A minha lembrança mais antiga, com, acho, seis anos, é ter assistido ao episódio "Aristocratas Vemos, Gatunos não Sabemos" na casa de uma tia já falecida. Essa tia tinha um piano na sala, que posteriormente foi vendido. Aí já viu, né? A cada vez que o Conde Terranova roubava alguma coisa, eu acompanhava o sonzinho que fazia, correndo o dedo nas teclas.
A primeira vez que assisti ao "O Ladrão da Vila", foi no aniversário de uma menina que eu nem conhecia, fui de penetra com uma prima. Todas as crianças pararam para ver o episódio. Depois, no decorrer da festa, um garoto acabou "pegando" um colar com um peixinho que piscava (sim, essas bugingangas que distribuem em aniversários infantis) de outro garoto. Era o único peixinho azul - os outros eram verdes e cor-de-rosas. Claro que notaram o ocorrido, e fizeram uma roda em torno do infeliz gritando: ladrão, ladrão! Ladrãozinho! Seu ladrão!
Até eu particiei.
Resultado: os pais acabaram entrando na briga, por causa da nossa atitude, e por mais que explicássemos que estávamos copiando o Chaves, não foi por real intenção de humilhar o menino, a bricadeira acabou por ali, e a família do pobre foi embora, constrangida, com a cara mais fechada do mundo.
Também lembro de assistir á primeira versão da máquina de lavar na casa da minha avó (provavelmente exibição local do RN), acompanhar ansioso a parte do gato amassado em outras vezes, e se decepcionar ao perceber que era a versão com a chaleira. Queria ver o gato, e nunca mais vi o gato! Até comentei isso com um primo, ao telefone, na casa de uma tia - outra, não a mesma do piano - alugando o aparelho enquanto ela queria ligar para outra pessoa. E ela me beliscava, eu fazia um gesto de "já vou' e não terminava nunca de conversar sobre os episódios do Chaves...

E vocês, que recordações têm?