Efeito Mandela em CH

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Mensagens: 11063
Registrado em: 24 Jul 2018, 12:05
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: RSRSRSRS
Curtiu: 4184 vezes
Curtiram: 846 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por gusta dos biscoitos » 28 Jun 2019, 15:12

Luciano Junior ✅ escreveu:Tive um Efeito Mandela agora:

Como eu achava que o título do episódio era: Panquecas pra dentro, barriga pra fora
Como realmente é: Panqueca pra dentro, barriga pra fora
UMA LETRA de diferença

que bosta
Esses usuários curtiram o post de gusta dos biscoitos (total: 2):
BOLAÑOS ERA MAÇOMLuciano Junior
Imagem


Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Avatar do usuário
Fenômeno universal
Membro
Membro
Mensagens: 104
Registrado em: 09 Dez 2019, 19:19
Programa CH: Chaves
Curtiu: 8 vezes
Curtiram: 11 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Fenômeno universal » 16 Dez 2019, 22:49

Apesar de eu ter me inscrito no fórum há apenas algumas semanas, eu já passava por aqui olhando as mensagens dos tópicos há um bom tempo. E agora eu vou dizer o meu relato.

Claro, isso pode ter sido a minha mente me trollando, eu posso estar me confundindo sim, mas eu lembro que eu tinha entre 4 e 5 anos, isso foi entre 2009 - 2011, eu jurava que eu tinha visto um episódio no Telefuturo onde o Chaves andava meio chateado ou algo assim pelo pátio, o ângulo da vila era um pouco diferente do normal, mas o que está fresco na minha memória mesmo era que o Chaves tinha um número 8 bem grande nas costas da camisa, exatamente como no episódio do futebol americano. eu achava que isso era algo característico na roupa dele e que fosse por isso que ele era chamado de Chaves do 8. Depois que eu cresci e fui procurar algo relacionado a esse episódio eu fiquei confuso após não encontrar nada a respeito. Claro, isso pode ser coisa da minha cabeça, já que nessa época as pessoas já anotavam as exibições dos episódios. Enfim, o único que eu tenho a dizer é que esse é o meu relato do efeito mandela.
Editado pela última vez por Fenômeno universal em 17 Dez 2019, 02:46, em um total de 1 vez.
The Universal Phenomenon:Preaching the end of the world.

Avatar do usuário
Mr. Zero
Membro
Membro
Mensagens: 1277
Registrado em: 08 Out 2009, 02:47
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 326 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Mr. Zero » 16 Dez 2019, 23:28

Fenômeno universal escreveu:Apesar de eu ter me inscrito no fórum há apenas algumas semanas, eu já passava por aqui olhando as mensagens dos tópicos há um bom tempo. E agora eu vou dizer o meu relato.

Claro, isso pode ter sido a minha mente me trollando, eu posso estar me confundindo sim, mas eu lembro que eu tinha entre 4 e 5 anos, isso foi entre 2009 - 2011, eu jurava que eu tinha visto um episódio no Telefuturo onde o Chaves andava meio chateado ou algo assim pelo pátio, o ângulo da vila era um pouco diferente do normal, mas o que está fresco na minha memória mesmo era que o Chaves tinha um número 8 bem grande nas costas da camisa, exatamente como no episódio do futebol americano. eu achava que era por isso que ele era chamado de Chaves do 8. Depois que eu cresci e fui procurar algo relacionado a esse episódio eu fiquei confuso após não encontrar nada a respeito. Claro, isso pode ser coisa da minha cabeça, já que nessa época as pessoas já anotavam as exibições dos episódios. Enfim, o único que eu tenho a dizer é que esse é o meu relato do efeito mandela.
É muito provável que seja uma mistura de memórias, justamente entre o Futebol Americano, o fato de você saber que o programa chama El Chavo del 8 e mais algum outro episódio. Nessa fase da segunda infância, nossa mente costuma nos pregar muita peça. Nessa época, toda a comunidade CH era extremamente sólida e temos robustas gravações e anotações de tudo o que se passou no período. Eu mesmo, já possuia mais de 20 anos de idade na época. Não há a menor chance de ter acontecido de verdade.
Imagem

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3383 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Barbano » 17 Dez 2019, 08:36

Mr. Zero escreveu:É muito provável que seja uma mistura de memórias, justamente entre o Futebol Americano, o fato de você saber que o programa chama El Chavo del 8 e mais algum outro episódio. Nessa fase da segunda infância, nossa mente costuma nos pregar muita peça. Nessa época, toda a comunidade CH era extremamente sólida e temos robustas gravações e anotações de tudo o que se passou no período. Eu mesmo, já possuia mais de 20 anos de idade na época. Não há a menor chance de ter acontecido de verdade.
Exato. Mas ele disse que foi na Telefuturo, não sei se o pessoal do meio CH acompanhava as exibições de lá...

78GRM87
Membro
Membro
Mensagens: 116
Registrado em: 17 Nov 2019, 22:44
Curtiu: 0
Curtiram: 8 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por 78GRM87 » 22 Dez 2019, 18:43

O Efeito Mandela que eu tive (que nem acho que seja realmente efeito mandela) Foi de que eu já tinha visto na Wikipédia em espanhol, uma página com todas as datas dos episódios do Programa Chespirito, o problema é que vi que a página não aparece mais, como se tivessem tirado e nesse caso eu não acredito que seja efeito mandela pelo fato de que eu me lembro de algumas datas, como por exemplo o episódio da transfusão de sangue do Chaveco, que tinha a data de 28 de dezembro de 1992.

Avatar do usuário
Arieel
Membro
Membro
Mensagens: 3069
Registrado em: 11 Set 2016, 23:48
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 440 vezes
Curtiram: 308 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Arieel » 22 Dez 2019, 21:06

Falando no Ulbra TV. Lembrei aquele canal chamado RCT que exibia os episódios de Chaves, principalmente os DVD's de modo pirata.



Não sei se já cheguei a contar, mas um dos efeitos mandela que tenho me CH, é de ter visto a cena cortada da esquete Zero Zero Seta quando voltou em 2012 na volta dos semelhantes no SBT

Avatar do usuário
Mr. Zero
Membro
Membro
Mensagens: 1277
Registrado em: 08 Out 2009, 02:47
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 326 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Mr. Zero » 23 Dez 2019, 00:02

78GRM87 escreveu:O Efeito Mandela que eu tive (que nem acho que seja realmente efeito mandela) Foi de que eu já tinha visto na Wikipédia em espanhol, uma página com todas as datas dos episódios do Programa Chespirito, o problema é que vi que a página não aparece mais, como se tivessem tirado e nesse caso eu não acredito que seja efeito mandela pelo fato de que eu me lembro de algumas datas, como por exemplo o episódio da transfusão de sangue do Chaveco, que tinha a data de 28 de dezembro de 1992.
Isso é possível. De tempos em tempos a Wikipédia exclui páginas sem teor enciclopédico na avaliação dos moderadores.
Imagem

Avatar do usuário
Gabilondo
Membro
Membro
Mensagens: 2111
Registrado em: 03 Fev 2018, 14:30
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Vasco da Gama
Localização: Patópolis, Calisota
Curtiu: 93 vezes
Curtiram: 128 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Gabilondo » 23 Dez 2019, 02:23

Da Wikipedia não, mas tem da "borradopedia":
https://borradopedia.com/index.php?titl ... Chespirito

Tá igualzinha.
Imagem
''EçI nAuM eH iNéDiTu, El Já Vi Nu SbT!''

''U kAzAmEnTu Du SeU MaDrUgAh VaI pAçAr Nu MuLtIxOu?''

''AkApUlKu FoI u ÚlTiMu EpIzÓdIu CoN u KiKu!''

''EçA vOiS dU xÁvIs FiKô UmA mErDaH!''

Títulos e campahas de destaque
Campeão da Chapoliga 2021 :campeao:
Campeão do Bolão do FCH - Copa do Mundo 2022 :campeao:
2º lugar de O Sobrevivente V - Copa América 2019 :vice:
2º lugar na Chapoliga 2020 :vice:
3º lugar na Chapoliga 2019 :terceiro:
3⁰ lugar no De que episódio é essa foto? - 10 anos (2019/20) :terceiro:

78GRM87
Membro
Membro
Mensagens: 116
Registrado em: 17 Nov 2019, 22:44
Curtiu: 0
Curtiram: 8 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por 78GRM87 » 23 Dez 2019, 03:08

Então pode ser que o Efeito Mandela que eu tive foi o de ser na Wikipédia, pode ser esse que eu tinha visto. Há alguma possibilidade de algumas, bem algumas mesmo das datas alí estarem corretas?, pois eu acredito que Quase Nada está. Destaque para as outras informações.

Avatar do usuário
mc Jay-X
Membro
Membro
Mensagens: 1032
Registrado em: 10 Ago 2010, 20:57
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Corinthians
Localização: São Paulo
Curtiu: 235 vezes
Curtiram: 199 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por mc Jay-X » 07 Jan 2020, 13:51

Tenho dois relatos sobre Efeito Mandela, então para não ter longos quotes e não misturar assuntos, vou fazer um double post. Me desculpem por isso, mas é necessário.

Bem, só pra entenderem a minha linha do tempo:
- Nasci em 1981
- Assistia Chaves desde que me lembro por gente
- Parei aos 14 anos, em 1996 (comecei a trabalhar)
- Em 2004, resolvi procurar informações na precária internet e abriu-se um mundo de informações pra mim. Foi onde voltei a assistir e a acompanhar tudo.

Nessa época, em 2004, ao ler sobre episódios perdidos, coisa e tal, eu podia jurar que havia um episódio onde objetos vinham voando do segundo pátio e as crianças ficavam se perguntando o que seria aquilo. Mas não havia nenhuma prova de sua existência.

Aí, um abençoado, de não sei que site (talvez o Igor C. Barros) me posta um vídeo com o título "final episódio chapéu flutuando". Eu baixei esse vídeo no dia 28 de novembro de 2005. Era um vídeo de 20 segundos, com apenas os últimos 8 segundos do episódio e 12 de vinheta televisiva. Um arquivo ASF de qualidade horrorosa. Mas pra mim, era a prova definitiva que o episódio existia. Eu nem sabia da existência do programa Chespirito. Se alguém falasse que era de 1974, eu acreditaria.

Anos depois, relendo meus gibis da Turma da Mônica, me deparo com uma historinha da Magali, que ao andar pela rua, via alimentos flutuando, amarrados em bexigas. Depois de se questionar (e comer tudo) ela resolve investigar e descobre que o Dudu estava amarrando as frutas e soltando pela janela para agradar sua mãe, que pensava que ele estava comendo tudo.

Aí a ficha finalmente caiu! Caramba, minha memória me pregou uma peça! Eu misturei as coisas. Mas e aquele vídeo? Reassisti o vídeo e vi que o chapéu não estava flutuando, mas parecia estar com bombinhas estourando. Dito e feito. Anos depois descobri que era isso mesmo.

O único mistério que ainda resta descobrir é que esse sketch das bombinhas não é o último do episódio, mas nesse vídeo ele é. Por que será?

Veja o vídeo https://youtu.be/gEjMOzmeErI
Editado pela última vez por mc Jay-X em 07 Jan 2020, 14:17, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
Príncipe da Condessa
Membro
Membro
Mensagens: 6043
Registrado em: 18 Jan 2017, 03:05
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 108 vezes
Curtiram: 333 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Príncipe da Condessa » 07 Jan 2020, 14:00

Este vídeo não está disponível.
Imagem
Realizações no meio CH:
Achei o trecho de "O louco que escapou do manicômio" (1971).

Avatar do usuário
mc Jay-X
Membro
Membro
Mensagens: 1032
Registrado em: 10 Ago 2010, 20:57
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Corinthians
Localização: São Paulo
Curtiu: 235 vezes
Curtiram: 199 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por mc Jay-X » 07 Jan 2020, 14:12

O segundo relato tem data antiga também. Nessa mesma época descrita acima, em 2004, eu tinha a convicção, caso qualquer pessoa me perguntasse, que o nome do Professor Girafales era Inocêncio Girafales.

Em 2005 eu era administrador do Fórum Turma do Chaves, de propriedade do Evandro Gonçalves. E nos concursos de conhecimento que eu promovia, lembro vagamente de ter usado essa pergunta, e muitas pessoas respondiam corretamente.

Foi depois de muitos anos, acho que nesse fórum inclusive, que me deparo com alguém perguntando: "Afinal, qual é o episódio que o Professor fala seu nome?" e a resposta foi: "Nenhum."

O QUE? COMO ASSIM? Pra mim foi uma absurda surpresa.

E de fato, após debulharmos tudo o que existe de CH, não encontramos o bendito episódio.

Mas vejam como isso não se trata de um delírio coletivo, e é bem provável que estejamos falando de um episódio perdido mundial:

O site Wayback Machine, o arquivo da internet, tem um snapshot do site http://www.chespirito.com datado de 03 de dezembro de 1998. Gente, lembrem-se de que em 1998, apenas uma seleta porcentagem de pessoas tinham acesso à internet. Eu mesmo, só conseguia acessar do serviço, e olhe lá (aos 18 anos de idade). Eram sites bem precários, meramente informativos, e isso em todos os segmentos.

Pois olhem só o que o site diz sobre o nosso querido Professor:
Imagem
O que quero dizer é que, isso não partiu do imaginário do brasileiro. Até os fãs latinos também afirmavam que o nome dele era esse. E estamos falando de algo que vem de muito longa data.

Por isso, diferente de histórias absurdas como "Canetinha da Chiquinha" e afins, é muito mais provável haver um episódio misterioso, provavelmente perdido, que ele falava o nome dele.
Sai-De-Trás escreveu:Este vídeo não está disponível.
Link corrigido.
Editado pela última vez por gusta dos biscoitos em 07 Jan 2020, 14:22, em um total de 1 vez.
Razão: Unindo posts.
Esses usuários curtiram o post de mc Jay-X (total: 1):
Jacinto

Avatar do usuário
Príncipe da Condessa
Membro
Membro
Mensagens: 6043
Registrado em: 18 Jan 2017, 03:05
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 108 vezes
Curtiram: 333 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Príncipe da Condessa » 07 Jan 2020, 14:38

mc Jay-X escreveu:O único mistério que ainda resta descobrir é que esse sketch das bombinhas não é o último do episódio, mas nesse vídeo ele é. Por que será?

Veja o vídeo https://youtu.be/gEjMOzmeErI
Deve ser uma edição do canal.
Imagem
Realizações no meio CH:
Achei o trecho de "O louco que escapou do manicômio" (1971).

Avatar do usuário
Chafundifórnios
Membro
Membro
Mensagens: 3757
Registrado em: 01 Abr 2014, 19:27
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Apodi-RN
Curtiu: 24 vezes
Curtiram: 272 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Chafundifórnios » 07 Jan 2020, 15:18

Interessante. Se esse nome Inocêncio Girafales deriva de algum perdido mundial, pode ser muito bem originado de alguma piada feita na versão de 1975 da Cherimoia. Há a suspeita que, mediante aquelas anotações antigas da estréia de Chaves no Brasil, esse tal episódio foi exibido pelo SBT lá em 1984.
Prefiro evitar a fadiga...
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --

Avatar do usuário
Jacinto
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 20763
Registrado em: 12 Dez 2009, 22:54
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Localização: Jaboatão - PE
Curtiu: 3929 vezes
Curtiram: 850 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Jacinto » 07 Jan 2020, 21:38

Chafundifórnios escreveu:Interessante. Se esse nome Inocêncio Girafales deriva de algum perdido mundial, pode ser muito bem originado de alguma piada feita na versão de 1975 da Cherimoia. Há a suspeita que, mediante aquelas anotações antigas da estréia de Chaves no Brasil, esse tal episódio foi exibido pelo SBT lá em 1984.
Nas versões de 73 e 78 ele fala o nome dele? Não lembro direito :ponder:

Responder