Como vocês organizam seu acervo de vídeos CH?

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
Ricardo_
Membro
Membro
Mensagens: 1483
Registrado em: 01 Fev 2009, 01:31
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Galo
Curtiu: 38 vezes
Curtiram: 39 vezes

Como vocês organizam seu acervo de vídeos CH?

Mensagem por Ricardo_ » 03 Mai 2015, 11:59

O acervo CH é mais difícil de organizar do que séries atuais por uma miríade de motivos.

Primeiramente, à época da produção das séries, ainda não havia a ideia de temporada o que acaba forçando a organização por ano de produção, o que muitas vezes pode gerar inconsistências devido a reprises e anos "estranhos" nos créditos posteriormente gerados pela Televisa.

Outro grande problema são os episódios não mais distribuídos (perdidos mundiais) ou compilações da era pré-73 distribuídas como episódios de 1973. Isso também introduz uma dificuldade no ordenamento. Usar a ordem de distribuição atual e definir arbitrariamente uma numeração para episódios não mais distribuídos pela Televisa? Usar o conhecimento obtido dos antigos teleguias da década de 1970, o qual ainda é incompleto?

Finalmente, há o problema da nomeação. Muitas vezes, o que há de mais oficial são os títulos dados pelos estúdios MAGA ou pelo SBT, mas isso também é incompleto, e muitas vezes, descobertas recentes de títulos muito díspares àqueles que estamos acostumados podem gerar confusão sobre que episódio se trata.

Enfim, são muitos problemas e imagino que por isso cada um tenha seu jeito de organizar o acervo. Gostaria que vocês compartilhassem como se organizam, o que seria interessante para dar novas ideias aos usuários.
No meu caso, eu tenho um diretório base para cada série:
/Chaves
/Chapolin
/Chespirito


O diretório Chespirito está bastante desorganizado, mas para as demais séries, na raiz eu coloco os episódios cujos vídeos estejam em boa qualidade, com dublagem MAGA, que sejam atualmente distribuídos pela Televisa ou exibidos normalmente pelo SBT e alguns perdidos com vídeos de maior qualidade remixados, e completos (com todos os quadros quando é o caso).

Para cada série podem existir outros diretórios:

/[série]/Baixa qualidade - vídeos de baixa qualidade que no momento são impossíveis melhorar [perdidos mundiais (e.g. Planeta Vênus, Como pegar o touro a unha)];
/[série]/Dublagem Gabia - episódios das séries clássicas com dublagem MAGA desconhecidas, que chegaram ao Brasil somente através dos DVDs;
/[série]/Dublagem Riosound - episódios disponíveis apenas com dublagem RioSound;
/[série]/Dublagem perdidas - episódios que possuem dublagens perdidas conhecidas, os quais estou substituindo por vídeos dual-audio (ou até tri-audio quando é o caso);
/[série]/Incompletos - episódios incompletos, faltando quadros provavelmente dublados (e.g. Vovô Matusquela);
/[série]/Outros - episódios legendados, completando sagas (e.g. Branca de Neve Parte 3)

Cada vídeo é nomeado da seguinte maneira:

Ano - Número - Título 1 - Título 2 - ... - Título n.mp4

Sendo que o número corresponde preferencialmente ao número de acordo com a ordem original de exibição vinda dos guias, e os títulos são preferencialmente aqueles dados pelos estúdios MAGA.

Para ajudar na organização, eu criei um arquivo Excel com as listagens, com filtros para definir o que eu tenho ou não tenho de cada ano, lote de dublagem, etc, de modo que fique mais fácil definir a necessidade de baixar novos vídeos quando ocorre um novo lançamento ou descoberta.

Finalmente, a minha preferência é sempre por episódios em formato MP4, resolução 640x480, e quando é o caso eu mesmo faço a conversão. Prefiro também que todos os quadros estejam no mesmo vídeo, exceto quando há muita disparidade (e.g. O Marinheiro Mareado MAGA está separado do Filme de Terror RioSound).

Avatar do usuário
Mandarim
Membro
Membro
Mensagens: 6066
Registrado em: 10 Jan 2010, 21:49
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 81 vezes
Curtiram: 229 vezes

Re: Como vocês organizam seu acervo de vídeos CH?

Mensagem por Mandarim » 03 Mai 2015, 12:39

Eu gostaria de ter todo o lote original de exibição, sem mais nem menos.
Edições alternativas como o Chapolin em Acapulco, entraria a edição original e a reprise por exemplo, mas eu preferia criar uma própria versão completa

Redublagens são um problema tbm.

Dublado: Ordem de dublagem (visto que não existem todos os episódios dublados)
Espanhol: Lote antigo/original de exibição

Eu gostaria de ter CH em dual audio, mas os cortes no lote novo não permitem criar isso, seja ter que cortar dublagem maga, ou não existir audio original naquele trecho.

Acredito que temos meios de remasterizações melhores hj em dia do que anos atrás, se eu fosse a Televisa tentaria fazer uma nova nas digitalizações originais, ou melhor, mandar o material para pessoas qualificadas.
Don Lucas: "Dígame Licenciado"

Don Chaparrón: "Licenciado"

Don Lucas: "Gracias, Muchas Gracias"

Don Chaparrón: "No hay de queso nomás de papa"

Avatar do usuário
Hyuri Augusto
Membro
Membro
Mensagens: 10448
Registrado em: 05 Mar 2012, 19:39
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: TARDIS
Curtiu: 91 vezes
Curtiram: 394 vezes

Re: Como vocês organizam seu acervo de vídeos CH?

Mensagem por Hyuri Augusto » 03 Mai 2015, 14:47

Só coloco o nome das séries e só. No caso de outras dublagens, só coloco "Dublagem Gábia", "Rio Sound" ou "MAGA" não escrevo os nomes das séries.
Esses usuários curtiram o post de Hyuri Augusto (total: 1):
Chavo Arachán
"Fortes são aqueles que transformam em luz o que é escuridão"

► Exibir Spoiler

Пауло Витор
Membro
Membro
Mensagens: 4979
Registrado em: 01 Mar 2011, 17:31
Programa CH: Chaves
Curtiu: 408 vezes
Curtiram: 170 vezes

Re: Como vocês organizam seu acervo de vídeos CH?

Mensagem por Пауло Витор » 03 Mai 2015, 14:52

Não entendi bulhufas... :wacko:

Você coloca apenas o nomes das séries, e o nome da dublagem coloca também, mas não escreve o nome da série...

Explique melhor.

Avatar do usuário
Hyuri Augusto
Membro
Membro
Mensagens: 10448
Registrado em: 05 Mar 2012, 19:39
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: TARDIS
Curtiu: 91 vezes
Curtiram: 394 vezes

Re: Como vocês organizam seu acervo de vídeos CH?

Mensagem por Hyuri Augusto » 03 Mai 2015, 16:22

As séries, são uma pasta separada da dublagem.
"Fortes são aqueles que transformam em luz o que é escuridão"

► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
Beterraba
Membro
Membro
Mensagens: 8280
Registrado em: 05 Mar 2011, 00:26
Programa CH: Chapolin
Localização: Caieiras - SP
Curtiu: 251 vezes
Curtiram: 243 vezes

Re: Como vocês organizam seu acervo de vídeos CH?

Mensagem por Beterraba » 03 Mai 2015, 16:41

eu organizo de acordo com as exibições originais da série, mas também estou organizando por lote agora
Usuário do Mês de Março de 2018

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: Como vocês organizam seu acervo de vídeos CH?

Mensagem por Riddle Snowcraft » 03 Mai 2015, 17:14

Minhas pastas atuais:
F:\Chespirito
\1970 - LOS SUPERGENIOS DE LA MESA CUADRADA
\1970-1971 - (gravações bagunçadas da panamericana)
\1971 - CHESPIRITO
\1972-1980 - EL CHAVO DEL OCHO
\1972-1979 - EL CHAPULIN COLORADO
\1979 - LA CHICHARRA
\1980-1995 - PROGRAMA CHESPIRITO
\1981 - EL NIÑO DE PAPEL
\1984-1985 - LAS NUEVAS AVENTURAS DE FREDERRICO
\1984-1992 - CHAPOLIN
\1984-2012 - CHAVES
\1986 - KIKO BOTONES
\1990-1995 - AS NOVAS AVENTURAS DO CHAVES
\1994 - AQUI ESTA LA CHILINDRINA
\2006-2014 - CHAVES EM DESENHO ANIMADO
\2006-2014 - EL CHAVO ANIMADO
\2011 - EL CHAVO THE ANIMATED SERIES
\2015 - EL CHAPULÍN COLORADO ANIMADO
Cada dublagem é considerada um programa a parte. Enquanto "El Chavo Del Ocho" tem pastas de 1973, 1974, 1975, etc.... "Chaves" só tem as pastas de 84, 88, 90, 92 (MAGA) e 2012 (RioSound).

As seguintes pastas estão não-datadas e precisam de uma nova organização:
\Chamadas e comerciais - Exatamente o que diz no titulo
\DVDs - Rips em MKV, Dual Audio e Softsub do conteúdo dos VOBs dos Boxes da Gábia.
\Extras - Coisinhas como coletivas de imprensa, videos de dublagem, etc
\Filmes - O que diz no titulo tambem
\Kiko na Band - As gravações da Band disponiveis até agora
\Marcelo Gastaldi - Videos envolvendo o Marcelo Gastaldi, do canal do Mario Lúcio. Inclui "Feróz e Mau-Mau".
\Roteiros Gábia - Os roteiros utilizados na dublagem Gábia, em .doc, que o estudio usou para dublagem dos eps, disponibilizados pelo Berriel
\Videos Musicales - A coleção de clipes do Olwing. Só os tenho enquanto eu ainda não tiver 100% todos os episódios aos quais estes clipes pertencem.
E os seguintes videos não estão em nenhuma pasta especificada, terão quando eu der uma reorganizadinha:
2013.05.11 - Show do Kiko - Rio de Janeiro.mp4
Chespirito-Biography-BioChannel.avi
Héctor Bonilla #1 (1979).mp4
Show do Chaves (30 de Abril 2011 - HSCB Brasil SP) - Parte 1.mp4
Show do Chaves (30 de Abril 2011 - HSCB Brasil SP) - Parte 2.mp4
E o resto é uma infinidade de arquivos TXTs e arquivos RTFs com listas feitas por mim e pelo Rolim, sempre mudando, sempre atualizando, marcando o que eu não tenho e falta baixar, etc.

Minhas preferências de resolução são:
480p 4:3 - Séries CH originais e primeiras 5 temporadas do desenho animado
720p 16:9 - Temporadas 6 em diante do desenho animado e qualquer outra coisa produzida em HD
1080p 16:9 - O desenho do Chapolin. Não sei se é a resolução nativa, é como as gravações do Jay-X estão e decidi não mudar.

Com base na lista Ancine do Chapolin, quando um programa Chespirito tem apenas um quadro, ele leva a tag e o nome do episódio:
016 - [Chaveco] Botijão e Confusão - Parte 1
Porém se o episódio tiver mais de um quadro, os titulos são resumidos para somente a listagem de quadros dentro da tag:
205 - [Dr. Chapatin - Chespirito - Chaveco]
Se eu quiser saber o titulo deste episódio 205, eu vou até o Guia.txt aonde o 205 está como:
Programa 205
a) Dr. Chapatin: O depósito
b) Chespirito: O bêbado e a casa maluca
c) Chaveco: Um dia no zoológico
Titulos somente os oficiais, abandonando completamente titulos de fãs a menos quando é o unico que se conhece.
Os episódios dublados estão, dentro de cada lote, em sua ordem original mexicana já que é desconhecida a ordem de dublagem. Cada redublagem é considerada um episódio a parte (Dual-Audio SOMENTE quando duas dublagens são do mesmo lote)
Os episódios em espanhol seguem o possivel da ordem de estréia original, com Acaulco em 77 e etc

Até usaria esse negocio de excel e etc mas tenho preguiça.
Esses usuários curtiram o post de Riddle Snowcraft (total: 1):
Ricardo_
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Ricardo_
Membro
Membro
Mensagens: 1483
Registrado em: 01 Fev 2009, 01:31
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Galo
Curtiu: 38 vezes
Curtiram: 39 vezes

Re: Como vocês organizam seu acervo de vídeos CH?

Mensagem por Ricardo_ » 03 Mai 2015, 18:46

Riddle Snowcraft.Δ17 escreveu:Até usaria esse negocio de excel e etc mas tenho preguiça.
Certa vez fiz até um programinha em Java para me ajudar a renomear automaticamente os episódios, com a descoberta dos títulos Ancine, etc. Ainda preciso dar uma renomeada e organizada melhor no Chapolin, mas dá uma preguiça de perder tempo com isso, trabalho, faço mestrado, etc, aí fica foda :P

A propósito, bela organização :joinha:
Esses usuários curtiram o post de Ricardo_ (total: 1):
Riddle Snowcraft

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: Como vocês organizam seu acervo de vídeos CH?

Mensagem por Riddle Snowcraft » 03 Mai 2015, 18:53

meus eps de Chespirito 80/90 em espanhol tambem estão super bagunçados em relação ao Chavo\Chapulín que tenho aqui, pq fazer os guias para as tags é um saco mas ainda tou me dobrando pra decidir o que eu faço com a temporada de 1985 (um antro de reprises malucas que eu não tenho a minima idéia de que critérios usar pra decidir o que manter e o que excluir)
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Beterraba
Membro
Membro
Mensagens: 8280
Registrado em: 05 Mar 2011, 00:26
Programa CH: Chapolin
Localização: Caieiras - SP
Curtiu: 251 vezes
Curtiram: 243 vezes

Re: Como vocês organizam seu acervo de vídeos CH?

Mensagem por Beterraba » 03 Mai 2015, 18:55

Riddle Snowcraft.Δ17 escreveu:meus eps de Chespirito 80/90 em espanhol tambem estão super bagunçados em relação ao Chavo\Chapulín que tenho aqui, pq fazer os guias para as tags é um saco mas ainda tou me dobrando pra decidir o que eu faço com a temporada de 1985 (um antro de reprises malucas que eu não tenho a minima idéia de que critérios usar pra decidir o que manter e o que excluir)
os meus episódios de Chespirito também tão super bagunçados, sempre que vou assistir não acho nada, sempre vejo os mesmos to precisando organizar tudo de novo, eu só fui baixando e nem nomeei nada :P
Usuário do Mês de Março de 2018

Avatar do usuário
Chafundifórnios
Membro
Membro
Mensagens: 3749
Registrado em: 01 Abr 2014, 19:27
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Apodi-RN
Curtiu: 24 vezes
Curtiram: 263 vezes

Re: Como vocês organizam seu acervo de vídeos CH?

Mensagem por Chafundifórnios » 03 Mai 2015, 18:58

Meu acervo de CH tá uma bagunça... depois vejo se organizo.
"Não há nada mais trabalhoso do que viver sem trabalhar..."
By Don Ramón "Madruga" Valdéz

Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do Fórum Xávis desde abril de 2014 --

Пауло Витор
Membro
Membro
Mensagens: 4979
Registrado em: 01 Mar 2011, 17:31
Programa CH: Chaves
Curtiu: 408 vezes
Curtiram: 170 vezes

Re: Como vocês organizam seu acervo de vídeos CH?

Mensagem por Пауло Витор » 03 Mai 2015, 20:41

Acho ruim ficar baixando vídeos CH qualquer na internet que seja gravado por emissoras ou avulsos, por mim só presta mesmo comprar as mídias físicas CH que a Televisa lança ou quando disponibilizam a ISO na internet. mesmo sendo mal-feito.

CH tem uma desorganização tão grande por causa de uma emissora Mexicana incompetente. Nem compensa ficar organizando diante dos anos e tal, é tudo não-oficial.

A não ser que a própria emissora disponibilize a data de todos os episódios CH transmitidos na época, seja em livros que escreveram por alguém lá de dentro, e etc...

Acho que CH é a única série famosa do mundo que não tem datas oficiais de episódios em guias oficiais, tudo tem que ser com a ajuda de tele-guias, datas reveladas através dos sinais de satélite e etc...

Avatar do usuário
Jôpiras
Membro
Membro
Mensagens: 3231
Registrado em: 01 Fev 2009, 13:35
Programa CH: La Chicharra
Time de Futebol: Atecubanos
Localização: Atrás de você
Curtiu: 5 vezes
Curtiram: 4 vezes

Re: Como vocês organizam seu acervo de vídeos CH?

Mensagem por Jôpiras » 04 Mai 2015, 09:41

Na epoca que eu ainda tinha episódios no PC eram apenas os com áudio em espanhol que eu editava pra upar. Separava apenas por programa e temporada, com a numeração e título do episodio no nome do arquivo.

Isso de separar por dublagens achei uma ideia otima pra quem realmente curte tudo estritamente organizado.

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: Como vocês organizam seu acervo de vídeos CH?

Mensagem por Riddle Snowcraft » 12 Mai 2015, 14:04

Hoje eu saí da zona de conforto e recoloquei as compilações de 1972 na ordem em que elas foram "rearranjadas" em 73. Agora são só 7 temporadas pra cada uma dessas duas séries.

Manti, claro, uma numeraçãozinha secundária só pra ficar registrado mesmo.

Imagem

Pasta separada pra 1972 agora só se a Televisa de fato liberar pra TV o Chespirito 72/73.
e já que tou ostentando print, desde já agradeço o Jayzão por essa coleçãozinha linda aqui

Imagem
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Don CHelipe
Membro
Membro
Mensagens: 3034
Registrado em: 07 Out 2010, 21:59
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Guarulhos - SP
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 107 vezes

Re: Como vocês organizam seu acervo de vídeos CH?

Mensagem por Don CHelipe » 12 Mai 2015, 15:05

Possuo todos os episódios clássicos de Chaves e Chapolin em DVD, não curto nada pós 1979 e nem no idioma original (no caso dos inéditos). Assim como outro fãss, o sucesso de CH para mim é 50% dublagem MAGA.
Desde 2006 no meio CH

Responder