Por onde anda José Salathiel Lage?

Ele apostou no sucesso de Chaves e Chapolin no Brasil

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
RHCSSCHR
Membro
Membro
Mensagens: 603
Registrado em: 03 Dez 2014, 17:14
Programa CH: Chaves
Curtiu: 33 vezes
Curtiram: 117 vezes

Por onde anda José Salathiel Lage?

Mensagem por RHCSSCHR » 24 Ago 2016, 18:12

José Salathiel Lage - um nome pouco conhecido, mas muito importante. Ele foi um dos que contribuíram para que Chaves e Chapolin estreassem há 32 anos atrás.

Quando Chaves e Chapolin chegaram junto com um pacote de novelas da Televisa no início dos anos 80, o pessoal "da alta" do SBT ordenou que alguns episódios recebessem uma dublagem para que que estes fossem analisados. A maioria reprovou as séries, inclusive Sílvio Santos. Quase que as séries não iriam ser exibidas se não fosse a intervenção de Salathiel Lage, que era diretor do núcleo de dublagem do SBT na época. Com um "empurrãozinho" de Salathiel, Sílvio Santos, convencido com o raciocínio de José de que as séries fariam sucesso no Brasil, providenciou a dublagem de mais episódios, e, dessa maneira, Chaves e Chapolin estreavam há 32 anos no Brasil.

Aqui 2 entrevistas feitas com Salathiel nos anos 80, pra quem quiser conhecer melhor como era o trabalho dele:






José Salathiel no Programa Silvio Santos, no final dos anos 80:





Mas, surge a pergunta: por onde anda José Salathiel Lage, principalmente depois da extinção do núcleo de dublagem do SBT?

Segundo essa matéria do site Correio Popular (http://correio.rac.com.br/_conteudo/201 ... haves.html), de 01/12/2014 (2 dias depois da morte de Bolaños), que a matéria mais recente sobre Salathiel na internet, ele estava morando em Campinas e era dono da Lage, uma produtora de vídeos. Inclusive, segundo a matéria, a filha dele, Roberta, foi a 1ª criança a assistir as séries CH já dubladas.

Mas o que aconteceu com ele desse tempo pra cá?
"Tá loca, está onde México:

Aqui sim desgosto, oitenta e cinto.
Que dirá.. não... queridá... Chiquititinha.
Lhe sucata onde. E na alergia eu sentei pela loucura, tô com um mico que vai votar.
"

Del Ocho, Chavo

Avatar do usuário
Fábio
Membro
Membro
Mensagens: 13340
Registrado em: 07 Fev 2009, 02:10
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 28 vezes
Curtiram: 107 vezes

Re: Por onde anda José Salathiel Lage?

Mensagem por Fábio » 24 Ago 2016, 18:16

Se ele é dono de uma produtora de vídeos, significa que ele está produzindo vídeos.

Avatar do usuário
IgorBorgesCH
Membro
Membro
Mensagens: 9234
Registrado em: 19 Fev 2016, 22:10
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Atlético MG
Curtiu: 824 vezes
Curtiram: 931 vezes

Re: Por onde anda José Salathiel Lage?

Mensagem por IgorBorgesCH » 24 Ago 2016, 18:32

Olhe como ele está hoje em dia:

Imagem
• Moderador do Fórum Chaves de 2019 a 2023
• Roteirista do Canal Vila do Chaves
• Apresentador do Bar do Podcast (2018–2020) e editor nos podcasts Mesa Quadrada (2019–2021), FUCHCast (2019–2020) e Mundo CH (2019)
• Roteirista do documentário Episódios Perdidos: Uma História (2020)
• Revisor técnico dos livros Sem Querer Querendo: Memórias (2021), O Diário do Chaves (2021) e Seu Madruga: Vila e Obra (2022)

Avatar do usuário
Bonaparte16
Membro
Membro
Mensagens: 546
Registrado em: 08 Mai 2016, 18:19
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 91 vezes
Curtiram: 30 vezes

Re: Por onde anda José Salathiel Lage?

Mensagem por Bonaparte16 » 24 Ago 2016, 20:30

Antigamente ele era a cara do hector bonilla :lol:
"...Ou você morre herói,ou vive o suficiente para se tornar o vilão..."

Avatar do usuário
IgorBorgesCH
Membro
Membro
Mensagens: 9234
Registrado em: 19 Fev 2016, 22:10
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Atlético MG
Curtiu: 824 vezes
Curtiram: 931 vezes

Re: Por onde anda José Salathiel Lage?

Mensagem por IgorBorgesCH » 24 Ago 2016, 20:40

Mais ainda lembra um pouco:
Imagem

Imagem
• Moderador do Fórum Chaves de 2019 a 2023
• Roteirista do Canal Vila do Chaves
• Apresentador do Bar do Podcast (2018–2020) e editor nos podcasts Mesa Quadrada (2019–2021), FUCHCast (2019–2020) e Mundo CH (2019)
• Roteirista do documentário Episódios Perdidos: Uma História (2020)
• Revisor técnico dos livros Sem Querer Querendo: Memórias (2021), O Diário do Chaves (2021) e Seu Madruga: Vila e Obra (2022)

Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23488
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 279 vezes
Curtiram: 1969 vezes

Re: Por onde anda José Salathiel Lage?

Mensagem por Homessa » 24 Ago 2016, 22:20

Daí nasce uma teoria da conspiração:O cara deu um empurrãozinho para que a série fosse ao ar,pois seu "irmão" participou de 2 episódios e queria que seu mano fosse conhecido aqui no Brasil :)

Avatar do usuário
IgorBorgesCH
Membro
Membro
Mensagens: 9234
Registrado em: 19 Fev 2016, 22:10
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Atlético MG
Curtiu: 824 vezes
Curtiram: 931 vezes

Re: Por onde anda José Salathiel Lage?

Mensagem por IgorBorgesCH » 24 Ago 2016, 22:33

homessa escreveu:Daí nasce uma teoria da conspiração:O cara deu um empurrãozinho para que a série fosse ao ar,pois seu "irmão" participou de 2 episódios e queria que seu mano fosse conhecido aqui no Brasil :)
Cara você tá postando cada coisa loka hoje, você bebeu toda garrafa ou sobrou um pouco pra mim?
• Moderador do Fórum Chaves de 2019 a 2023
• Roteirista do Canal Vila do Chaves
• Apresentador do Bar do Podcast (2018–2020) e editor nos podcasts Mesa Quadrada (2019–2021), FUCHCast (2019–2020) e Mundo CH (2019)
• Roteirista do documentário Episódios Perdidos: Uma História (2020)
• Revisor técnico dos livros Sem Querer Querendo: Memórias (2021), O Diário do Chaves (2021) e Seu Madruga: Vila e Obra (2022)

Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23488
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 279 vezes
Curtiram: 1969 vezes

Re: Por onde anda José Salathiel Lage?

Mensagem por Homessa » 24 Ago 2016, 23:18

Estou sóbrio.Lógico que estou brincando.

Avatar do usuário
IgorBorgesCH
Membro
Membro
Mensagens: 9234
Registrado em: 19 Fev 2016, 22:10
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Atlético MG
Curtiu: 824 vezes
Curtiram: 931 vezes

Re: Por onde anda José Salathiel Lage?

Mensagem por IgorBorgesCH » 24 Ago 2016, 23:23

homessa escreveu:Estou sóbrio.Lógico que estou brincando.
Eu sei disso, também tô zuando!
• Moderador do Fórum Chaves de 2019 a 2023
• Roteirista do Canal Vila do Chaves
• Apresentador do Bar do Podcast (2018–2020) e editor nos podcasts Mesa Quadrada (2019–2021), FUCHCast (2019–2020) e Mundo CH (2019)
• Roteirista do documentário Episódios Perdidos: Uma História (2020)
• Revisor técnico dos livros Sem Querer Querendo: Memórias (2021), O Diário do Chaves (2021) e Seu Madruga: Vila e Obra (2022)

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: Por onde anda José Salathiel Lage?

Mensagem por Riddle Snowcraft » 25 Ago 2016, 12:15

Cada vez que eu vejo alguem espalhando o boato de que foi o Silvio Santos sozinho que viu Chaves e insistiu que passassem, eu faço questão de corrigir e dar o mérito ao Salathiel, que verdadeiramente teve a visão de enxergar o que a série podia se tornar no país.
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
IgorBorgesCH
Membro
Membro
Mensagens: 9234
Registrado em: 19 Fev 2016, 22:10
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Atlético MG
Curtiu: 824 vezes
Curtiram: 931 vezes

Re: Por onde anda José Salathiel Lage?

Mensagem por IgorBorgesCH » 25 Ago 2016, 12:29

modesto roma escreveu:Cada vez que eu vejo alguem espalhando o boato de que foi o Silvio Santos sozinho que viu Chaves e insistiu que passassem, eu faço questão de corrigir e dar o mérito ao Salathiel, que verdadeiramente teve a visão de enxergar o que a série podia se tornar no país.
Eu digo a mesma coisa que você!
• Moderador do Fórum Chaves de 2019 a 2023
• Roteirista do Canal Vila do Chaves
• Apresentador do Bar do Podcast (2018–2020) e editor nos podcasts Mesa Quadrada (2019–2021), FUCHCast (2019–2020) e Mundo CH (2019)
• Roteirista do documentário Episódios Perdidos: Uma História (2020)
• Revisor técnico dos livros Sem Querer Querendo: Memórias (2021), O Diário do Chaves (2021) e Seu Madruga: Vila e Obra (2022)

Avatar do usuário
James Revolti
Administrador
Administrador
Mensagens: 8350
Registrado em: 31 Dez 2010, 12:55
Programa CH: Chapolin
Localização: Maringá-PR
Curtiu: 453 vezes
Curtiram: 729 vezes

Re: Por onde anda José Salathiel Lage?

Mensagem por James Revolti » 25 Ago 2016, 14:11

Nunca tinha lido essa reportagem:

http://webcache.googleusercontent.com/s ... clnk&gl=br
Campineiro produziu dublagem da versão brasileira de Chaves
José Salathiel teve acesso em primeira mão ao seriado e o adaptou para a realidade brasileira

Situada numa humilde vila da Cidade do México, a série narra através da comédia o dia a dia de uma série de personagens liderados por Chaves
Os brasileiros passaram o final de semana na frente da televisão, vendo a cerimônia de adeus ao ator mexicano Roberto Bolaños, que por aqui conquistou uma legião de fãs com o personagem Chaves. Em um canto da telinha, aparecia o carro fúnebre transportando o corpo para o Estádio Asteca, onde uma massa de cem mil pessoas o aguardava. No outro, o SBT mostrava cenas dos episódios inesquecíveis da série, que mostrava o cotidiano dos moradores em uma vila modesta da periferia.

Por 30 anos, muita gente se emocionou e se divertiu com as histórias do menino pobre que morava em um barril e aprontava as estripulias das crianças inocentes. Seo Madruga, Chiquinha, Kiko, dona Florinha, professor Girafales, seo Barriga.. e, lógico, Chaves. Personagens que fizeram parte da infância de três gerações de telespectadores.

Pouca gente sabe, mas em Campinas vive um cidadão que teve papel fundamental para o sucesso da série na TV brasileira. José Salathiel Lage, hoje com 64 anos, comandava o núcleo de dublagem da emissora fundada por Silvio Santos no começo dos anos 80. Foi ele quem teve acesso às primeiras fitas da produção mexicana, e produziu a versão brasileira dos episódios. Detalhe: a filha dele, Roberta, garotinha de tudo, foi a primeira criança a assistir (e a se entusiasmar), com a produção dublada.

Na época, o empreendedor Silvio Santos investia para se firmar no mercado. E teve a ideia de importar novelas, seriados e desenhos animados da mexicana Televisa. "Ele viu como a programação fazia sucesso junto à comunidade de língua espanhola nos Estados Unidos, e resolveu arriscar. No começo da emissora, não havia recursos disponíveis para a produção local. O Chaves, no caso, apareceu como alternativa de atração para o público infantil" , fala.

O irônico, no entanto, é que a cúpula da emissora reunida desprezou a produção barata, de cenário medíocre e piadinhas inocentes. Não havia a menor possibilidade de que o público brasileiro se identificasse com temas, diálogos e valores que não tinham relação com nossa cultura. O grupo comandado por Lage, no entanto, criou frases adaptadas ao movimento dos lábios dos artistas, e criou expressões e frases que caíram na graça do público: "Gentalha, gentalha..." ; "Foi sem querer querendo" ; "Ninguém tem paciência comigo..."

O próprio Salathiel, por sinal, convenceu o patrão de que a produção ia fazer sucesso. "Era um produto de humor inocente que avós, pais, filhos e netinhos podiam assistir juntos. Não havia agressividade ou piadas baixas. Era uma série que despertava lembranças de gente que, um dia, morou na periferia, brincou na rua, enfrentou fome e desemprego" , fala. "A gente fez com que os brasileiros passassem a se enxergar nos episódios, com suas alegrias e tristezas" , conta.

E o Silvio, lembra, decidiu investir em equipamentos modernos, na época, para a dublagem dos videotapes. Salathiel foi autorizado a produzir 12 episódios, que o patrão levou ao ar. Se notou, então, que a audiência crescia sem parar. "Aí o Silvio teve uma grande sacada. Depois de cada exibição, o episódio era reprisado. A qualquer hora que o cidadão sentasse diante da TV, ele ia ver o Chaves. O personagem ficou popular, e os pontos do Ibope não pararam de crescer. O Chaves está há 30 anos no ar" , fala.

Salathiel, aliás, faz questão de citar outros nomes importantíssimos para o sucesso da série. Fala do maestro Mário Lúcio de Freitas, autor da trilha sonora superpopular. Fala do saudoso Marcelo Gastaldi, já falecido, diretor de núcleo que deu a voz brasileira ao personagem interpretado por Roberto Bolaños. "Aquela equipe de produção é inesquecível. Eram profissionais que transformaram uma produção mexicana inexpressiva, pobrezinha, em um fenômeno de audiência" , fala.

O coordenador do núcleo de dublagem passou três vezes pelo SBT, e se transferiu para Campinas há 21 anos, quando trabalhou na instalação de emissoras locais de TV. Hoje, Salathiel é dono da Lage, uma produtora de vídeo e peças publicitárias para a televisão e rádio. Sua filha Roberta, hoje, tem 35 anos, é jornalista e trabalha na assessoria de comunicação da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).
Esses usuários curtiram o post de James Revolti (total: 2):
Chad'Igorkk33

Avatar do usuário
Butch
Membro
Membro
Mensagens: 3574
Registrado em: 24 Ago 2016, 03:57
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Genoa
Localização: Bluffington
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 106 vezes

Re: Por onde anda José Salathiel Lage?

Mensagem por Butch » 25 Ago 2016, 18:22

modesto roma escreveu:Cada vez que eu vejo alguem espalhando o boato de que foi o Silvio Santos sozinho que viu Chaves e insistiu que passassem, eu faço questão de corrigir e dar o mérito ao Salathiel, que verdadeiramente teve a visão de enxergar o que a série podia se tornar no país.

Até pq se fosse mesmo, não precisaria insistir, ele que é o dono da porra toda lá
Imagem
"Não costumo ser um homem religioso, mas se tu estás lá em cima, me salva, SUPER HOMEM"

Responder