Efeito Mandela em CH

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
Mr. Zero
Membro
Membro
Mensagens: 1277
Registrado em: 08 Out 2009, 02:47
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 326 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Mr. Zero » 08 Jan 2020, 12:39

Sobre Inocêncio Girafales, salvo engano, até alguns materiais oficiais exibem esse nome, como o manual de instrução dos jogos de Chaves para Wii.
Imagem

Avatar do usuário
Bruno CH
Membro
Membro
Mensagens: 333
Registrado em: 31 Jan 2009, 23:46
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Bahia
Localização: Salvador - BA
Curtiu: 81 vezes
Curtiram: 56 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Bruno CH » 08 Jan 2020, 20:57

Esclarecendo a história da "Canetinha da Chiquinha", pra quem não sabe, fui eu quem implantou essa história no meio CH, há quase 20 anos.

Eu tinha uma lembrança tão viva de uma cena do Seu Madruga dando uma bronca na Chiquinha, perguntando "onde está?" e a Chiquinha respondendo "a canetinha?", depois de ter aprontando alguma coisa, como, pintar as coisas com a caneta, mas agora entendo que isso foi o tal do efeito Mandela.

Mas, muito antes do meio CH virar uma comunidade inteligente e respeitosa (sim, houveram tempos MUITO sombrios...), não se havia esse conhecimento difundido sobre "efeito Mandela". Agora posso ver que, embora eu tenha sido duramente massacrado desde sempre, várias pessoas também sofreram desse efeito Mandela, que, nada mais é do que um efeito comum que pode acontecer sobre qualquer assunto com qualquer pessoa.

Minha lembrança desse negócio da caneta era de quando eu tinha uns 4 ou 5 anos, isso entre 1991 e 1992. Muito difícil, quase impossível de eu analisar por quê motivo minha mente inventou essa cena ou misturou com alguma outra coisa que vi na época, mas a lembrança existe até hoje = EFEITO MANDELA.

Alguns posts atrás, eu falo do episódio da aula de canto do programa Chespirito, que a minha mente não lembrava que era de Chespirito, achava que era um episódio de Chaves. São coisas que acontecem = EFEITO MANDELA!

A frase do "explique, mas não complique", a gente até brincava na escola repetindo isso. Talvez seja de uma dublagem perdida, assim como o "Inocêncio Girafales". Tem dublagens que nunca nem vimos, mas sabemos que existiram (ou podem ter existido); ou pode ser efeito Mandela também!

É muito gratificante ver essa discussão sadia, com um usuário ajudando o outro a entender a dúvida e, o mais interessante, assumindo desde então, que teve um efeito Mandela e não querendo impor o que acha que viu ou não.

CH é cheio de mistérios, mistérios que parecem não ter fim... isso é mais um motivo para aguçar nossa imaginação, independente da idade.
Esses usuários curtiram o post de Bruno CH (total: 5):
JacintoJegueIgorBorgesCHMr. ZeroGabriel_Lupin

Avatar do usuário
Jezebel do Canto e Mello
Membro
Membro
Mensagens: 8354
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chespirito
Localização: Casa nº 21
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 492 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Jezebel do Canto e Mello » 08 Jan 2020, 21:27

Gente, me ajudem. Eu me lembro de um episódio (não sei se do Chaves ou do Chapolin) em que a Florinda estava com uma máquina de costurar na cena, alguém sabe de algo?
Editado pela última vez por Jezebel do Canto e Mello em 08 Jan 2020, 22:32, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Jegue
Membro
Membro
Mensagens: 5338
Registrado em: 07 Ago 2016, 11:13
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 353 vezes
Curtiram: 498 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Jegue » 08 Jan 2020, 22:08

Inocêncio Girafales é um dos maiores mistérios que existem. Eu tenho certeza que isso é citado em algum episódio. MUITA gente, de MUITOS lugares fala sobre isso. Não é uma simples lenda urbana tipo a agora destrinchada "Canetinha da Chiquinha" ou as míticas exibições de "O Papagaio do Quico" no Brasil.

Estamos falando de algo que centenas de fãs, mesmo estrangeiros, costumam afirmar. Se é perdido mundial, dublagem perdida ou até mesmo alguma entrevista antiga eu não sei, mas isso tem que existir. Não tem como tanta gente se enganar junto.
► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
Jezebel do Canto e Mello
Membro
Membro
Mensagens: 8354
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chespirito
Localização: Casa nº 21
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 492 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Jezebel do Canto e Mello » 08 Jan 2020, 22:33

Sai-De-Trás escreveu:
mc Jay-X escreveu:O único mistério que ainda resta descobrir é que esse sketch das bombinhas não é o último do episódio, mas nesse vídeo ele é. Por que será?

Veja o vídeo https://youtu.be/gEjMOzmeErI
Deve ser uma edição do canal.
Daora esse episódio, aqui ele em uma versão melhor:

Imagem

Avatar do usuário
Mr. Zero
Membro
Membro
Mensagens: 1277
Registrado em: 08 Out 2009, 02:47
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 326 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Mr. Zero » 10 Jan 2020, 22:01

Sobre o mistério do Inocêncio Girafales, existe até um tópico próprio. Adoraria que isso um dia fosse solucionado:

Imagem

Engenheiro Pudim
Moderador
Moderador
Mensagens: 4834
Registrado em: 29 Abr 2018, 00:32
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 337 vezes
Curtiram: 600 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Engenheiro Pudim » 10 Jan 2020, 23:14

E se o Chespirito simplesmente registrou o professor como "Profesor Inocencio Jirafales"?

Avatar do usuário
Jegue
Membro
Membro
Mensagens: 5338
Registrado em: 07 Ago 2016, 11:13
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 353 vezes
Curtiram: 498 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Jegue » 10 Jan 2020, 23:59

Mas isso foi provado que ele fez, já que vários registros da série tratam o nome como oficial.

O que está em aberto é se isso é citado em algum episódio ou não. Eu acho muito provável que sim, mas não tem como saber.
Esses usuários curtiram o post de Jegue (total: 1):
Jacinto
► Exibir Spoiler

Engenheiro Pudim
Moderador
Moderador
Mensagens: 4834
Registrado em: 29 Abr 2018, 00:32
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 337 vezes
Curtiram: 600 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Engenheiro Pudim » 11 Jan 2020, 01:36

Acho muito difícil. Não tivemos acesso à maior parte dos episódios perdidos. Quais são as chances do nome do professor ser mencionado justamente em um dos que não temos acesso?

A única possibilidade que vejo é ele ter se apresentado dessa forma na esquete da visita do diretor e terem dado segmento a isso na versão de 73 dos bilhetes trocados (I.J), mas logo ter caído no esquecimento.

Avatar do usuário
mc Jay-X
Membro
Membro
Mensagens: 1032
Registrado em: 10 Ago 2010, 20:57
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Corinthians
Localização: São Paulo
Curtiu: 235 vezes
Curtiram: 199 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por mc Jay-X » 11 Jan 2020, 09:23

Homem de Marlboro escreveu:E se o Chespirito simplesmente registrou o professor como "Profesor Inocencio Jirafales"?
A questão é que esse nome já era um consenso desde antes da Internet e dos fóruns, inclusive entre brasileiros e latinos.

Nós, brasileiros, só tínhamos o SBT como fonte, mais nada. Logo, só pode ter sido dito num episódio de chaves.
Esses usuários curtiram o post de mc Jay-X (total: 1):
Jacinto

Avatar do usuário
Don Chompiras
Membro
Membro
Mensagens: 825
Registrado em: 29 Nov 2019, 18:37
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Remo
Localização: Belém, Pará
Curtiu: 155 vezes
Curtiram: 57 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Don Chompiras » 11 Jan 2020, 09:45

Eu me lembro de um episódio onde o professor falava que o nome dele era Inocêncio, se passava na escola.
Pelo qualidade de imagem e o cenário parecia ser "A escolinha do professor girafales".
__________________
Eu juro que eu vi um astro cai na vila parte 1 por volta de 2010/2011
Por que dizer que não se é sim?

Engenheiro Pudim
Moderador
Moderador
Mensagens: 4834
Registrado em: 29 Abr 2018, 00:32
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 337 vezes
Curtiram: 600 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Engenheiro Pudim » 11 Jan 2020, 11:02

mc Jay-X escreveu:
Homem de Marlboro escreveu:E se o Chespirito simplesmente registrou o professor como "Profesor Inocencio Jirafales"?
A questão é que esse nome já era um consenso desde antes da Internet e dos fóruns, inclusive entre brasileiros e latinos.

Nós, brasileiros, só tínhamos o SBT como fonte, mais nada. Logo, só pode ter sido dito num episódio de chaves.
E novamente entra em questão. Pouquíssimos episódios ficaram fora do ar, por que seria justamente o do Inocêncio?

Avatar do usuário
mc Jay-X
Membro
Membro
Mensagens: 1032
Registrado em: 10 Ago 2010, 20:57
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Corinthians
Localização: São Paulo
Curtiu: 235 vezes
Curtiram: 199 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por mc Jay-X » 11 Jan 2020, 11:31

Poderia ser qualquer um. Não dá pra achar uma justificativa válida para as cagadas de SBT e Televisa.

Avatar do usuário
Jacinto
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 20756
Registrado em: 12 Dez 2009, 22:54
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Localização: Jaboatão - PE
Curtiu: 3917 vezes
Curtiram: 849 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Jacinto » 11 Jan 2020, 21:38

mc Jay-X escreveu:
Homem de Marlboro escreveu:E se o Chespirito simplesmente registrou o professor como "Profesor Inocencio Jirafales"?
A questão é que esse nome já era um consenso desde antes da Internet e dos fóruns, inclusive entre brasileiros e latinos.

Nós, brasileiros, só tínhamos o SBT como fonte, mais nada. Logo, só pode ter sido dito num episódio de chaves.
Exatamente, tem nada a ver meter por exemplo meter Chespirito (80/90), Supergenios ou outra coisa no meio, esse nome já era falado desde os primórdios da década de 2000 pelo Meio Ch, inclusive por fãs estrangeiros.

Avatar do usuário
Jegue
Membro
Membro
Mensagens: 5338
Registrado em: 07 Ago 2016, 11:13
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 353 vezes
Curtiram: 498 vezes

Re: Efeito Mandela em CH

Mensagem por Jegue » 11 Jan 2020, 21:42

Sabemos que episódios engavetados pelo SBT no início dos anos 90 não voltaram até hoje, como Toureiros e a provável hipótese do Revolvinho. Por que não pode haver outro episódio "esquecido" em que o nome é mencionado? Estamos falando de CH, gente.
► Exibir Spoiler

Responder