Os Hóspedes do Senhor Barriga

Teoria sobre o episódio

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
O Gordo
Membro
Membro
Mensagens: 15868
Registrado em: 12 Abr 2014, 21:25
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 773 vezes
Curtiram: 1411 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por O Gordo » 18 Jan 2016, 13:14

"Vamos ficar com essa gravação encalhada aqui, inédita para sempre?"

fala isso pros 6 programas finais de Chespirito e pras "gravações encalhadas" que hoje são os episódios perdidos
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio


12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Avatar do usuário
Jacinto
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 20756
Registrado em: 12 Dez 2009, 22:54
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Localização: Jaboatão - PE
Curtiu: 3917 vezes
Curtiram: 849 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Jacinto » 18 Jan 2016, 13:37

Esse da lavadora provavelmente foi gravado antes da saga de Natal, e a Televisa ainda faz a bizarrice de coloca-lo como sendo de 1980 :duh:

Champion
Membro
Membro
Mensagens: 745
Registrado em: 01 Fev 2012, 20:24
Programa CH: Chapolin Animado
Time de Futebol: Não Tenho Time
Curtiu: 37 vezes
Curtiram: 22 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Champion » 18 Jan 2016, 19:25

Nandinho s. escreveu: Aliás, é uma saga bem sumida da tv. Fui pego de surpresa no ano passado pq a última vez que assisti ela no SBT foi em 2003.
É exibida pelo Sbt anualmente, segundo um antigo site que não me lembro mais qual era, só não foi exibida em 1985.
Não sei ao ano no certo mas parece que entre 97,98,99 fizeram uma compliação da parte 3 e 4 e exibiram em 20 minutos, me lembro que já existia o logo do Sbt no canto direito.
Imagem

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3370 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Barbano » 18 Jan 2016, 19:46

JoãoB escreveu:Mas isso já foi comentado aqui no tópico: a "terceira" parte só se passa na casa do Senhor Barriga porque não dava pra, naquele momento, mudar o cenário para a vila.
É uma suposição. Estando ela certa ou não, o episódio acabou entrando para a saga.
JoãoB escreveu:E se a parte 3 é mesmo um episódio especial, a história acontecer na casa do Senhor Barriga não vale de nada, pois a história é paralela, não tem ligação com as outras partes.
Claro que tem ligação. Eles estão morando lá. Se a saga começa com os personagens se mudando para lá, e termina com os personagens voltando para a vila, o episódio de Natal está dentro dessa saga.
JoãoB escreveu:Discordo, neste caso é relevante sim, porque o Nhonho não aparecer gera um problema de continuidade. Ele também não apareceu na parte 1, mas ali teve uma explicação, ele tinha ido deixar a mãe dele no aeroporto. Agora, no episódio de Natal, não tem explicação nenhuma. O Nhonho volta para casa na parte 2, dorme com o Chaves e tudo, e depois some em plena ceia de Natal sem nem o pai dele reparar? Não faz sentido mesmo.
Qual o problema de continuidade? O Nhonho mora lá, poderia simplesmente estar no quarto dele, sei lá. Não acho isso relevante.

Ao que parece nessa saga povo tava com preguiça, e economizou no chroma key. Que me lembre não tem uma cena sequer em que apareçam a Chiquinha e a Dona Neves juntas, ou o Senhor Barriga e o Nhonho juntos. Então, quando não tinha necessidade de Nhonho ou de Barriga, nem colocaram... Na parte 2 o Barriga só aparece no terceiro bloco, e o Nhonho aparece nos blocos pares, formando quase duas tramas paralelas.
JoãoB escreveu:Pode ser, mas agora eu só lembro de sagas em que a primeira parte não tinha chamada, já teve alguma outra em que uma parte do meio da história não teve chamada? Se considerando que as duas primeiras partes dessa saga tiveram chamada, não ter na "parte 3" fica estranho.
Sei lá, acho que mais estranho ficaria quebrar o clima do clipe para anunciar a parte 4.

Tem sagas de 3 partes em que a parte 2 tem o resumo da parte 1, e a parte 3 não tem resumo nenhum (caso de A Sociedade e Seu Madruga Sapateiro, por exemplo). Não dá para esperar total uniformidade nas sagas CH...
JoãoB escreveu:Pode até ser que não haja cronologia, mas o final da parte 4 tem muito mais cara de despedida da série do que o final do episódio da Lavadora, será que não foi o episódio da Lavadora que foi feito de última hora?
Não tinha a menor necessidade de fazer esse episódio. Faz mais sentido terem feito um episódio especial de Natal de última hora, por ser comemorativo.

Ou então a ideia era botar o episódio da lavadora no dia 10/12, e os da casa do Senhor Barriga nos dias 17, 24 e 31. Mas aí acharam que não cairia bem para a noite de Natal um episódio que termina com os pombinhos brigados, criaram o episódio de Natal e mexeram na ordem de tudo...

Avatar do usuário
JoãoB
Membro
Membro
Mensagens: 1257
Registrado em: 12 Jul 2009, 20:30
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 215 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por JoãoB » 19 Jan 2016, 00:22

Barbano escreveu:É uma suposição. Estando ela certa ou não, o episódio acabou entrando para a saga.
Então se continuarmos assistindo as 4 partes como estão a sequência faz sentido! Bem, acho que não.
Barbano escreveu:Claro que tem ligação. Eles estão morando lá. Se a saga começa com os personagens se mudando para lá, e termina com os personagens voltando para a vila, o episódio de Natal está dentro dessa saga.
Eles estão morando lá, mas isso não quer dizer que a "parte 3" está dentro da saga, sendo esse episódio um especial. Afinal, episódios especiais são feitos apenas para ocasiões especiais, suas histórias são paralelas, então não faz nenhuma diferença a "parte 3" se passar na casa do Senhor Barriga, já que o enredo do episódio não faz parte da saga. Como eu disse antes, exemplos como esse também acontecem em outras séries de TV, então pode ter acontecido com Chaves em 1979.
Barbano escreveu:Qual o problema de continuidade? O Nhonho mora lá, poderia simplesmente estar no quarto dele, sei lá. Não acho isso relevante.
O que eu disse antes: não é normal o Nhonho sumir, sem explicação nenhuma, na ceia de Natal depois de ter voltado pra casa na parte 2. Se não é normal, é algo relevante para a sequência dessa saga. E se o Nhonho mora lá tinha que estar presente na ceia, ainda mais do jeito que ele gosta de comer. Ele iria abrir mão da ceia pra passar o Natal sozinho no quarto? Acho que não.

E no final, quando todos voltam para a vila, Chiquinha e Dona Neves aparecem juntas, então dava pra ter feito o Nhonho aparecer na ceia, nem que fosse bem rápido. É mais um problema nesse episódio, e isso reforça que a parte 3 deve ser um episódio especial, paralelo. Não tem mesmo como esse episódio fazer parte da saga.

Barbano escreveu:Não tinha a menor necessidade de fazer esse episódio. Faz mais sentido terem feito um episódio especial de Natal de última hora, por ser comemorativo.

Ou então a ideia era botar o episódio da lavadora no dia 10/12, e os da casa do Senhor Barriga nos dias 17, 24 e 31. Mas aí acharam que não cairia bem para a noite de Natal um episódio que termina com os pombinhos brigados, criaram o episódio de Natal e mexeram na ordem de tudo...
Finalmente, concordamos em alguma coisa ;)

Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23488
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 279 vezes
Curtiram: 1969 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Homessa » 19 Jan 2016, 00:29

Então,o Sbt poderia exibir as partes 1,2 e 4 normalmente e a 3 só uma vez ao ano?

Avatar do usuário
JoãoB
Membro
Membro
Mensagens: 1257
Registrado em: 12 Jul 2009, 20:30
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 215 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por JoãoB » 19 Jan 2016, 05:12

homessa escreveu:Então,o Sbt poderia exibir as partes 1,2 e 4 normalmente e a 3 só uma vez ao ano?
Sim. E eu acho que o SBT deveria fazer assim.

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3370 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Barbano » 19 Jan 2016, 07:54

homessa escreveu:Então,o Sbt poderia exibir as partes 1,2 e 4 normalmente e a 3 só uma vez ao ano?
Acho que ficaria escroto exibir a 3 solta. Poderiam até exibir 1, 2 e 4 normalmente, e exibir 1, 2, 3 e 4 no Natal...
JoãoB escreveu:Então se continuarmos assistindo as 4 partes como estão a sequência faz sentido! Bem, acho que não.
Tirando a briga entre os pombinhos, sim, faz.

E assistir a 3 sozinha também não faz sentido, já que eles estão morando na casa do Senhor Barriga, do nada...
JoãoB escreveu:O que eu disse antes: não é normal o Nhonho sumir, sem explicação nenhuma, na ceia de Natal depois de ter voltado pra casa na parte 2. Se não é normal, é algo relevante para a sequência dessa saga. E se o Nhonho mora lá tinha que estar presente na ceia, ainda mais do jeito que ele gosta de comer. Ele iria abrir mão da ceia pra passar o Natal sozinho no quarto? Acho que não.

E no final, quando todos voltam para a vila, Chiquinha e Dona Neves aparecem juntas, então dava pra ter feito o Nhonho aparecer na ceia, nem que fosse bem rápido. É mais um problema nesse episódio, e isso reforça que a parte 3 deve ser um episódio especial, paralelo.
Ele poderia estar já na cozinha, sei lá. Mesmo como episódio independente, continua sendo um buraco a ausência do Nhonho, já que ele mora lá, e nada foi dito a respeito. Isso não é relevante em nada para definir se é ou não saga. Simplesmente consideraram que ele não era necessário para o roteiro.

O curioso é que se deram ao trabalho de justificar a ausência da esposa do Senhor Barriga no episódio, e não deram a mínima para o Nhonho. :P

Repare em algo aí: o Senhor Barriga ia buscar a esposa no aeroporto, mas os familiares pediam que ela ficasse mais alguns dias. Há uma certa continuidade com a parte 1 aí, quando ela fala que a esposa foi para a velha Espanha.
JoãoB escreveu:Não tem mesmo como esse episódio fazer parte da saga.
Saem da vila -> Passam uns dias na casa do Senhor Barriga -> Voltam à vila

Natal tá aí no meio. Não tem é como não fazer parte da saga, mesmo com erros de continuidade...

Avatar do usuário
Anderson silveira
Membro
Membro
Mensagens: 1533
Registrado em: 14 Jan 2013, 20:32
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: internacional
Curtiu: 24 vezes
Curtiram: 74 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Anderson silveira » 19 Jan 2016, 13:15

Gente,mas,digamos que se exibissem a parte 3 sozinha no Natal,faria sentido sim. Olha,na versão de 73,organizaram a ceia na casa da Dona Florinda,desta vez foi organizada na casa do Seu Barriga,mas meio que com um episódio independente do restante (partes 1,2 e 4) afinal é um remake.
Imagem

Avatar do usuário
Jacinto
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 20756
Registrado em: 12 Dez 2009, 22:54
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Localização: Jaboatão - PE
Curtiu: 3917 vezes
Curtiram: 849 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Jacinto » 19 Jan 2016, 14:00

Eu não sei de onde tiraram que "Hospedes do Sr Barriga Pt 3" é remake do Natal de 73, não tem nada parecido um com um outro só uma cena ou outra, só o tema que é de Natal, o remake mesmo é o do dia de São Valentin da mesma temporada, tanto que o Sbt exibia esse do São Valentin no lugar que era p/ passar o de Natal (73).

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3370 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Barbano » 19 Jan 2016, 14:07

Jacinto escreveu:Eu não sei de onde tiraram que "Hospedes do Sr Barriga Pt 3" é remake do Natal de 73, não tem nada parecido um com um outro só uma cena ou outra, só o tema que é de Natal, o remake mesmo é o do dia de São Valentin da mesma temporada, tanto que o Sbt exibia esse do São Valentin no lugar que era p/ passar o de Natal (73).
A primeira metade do episódio é 90% remake de Natal 73. O restante é roteiro inédito mesmo.

Avatar do usuário
Jacinto
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 20756
Registrado em: 12 Dez 2009, 22:54
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Localização: Jaboatão - PE
Curtiu: 3917 vezes
Curtiram: 849 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Jacinto » 19 Jan 2016, 14:18

Se bem que até concordo, mas tem muita cena diferente nesse do Natal de 79 :joinha:

Champion
Membro
Membro
Mensagens: 745
Registrado em: 01 Fev 2012, 20:24
Programa CH: Chapolin Animado
Time de Futebol: Não Tenho Time
Curtiu: 37 vezes
Curtiram: 22 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Champion » 19 Jan 2016, 15:39

Jacinto escreveu:Eu não sei de onde tiraram que "Hospedes do Sr Barriga Pt 3" é remake do Natal de 73, não tem nada parecido um com um outro só uma cena ou outra, só o tema que é de Natal, o remake mesmo é o do dia de São Valentin da mesma temporada, tanto que o Sbt exibia esse do São Valentin no lugar que era p/ passar o de Natal (73).
O primeiro bloco do episódio foi reutilizado no primeiro bloco da terceira parte do episódio de 1979, ou seja é remake.
Mais detalhando para a parte onde perguntam para D Florinda como se escreve a bicicleta, ocorre o mesmo na versão 1973 onde é o S Madruga. È remake e não é algo surpreendente se vemos remake nos gibis originais, desenhos animados e até possível que haja algo com o desenho do chapolin.
Imagem

Avatar do usuário
JoãoB
Membro
Membro
Mensagens: 1257
Registrado em: 12 Jul 2009, 20:30
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 215 vezes

Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por JoãoB » 19 Jan 2016, 17:28

Barbano escreveu: Tirando a briga entre os pombinhos, sim, faz.

E assistir a 3 sozinha também não faz sentido, já que eles estão morando na casa do Senhor Barriga, do nada...
Se é um especial, faz sim sentido, porque num especial a história pode acontecer em qualquer lugar, já que a trama é paralela. Isso também acontece com outras séries de TV.

E tem também a questão do Nhonho, que vou falar aqui em baixo:
Barbano escreveu:Ele poderia estar já na cozinha, sei lá. Mesmo como episódio independente, continua sendo um buraco a ausência do Nhonho, já que ele mora lá, e nada foi dito a respeito. Isso não é relevante em nada para definir se é ou não saga. Simplesmente consideraram que ele não era necessário para o roteiro.

O curioso é que se deram ao trabalho de justificar a ausência da esposa do Senhor Barriga no episódio, e não deram a mínima para o Nhonho. :P

Repare em algo aí: o Senhor Barriga ia buscar a esposa no aeroporto, mas os familiares pediam que ela ficasse mais alguns dias. Há uma certa continuidade com a parte 1 aí, quando ela fala que a esposa foi para a velha Espanha.
Como que não é relevante para definir se faz parte da saga? Porque, se esse episódio faz parte, o Nhonho não poderia faltar.
Concordo que o Senhor Barriga falando da esposa remete à parte 1, mas se era pra esposa dele ficar na Espanha só um pouco mais, ela então deveria ter voltado na parte 4 ou ao menos deveria ter outra explicação para ela não aparecer nessa parte. Portanto, pode ser que tenham feito esse diálogo sem pensar na parte 1 mesmo, o que também indica que a "parte 3" é paralela.
Barbano escreveu:Saem da vila -> Passam uns dias na casa do Senhor Barriga -> Voltam à vila

Natal tá aí no meio. Não tem é como não fazer parte da saga, mesmo com erros de continuidade...
Mas eu já expliquei isso: se a parte 3 é um episódio especial, tem um enredo paralelo. Logo, acontecer na casa do Senhor Barriga não vale de nada, já que a trama não tem ligação com as outras partes. Portanto, a "parte 3" poderia ser exibida sozinha, pois o que conta no episódio é apenas a comemoração de Natal. Outro detalhe: como que o Natal está aí no meio da saga? Em nenhuma das outras partes os personagens falam do Natal. Isso porque, provavelmente, foi uma saga planejada pra ter apenas as partes 1, 2 e 4. Natal não estava incluído, fica melhor assistir a saga com as partes 1, 2 e 4, não dá pra aceitar todos esses erros de continuidade.

Não me leve a mal, respeito sua opinião, só que não dá pra ficar batendo na mesma tecla. Se pra você a parte 3 faz parte da saga, ok, eu respeito. Mas pra mim ela não faz, e tem muitos motivos pra argumentar isso.

EDIT: Quando eu falei da parte 3 acontecer na casa do Senhor Barriga, também me referi ao fato dos personagens estarem morando lá. Eles poderiam estar morando em qualquer lugar, isso não é relevante, sendo o episódio um especial.
Editado pela última vez por JoãoB em 07 Fev 2024, 10:50, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3370 vezes

Re: Os Hóspedes do Senhor Barriga

Mensagem por Barbano » 19 Jan 2016, 17:55

JoãoB escreveu:Se é um especial, faz sim sentido, porque num especial a história pode acontecer em qualquer lugar, já que a trama é paralela. Isso também acontece com outras séries de TV.
Não é só o local onde acontece a trama, e sim o fato dos moradores estarem morando na casa do Senhor Barriga. Não há um paralelismo, pois é algo que acontece dentro da saga em questão.
JoãoB escreveu:E tem também a questão do Nhonho, que vou falar aqui em baixo:

Como que não é relevante para definir se faz parte da saga? Porque, se esse episódio faz parte, o Nhonho não poderia faltar.
E por que não? Oras, o mesmo acontece em tantas outras sagas... Em Caça ao Rato, por exemplo, a Chiquinha só participa da parte 1. Fazendo um paralelo com sagas de 4 partes, na saga das vizinhas de 75, a Paty só aparece nas partes 2 e 4, o mesmo que acontece com o Nhonho nessa saga de 79. Também não deveria fazer sentido a ausência dela, já que elas estão morando na vila, mas não viram necessidade da personagem participar.
JoãoB escreveu:Mas eu já expliquei isso: se a parte 3 é um episódio especial, tem um enredo paralelo. Logo, acontecer na casa do Senhor Barriga não vale de nada, já que a trama não tem ligação com as outras partes. Portanto, a "parte 3" poderia ser exibida sozinha, pois o que conta no episódio é apenas a comemoração de Natal.
Tem várias sagas onde cada episódio é independente, e funciona perfeitamente sozinho. Saga das vizinhas e a do velho do saco são bons exemplos disso. A parte 3 dos churros também funciona perfeitamente sozinha. Nem por isso deixamos de considerá-las sagas...
JoãoB escreveu:Outro detalhe: como que o Natal está aí no meio da saga? Em nenhuma das outras partes os personagens falam do Natal. Isso porque, provavelmente, foi uma saga planejada pra ter apenas as partes 1, 2 e 4. Natal não estava incluído, fica melhor assistir a saga com as partes 1, 2 e 4, não dá pra aceitar todos esses erros de continuidade.
É bem possível sim que o planejamento inicial era ter só 1, 2 e 4. Nisso concordamos. Mas enfim, criaram a parte 3, e ela passou sim a fazer parte da saga onde os personagens se mudam para a casa do velho Barriga. Paciência, tem outros episódios na própria temporada de 79 com erros de continuidade, como o da Cruz Vermelha
JoãoB escreveu:Não me leve a mal, respeito sua opinião, só que não dá pra ficar batendo na mesma tecla. Se pra você a parte 3 faz parte da saga, ok, eu respeito. Mas pra mim ela não faz, e tem muitos motivos pra argumentar isso.
Pois é, aí é minha opinião e sua opinião. Argumentos tem de ambos os lados. Se em mais de 30 anos (e mais de 10 anos de discussão nos fóruns) não se chegou a uma conclusão, não vai ser agora. :P

Responder