), ou os três foram gravados em uma fita com duração maior, ou até mesmo se vieram avulsos em uma fita menor...

Pior é saber que essas dúvidas vão se perpetuar pela eternidade, né... rsrs

Avatar do usuário
O Gordo
Membro
Membro
Mensagens: 15868
Registrado em: 12 Abr 2014, 21:25
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 773 vezes
Curtiram: 1411 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por O Gordo » 02 Jul 2018, 00:54

Os repetecos em câmera lenta da copa do mundo ficam com a iluminação piscando, que parece ser causada pela diferença de formato, não?
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio


12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Avatar do usuário
João Victor Trascastro
Administrador
Administrador
Mensagens: 1804
Registrado em: 03 Jan 2017, 16:22
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Novorizontino
Curtiu: 197 vezes
Curtiram: 784 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por João Victor Trascastro » 02 Jul 2018, 03:12

Se todas essas fitas em diversos formatos sempre acabavam convertidas já na preparação pra dublagem nos estúdios da TVS, as fitas masters ainda mantêm a trilha de áudio em espanhol? Porque se a Televisa não dispõe de alguns perdidos que o SBT tem trancafiado, seria interessante...

gregoryluis09
Membro
Membro
Mensagens: 976
Registrado em: 07 Fev 2014, 17:37
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Internacional
Localização: São Leopoldo - RS
Curtiu: 91 vezes
Curtiram: 78 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por gregoryluis09 » 02 Jul 2018, 03:52

Trascastro escreveu:Se todas essas fitas em diversos formatos sempre acabavam convertidas já na preparação pra dublagem nos estúdios da TVS, as fitas masters ainda mantêm a trilha de áudio em espanhol? Porque se a Televisa não dispõe de alguns perdidos que o SBT tem trancafiado, seria interessante...
O problema é que a Televisa não tá nem aí pros perdidos, infelizmente.

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3370 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Barbano » 02 Jul 2018, 09:08

Esse tempo de 66 minutos era exato? Eu lembro que nas fitas VHS sempre dava uns minutinhos a mais...

E enquanto Chapolin beta recebeu esses 3 episódios aparentemente em sequência, em Chaves o bagulho já veio louco:

. Lagartixas (1977)
. Sapateiro (1973)
. Leiteiro (1973)
. Refrescos (1974)
. Matando Aula (1979)

E, se for seguindo a lista, é raro achar episódios em sequência nesse começo. Ao ponto de ambos os episódios de Ano Novo estarem entre os primeiros dublados. Vai entender.

Avatar do usuário
João Victor Trascastro
Administrador
Administrador
Mensagens: 1804
Registrado em: 03 Jan 2017, 16:22
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Novorizontino
Curtiu: 197 vezes
Curtiram: 784 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por João Victor Trascastro » 02 Jul 2018, 09:47

As exibições em outros países que compraram as séries tardiamente também eram bagunçadas? Vai que o pacote era sem critério algum mesmo, se hoje os caras não se organziam, imagina naquela época.

Guilherme CH
Membro
Membro
Mensagens: 6856
Registrado em: 01 Mai 2011, 16:08
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 80 vezes
Curtiram: 228 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Guilherme CH » 02 Jul 2018, 09:50

Barbano escreveu:Esse tempo de 66 minutos era exato? Eu lembro que nas fitas VHS sempre dava uns minutinhos a mais...

E enquanto Chapolin beta recebeu esses 3 episódios aparentemente em sequência, em Chaves o bagulho já veio louco:

. Lagartixas (1977)
. Sapateiro (1973)
. Leiteiro (1973)
. Refrescos (1974)
. Matando Aula (1979)

E, se for seguindo a lista, é raro achar episódios em sequência nesse começo. Ao ponto de ambos os episódios de Ano Novo estarem entre os primeiros dublados. Vai entender.
Esses tempos marcados nas fitas são o máximo de gravação que a fita pode suportar. Ultrapassar os minutos eu não sei se é possível, mas diminuir agluns minutos é perfeitamente normal. Vejam na imagem do spoiler.
Imagem
Essa fita suporta 8 horas de gravação, mas na velocidade SP (Standard Play) vai até somente 2 horas e 40 minutos, o que é o mais indicado na própria fita (T-160 minutos).

Usar todo o espaço de uma fita pode comprometer a qualidade de imagem e áudio, por isso nas duas imagens vazadas do arquivo do SBT mostram somente episódios em dupla em uma fita de 66 minutos, por exemplo. Colocar um terceiro episódio podia ser arriscado para a Televisa.

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3370 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Barbano » 02 Jul 2018, 09:53

Na verdade o tempo padrão dessas fitas T 160 era de 160 minutos. A gravação em EP/SLP é que era fora do padrão, para maior aproveitamento, mas com baixa qualidade.

Ainda assim, gravando em SP, dava para chegar em uns 164 minutos.

Nas fitas T 120 eu gravava sempre no modo SLP/EP, de 6 horas, e dava em torno de 6h08.

Guilherme CH
Membro
Membro
Mensagens: 6856
Registrado em: 01 Mai 2011, 16:08
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 80 vezes
Curtiram: 228 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Guilherme CH » 02 Jul 2018, 10:00

Então se dá para ultrapassar o tempo máximo, é possível que a Televisa espremeu os três episódios de 78 do Chapolin até o talo em uma fita de 66 minutos. Seria esse o motivo do episódio das pulgas ter uma qualidade de imagem tão baixa? :ponder:

Tirado Alanís
Membro
Membro
Mensagens: 8794
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 0
Curtiram: 714 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Tirado Alanís » 06 Jul 2018, 20:39

Sei que não tem nada a ver com o tópico, mas por que nessa fita O Fantasma da Vila está numerado como 83 se na ordem SBT-Ancine ele é o 86?



Aos 1:07.

Avatar do usuário
Chavo Arachán
Moderador
Moderador
Mensagens: 8329
Registrado em: 20 Jan 2013, 19:07
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Defensor Sporting (Uruguay)
Localização: Melo, Cerro Largo, Uruguay.
Curtiu: 749 vezes
Curtiram: 635 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Chavo Arachán » 06 Jul 2018, 20:43

Churrumín escreveu:Sei que não tem nada a ver com o tópico, mas por que nessa fita O Fantasma da Vila está numerado como 83 se na ordem SBT-Ancine ele é o 86.
Porque está con la numeración del registro de 1996, amigo, que no incluyen semelhantes y episodios Rio Sound.
Meu nome é Chavo Arachán e estou no meio CH desde 20/01/2013. Fui Moderador do Fórum Chaves entre nov/2017 e nov/2018, entre nov/2019 e nov/2021 e atualmente desde nov/2023 até os dias presentes. Também sou editor de integrais CH, escritor amador e membro fixo do Bar do Podcast, do Igor Borges.

Vamo que vamos e tenhamos dito!!!
:feliz: :feliz: :feliz:

Tirado Alanís
Membro
Membro
Mensagens: 8794
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 0
Curtiram: 714 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Tirado Alanís » 06 Jul 2018, 20:47

Quer dizer que entre o 1 e 86 atualmente tem três semelhantes/RioSound? Tem mais...
EDIT: Ah, perdidos não contam, né?

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3370 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Barbano » 06 Jul 2018, 21:37

Os semelhantes não contam, pois vem no fim da lista. Acho que são 3 Riosound mesmo.

Aliás, 2 Riosound e 1 Maga: Vamos ao Parque, O Exame de Recuperação e O Fotógrafo
Imagem

Avatar do usuário
Lucas Fernando
Membro
Membro
Mensagens: 277
Registrado em: 04 Jun 2010, 14:36
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 65 vezes
Curtiram: 205 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Lucas Fernando » 08 Jul 2018, 12:43

Não estranharia se Planeta Vênus tivesse vindo na mesma fita do Circo de Pulgas. Sabemos que foi dublado exatamente na sequência em que estaria posicionado na Ancine, mas pode ter sido pulado durante a dublagem Beta, ou pode ter recebido uma redublagem por a dublagem Beta não ter convencido... É curioso ter os dois perdidos mundiais do Chapolin justamente no lote de 84.

E acredito que o episódio da sinuca tenha vindo junto com o episódio dos aerolitos. Além de serem exibidos praticamente em sequência, a master do aerolitos está com uma imagem sofrível. Aliás ainda me pergunto como o SBT deixou aquele episódio ser exibido normalmente naquelas condições até 2011.
Churrumín escreveu:O problema é não sabermos a duração exata deles. Não conto nem com cortes, mas como podemos determinar quanto tempo a ficha de identificação inicial fica na tela, ou quando um capítulo realmente termina (vide um que soltaram no SBT Vídeos até a BGM do pianinho terminar, perdurado em plena tela preta)?
Pode ter um bom espaço de tempo entre cada bloco. Em algumas fitas lançadas pela Top Tape, a tela preta entre os blocos às vezes durava uns 15 segundos. Não sabemos se os episódios estavam originalmente assim, mas é uma possibilidade a ser considerada.

Responder