Fontes CH

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
Sirigaito
Membro
Membro
Mensagens: 282
Registrado em: 03 Abr 2017, 14:38
Programa CH: Chaves
Curtiu: 44 vezes
Curtiram: 116 vezes

Re: Fonte Type Clube do Chaves

Mensagem por Sirigaito » 02 Fev 2020, 00:50

Victor235 escreveu:Tem uns programas que prometem recuperar arquivos já excluídos da lixeira, Bazzo.

Já tentou algum? Talvez o @Luciano Junior saiba te informar melhor.
O recuva é um deles.

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Fonte Type Clube do Chaves

Mensagem por Victor235 » 02 Fev 2020, 00:51

Podiam alterar o nome deste tópico para "Fontes CH" ou "Fontes True Type CH", já que ele não versa apenas sobre a já encontrada fonte do Clube.
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
Red Caboose
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Mensagens: 11063
Registrado em: 24 Jul 2018, 12:05
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: RSRSRSRS
Curtiu: 4184 vezes
Curtiram: 846 vezes

Re: Fontes CH

Mensagem por gusta dos biscoitos » 02 Fev 2020, 01:24

Victor235 escreveu:Podiam alterar o nome deste tópico para "Fontes CH" ou "Fontes True Type CH", já que ele não versa apenas sobre a já encontrada fonte do Clube.
Faz todo o sentido.

Alterado :joinha:
Esses usuários curtiram o post de gusta dos biscoitos (total: 2):
Victor235Jacinto
Imagem


Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Fontes CH

Mensagem por Victor235 » 02 Fev 2020, 01:31

Aliás, pensei numa coisa genial sobre a fonte do Chapolin.

Quando eu estava no Ensino Médio, lembro que achei um site fantástico que permitia a gente criar uma fonte a partir de nossa caligrafia manual.

Você baixava um molde de duas ou três páginas, desenhava cada caractere, maiúsculo e minúsculo, inclusive nas versões com acento e tudo mais, digitalizava e o site gerava uma fonte TrueType.

Eu não tenho mais minha fonte TrueType, mas tenho um papel impresso na época com o uso dela. O resultado ficava muito bom.

O Bazzo poderia dar um jeito de imprimir esses caracteres, já criados, dentro dos espaços respectivos do molde, ou ainda, baixar o molde em PDF e inserir digitalmente cada caractere em seu respectivo espaço em algum programa tipo o CorelDraw, e depois enviar isso como se fosse uma página digitalizada.

Jogando isso no programa, teremos a fonte completa e aplicável para tudo, com qualquer tamanho, cor e tudo mais.

Infelizmente, vi que hoje em dia o YourFonts é pago, mas existe um tal de Calligraphr que permite fazer gratuitamente desde que a fonte não incluía acentos e números. Como a fonte do Chapolin não tem isso... bora!
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Red Caboose
Membro
Membro
Mensagens: 1287
Registrado em: 14 Nov 2019, 21:59
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Localização: Vilhena, Rondônia
Curtiu: 365 vezes
Curtiram: 227 vezes

Re: Fontes CH

Mensagem por Red Caboose » 02 Fev 2020, 06:05

Victor235 escreveu:Aliás, pensei numa coisa genial sobre a fonte do Chapolin.

Quando eu estava no Ensino Médio, lembro que achei um site fantástico que permitia a gente criar uma fonte a partir de nossa caligrafia manual.

Você baixava um molde de duas ou três páginas, desenhava cada caractere, maiúsculo e minúsculo, inclusive nas versões com acento e tudo mais, digitalizava e o site gerava uma fonte TrueType.

Eu não tenho mais minha fonte TrueType, mas tenho um papel impresso na época com o uso dela. O resultado ficava muito bom.

O Bazzo poderia dar um jeito de imprimir esses caracteres, já criados, dentro dos espaços respectivos do molde, ou ainda, baixar o molde em PDF e inserir digitalmente cada caractere em seu respectivo espaço em algum programa tipo o CorelDraw, e depois enviar isso como se fosse uma página digitalizada.

Jogando isso no programa, teremos a fonte completa e aplicável para tudo, com qualquer tamanho, cor e tudo mais.

Infelizmente, vi que hoje em dia o YourFonts é pago, mas existe um tal de Calligraphr que permite fazer gratuitamente desde que a fonte não incluía acentos e números. Como a fonte do Chapolin não tem isso... bora!
Eu pensei no mesmo, mas estou satisfeito com a fonte do Bazzo. Agora só espero a versão do Urubak
Imagem

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Re: Fontes CH

Mensagem por Nezz » 02 Fev 2020, 12:33

Victor235 escreveu:Tem uns programas que prometem recuperar arquivos já excluídos da lixeira, Bazzo.
Eu não tenho muita vontade de recuperar, como dava pra ver naquele meu post do F, tava muito ruim e "Paint", e além disso eu só tinha as letras A-B-C-D-E-F.

Obrigado pela dica, mas acho justo aquele lixo estar muito bem excluído. :vamp:

As letras vermelhas que o Danny fez ficaram muito melhores que qualquer coisa que eu imaginasse tentar fazer.
Imagem

Avatar do usuário
Red Caboose
Membro
Membro
Mensagens: 1287
Registrado em: 14 Nov 2019, 21:59
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Localização: Vilhena, Rondônia
Curtiu: 365 vezes
Curtiram: 227 vezes

Re: Fontes CH

Mensagem por Red Caboose » 02 Fev 2020, 15:43

BazzoReverso escreveu:As letras vermelhas que o Danny fez ficaram muito melhores que qualquer coisa que eu imaginasse tentar fazer.
Obrigado :) !
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Fontes CH

Mensagem por Victor235 » 02 Fev 2020, 21:26

Danny The Cat escreveu:Eu pensei no mesmo, mas estou satisfeito com a fonte do Bazzo. Agora só espero a versão do Urubak
Por isso mesmo! Já que está satisfeito com a fonte, imagine transformá-la numa fonte True Type que pode ser utilizada em qualquer editor de textos com qualquer formatação!
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Red Caboose
Membro
Membro
Mensagens: 1287
Registrado em: 14 Nov 2019, 21:59
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Localização: Vilhena, Rondônia
Curtiu: 365 vezes
Curtiram: 227 vezes

Re: Fontes CH

Mensagem por Red Caboose » 03 Fev 2020, 09:29

O problema é que não entendo NADA de programação de fontes, tentei recriar a fonte do Chapolin no SBT, mas a fonte ficou cheia de problemas de espaçamento. Por isso, aguardo a versão do Urubak, e espero que ele mande o link pra download quando finalizar.
__

Caso o Bazzo queira fazer sua versão da fonte do Chaves, tá aqui as imagens pra usar como referência:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Resolvi postar pro tópico não ficar muito parado, mas, quem quiser recriar a fonte, tá aqui :D
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Fontes CH

Mensagem por Victor235 » 07 Fev 2020, 01:27

Essas realmente eram desenhadas à mão; note que os mesmos caracteres mudam entre um uso e outro.
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
gusta dos biscoitos
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Mensagens: 11063
Registrado em: 24 Jul 2018, 12:05
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: RSRSRSRS
Curtiu: 4184 vezes
Curtiram: 846 vezes

Re: Fontes CH

Mensagem por gusta dos biscoitos » 07 Fev 2020, 01:42

A própria palavra "Chaves" tem umas três versões.
Imagem


Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Avatar do usuário
Sirigaito
Membro
Membro
Mensagens: 282
Registrado em: 03 Abr 2017, 14:38
Programa CH: Chaves
Curtiu: 44 vezes
Curtiram: 116 vezes

Re: Fontes CH

Mensagem por Sirigaito » 07 Fev 2020, 21:03

Na verdade não foi "a mão".
Eles variavam entre maiúsculo e minúsculo e mudavam a rotação.

No Chapolin também existe isso... A fonte da vinheta de abertura é diferente da vinheta de intervalo

Avatar do usuário
Nezz
Membro
Membro
Mensagens: 5568
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 436 vezes
Curtiram: 505 vezes

Re: Fontes CH

Mensagem por Nezz » 07 Fev 2020, 21:40

Doutor Urubak escreveu:No Chapolin também existe isso... A fonte da vinheta de abertura é diferente da vinheta de intervalo
Me desculpem pelo palavrão, mas CARALHO! Nunca tinha reparado isso! Pensei que a única diferença fosse um detalhe diferente nas antenas. Isso que é visão hein, tive que comparar as imagens umas 10 vezes até perceber.

Imagem

Imagem

EDIT:

Acredito que tenha sido a mão mesmo, eles provavelmente por preguiça e também pela correria do trabalho de fazer chamadas, ao invés de fazer por cima das letras já prontas na vinheta, desenhavam de cabeça já tendo uma certa noção de como elas se pareciam, pois as diferenças são quase nulas para classificar como maiúsculo ou minúsculo, ou qualquer outra coisa, tanto que só descobri a diferença das fontes (Do Chapolin) pelo seu post.
Imagem

Avatar do usuário
Sirigaito
Membro
Membro
Mensagens: 282
Registrado em: 03 Abr 2017, 14:38
Programa CH: Chaves
Curtiu: 44 vezes
Curtiram: 116 vezes

Re: Fontes CH

Mensagem por Sirigaito » 07 Fev 2020, 23:33

Na fonte que estou desenhando, estou fazendo os mínimos detalhes...
Aqui tem 3 versões do A
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38503
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Fontes CH

Mensagem por Victor235 » 07 Fev 2020, 23:40

Vai fazer o arquivo digital true-type, Urubak?
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Responder