Chespirito e Política: qual a relação?

A projeção da visão política de Chespirito transmitida aos seus persongens

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
Chaves do 8½
Membro
Membro
Mensagens: 538
Registrado em: 23 Mai 2018, 13:18
Programa CH: Chaves
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 38 vezes

Re: Chespirito e Política: qual a relação?

Mensagem por Chaves do 8½ » 31 Mai 2018, 15:31

Borges escreveu:Qual o curso que você tá fazendo?

Ah, mas espero que inspire mesmo :P, ou que pelo menos alguém saia desse tópico entendendo que esses conceitos de pessoas apolíticas ou livres de ideologia não existem nem em séries tão simples quanto Chaves e Chapolin.
Letras: Português - Inglês.
Ah, sim, não é possível ser apolítico, nem neutro. Somos sempre parciais, escolhemos lados e ideologias e nos guiamos por essa bússola.
Nosso trabalho, do escritor ao professor, é definido pelo todo de nossas experiências. Todo ato é um ato político.

Um pequeno acréscimo que eu gostaria de pontuar sobre a piada do Batman: essa história do Batman ser gay começou, na verdade, com Seduction of the Innocent, um livro escrito na década de 50 pelo psiquiatra Fredric Wertham em que ele alegava que, e eu parafraseio-o: "as histórias do Batman são psicologicamente homossexuais. (...)
O tipo de história que é contada em 'Batman' pode estimular crianças a inconscientemente ter fantasias homossexuais. (...) Somente alguém ignorante a psiquiatria e a psicopatologia do sexo não consegue perceber a sutil atmosfera de homoerotismo que permeia as aventuras do maduro Batman e seu jovem amigo, Robin."

Importante também ressaltar que isso foi propagado fortemente durante uma época em que o Macarthismo, a histeria coletiva da luta contra comunistas, estava em vigência.
Os homossexuais eram perseguidos e a homossexualidade era vista como doença mental por autoridades no período conhecido como "Lavender scare".
Esses usuários curtiram o post de Chaves do 8½ (total: 1):
Rafael - Kiko botones forever
:barril: NOS EPISÓDIOS ANTERIORES :barril:

Ex-King_CHespirito (2012 - 2015), Chapeta (2015 - 2018),
Dom Chapolin de la Mancha (2018) e Tio Monchito (2018 - 2020)

Avatar do usuário
Rafael - Kiko botones forever
Membro
Membro
Mensagens: 2702
Registrado em: 02 Fev 2011, 08:26
Programa CH: Chapolin
Localização: São Paulo
Curtiu: 34 vezes
Curtiram: 109 vezes

Re: Chespirito e Política: qual a relação?

Mensagem por Rafael - Kiko botones forever » 31 Mai 2018, 18:40

Obrigado por me corrigir, nem tinha me lembrado desse livro que fez com que quase quebrasse a perna dos quadrinhos norte-americanos. Mas que a série dos anos 60 ajudou a fortalecer que eles dois eram gays, isso eu não tenho dúvidas.
Imagem

Avatar do usuário
Chaves do 8½
Membro
Membro
Mensagens: 538
Registrado em: 23 Mai 2018, 13:18
Programa CH: Chaves
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 38 vezes

Re: Chespirito e Política: qual a relação?

Mensagem por Chaves do 8½ » 31 Mai 2018, 19:03

Rafael Sales escreveu:Obrigado por me corrigir, nem tinha me lembrado desse livro que fez com que quase quebrasse a perna dos quadrinhos norte-americanos. Mas que a série dos anos 60 ajudou a fortalecer que eles dois eram gays, isso eu não tenho dúvidas.
Ah, sim, certamente!
Na realidade, existem até boatos que esse clima da série era intencional e os criadores se apoderaram desse conceito e fizeram uma espécie de sátira em cima dele.

Até que ponto isso pode ser levado a sério eu não sei, mas o ator Burt Ward, o Robin, disse que o relacionamento deles na série poderia ser interpretado como um relacionamento homossexual. Ele citou como exemplo os vários duplos sentidos utilizados no texto do programa e a extravagância colorida, que era o próprio estilo visual da série, e finalizou dizendo que esses elementos combinados poderiam gerar uma interpretação ambígua.
:barril: NOS EPISÓDIOS ANTERIORES :barril:

Ex-King_CHespirito (2012 - 2015), Chapeta (2015 - 2018),
Dom Chapolin de la Mancha (2018) e Tio Monchito (2018 - 2020)

Avatar do usuário
Helder CH
Membro
Membro
Mensagens: 783
Registrado em: 29 Jan 2012, 14:02
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 41 vezes
Curtiram: 71 vezes

Re: Chespirito e Política: qual a relação?

Mensagem por Helder CH » 31 Mai 2018, 20:44

Tem também o filme "Batman e Robin (1997)" com algumas insinuações homossexuais como a câmera dando close na bunda dos dois, mas esse foi linchado pelo público num todo graças ao seu péssimo desenvolvimento feito por Joel Schumacher.

E o personagem Robin foi criado apenas para amenizar as histórias do Batman que eram muito sombrias. Hoje em dia, vemos filmes, desenhos e séries do Batman totalmente sozinho, o que em parte é bom, pois percebemos que o herói de fato não precisa de nenhum parceiro para o desenrolar de suas histórias.

O ruim é que a DC ainda insisti em usar o Robin, sendo que Dick Grayson já seguiu carreira como Asa Noturna e os que vieram depois não vingaram, criando uma sucessão infrutífera de "Robins". Até já mataram o Jason Todd (e depois reviveram), mas o Robin ainda continua lá nas HQs.

Deixando claro que não me importo se ele ou o Batman são gays, mas o personagem em si é uma criança que nada combina com seu parceiro já adulto e muito mais maduro e treinado.

Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23560
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 287 vezes
Curtiram: 1987 vezes

Re: Chespirito e Política: qual a relação?

Mensagem por Homessa » 31 Mai 2018, 21:07

Helder CH escreveu:Tem também o filme "Batman e Robin (1997)" com algumas insinuações homossexuais como a câmera dando close na bunda dos dois,
Em compensação, dão close na xereca da Batgirl também.
Esses usuários curtiram o post de Homessa (total: 1):
Chambón

Avatar do usuário
Rafael - Kiko botones forever
Membro
Membro
Mensagens: 2702
Registrado em: 02 Fev 2011, 08:26
Programa CH: Chapolin
Localização: São Paulo
Curtiu: 34 vezes
Curtiram: 109 vezes

Re: Chespirito e Política: qual a relação?

Mensagem por Rafael - Kiko botones forever » 31 Mai 2018, 21:10

Helder CH escreveu:Tem também o filme "Batman e Robin (1997)" com algumas insinuações homossexuais como a câmera dando close na bunda dos dois, mas esse foi linchado pelo público num todo graças ao seu péssimo desenvolvimento feito por Joel Schumacher.

E o personagem Robin foi criado apenas para amenizar as histórias do Batman que eram muito sombrias. Hoje em dia, vemos filmes, desenhos e séries do Batman totalmente sozinho, o que em parte é bom, pois percebemos que o herói de fato não precisa de nenhum parceiro para o desenrolar de suas histórias.

O ruim é que a DC ainda insisti em usar o Robin, sendo que Dick Grayson já seguiu carreira como Asa Noturna e os que vieram depois não vingaram, criando uma sucessão infrutífera de "Robins". Até já mataram o Jason Todd (e depois reviveram), mas o Robin ainda continua lá nas HQs.

Deixando claro que não me importo se ele ou o Batman são gays, mas o personagem em si é uma criança que nada combina com seu parceiro já adulto e muito mais maduro e treinado.
Na verdade, não foi criado pra amenizar não. No começo, o Robin tinha muito uma cara de psicopata, era quase como se fosse um Coringa. Por exemplo, na história de estréia dele, ele mata um meliante dando um chute nele e o derrubando de um edifício em construção. Somente anos depois é que começaram a suavizar o personagem.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Misterpom
Membro
Membro
Mensagens: 173
Registrado em: 21 Nov 2012, 18:01
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 63 vezes
Curtiram: 44 vezes

Re: Chespirito e Política: qual a relação?

Mensagem por Misterpom » 01 Jun 2018, 04:05

Dom Chapolin de la Mancha escreveu: Todo ato é um ato político.
É mesmo? Quando eu caguei hoje de manhã foi um ato político? De qual matiz ideológica? E quando eu almocei penne à pomodoro? O molho era vermelho. De repente era propaganda petista? Hahaha.

Essa afirmação, típica de acadêmico que caiu no conto da Escola de Frankfurt, mostra exatamente o problema da academia. Tudo é esmiuçado para se encontrar uma ideologia oculta e justificar um ponto de vista. E sabemos que quem procura acha. Pra mim é o equivalente acadêmico de quem enxerga imagem de Santa em janela suja hahaha.
Esses usuários curtiram o post de Misterpom (total: 2):
BarbanoIgorBorgesCH

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3383 vezes

Re: Chespirito e Política: qual a relação?

Mensagem por Barbano » 01 Jun 2018, 10:09

Curtiria duas vezes se pudesse. É exatamente isso. :D
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
Misterpom
Imagem

Avatar do usuário
Helder CH
Membro
Membro
Mensagens: 783
Registrado em: 29 Jan 2012, 14:02
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 41 vezes
Curtiram: 71 vezes

Re: Chespirito e Política: qual a relação?

Mensagem por Helder CH » 01 Jun 2018, 10:37

Rafael Sales escreveu:
Helder CH escreveu:Tem também o filme "Batman e Robin (1997)" com algumas insinuações homossexuais como a câmera dando close na bunda dos dois, mas esse foi linchado pelo público num todo graças ao seu péssimo desenvolvimento feito por Joel Schumacher.

E o personagem Robin foi criado apenas para amenizar as histórias do Batman que eram muito sombrias. Hoje em dia, vemos filmes, desenhos e séries do Batman totalmente sozinho, o que em parte é bom, pois percebemos que o herói de fato não precisa de nenhum parceiro para o desenrolar de suas histórias.

O ruim é que a DC ainda insisti em usar o Robin, sendo que Dick Grayson já seguiu carreira como Asa Noturna e os que vieram depois não vingaram, criando uma sucessão infrutífera de "Robins". Até já mataram o Jason Todd (e depois reviveram), mas o Robin ainda continua lá nas HQs.

Deixando claro que não me importo se ele ou o Batman são gays, mas o personagem em si é uma criança que nada combina com seu parceiro já adulto e muito mais maduro e treinado.
Na verdade, não foi criado pra amenizar não. No começo, o Robin tinha muito uma cara de psicopata, era quase como se fosse um Coringa. Por exemplo, na história de estréia dele, ele mata um meliante dando um chute nele e o derrubando de um edifício em construção. Somente anos depois é que começaram a suavizar o personagem.
Imagem
Não sabia disso. Legal saber. Parece que a infantilização começou mesmo nos anos 50 na Era de Prata. Mesmo assim, o uniforme colorido dele contrasta e muito com o traje escuro do Batman. A meu ver essa parceria nunca teve nada a ver, mas enfim.

Avatar do usuário
Bgs
Membro
Membro
Mensagens: 6308
Registrado em: 12 Dez 2009, 16:55
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 89 vezes
Curtiram: 198 vezes

Re: Chespirito e Política: qual a relação?

Mensagem por Bgs » 01 Jun 2018, 13:04

Misterpom escreveu:
Dom Chapolin de la Mancha escreveu: Todo ato é um ato político.
É mesmo? Quando eu caguei hoje de manhã foi um ato político? De qual matiz ideológica? E quando eu almocei penne à pomodoro? O molho era vermelho. De repente era propaganda petista? Hahaha.
Cara, sim. É um ato político a partir da sua escolha em comprar os tomates do seu molho de um feirante, de um pequeno agricultor ou de uma rede de supermercados. Você pode nem se importar com isso, mas está fazendo política mesmo sem saber.
#BgsDNV?
- criação do sub-fórum Espaço Kids: livre postagem de manifestações de apoio ao candidato Jair Bolsonaro
- criação do Fórum Privilegiado: fim das relações diplomáticas com o outro fórum a não ser que haja fusão
- revitalização do mini-chat: o mini-chat vai voltar pra home e todos os candidatos a moderação serão submetidos a uma sabatina ao vivo na plataforma
- fim do puxa saquismo: banimento do usuário Ramyen
- fim da dublagem Maga no Multishow: todos os episódios das séries Chaves e Chapolin serão imediatamente redublados (clipes inclusos)
- fim do privilégio na administração: votos de moderadores terão o mesmo peso que o de administradores em votações internas
- fim dos debates chatos: os debates para a moderação serão organizados por Fabio em uma gincana de #afazendaconectada
- fim da mamata (spoiler: ela vai acabar): moderadores que tiverem posturas autoritárias serão punidos da mesma forma com que se punem usuários comuns
- criação do mandato colaborativo: a moderação não pode ser de 1 usuário, dessa forma, propostas e ideias poderão ser apresentadas num tópico específico. As postagens que tiverem mais respostas ou curtidas serão levadas imediatamente a votação na Politura.
- legalização do flood: chega de critérios autoritários para definir o que é o que não é útil.

#BgsDNV, quem conhece confia! :campeao:
coligação pela renovação do FCH

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3383 vezes

Re: Chespirito e Política: qual a relação?

Mensagem por Barbano » 01 Jun 2018, 18:44

Na verdade eu compro de quem vende mais barato mesmo. :[
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 2):
BugigaMisterpom
Imagem

Avatar do usuário
Bgs
Membro
Membro
Mensagens: 6308
Registrado em: 12 Dez 2009, 16:55
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 89 vezes
Curtiram: 198 vezes

Re: Chespirito e Política: qual a relação?

Mensagem por Bgs » 02 Jun 2018, 10:40

Barbano escreveu:Na verdade eu compro de quem vende mais barato mesmo. :[
Você é um bobinho. Aliás, você compra molho Heinz e já falou isso em outro tópico que eu lembro, não mente pra mim.

Esse vídeo do Cortella explica bem:
Esses usuários curtiram o post de Bgs (total: 1):
Victor235
#BgsDNV?
- criação do sub-fórum Espaço Kids: livre postagem de manifestações de apoio ao candidato Jair Bolsonaro
- criação do Fórum Privilegiado: fim das relações diplomáticas com o outro fórum a não ser que haja fusão
- revitalização do mini-chat: o mini-chat vai voltar pra home e todos os candidatos a moderação serão submetidos a uma sabatina ao vivo na plataforma
- fim do puxa saquismo: banimento do usuário Ramyen
- fim da dublagem Maga no Multishow: todos os episódios das séries Chaves e Chapolin serão imediatamente redublados (clipes inclusos)
- fim do privilégio na administração: votos de moderadores terão o mesmo peso que o de administradores em votações internas
- fim dos debates chatos: os debates para a moderação serão organizados por Fabio em uma gincana de #afazendaconectada
- fim da mamata (spoiler: ela vai acabar): moderadores que tiverem posturas autoritárias serão punidos da mesma forma com que se punem usuários comuns
- criação do mandato colaborativo: a moderação não pode ser de 1 usuário, dessa forma, propostas e ideias poderão ser apresentadas num tópico específico. As postagens que tiverem mais respostas ou curtidas serão levadas imediatamente a votação na Politura.
- legalização do flood: chega de critérios autoritários para definir o que é o que não é útil.

#BgsDNV, quem conhece confia! :campeao:
coligação pela renovação do FCH

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3383 vezes

Re: Chespirito e Política: qual a relação?

Mensagem por Barbano » 02 Jun 2018, 10:43

Você falou do tomate, não do molho pronto.

E o meu molho Heinz eu tb compro de quem vende mais barato. Foda-se se é o Extra ou a mercearia do bairro.
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 2):
BugigaMisterpom
Imagem

Avatar do usuário
Bgs
Membro
Membro
Mensagens: 6308
Registrado em: 12 Dez 2009, 16:55
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 89 vezes
Curtiram: 198 vezes

Re: Chespirito e Política: qual a relação?

Mensagem por Bgs » 02 Jun 2018, 10:51

Aí que tá, Barbano, você tá pensando no seu bolso e não no pequeno comércio que tem risco de fechar porque a grande rede de supermercado chegou no bairro. Decisão política. Me lembrou a farmácia do pai da Hannah na primeira temporada de 13 reasons why.
#BgsDNV?
- criação do sub-fórum Espaço Kids: livre postagem de manifestações de apoio ao candidato Jair Bolsonaro
- criação do Fórum Privilegiado: fim das relações diplomáticas com o outro fórum a não ser que haja fusão
- revitalização do mini-chat: o mini-chat vai voltar pra home e todos os candidatos a moderação serão submetidos a uma sabatina ao vivo na plataforma
- fim do puxa saquismo: banimento do usuário Ramyen
- fim da dublagem Maga no Multishow: todos os episódios das séries Chaves e Chapolin serão imediatamente redublados (clipes inclusos)
- fim do privilégio na administração: votos de moderadores terão o mesmo peso que o de administradores em votações internas
- fim dos debates chatos: os debates para a moderação serão organizados por Fabio em uma gincana de #afazendaconectada
- fim da mamata (spoiler: ela vai acabar): moderadores que tiverem posturas autoritárias serão punidos da mesma forma com que se punem usuários comuns
- criação do mandato colaborativo: a moderação não pode ser de 1 usuário, dessa forma, propostas e ideias poderão ser apresentadas num tópico específico. As postagens que tiverem mais respostas ou curtidas serão levadas imediatamente a votação na Politura.
- legalização do flood: chega de critérios autoritários para definir o que é o que não é útil.

#BgsDNV, quem conhece confia! :campeao:
coligação pela renovação do FCH

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 15961
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 980 vezes
Curtiram: 901 vezes

Re: Chespirito e Política: qual a relação?

Mensagem por JF CH » 02 Jun 2018, 11:09

Ah, e agora vamos pagar mais caro na venda da esquina sendo que no Extra está mais barato só pra não falir a venda? :rolleyes:
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Responder