Os Hóspedes do Senhor Barriga

Teoria sobre o episódio

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
JoãoB
Membro
Membro
Mensagens: 1257
Registrado em: 12 Jul 2009, 20:30
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 215 vezes

Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por JoãoB » 06 Jan 2016, 21:33

Bem, a sequência desse episódio parece não ter sentido, porque o Professor Girafales e a Dona Florinda terminam o namoro na parte 2, na parte 3 agem como se nada tivesse acontecido e na parte 4 voltam a aparecer brigados. Além disso, o Nhonho não aparece na parte 3 e ninguém nota ou explica a ausência dele na sua casa em pleno Natal, nem mesmo o Senhor Barriga.

Depois de prestar atenção nos detalhes desse episódio, cheguei a uma teoria. Ela é: a parte 3, na verdade, não faz parte do episódio. A intenção inicial de Chespirito devia ser que essa saga tivesse apenas três partes. E, na sequência que conhecemos, elas seriam as partes 1, 2 e 4. O que aconteceu foi que, como era época de Natal, ele também decidiu fazer um episódio especial para a data (que se tornou a parte 3). E, por ser um especial, o enredo deste episódio é paralelo, ou seja, não tem ligação com os outros. Reparem que, se removermos a parte 3, toda a sequência dessa saga faz sentido. Outra coisa: essa saga da casa do Senhor Barriga ficou conhecida por ser onde a vizinhança comemora o Natal, mas só na parte 3 é que eles falam do Natal. E essa parte 3 tem muita coisa parecida com o episódio do Natal de 1973; enquanto as outras partes, até onde eu sei, não são remakes de nada.

Resumindo: a saga do Senhor Barriga é composta, na verdade, pelas partes 1,2 e 4. A parte 3 é um episódio especial de Natal, remake do episódio de Natal de 1973. E como a saga da casa do Senhor Barriga estava em andamento, Chespirito preferiu manter o cenário nesse remake.

E então? O que acham?

Desculpem se isso já tiver sido comentado, mas não vi nada em outros tópicos.
Esses usuários curtiram o post de JoãoB (total: 1):
Gol D Roger

Chambón
Membro
Membro
Mensagens: 5400
Registrado em: 11 Fev 2013, 11:55
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 507 vezes
Curtiram: 285 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Chambón » 06 Jan 2016, 22:24

Exato! Inclusive, em algumas emissoras pela América Latina a terceira parte é exibida separada, apenas no feriado-título, enquanto as restantes circulam normalmente ao longo do ano.
We're walking down the
Street of chance
Where the chance is always
Slim or none
And the intentions unjust

Baby there's nothing to see
I've already been
Down the street of chance

Avatar do usuário
João A pão de ló!
Membro Memorável
Membro Memorável
Mensagens: 258
Registrado em: 30 Jul 2015, 17:16
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Goiás
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 5 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por João A pão de ló! » 06 Jan 2016, 22:51

Não falei que tinha treta nesse episódio!
Pra mim vinha primeiro a 4 depois a 3. Como se a Televisa tivesse invertido a saga, mas a SUS teoria faz mais sentido. ;)
Que papo é esse??? :o

Avatar do usuário
Alan1509
Membro
Membro
Mensagens: 4715
Registrado em: 03 Dez 2011, 11:45
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: RJ
Curtiu: 103 vezes
Curtiram: 123 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Alan1509 » 06 Jan 2016, 22:58

Finalmente uma explicação praquela confusão toda da continuidade. Provavelmente foi isso que aconteceu mesmo, já que usaram o cenário da vila pra fazer o da casa do Seu Barriga
Imagem

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Riddle Snowcraft » 08 Jan 2016, 03:11

Sempre vi a 3 como opcional tambem. Certamente o ep só se passa na casa do Barriga pq foi gravado ali em dezembro mesmo e o cenário da casa só ia voltar a ser o cenário da vila na ultima semana.
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Jacinto
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 20756
Registrado em: 12 Dez 2009, 22:54
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Localização: Jaboatão - PE
Curtiu: 3917 vezes
Curtiram: 849 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Jacinto » 08 Jan 2016, 09:10

Uma boa teoria, realmente faz sentido, acho que o SBT poderia exibir as partes 1, 2 e 4 normalmente assim como fazem algumas emissoras do exterior também e deixar a parte 3 p/ exibir no Natal.

Avatar do usuário
Quase Seca
Membro
Membro
Mensagens: 8122
Registrado em: 15 Mar 2011, 14:57
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 149 vezes
Curtiram: 757 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Quase Seca » 08 Jan 2016, 09:22

Deve ser bem por aí mesmo. Isso já foi bastante discutido aqui, mas nunca se chegou a uma conclusão.
Mas só uma coisa. O episódio de Natal não é bemm remake. Ele só reutiliza o diálogo de B ou V na carta do Papai Noel, e no fim o Chaves admirado com o presépio é parecido com 1973 também. Só que aqui é bem mais desenvolvido com clipe e tudo. O remake oficial é o dia de São Valentim.

Ps: Cacete!! Nuuunca reparei a falta do Nhonho na "parte 3". Nossa Velho!
Imagem

Champion
Membro
Membro
Mensagens: 745
Registrado em: 01 Fev 2012, 20:24
Programa CH: Chapolin Animado
Time de Futebol: Não Tenho Time
Curtiu: 37 vezes
Curtiram: 22 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Champion » 11 Jan 2016, 15:19

È sugerido que Roberto G Bolañhos tenha de certo modo, ter produzido este capítulo em improvisso e/as pressas, ora era época de Natal. Retirando esta parcela notória da produção, nota-se que em torno de 55% do roteiro se baseia em remake de outro capítulo parecido produzido seis anos antes (vide caso: Natal noite de paz). Foi o último capítulo datado do ano de 1979. Porém mais tarde , dois anos após essa produção, haverá um outro remake de excelente qualidade datado de 1981, o que seria perceptível é que devido Roberto G Bolañhos ser um homem de carreira muito apressada, teve pouco tempo em se dedicar em roteiros humorísticos e dedicou-se a abranger-se sua popularidade, cedeu para o marketing televisivo e isso notoriamente enfraqueceu o contexto adulto das produções mais notório Chaves, e isso pode ser visto em 1977.

Avatar do usuário
Billy Drescher
Membro
Membro
Mensagens: 13271
Registrado em: 05 Ago 2011, 20:35
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 25 vezes
Curtiram: 808 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Billy Drescher » 11 Jan 2016, 15:56

E isto poderia ter sido evitado se contasse com uma equipe de apoio no roteiro. Ele daria a ideia inicial, a equipe escreveria e ele finalizava ajustando ao seu modo.

A qualidade poderia cair, mas seria melhor do que reciclar histórias e esquecer de adaptar situações quando o episódio era regravado.
Colaborador (08/2011 - 12/2021)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2013 - 11/2013)
Moderador Global (11/2013 - 11/2014)
Administrador (11/2014 - 05/2016)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2016 - 11/2016)
Moderador (11/2016 - 05/2018, 07/2018 - 05/2019 e 11/2019 - 05/2021)
► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
O Gordo
Membro
Membro
Mensagens: 15868
Registrado em: 12 Abr 2014, 21:25
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 773 vezes
Curtiram: 1411 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por O Gordo » 11 Jan 2016, 16:08

> passou a bola pro Francisco
> criou o restaurante
> Francisco joga pro Roberto escrever episódios pro restaurante
> primeiro episódio escrito no restaurante é um remake do bilhete de loteria
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio


12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Avatar do usuário
Nandinho s.
Membro
Membro
Mensagens: 702
Registrado em: 01 Jan 2014, 13:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 25 vezes
Curtiram: 27 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Nandinho s. » 14 Jan 2016, 19:41

Eu não sei não!! Se o Roberto planejou fazer esta saga com 3 ou 4 episódios como ele não percebeu que um dos episódios cairia na Véspera de Natal?

Pela data que temos, o primeiro episódio da saga foi ao ar em 10 de dezembro de 1979. No caso, algum episódio iria ser exibido na véspera de Natal e o Roberto sabia muito bem disso.

Vcs acham estranho o fato da parte 3 ser "remake" do episódio Natalino de 73. Mas a intenção pode ter sido justamente essa. Até porque não há outro episódio Natalino em nenhum ano anterior. Por isso dá a sensação que a parte 3 não tem ligação com as outras.

E vcs ainda estranham o fato da Dona Florinda estar de bem com o Professor na parte 3 e na parte 4 estarem de mal. Em episódios Natalinos ninguém fica de mal com ninguém. Depois do Natal voltam os trancos e barrancos.

Pra mim essas 4 partes foram muito bem escritas e na ordem que estão. Dá sensação que há deslizes neles, mas estamos falando do Roberto, que em anos anteriores cometeu deslizes maiores!!
Imagem

Avatar do usuário
JoãoB
Membro
Membro
Mensagens: 1257
Registrado em: 12 Jul 2009, 20:30
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 215 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por JoãoB » 14 Jan 2016, 21:18

Nandinho s. escreveu:Eu não sei não!! Se o Roberto planejou fazer esta saga com 3 ou 4 episódios como ele não percebeu que um dos episódios cairia na Véspera de Natal?

Pela data que temos, o primeiro episódio da saga foi ao ar em 10 de dezembro de 1979. No caso, algum episódio iria ser exibido na véspera de Natal e o Roberto sabia muito bem disso.
Mas em nenhum momento pensei que o Roberto não sabia que um episódio cairia na Véspera de Natal. E ele saber que um episódio cairia na véspera não quer dizer que ele não pode ter planejado essa saga com apenas três partes e pensado em fazer um episódio especial (com enredo paralelo, por ser um especial) para o Natal. Isso também acontece com outras séries de TV. Quando a Rede Globo exibia o Sítio do Pica-Pau Amarelo, por exemplo, lembro que em um ano, quando era época de Natal, eles estavam exibindo uma saga de uns cinco episódios e também fizeram um episódio especial de Natal, e a história não tinha nenhuma ligação com a saga, embora se passasse no sítio também. Pode ter acontecido o mesmo com Chaves em 1979.
Nandinho s. escreveu:Vcs acham estranho o fato da parte 3 ser "remake" do episódio Natalino de 73. Mas a intenção pode ter sido justamente essa. Até porque não há outro episódio Natalino em nenhum ano anterior. Por isso dá a sensação que a parte 3 não tem ligação com as outras.
Mas o que estou dizendo é isso mesmo: se a parte 3 é um "remake" do episódio de 1973, e as outras partes desse episódio são histórias originais, isso também indica que essa parte 3 tem algo diferente, que não ligação com as outras. Não é simples questão de "parecer", se essa parte 3 fizesse mesmo parte da saga, então ela não poderia ter todos esses problemas de continuidade.
Nandinho s. escreveu:E vcs ainda estranham o fato da Dona Florinda estar de bem com o Professor na parte 3 e na parte 4 estarem de mal. Em episódios Natalinos ninguém fica de mal com ninguém. Depois do Natal voltam os trancos e barrancos.
Mas não pode ser isso, porque em nenhum momento é explicado que o Professor Girafales e a Dona Florinda se reconciliaram por causa do Natal. Além disso, tudo bem que no Natal ninguém fica de mal com ninguém, mas os dois estavam unidos demais logo depois de terem se separado, não faz sentido. Em outras vezes, quando eles se separaram, Dona Florinda deu até tapa nele, mesmo com o Natal ela iria ficar como se nada tivesse acontecido, querer convidar o professor para a ceia e ainda esperar até ele chegar?? Não sei não, pelo Natal eles poderiam até se aproximar, mas não do jeito que fizeram no episódio.
Nandinho s. escreveu:Pra mim essas 4 partes foram muito bem escritas e na ordem que estão. Dá sensação que há deslizes neles, mas estamos falando do Roberto, que em anos anteriores cometeu deslizes maiores!!
Bem, como eu expliquei acima, continuo achando que há problemas nessa saga com 4 partes e que a parte 3 na verdade não faz parte da saga. Não só pela separação do Professor e da Dona Florinda, tem também o fato do Nhonho não aparecer na parte 3. Roberto cometeu deslizes antes, mas não a ponto de deixar tantos problemas de continuidade como nessa saga, não pode ser mesmo que essa saga seja com as 4 partes.

Avatar do usuário
Tiago
Membro
Membro
Mensagens: 3719
Registrado em: 01 Fev 2009, 14:08
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 60 vezes
Curtiram: 89 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Tiago » 14 Jan 2016, 22:36

Esse argumento que no Natal ninguém fica de mal é falho. Se eles estavam bem no natal, não teriam porque estarem brigados logo depois. Essa teoria do JoãoB faz sentido.
Imagem
Tri Campeão da América!

Campeão do Bolão FCH Libertadores 2015
Campeão do Bolão FCH Campeonato Brasileiro 2014

Avatar do usuário
Fly
Membro
Membro
Mensagens: 4968
Registrado em: 01 Nov 2010, 19:43
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 394 vezes
Curtiram: 378 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Fly » 14 Jan 2016, 23:33

Concordo. E o SBT devia desmembrar a saga e exibi-la mais vezes por ano.

Avatar do usuário
Nandinho s.
Membro
Membro
Mensagens: 702
Registrado em: 01 Jan 2014, 13:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 25 vezes
Curtiram: 27 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Nandinho s. » 15 Jan 2016, 14:49

Eu concordo com o fato de que a parte 3 pode ser exibida sozinha no Natal, e as outras partes em outros dias do ano. Aliás, é uma saga bem sumida da tv. Fui pego de surpresa no ano passado pq a última vez que assisti ela no SBT foi em 2003.

Sobre esse argumento de que todos se dão bem no Natal, eu tbm acho bastante irrelevante, mas a gente aponta pra qualquer possibilidade né kkkk.

Então vcs sugerem que a parte 3, que é um remake do Natal, foi criada as pressas ou foi o último episódio a ser gravado? Já que nele a Dona Florinda já tá de bem com o professor, o mais lógico é que ele tenha sido gravado depois, porém foi exibido primeiro.
Imagem

Responder