Os números mostram: Chaves precisa de descanso

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
Avatar do usuário
Fórum Chaves
Vizinhança
Vizinhança
Mensagens: 2116
Registrado em: 20 Jul 2011, 14:55
Programa CH: Chaves
Curtiu: 0
Curtiram: 348 vezes

Os números mostram: Chaves precisa de descanso

Mensagem por Fórum Chaves » 24 Jan 2016, 14:02

Ser fã de Chaves requer pensar no que é melhor para a série e para sua existência na televisão. Esse melhor pode ser a aquisição de novos episódios. Pode ser a diminuição de episódios exibidos semanalmente. E também pode ser uma saída temporária da programação diária. É o caso de agora, em que o SBT anuncia a saída de Chaves da grade diária. A partir desta segunda-feira (25), o seriado vai ao ar apenas aos sábados (6h e 18h30) e domingos (9h).

A reação nas redes sociais foi imediata. Centenas de fãs indignados com a decisão de esticar as novelas, que agora ficarão no lugar da série. Mas será que a decisão do SBT foi correta?

Em primeiro lugar, não sabemos as razões concretas. Nenhum comunicado oficial justificando a decisão foi divulgado. Mas estudando os números da audiência de Chaves desde o começo de 2015, temos uma pista: a série está perdendo audiência e o SBT, aparentemente, resolveu dar um descanso a ela.

CHAVES ESTÁ PERDENDO AUDIÊNCIA

O Fórum Chaves analisou todos os índices de audiência do Chaves e da atração imediatamente anterior a ela, de segunda a sábado (Cozinha sob Pressão, A Feia Mais Bela, Raul Gil, Patrulha Salvadora, A Usurpadora e A Dona) desde 1º de janeiro de 2015. A partir disso, tiramos a média mensal de audiência desses dois programas. Veja o gráfico (dados de janeiro a dezembro):
Imagem
Em janeiro de 2015, Chaves e a atração anterior estavam praticamente empatados numericamente. Nos meses seguintes, ambos foram crescendo na média - mas Chaves cresceu mais, tanto que chegou a um pico de 8 pontos em junho. Nos três meses seguintes, uma queda seguida de estabilização.

No entanto, a partir de setembro, a situação começou a mudar. Chaves foi perdendo audiência - assim como o programa anterior. Só que o movimento foi pior para o Chaves, que perdeu mais audiência. Em outubro, os índices empataram, até que em novembro, Chaves foi ultrapassado.

Outro índice importante diz respeito às variações da audiência - ou seja, quando Chaves eleva ou derruba os índices da atração anterior. Veja o gráfico (dados de janeiro a dezembro):
Imagem
Como se nota, Chaves reinou soberano por muitos meses, elevando quase sempre a audiência do programa anterior. Em abril, chegou a dar mais audiência em todos os dias (considerando segunda a sábado). Mas em setembro, começou uma queda. E em novembro e dezembro, Chaves derrubou a audiência na maioria dos dias.

Agora, vamos aos números de janeiro de 2016:
Imagem
Como se vê, as médias da atração anterior e do Chaves subiram. Só que a atração anterior subiu mais (0,6 ponto) e o Chaves subiu menos (0,3 ponto). Para piorar, Chaves está com seus piores momentos em termos de variação na audiência. A série derrubou a audiência 14 vezes este mês e subiu ou igualou em apenas 4.

Quando comparamos com o mesmo período de 2015, o resultado é ainda pior.

Os dados completos estão aqui:

POR QUE ESSES NÚMEROS SÃO IMPORTANTES?

Não podemos esquecer que o SBT é uma emissora de televisão. Como negócio, ela sobrevive graças aos números de audiência. Com mais audiência, ela consegue vender mais anúncios. Se um produto tem mais Ibope, o anúncio é visto por mais pessoas. Além disso, um produto com audiência ruim prejudica o que vem em seguida.

Se Chaves vinha com essa tendência de queda na audiência, enquanto as novelas vêm dando melhor resultado, seria uma tendência natural tirar a série da programação - sobretudo neste período de férias, onde tradicionalmente Chaves dá menos audiência.

Chaves é importante para o SBT, mas é um produto como qualquer outro, sujeito às decisões estratégicas da emissora para obter mais audiência.

POR QUE CHAVES ESTÁ CAINDO NA AUDIÊNCIA?

É difícil responder a essa pergunta, já que não temos acesso a relatórios mais detalhados de audiência, indicando o movimento do público. Mas podemos supor algo: a saturação.

O SBT tem 237 episódios de Chaves em exibição regular. Mas a forma de transmissão é equivocada. Com as exibições diárias, são 27 episódios e esquetes por semana. Se todos os episódios fossem exibidos de forma regular, seriam necessárias oito semanas para o mesmo episódio ir ao ar de novo. O que acontece hoje é o contrário.

Veja um exemplo deste domingo: o capítulo "O Dinheiro Perdido", que foi transmitido pelo SBT em 4 de janeiro, foi reprisado hoje. Ou seja, o mesmo episódio passou com apenas 20 dias de diferença.

E há situações piores. Em 2015, "O Fantasma da Vila" foi ao ar onze vezes - quase uma vez por mês. Enquanto isso, episódios como "O Despejo do Grande Campeão" e alguns dos episódios inéditos e ou redublados em 2012 foram ao ar apenas uma vez durante o ano inteiro.

E mais: algumas sagas ficam praticamente restritas ao horário das 9h de domingo, como "As Novas Vizinhas", "A Sociedade" e "O Cãozinho Madruguinha". Assim, a exibição de segunda a sexta-feira tem muito menos episódios - e muito mais reprises.

Com uma situação dessas, como é possível querer prender o espectador todo dia no SBT, sabendo que pode ver um episódio duas vezes em menos de um mês? E não interessa que já conheçamos todos os episódios de cor. Essa exibição desorganizada satura a série e afasta os espectadores, sejam os fãs ou o público ocasional que gosta da série.

NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE O CHAVES SAI DO AR DIARIAMENTE

Em 2013, o SBT tirou a série da grade diária, deixando-a apenas aos finais de semana. Essa situação durou quase um semestre, até que o Chaves voltou em janeiro de 2014, com os episódios inéditos dublados em 2012. Desde então, a série teve ótimos desempenhos em vários momentos. Em meados de 2014, chegou a picos de 11 pontos no Ibope.

A emissora bem que tentou colocar outras coisas no lugar de Chaves, ou então dividindo horário. Mas elas sempre davam menor audiência. São exemplos o "Caso Encerrado" e a "Patrulha Salvadora".

Mas depois de tanto tempo no mesmo horário, é natural que Chaves tenha uma queda na audiência, sobretudo com os problemas que já apontamos antes.

E AGORA, O QUE FAZER?

Nossa opinião? Simplesmente esperar um pouco. Como dissemos, não é a primeira vez que Chaves saiu da programação diária. O SBT tem suas razões para tirar a série.

É possível que a série volte logo? Sem dúvida, ainda mais se as novelas derrubarem a audiência do horário. Outro fator importante é a utilização desse horário pelas afiliadas do SBT com programação local. Com Chaves, elas podiam jogar mais fácil seus programas. Com a novela, o SBT vai ter que improvisar com duas versões diferentes. Ou seja, "A Dona" terá uma edição diferente para o sinal de São Paulo e outra para a rede, nas emissoras que têm sua programação própria.

Diante dos números, uma saída temporária pode ser positiva para o Chaves. Depois de algumas semanas, a série pode voltar e render mais na audiência, como já aconteceu em outras ocasiões.

Portanto, nós apoiamos esse descanso momentâneo para o Chaves.

O SBT PRECISA CORRIGIR SEUS ERROS

Em 2013, quando o SBT tirou o Chaves da grade diária, nós publicamos um texto semelhante a esse. E dissemos que, quando o Chaves voltasse ao ar, o SBT tinha que corrigir seus erros. Como se vê, isso não ocorreu.

O canal segue saturando a série, exibindo os episódios de maneira desordenada. Seria prudente que o SBT reconsiderasse a forma como vem transmitindo o Chaves. Por que exibir um episódio onze vezes em um ano e exibir outro apenas uma vez? A emissora poderia muito bem fazer uma exibição decente, mas não o faz. E isso acaba se refletindo na audiência.

A nossa exibição ideal:
- Menos episódios sendo exibidos semanalmente (o ideal seria, no máximo, dois por dia);
- Maior espaço entre uma reprise e outra;
- Exibição de todos os episódios disponíveis, em todos os horários (sem limitar episódios a apenas um dia ou horário);

Seria o melhor para os fãs e para o próprio SBT, acreditamos.

E O CHAPOLIN?

Enquanto isso, o Chapolin segue escanteado pelo SBT. Em 2015, mesmo com audiência próxima a de outras atrações no mesmo horário - e até dando mais audiência que o Chaves, o SBT tirou o Polegar do ar. E ainda sabotou as exibições, reprisando episódios com apenas um mês de diferença - e deixando outros de fora.

Seguimos insistindo para que o SBT exiba o Chapolin em algum horário. Por que não passar a série aos domingos de manhã, antes do Chaves? É um horário em que a emissora usa apenas para tapar buraco, sem grandes preocupações com a audiência. São duas horas de programa, sem intervalos.

Colocando o Chapolin nesse horário, o SBT poderia muito bem exibir todos os episódios que tem - incluindo os inéditos e perdidos e todas as esquetes. Não prejudicaria a audiência e ainda atenderia aos nossos interesses: conhecer tudo o que há da série com dublagem Maga.

Há cerca de 15 anos que o SBT não exibe o Chapolin de forma regular para todo o Brasil. E ainda escondem episódios dos fãs. E muito pouca indignação se vê por aí.

EM RESUMO

Chaves está caindo no Ibope e, por isso, é natural que a série saia do ar. Nós apoiamos um descanso para o seriado, para que ele logo volte ao seu horário tradicional. No entanto, queremos que o SBT exiba Chaves de maneira correta, de modo a diminuir a saturação e, assim conquistar mais audiência.

Por fim, defendemos que o SBT volte com o Chapolin em algum horário - nos domingos pela manhã, por exemplo. Não é coerente defendermos apenas a volta do Chaves sem defender a volta do Chapolin.

- Fórum Chaves
Esses usuários curtiram o post de Fórum Chaves (total: 1):
Bugiga

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22415
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3489 vezes

Re: Os números mostram: Chaves precisa de descanso

Mensagem por Riddle Snowcraft » 24 Jan 2016, 14:05

Contra fatos não há o que contestar, Chaves tá na geladeira que merece.

A essa altura das coisas, pedir pra Chaves voltar pra exibição semanal é ilógico, essa energia deve ser redirecionada pro Chapolin e pro Programa Chespirito (talvez).
Esses usuários curtiram o post de Riddle Snowcraft (total: 1):
E.R
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
O Gordo
Membro
Membro
Mensagens: 15868
Registrado em: 12 Abr 2014, 21:25
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 773 vezes
Curtiram: 1411 vezes

Re: Os números mostram: Chaves precisa de descanso

Mensagem por O Gordo » 24 Jan 2016, 14:09

Sou mais a favor da volta do Chapolin do que do Chespirito nesse caso.

Chespirito a gente tem (quase) tudo que foi dublado em vídeo. Com Chapolin o buraco é mais em baixo.
Esses usuários curtiram o post de O Gordo (total: 1):
E.R
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio


12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22415
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3489 vezes

Re: Os números mostram: Chaves precisa de descanso

Mensagem por Riddle Snowcraft » 24 Jan 2016, 14:13

E olha que nem é uma geladeira de verdade, né? Se ainda é exibido em fim de semana, não tem nem do que reclamarem.

Chapolin não tinha nem isso e muitos ficaram quietos. Mas não mais. É hora de priorizar o conjunto da obra e não um unico elemento.
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Tiago
Membro
Membro
Mensagens: 3719
Registrado em: 01 Fev 2009, 14:08
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 60 vezes
Curtiram: 89 vezes

Re: Os números mostram: Chaves precisa de descanso

Mensagem por Tiago » 24 Jan 2016, 14:14

Chaves sim, já o Chapolin já descansou demais, tá na hora de voltar!
Imagem
Tri Campeão da América!

Campeão do Bolão FCH Libertadores 2015
Campeão do Bolão FCH Campeonato Brasileiro 2014

Avatar do usuário
O Gordo
Membro
Membro
Mensagens: 15868
Registrado em: 12 Abr 2014, 21:25
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 773 vezes
Curtiram: 1411 vezes

Re: Os números mostram: Chaves precisa de descanso

Mensagem por O Gordo » 24 Jan 2016, 14:16

modesto roma escreveu:E olha que nem é uma geladeira de verdade, né? Se ainda é exibido em fim de semana, não tem nem do que reclamarem.

Chapolin não tinha nem isso e muitos ficaram quietos. Mas não mais. É hora de priorizar o conjunto da obra e não um unico elemento.
E sem falar que é exibido em horário nacional! 18h30 de Sábado é nacional.

06h00 é nacional para a maioria das localidades também mas é mais inacessível.
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio


12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Avatar do usuário
Chavo Arachán
Moderador
Moderador
Mensagens: 8330
Registrado em: 20 Jan 2013, 19:07
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Defensor Sporting (Uruguay)
Localização: Melo, Cerro Largo, Uruguay.
Curtiu: 752 vezes
Curtiram: 635 vezes

Re: Os números mostram: Chaves precisa de descanso

Mensagem por Chavo Arachán » 24 Jan 2016, 14:23

Ojalá que el Chavo tenga un buen descanso, y que el Chapulín retorne a la SBT y que sea exhibido TODOS los episodios comunes, perdidos, inéditos, semejantes, redoblados, y el Programa Chespirito.
Esses usuários curtiram o post de Chavo Arachán (total: 1):
E.R
Meu nome é Chavo Arachán e estou no meio CH desde 20/01/2013. Fui Moderador do Fórum Chaves entre nov/2017 e nov/2018, entre nov/2019 e nov/2021 e atualmente desde nov/2023 até os dias presentes. Também sou editor de integrais CH, escritor amador e membro fixo do Bar do Podcast, do Igor Borges.

Vamo que vamos e tenhamos dito!!!
:feliz: :feliz: :feliz:

Avatar do usuário
Hyuri Augusto
Membro
Membro
Mensagens: 10448
Registrado em: 05 Mar 2012, 19:39
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: TARDIS
Curtiu: 91 vezes
Curtiram: 394 vezes

Re: Os números mostram: Chaves precisa de descanso

Mensagem por Hyuri Augusto » 24 Jan 2016, 14:40

El Chavo Arachán escreveu:Ojalá que el Chavo tenga un buen descanso, y que el Chapulín retorne a la SBT y que sea exhibido TODOS los episodios comunes, perdidos, inéditos, semejantes, redoblados, y el Programa Chespirito.
Programa Chespirito é mais difícil. Já a primeira possibilidade....
"Fortes são aqueles que transformam em luz o que é escuridão"

► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
Willian Ferreira Peixinho
Membro
Membro
Mensagens: 955
Registrado em: 09 Mar 2012, 16:11
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 17 vezes
Curtiram: 172 vezes

Re: Os números mostram: Chaves precisa de descanso

Mensagem por Willian Ferreira Peixinho » 24 Jan 2016, 15:44

Ótimo texto! Agora é divulgar aos quatro ventos. Inclusive sugiro que esse texto seja enviado como uma carta endereçada ao SBT e, que nesse momento se inicie uma campanha, e grande, exigindo a Volta do Chapolin na grade. Na semana não tem mais espaço, então que seja no domingo! Sugiro que essa campanha seja de intensa conscientização do público leigo, que sejam organizados movimentos em eventos estratégicos (como o CH day) e também em locais como a praça que acaba de receber o nome de Chespirito e também em frente a sede do SBT. além de produzir diversos memes para serem compartilhados nas redes (Facebook, instagram, etc...) Enfim, fazer um barulho e grande! Vamos deixar o menino do 8 descansar e priorizar e lutar pela volta do Chapolin a grade.
Esses usuários curtiram o post de Willian Ferreira Peixinho (total: 1):
E.R

Dona Florinda cheirando cola
Membro
Membro
Mensagens: 5114
Registrado em: 09 Out 2014, 16:18
Programa CH: Chaves
Curtiu: 347 vezes
Curtiram: 355 vezes

Re: Os números mostram: Chaves precisa de descanso

Mensagem por Dona Florinda cheirando cola » 24 Jan 2016, 15:58

Imagina que loco seria se depois que o Chaves voltar exibisse um perdido mundial por dia.

Avatar do usuário
O Gordo
Membro
Membro
Mensagens: 15868
Registrado em: 12 Abr 2014, 21:25
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 773 vezes
Curtiram: 1411 vezes

Re: Os números mostram: Chaves precisa de descanso

Mensagem por O Gordo » 24 Jan 2016, 15:59

seria lokasso msm eles exibindo seu madruga pintor parte 1, errar é humano parte 1, fbv parte 2
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio


12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Dona Florinda cheirando cola
Membro
Membro
Mensagens: 5114
Registrado em: 09 Out 2014, 16:18
Programa CH: Chaves
Curtiu: 347 vezes
Curtiram: 355 vezes

Re: Os números mostram: Chaves precisa de descanso

Mensagem por Dona Florinda cheirando cola » 24 Jan 2016, 16:08

Ia detonar a audiência e sairia um monte de matérias em site por ai.

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3382 vezes

Re: Os números mostram: Chaves precisa de descanso

Mensagem por Barbano » 24 Jan 2016, 16:25

O Disco Voador escreveu:Imagina que loco seria se depois que o Chaves voltar exibisse um perdido mundial por dia.
Nossa, ia demorar um tempão para exibirem tudo...
Imagem

Avatar do usuário
Fellipe
Membro
Membro
Mensagens: 17690
Registrado em: 30 Abr 2010, 16:00
Programa CH: Chapolin
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 508 vezes
Curtiram: 278 vezes

Re: Os números mostram: Chaves precisa de descanso

Mensagem por Fellipe » 24 Jan 2016, 16:29

Seria bom frisar ainda mais que a série continuará sendo exibida normalmente aos sábados pelo fim da tarde e que ela não sairá completamente do ar.

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104165
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4937 vezes
Curtiram: 1904 vezes

Re: Os números mostram: Chaves precisa de descanso

Mensagem por E.R » 24 Jan 2016, 16:54

O que a gente faz pra convencer os fãs a pedir a volta do Chapolin (ao invés de pedir a volta do Chaves de segunda a sexta) ?
Imagem
Imagem

Trancado