Chespirito era um cara excessivamente narcisista

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
ViniCH
Membro
Membro
Mensagens: 3366
Registrado em: 24 Jan 2013, 15:17
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: corinthians
Curtiu: 75 vezes
Curtiram: 342 vezes

Re: Chespirito era um cara excessivamente narcisista

Mensagem por ViniCH » 17 Mai 2018, 14:40

Mas cê tá bravo?

Bolaños era preguiçoso SIM, contratar um novo roteirista não quer dizer jogar o trabalho nas mãos dele, mas sim ter alguém para ajudar, dar ideias, formular histórias, novas piadas, tudo isso com o Chespirito do lado.
VINICH
Usuário do FCH desde 24 de janeiro de 2013
Usuário do mês de abr/18
Imagem

Avatar do usuário
Seu Rampeiro
Membro
Membro
Mensagens: 2342
Registrado em: 31 Jan 2009, 23:04
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: TGMDP FC
Curtiu: 444 vezes
Curtiram: 182 vezes

Re: Chespirito era um cara excessivamente narcisista

Mensagem por Seu Rampeiro » 17 Mai 2018, 14:44

Anchorhead Kid escreveu:
ViniCH escreveu:Gênio era Albert Einstein e Stephen Hawking, Bolaños era no máximo talentoso.
:duh: :duh: :duh: :duh: :duh:
Você sabe que genialidade não é um conceito só, né? Sabe que inteligência é relativa?
Einstein e Hawking eram gênios da física. Bolaños era um gênio do humor, da arte.
Nem isso ele era. O quote que você fez logo abaixo explica o porquê:
ViniCH escreveu:Remakes excessivos (alguns absurdos, como A Bacia dos Desejos) e descaracterização de personagens (tipo Jaiminho que virou seu Madruga).
Bolaños pode ter tido lapsos de genialidade -- as temporadas de 74-75, por ex. --, mas não foi um gênio propriamente dito. Mastigou, durante a maior parte do tempo, a mesmíssima coisa, piorando-a e revelando uma inegável decadência criativa.
Esses usuários curtiram o post de Seu Rampeiro (total: 1):
Chun Clain
100 anos de Raul "Chato" Padilla, nosso Jaimito


Avatar do usuário
BOLAÑOS ERA MAÇOM
Membro
Membro
Mensagens: 1131
Registrado em: 11 Set 2015, 22:19
Programa CH: Chespirito
Localização: Tatooine
Curtiu: 120 vezes
Curtiram: 252 vezes

Re: Chespirito era um cara excessivamente narcisista

Mensagem por BOLAÑOS ERA MAÇOM » 17 Mai 2018, 14:49

ViniCH escreveu:Mas cê tá bravo?

Bolaños era preguiçoso SIM, contratar um novo roteirista não quer dizer jogar o trabalho nas mãos dele, mas sim ter alguém para ajudar, dar ideias, formular histórias, novas piadas, tudo isso com o Chespirito do lado.
Perdão se isso soou exaltado, infelizmente é difícil passar uma boa impressão da própria emoção meramente por texto...

Já parou pra pensar na possibilidade de isso não ser preguiça, mas apenas a vontade dele?
Por mais que um roteirista novo fosse só pra ajudar a dar ideias e formular histórias, talvez ele simplesmente não quisesse isso. E eu sei como é isso.
Eu sou cineasta e acredite: é um porre trabalhar em grupo nessa área. Um monte de gente querendo te enfiar ideias ruins goela abaixo, nunca deixando você fazer o que você quer... E ninguém nunca quer debater ideias, todo mundo só quer impor. Tem horas que tem que brigar, se não não dá. E o Chespirito não era um cara de discutir, não gostava de intrigas (de acordo com relatos sobre ele), então é compreensível que ele ficasse nessa área verde. Isso sem contar que é HORRÍVEL filiar seu próprio nome em um trabalho que você não gostou. Eu mesmo já produzi muitos curtas que eu NÃO QUIS por meu nome nos créditos porque aquilo não era legítimo de vir de mim (e já dá pra imaginar o motivo, né?). E está tudo bem, isso é apenas bom senso.
Neto escreveu:Bolaños pode ter tido lapsos de genialidade -- as temporadas de 74-75, por ex. --, mas não foi um gênio propriamente dito. Mastigou, durante a maior parte do tempo, a mesmíssima coisa, piorando-a e revelando uma inegável decadência criativa.
Se é engraçado ou não, aí já é um conceito subjetivo.
Mas explorar bem e de forma inteligente o humor, aí já é bem objetivo.
Então sim, concordo com você que ele teve apenas lapsos de genialidade. Mas discordo quando você diz que isso não o tornou um gênio propriamente dito.
Além de tudo, vale lembrar que na década de 80 ele já tava na faixa dos 50 anos. Um tanto velho pra uma pessoa que, na juventude, fumava diariamente cigarros não-filtrados. É normal que o ápice de sua lucidez tivesse sido na faixa dos 30-40 anos (ideias que ele teve ao decorrer dos anos 60, mas que só foram colocadas em prática nos anos 70).
Realizações no meio CH:
nenhuma
Imagem

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22416
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3492 vezes

Re: Chespirito era um cara excessivamente narcisista

Mensagem por Riddle Snowcraft » 17 Mai 2018, 15:00

"Já parou pra pensar na possibilidade de isso não ser preguiça, mas apenas a vontade dele?"

Vontade de trabalhar menos pra mim se chama preguiça.
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
BOLAÑOS ERA MAÇOM
Membro
Membro
Mensagens: 1131
Registrado em: 11 Set 2015, 22:19
Programa CH: Chespirito
Localização: Tatooine
Curtiu: 120 vezes
Curtiram: 252 vezes

Re: Chespirito era um cara excessivamente narcisista

Mensagem por BOLAÑOS ERA MAÇOM » 17 Mai 2018, 15:05

Riddle Snowcraft escreveu:"Já parou pra pensar na possibilidade de isso não ser preguiça, mas apenas a vontade dele?"

Vontade de trabalhar menos pra mim se chama preguiça.
Pra mim seu julgamento é raso.
É um ótimo argumento "te peguei!", mas não tem valor lógico nenhum.

Ele teve um ápice de genialidade justamente quando estava, em questão de idade, no ápice de sua lucidez.
Talvez ele quisesse reaproveitar isso? Ou talvez simplesmente re-fazer seu humor pras seguintes gerações? Ou talvez até mesmo ele não tivesse mais com ânimo pra fazer Chaves e Chapolin? Afinal, vale lembrar que os outros quadros do Programa Chespirito nem tiveram tantos remakes assim.
Realizações no meio CH:
nenhuma
Imagem

Avatar do usuário
Tufman
Membro
Membro
Mensagens: 6136
Registrado em: 21 Out 2014, 18:50
Programa CH: Chapolin
Localização: São Paulo - SP
Curtiu: 155 vezes
Curtiram: 332 vezes

Re: Chespirito era um cara excessivamente narcisista

Mensagem por Tufman » 17 Mai 2018, 16:51

Exatamente.

Talvez o problema não seja a pessoa ser narcisista. E é bom deixar claro que narcisismo eu coloco como amor próprio e reconhecimento do patamar intelectual que está.

Se ela for narcisista com bons motivos para ser, então não há nada de errado. Agora se ela for narcisista e com uma carreira pobre e trabalho mediano, ela é convencida. E ninguém precisou convencer o Chespirito. O sucesso do seu talento foi quem o convenceu.
Esses usuários curtiram o post de Tufman (total: 1):
BOLAÑOS ERA MAÇOM

Avatar do usuário
Alexandre
Moderador
Moderador
Mensagens: 1760
Registrado em: 12 Jan 2010, 17:29
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Fluminense
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 112 vezes
Curtiram: 329 vezes

Re: Chespirito era um cara excessivamente narcisista

Mensagem por Alexandre » 17 Mai 2018, 17:55

Anchorhead Kid escreveu: Eu sou cineasta e acredite: é um porre trabalhar em grupo nessa área. Um monte de gente querendo te enfiar ideias ruins goela abaixo, nunca deixando você fazer o que você quer... E ninguém nunca quer debater ideias, todo mundo só quer impor. Tem horas que tem que brigar, se não não dá. E o Chespirito não era um cara de discutir, não gostava de intrigas (de acordo com relatos sobre ele), então é compreensível que ele ficasse nessa área verde. Isso sem contar que é HORRÍVEL filiar seu próprio nome em um trabalho que você não gostou. Eu mesmo já produzi muitos curtas que eu NÃO QUIS por meu nome nos créditos porque aquilo não era legítimo de vir de mim (e já dá pra imaginar o motivo, né?). E está tudo bem, isso é apenas bom senso.
Não apenas compartilho do mesmo pensamento, como da mesma vivência... Sou formado em Audiovisual e sempre que eu pude, trabalhei sozinho nos roteiros, porque é um saco trabalhar com pessoas que mais afundam do que ajudam em uma produção... Fora que devemos ver q na época temporadas de séries não eram como hoje em dia q começa em um mês específico e termina em outro bem próximo com apenas 20 episódios, era o ano todo fora as turnês. Então é normal se sentir cansado e desmotivado. Sobre reaproveitar histórias ou situações, eu mesmo já fiz quando estive escrevendo, isso é normal nessa área, só tem que saber dosar.
Esses usuários curtiram o post de Alexandre (total: 1):
BOLAÑOS ERA MAÇOM

Avatar do usuário
Quase Seca
Membro
Membro
Mensagens: 8122
Registrado em: 15 Mar 2011, 14:57
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 149 vezes
Curtiram: 757 vezes

Re: Chespirito era um cara excessivamente narcisista

Mensagem por Quase Seca » 17 Mai 2018, 18:42

Legal isso tudo que vocês falaram, mas ué gente, ele não precisava contratar roteiristas. Podia simplesmente pedir uma colaboração dos atores, e se gostasse mantinha as ideias nos roteiros novos, caso contrário, como ele era dono da caceta toda, seguia com o que ele pensou. Nada melhor que as pessoas que viviam naquele universo dele para dar opiniões/sugestões.

E outra, não é que ele não gostasse e ficasse receoso que outras pessoas cagassem a obra dele, e ele fosse obrigado a assinar aquilo junto. Tanto não é, que o último episódio da série e o episódio que dá início a uma nova fase em anos na série ("Os penetras"), foram assinados por outros (seus irmãos). Ele confiou episódios "importantes" nas mãos de outros. Se ele tivesse tanto receio assim, colocaria no máximo um episódio comunzão avulso no meio da temporada na mão dos irmãos para testes. A real é que era questão de ego mesmo. Mesmo ele gostando do resultado, ele preferia manter todo o controle! Aliás, está super ok ele fazer isso. Está no seu direito, mas qualquer apreciador das obras também tem o direito de criticar, desde que respeitosamente. Ele fazia as séries para o público, e ganhou dinheiro com elas até o fim da vida graças a isso. As pessoas podem adorar tudinho de ponta a ponta, mas também podem perfeitamente reclamar dos pontos falhos (que são muitos).
Esses usuários curtiram o post de Quase Seca (total: 1):
Barbano
Imagem

Avatar do usuário
Alexandre
Moderador
Moderador
Mensagens: 1760
Registrado em: 12 Jan 2010, 17:29
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Fluminense
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 112 vezes
Curtiram: 329 vezes

Re: Chespirito era um cara excessivamente narcisista

Mensagem por Alexandre » 17 Mai 2018, 21:39

Mas é aí que tá... Falando no modo financeiro agora, qualquer ajuda no roteiro, além dos devidos créditos de quem ajudou, com certeza haveria uma monetização também. Acho que Chespirito não era tão narcisista assim, mas ele tinha uma outra visão do negócio em questão, tanto é que ele deixou um legado e uma fortuna para os seus herdeiros, e quem trabalha nessa área sabe o quão triste é você escrever um roteiro e um diretor que pensa diferente de você querer dar outro ar ou modificar a história. Então penso o seguinte: Bolanos no Roteiro e na direção de seu próprio programa, transmitiria a visão que ele queria para o conteúdo que ele estava produzindo sem nenhuma interferência.
Esses usuários curtiram o post de Alexandre (total: 1):
BOLAÑOS ERA MAÇOM

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22416
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3492 vezes

Re: Chespirito era um cara excessivamente narcisista

Mensagem por Riddle Snowcraft » 17 Mai 2018, 22:43

O foda é ter anos inteiros que ele passou sem escrever nada novo
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Seu Rampeiro
Membro
Membro
Mensagens: 2342
Registrado em: 31 Jan 2009, 23:04
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: TGMDP FC
Curtiu: 444 vezes
Curtiram: 182 vezes

Re: Chespirito era um cara excessivamente narcisista

Mensagem por Seu Rampeiro » 17 Mai 2018, 23:17

Contam-se nos dedos os roteiros novos dos doze anos de "Chaves" no programa chespirito. Por mais que na época remakes fizessem sentido, já que não havia reprises como há hoje, nada justifica esse marasmo, que é indigno de um gênio e mancha o legado de roberto.
Editado pela última vez por Seu Rampeiro em 17 Mai 2018, 23:29, em um total de 1 vez.
100 anos de Raul "Chato" Padilla, nosso Jaimito


Avatar do usuário
Diacho Molhado
Membro
Membro
Mensagens: 124
Registrado em: 26 Mar 2018, 21:07
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Internacional
Curtiu: 47 vezes
Curtiram: 18 vezes

Re: Chespirito era um cara excessivamente narcisista

Mensagem por Diacho Molhado » 17 Mai 2018, 23:22

Chespirito era tão zeloso pelo seu trabalho que os pouquíssimos episódios que não foram escritos por ele, foram seus irmãos Francisco e Horácio que escreveram.
ÉÉÉU VUUI SACAAAADO NÉ. JAVES TINHA INBÊJA DE QUICO.

Avatar do usuário
ViniCH
Membro
Membro
Mensagens: 3366
Registrado em: 24 Jan 2013, 15:17
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: corinthians
Curtiu: 75 vezes
Curtiram: 342 vezes

Re: Chespirito era um cara excessivamente narcisista

Mensagem por ViniCH » 18 Mai 2018, 00:09

Diacho Molhado escreveu:Chespirito era tão zeloso pelo seu trabalho que os pouquíssimos episódios que não foram escritos por ele, foram seus irmãos Francisco e Horácio que escreveram.
Não sei bem se "zeloso" é a palavra certa.
VINICH
Usuário do FCH desde 24 de janeiro de 2013
Usuário do mês de abr/18
Imagem

Avatar do usuário
Príncipe da Condessa
Membro
Membro
Mensagens: 6040
Registrado em: 18 Jan 2017, 03:05
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 108 vezes
Curtiram: 333 vezes

Re: Chespirito era um cara excessivamente narcisista

Mensagem por Príncipe da Condessa » 18 Mai 2018, 00:17

Mais La Chicharra (1979) tem bastante roteiros inédidos, foi por causa da volta do Programa Chespirito, que La Chicharra começou a ter remakes. Se ele tivesse feito mais dessa série poderia ter dado certo, pois o programa não serve como quadro.
Imagem

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22416
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3492 vezes

Re: Chespirito era um cara excessivamente narcisista

Mensagem por Riddle Snowcraft » 18 Mai 2018, 00:20

Isso pq na despedida do Chapolin ele disse "queremos fazer algo novo, algo diferente"

fez por 3 meses e voltou pro xerox.
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Responder