Entenda toda a primeira fase de Chespirito (1970-1973)!

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
James Revolti
Administrador
Administrador
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 435 vezes
Curtiram: 639 vezes

Mensagem por James Revolti » 25 Nov 2020, 00:32

O e-mail diz que eles possuem programas dos anos 80, "mas parece que você está procurando um título diferente dos anos 70".

Isso dos 152 não se refere aos anos 80, então?

Segundo esse jornal, o penúltimo programa de Chespirito 70's foi o 116.
Então deveriam ser 117.
Imagem

Jacinto
Moderador
Moderador
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Curtiu: 4048 vezes
Curtiram: 919 vezes

Mensagem por Jacinto » 25 Nov 2020, 00:52

Chavo Arachán escreveu:
24 Nov 2020, 22:46
Que coisa, né.

Parabéns por mais uma descoberta, @Tapete do Kagiva.

É nessas horas que a gente se irrita por nem ter as séries no ar.

Se fosse assim, todos nós teriamos que conseguir esses episódios pra por-los no ar.
Hã? Foi o GuilhermeCH que descobriu :lol:

James Revolti
Administrador
Administrador
Curtiu: 435 vezes
Curtiram: 639 vezes

Mensagem por James Revolti » 25 Nov 2020, 01:30

Sobre os dois de Chapolin, tem a data de registro disso?

Guilherme CH
Membro
Membro
Curtiu: 82 vezes
Curtiram: 251 vezes

Mensagem por Guilherme CH » 25 Nov 2020, 08:32

James Revolti escreveu:
25 Nov 2020, 00:32
O e-mail diz que eles possuem programas dos anos 80, "mas parece que você está procurando um título diferente dos anos 70".

Então deveriam ser 117.
Imagem
Era esta imagem mesmo que eu estava me referindo! Há uma diferença significativa entre as duas informações sobre a quantidade de episódios. Talvez as reprises estejam contabilizadas também...

E acredito, sim, que se trata dos anos 70. Vou esperar um feedback deles agora, pois já encaminhei um email ontem sobre este questionamento.

Só que, para eles liberaram este documento, aí já complica um pouco. Pois precisa de uma permissão de quem solicitou a proteção de direitos autorais. Mas, como o Grupo Chespirito tem lutado por isso contra a Televisa, daí a nossa comunicação já fica mais fácil. Talvez o Antonio Felipe mesmo poderia comunicar o Fernández sobre a existência deste documento.

Mesmo que não haja o nome dos episódios, talvez tenham algumas informações pertinentes para complementar na Lista CH.

--

James, sobre os episódios do Chapolin, eles foram registrados pela Televisa em 17 de Janeiro de 2001. Segue imagem abaixo:
► Exibir Spoiler
Editado pela última vez por Guilherme CH em 25 Nov 2020, 10:09, em um total de 2 vezes.
Imagem

https://www.youtube.com/channel/UC_3nzU ... fwjKsyvvA/

Canal sobre Chaves, Chapolin e muitas outras curiosidades do Mundo Geek / Nerd!

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 1968 vezes
Curtiram: 3929 vezes

Mensagem por Barbano » 25 Nov 2020, 09:05

Guilherme CH escreveu:
25 Nov 2020, 08:32
Era esta imagem mesmo que eu estava me referindo! Há uma diferença significativa entre as duas informações sobre a quantidade de episódios. Talvez as reprises estejam contabilizadas também...
Mesmo com reprises dificilmente chega em 152. Foram pouco mais de 2 anos no ar...

Supergênios começou em 15/10/70. Foram 12 episódios em 1970. Em 1971 e 72 no máximo mais 104, e em 73 mais 8, totalizando no máximo 124 programas.

Cortal Cristado
Membro
Membro
Curtiu: 1170 vezes
Curtiram: 895 vezes

Mensagem por Cortal Cristado » 25 Nov 2020, 12:00

Jacinto escreveu:
25 Nov 2020, 00:52
Chavo Arachán escreveu:
24 Nov 2020, 22:46
Que coisa, né.

Parabéns por mais uma descoberta, @Tapete do Kagiva.

É nessas horas que a gente se irrita por nem ter as séries no ar.

Se fosse assim, todos nós teriamos que conseguir esses episódios pra por-los no ar.
Hã? Foi o GuilhermeCH que descobriu :lol:
Vai ver é porque são dois Guilhermes. :[
Imagem
Otelo escreveu:
17 Ago 2019, 21:57
O melhor jeito de você contribuir com o tópico é não postando.

Guilherme CH
Membro
Membro

Mensagem por Guilherme CH » 27 Nov 2020, 18:35

Atualizando...

Não querendo criar grandes expectativas (até porque nem sabemos qual o conteúdo da lista, muito menos se é "Chespirito anos 70", embora seja muito provável), mas a Library of Congress mandou um email sobre como adquirir uma cópia deste arquivo.
► Exibir Spoiler
É bem possível que eu seja "barrado" na hora de solicitar uma permissão para o "reclamante" dos direitos autorais (no caso, a Televisa). Mas a vida de um fã de CH é isso... Uma batalha constante.

Se acharem melhor direcionar isso para a Administração do Fórum, talvez fique até melhor por formalizar a comunicação. :)
Esses usuários curtiram o post de Guilherme CH (total: 2):
gusta dos biscoitosAlexandre
Imagem

Alexandre
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Fluminense
Curtiu: 106 vezes
Curtiram: 254 vezes

Mensagem por Alexandre » 30 Nov 2020, 02:39

Que demais a descoberta, parabéns Guilherme ! Acho que de fato isso deveria ser conversado com o forum, afim de extrair o máximo de informações possiveis. Esse trabalho que vc fez e descobriu, duvido muito que o grupo chespirito tenha feito algo semelhante durante os ultimos meses e em toda sua existência.

Olhei brevemete no inumeros registros e vi que em "chavo" tem uma descrição de "13 betacam (sp)" em um registro de episodios datados de 78. Esses teriam cópias disponiveis ?

E curioso a Televisa registrar um programa e a biblioteca não ter uma copia, não entendo muito bem como funciona essa parte, mas me pareceu meio confuso eu ter um arquivo audiovisual registrado sem nenhuma referência de imagem. Tipo, quem prova que esse episodio realmente existe ?

Acho que deveria ser obrigatório a empresa que registra ceder uma copia do produto e a biblioteca em contrapartida, disponibilizar um trecho de um minuto pra pesquisas como essa.

Guilherme CH
Membro
Membro

Mensagem por Guilherme CH » 30 Nov 2020, 07:08

Sim, Alexandre! A biblioteca possui, praticamente, toda a temporada de 1978 e 1979 do Chaves em fitas betacam! Um exemplo:

https://catalog.loc.gov/vwebv/holdingsI ... d=12401605

Ela foi registrada em 27 de Setembro de 1996 e entregue em 18 de Março de 1997. Ou seja, nesta época, a Televisa já começava a descartar os episódios perdidos, visto que a primeira parte de "Um astro cai na vila", por exemplo, não está disponível.

Porém, diferente da hemeroteca da "Avance", é mais difícil solicitar uma cópia. Neste caso de registros audiovisuais, por exemplo, só é permitido se a pessoa for presencialmente à biblioteca.

O que estou tentando ver agora é com outro departamento, o Copyright Office, que também é ligado à Library of Congress. Por aqui, há como pedir uma cópia dos arquivos, tanto que vou esperar o retorno do email ainda hoje.

Mas é como você comentou: acho que será muito mais fácil se houver uma formalização entre o fórum, o Grupo Chespirito e Copyright Office. Principalmente se tiver que pedir permissão para o detentor dos direitos autorais.

Acho que é válido, sim, correr atrás desta lista de 152 episódios de "Chespirito". Pode muito bem ter o nome dos episódios, como esta lista abaixo de alguns capítulos de "Tom & Jerry Show", de 1975, entre outros desenhos:

https://cocatalog.loc.gov/cgi-bin/docti ... ?V3043P187

E sobre estes dois episódios perdidos do Chapolin, eu também achei estranho não terem cópias em betacam. Mas se a Televisa registrou, então ela sabe muito bem o que tem nos arquivos dela.
AlexandreJacinto
Imagem

LatinChaves
Membro
Membro
Curtiu: 16 vezes
Curtiram: 21 vezes

Mensagem por LatinChaves » 30 Nov 2020, 07:51

James Revolti escreveu:
25 Nov 2020, 00:32

Então deveriam ser 117.
Imagem
Nossa!! Es la primera vez que veo una numeración oficial digamos de los episodios del primer programa Chespirito. Pero si son 117 no creo que alcance esa cantidad entre 1971 a 1973, eso si es
que excluimos Los Supergenios.

1971: 52 semanas
1972: 52 semanas
1973: 8 semanas

Son 112 programas en el caso realmente fuese emitido un episodio a la semana. Quedarían 5 espacios libres. ¿Qué opinan?

Alexandre
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Fluminense
Curtiu: 106 vezes
Curtiram: 254 vezes

Mensagem por Alexandre » 30 Nov 2020, 13:38

Pode ser que essa conta de "117/152" não esteja batendo, pq a Televisa adicionou algo mais nessa lista. E de fato só pode ser dos anos 70 essa lista, pq tem outra lista de Chespirito dos anos 80 com outra numeração diferente, alguns episódios registrados em VHS inclusive e mencionando Carmen Ochoa na direção.

Tomara que vc consiga Guilherme, através dessa pesquisa, resgatar algo em video, nem que seja trechos.

El Infortunato
Membro
Membro
Time de Futebol: nenhum
Curtiu: 105 vezes
Curtiram: 9 vezes

Mensagem por El Infortunato » 30 Nov 2020, 14:28

Ontem eu fiz uma lista de todos os programas da fase 70-73,contando os desconhecidos e os conhecidos, e eu cheguei ao número de exatamente 124 programas dessa fase. Aqui está a lista se vocês quiserem dar uma olhada: https://docs.google.com/document/d/1c2q ... sp=sharing

As esquetes que estavam soltas no final de cada temporada eu tentei junta-las com outras, me baseando pelo tempo de duração, cenários e o elenco. Se vocês perceberem algum erro, por favor podem me avisar para poder corrigir. :joia:
Editado pela última vez por El Infortunato em 30 Nov 2020, 16:48, em um total de 1 vez.

Guilherme CH
Membro
Membro

Mensagem por Guilherme CH » 30 Nov 2020, 14:57

Alexandre escreveu:
30 Nov 2020, 13:38
Pode ser que essa conta de "117/152" não esteja batendo, pq a Televisa adicionou algo mais nessa lista. E de fato só pode ser dos anos 70 essa lista, pq tem outra lista de Chespirito dos anos 80 com outra numeração diferente, alguns episódios registrados em VHS inclusive e mencionando Carmen Ochoa na direção.

Tomara que vc consiga Guilherme, através dessa pesquisa, resgatar algo em video, nem que seja trechos.
É o que eu penso também, Alexandre. Um exemplo é esta lista do Tom & Jerry com outros desenhos da Hanna-Barbera. É provável que nesta quantia de 152 episódios estejam outros programas do Roberto também, como o próprio "El Ciudadano Gómez".

E a lista que eu pus aqui é apenas uma prévia do documento verdadeiramente legal que eles guardam na biblioteca. Acredito que esta lista do programa Chespirito é parecida com documentos como este do link: https://www.loc.gov/resource/bdsdcc.02101/?sp=1

Tudo autenticado e seguindo os padrões dele lá.

E é aquele negócio... Pode ser que a lista não apresente nenhuma novidade, mas é válido tentar. Pois, como você mencionou, há outras numerações para o programa Chespirito dos anos 80, inclusive com fitas disponíveis. Então, esta dos 152 episódios só pode ser da fase dos anos 70 mesmo, já que o código é diferente.
James RevoltiAlexandre
Imagem

Guilherme CH
Membro
Membro

Mensagem por Guilherme CH » 09 Dez 2020, 07:35

Só complementando, pois a busca não parou...

Eu fiz a solicitação da lista dos episódios e, aparentemente, deu certo. Repassei alguns dados importantes e, agora, é esperar para ver que tipo de conteúdo virá pelo correio.
Esses usuários curtiram o post de Guilherme CH (total: 7):
BarbanoLatinChavesJames RevoltiEngenheiro PudimIgorBorgesCHDon MonchitoAlexandre
Imagem

LatinChaves
Membro
Membro
Curtiu: 16 vezes
Curtiram: 21 vezes

Mensagem por LatinChaves » 09 Dez 2020, 15:06

Increíble! A esperar pacientemente ahora.

Responder