VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Guilherme CH
Membro
Membro
Mensagens: 6856
Registrado em: 01 Mai 2011, 16:08
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 80 vezes
Curtiram: 228 vezes

VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Guilherme CH » 17 Jun 2018, 00:33

Recentemente eu andei pesquisando sobre os primeiros videotapes usados pelos canais de televisão, os Quadruplex, e encontrei algumas informações curiosas a respeito dessas fitas. Deixarei os links do site no final do texto para quem quiser conferir.

--

Como consta no site Museum of Obsolete Media, a Sony e outras empresas criaram, no fim da década de 60, dois tipos de Quadruplex que se diferenciavam pelo tamanho de suas bobinas:

5 polegadas: 30 minutos de gravação / 7 polegadas: 60 minutos de gravação (Uma hora).

Nesse mesmo site, é dito algo super interessante sobre o uso desses Quadruplex:

Some of the first public-access television stations that went on the air in that same era also used EIAJ-1 extensively, due to its portability, low cost, and versatility.

"Alguns dos primeiros canais de televisão de acesso público que foram ao ar nessa mesma época também usaram o EIAJ-1 extensivamente, devido à sua portabilidade, baixo custo e versatilidade."

Foi justamente nessa época que a Televisa foi criada após a fusão do Telesistema Mexicano com Televisión Independiente de México.

--

EIAJ: Primeiro formato Quadruplex das séries CH?

Como todos já devem saber, Chaves e Chapolin eram gravados em fitas Quadruplex, tanto que os videotapes chegaram nesse formato aqui no Brasil. Sabemos também que os atores CH chegavam a gravar dois ou mais episódios numa mesma semana, por conta de facilidades como cenários e figurinos fixos, algo já discutido aqui no fórum pelo membro Gui Leão.

Se supõe então que o formato utilizado pela Televisa para a gravação dos episódios era um Quadruplex de 7 polegadas, sobretudo para as temporadas de 1973 e 1974, onde algumas histórias beiravam quase 30 minutos de gravação! No caso, logicamente, seria a gravação "bruta", sem abertura, sem créditos, nem nada... Para o formato de exibição, conclui-se que os episódios eram editados em Quadruplex de 5 polegadas, que, em virtude do tamanho, armazenavam apenas um episódio, com tudo já enumerado e catalogado. Aliás, essa polegada era feita justamente para gravadores portáteis.

A respeito disso, surgem as primeiras teorias. Como as fitas de 5 polegadas gravavam até 30 minutos, mas a maioria dos episódios já editados possuíam, no máximo, 25 minutos, o que a Televisa fazia com o restante da fita?

Para as exibições originais (as primeiras), adicionar mais conteúdo junto com um episódio já editado atrapalharia demais a vida de quem comandava o control master da Televisa. Porém, para a comercialização desses episódios ao exterior, adicionar "conteúdos extras" seria um ganho a mais para a emissora. Talvez não no sentido financeiro, e sim como estratégia de marketing mesmo. Vender um episódio editado JUNTO à uma propaganda do Chaves e Chapolin, ou até mesmo de algum outro programa da Televisa, seria uma ótima forma de divulgação, aumentando o interesse na aquisição de novos produtos.

Para alguns países que compraram as séries CH ainda nessa época, eles receberam essas fitas EIAJ da Sony. Seria, então, os primeiros videotapes comercializados de Chaves e Chapolin. Possivelmente a maioria dos perdidos mundias ainda foram comercializados nessas fitas Quadruplex de 5 polegadas.

--

Sony V1-K: Segundo formato Quadruplex das séries CH. 100% confirmado!

Até então, o primeiro formato Quadruplex das séries CH é apenas especulação, embora as evidências sejam grandes. Porém, a 1-inch Type C, criado em 1976 em parceria com a Ampex, é 100% certo de que foi o segundo formato adotado pela Televisa, como mostrado no Festival SBT 30 Anos.
Imagem
Na foto, a fita de baixo é da Sony V1-K, que é um dos muitos nomes comerciais que a 1-inch Type C recebeu. Em algum momento no final da década de 70, a Televisa trocou a EIAJ pela V1-K para a comercialização dos episódios de Chaves e Chapolin, pelo menos aqui no Brasil.

A V1-K, de acordo com vários sites de venda (SIM! Essas Quadruplex podem ser encontradas à venda) possuem um total de 66 minutos de gravação, como visto na imagem abaixo:
Imagem
Essa informação do tempo de gravação é super interessante, pois dá para ter uma ideia de como os episódios vieram para o SBT levando em consideração o tempo de duração deles. É possível que os episódios de 78 "Doutor Chapatin e o contrabando / Com essas pulgas não se brinca de pula-pula", "O anel da bruxa" e "Aristocratas vemos, gatunos não sabemos", três do lote de 84, possam realmente ter vindo em uma só fita! De alguma forma a Televisa deve ter espremido todos eles em um só Quadruplex V1-K, ou alguns dos três vieram sem créditos e aberturas e só depois o SBT mixou com um lote novo, vai lá se saber...

Em relação às fitas do Festival SBT 30 Anos, a Televisa já evitou esse problema, enviando apenas dois episódios em cada Quadruplex V1-K. Na primeira fita, a quarta e quinta parte da saga "O show deve continuar". Na segunda, "O futebol é minha melhor medicina / Vinte mil beijinhos para não morar com a sogra" e "A história de Cleópatra", ambos de 1979.

Aliás, nessa segunda fita, há vários detalhes importantes que valem à pena ser mencionados.

--

Mais de 30 episódios do Chapolin perdidos mundialmente?!

Essa fita de 1979 possui a enumeração oficial da Televisa (243 e 244). Não sei se alguém já reparou, mas, se for contar todos os 40 episódios mundialmente perdidos do Chapolin, ambos os episódios, na verdade, receberiam a enumeração 276 e 277, não incluindo aí as reprises da época.

Ou seja, a Televisa, já no início na década de 80, tinha descartado cerca de 30 episódios do Chapolin! É um número absurdo quando imaginávamos que isso foi feito em "doses homeopáticas". E, por sorte, o SBT ainda recebeu, nesse lote de 84, dois dos sete mundialmente perdidos que restaram nessa época. (???)

Será que o sumiço desses episódios está relacionado à mudança do formato Quadruplex (do EIAJ para V1-K)? Fica aí o mistério...

--

Conteúdos extras... Não exatamente

Com a transição de formatos para Quadruplex V1-K, o antigo dilema da EIAJ surge aqui também. A maioria das fitas que o SBT recebeu, provavelmente, vieram com episódios em duplas, o que somando dá cerca de 50 minutos de gravação. O que fazer então com os 16 minutos restantes da V1-K? Conteúdos extras, logicamente! Mas será que a Televisa, seja por engano, por burrice, por estratégia, ou o que for... Não tenha enviado para o SBT episódios INCOMPLETOS para preencher a fita toda?

Isso explicaria o motivo de "Quer apostar como nunca mais eu entro em uma aposta?" (1975) ter vindo incompleto. Ou até mesmo "O marujo enjoado", nesse caso sem o episódio principal. Eu, sinceramente, acredito que talvez possa ter sido um erro do SBT, na hora de fazer a transição para as fitas U-MATIC.

Essas fitas possuem tempo de gravação de até 30 minutos, de acordo com o site Museum of Obsolete Media. Elas que foram utilizadas pelo SBT na processo de dublagem de Chaves e Chapolin. Certamente eles copiavam o conteúdo original (espanhol) para essas fitas e depois a MAGA dublava separadamente cada episódio. Só depois, com fitas com mais tempo de gravação, é que a emissora juntou mais episódios em um só videotape, como nas fitas Betacam.

O que pode ter acontecido, porém, é que alguns episódios foram copiadas incompletos. E, portanto, o que restou (ou restava) de COMPLETO encontra-se (ou encontrava-se) apenas nas fitas originais (espanhol), no caso os Quadruplex V1-K.

--

Se alguém souber de outras informações a respeito dos videotapes das séries CH, o tópico está aí para isso. Abaixo os links do site.

http://www.obsoletemedia.org/%C2%BD-inc ... ideo-tape/

http://www.obsoletemedia.org/1-inch-type-c/

http://www.obsoletemedia.org/u-matic-s/
Editado pela última vez por Guilherme CH em 17 Jun 2018, 17:08, em um total de 1 vez.
Esses usuários curtiram o post de Guilherme CH (total: 12):
BarbanoIgorBorgesCHE.RJacintoJames RevoltikaiquepetereteChapadoO GordoCláudioRafael - Kiko botones foreverZenon CHJoão Victor Trascastro

Engenheiro Pudim
Moderador
Moderador
Mensagens: 4824
Registrado em: 29 Abr 2018, 00:32
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 335 vezes
Curtiram: 600 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Engenheiro Pudim » 17 Jun 2018, 00:56

A única coisa que me surpreendeu foi a teoria dos conteúdos extras. Eu acho que se isso tiver acontecido, "Marujo" veio junto com a compilação dos balões.

Avatar do usuário
Beterraba
Membro
Membro
Mensagens: 8280
Registrado em: 05 Mar 2011, 00:26
Programa CH: Chapolin
Localização: Caieiras - SP
Curtiu: 251 vezes
Curtiram: 243 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Beterraba » 17 Jun 2018, 09:24

Esqueleto Rumbeiro escreveu:A única coisa que me surpreendeu foi a teoria dos conteúdos extras. Eu acho que se isso tiver acontecido, "Marujo" veio junto com a compilação dos balões.
não acredito, quem viu no arquivo do SBT já disse que a abertura é de sustos na vila como normalmente, só o episódio dos sustos esta mudo, acho que o SBT apagou a faixa de áudio do episódio, suponho que no minimo foi propositalmente por que é semelhante e não queria que fosse exibido
Usuário do Mês de Março de 2018

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43809
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1670 vezes
Curtiram: 3362 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Barbano » 17 Jun 2018, 09:32

Resta saber se veio só nesses dois formatos. Não vejo a teoria das duplas se aplicando tanto nos lotes de 90 e 92. Chapolin mesmo já começa com um comum Maga 90 e um inédito SdVC.

Outro exemplo é a suposta fita da primeira versão do Chaves louco, onde consta apenas uma data, e não duas.
Imagem

Guilherme CH
Membro
Membro
Mensagens: 6856
Registrado em: 01 Mai 2011, 16:08
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 80 vezes
Curtiram: 228 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Guilherme CH » 17 Jun 2018, 10:57

Certamente não veio só nesses dois formatos. À medida que as empresas criavam novos videotapes, a Televisa foi atualizando o seu acervo.

A Betacam SP foi criada pela Sony em 1986, e os videotapes menores (S-Size) suportavam até 30 minutos de gravação. Possivelmente parte do lote de 90 e todo o lote de 92 foram enviados para o SBT nesse formato. Isso explica porque os episódios já não viam mais em duplas.

A quarta e quinta parte da saga "O show deve continuar", por exemplo, foram dublados no lote de 90, mas é provável que tenha vindo no lote de 88, ainda no formato V1-K.

http://www.obsoletemedia.org/betacam-sp/

O que diz no site acima é super válido para explicar essas teorias: "Betacam SP became the industry standard for most TV stations and high-end production houses until the late 1990s."

Avatar do usuário
O Gordo
Membro
Membro
Mensagens: 15866
Registrado em: 12 Abr 2014, 21:25
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 773 vezes
Curtiram: 1411 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por O Gordo » 17 Jun 2018, 11:46

Um dos tópicos mais interessantes que apareceu por aqui.

#238 - O futebol é minha melhor medicina / Vinte mil beijinhos para não morar com a sogra
#239 - A história de Cleópatra

sendo os episódios 243 e 244 é o mais intrigante. Isso indica que apenas cinco perdidos mundiais estavam em 'circulação' na época de aquisição dessas fitas. OU havia mais reprises na ordem da Televisa na época.

Dois desses perdidos o SBT recebeu já em 1984. Os outros três, quem sabe? CREIO que possa ser os que já apareceram em trechos, como Os homens idênticos (1976), Necrotério (1976), qualquer um dos que aparecem no episódio da Conferência...

E que Sinuca pode ter vindo incompleto pro SBT não é nem um pouco inacreditável. Mas a MAGA ter dublado um episódio incompleto é sacanagem. O único que dublariam nessas condições seria O Marujo Enjoado, que mesmo estando incompleto como episódio, a esquete em si está intacta.
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio


12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

gregoryluis09
Membro
Membro
Mensagens: 976
Registrado em: 07 Fev 2014, 17:37
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Internacional
Localização: São Leopoldo - RS
Curtiu: 91 vezes
Curtiram: 78 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por gregoryluis09 » 17 Jun 2018, 12:09

O Gordo escreveu:Dois desses perdidos o SBT recebeu já em 1984. Os outros três, quem sabe? CREIO que possa ser os que já apareceram em trechos, como Os homens idênticos (1976), Necrotério (1976), qualquer um dos que aparecem no episódio da Conferência...
O Vampiro (1974) também pode ser um deles, já que supostamente o SBT possui ou já possuiu ele.

Avatar do usuário
Douglas Reis
Membro
Membro
Mensagens: 1744
Registrado em: 31 Jan 2018, 17:15
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Inter
Localização: Esteio - RS
Curtiu: 87 vezes
Curtiram: 203 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Douglas Reis » 17 Jun 2018, 12:13

Mas será que Cleópatra 79 tá junto com o "Vinte Mil Beijinhos..." mesmo nessa fita? Lembrando que, na ordem original, o da troca de cérebros é que é posterior ao dos beijinhos, e curiosamente tá lá no meio do lote de 84 na lista da ANCINE... Então duas hipóteses a serem discutidas...

Avatar do usuário
O Gordo
Membro
Membro
Mensagens: 15866
Registrado em: 12 Abr 2014, 21:25
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 773 vezes
Curtiram: 1411 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por O Gordo » 17 Jun 2018, 12:21

Nao creio que haja nada de 1984 inédito hoje. Isso ou é alguma troca de posição (como o do porquinho em Chaves) ou lambança
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio


12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43809
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1670 vezes
Curtiram: 3362 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Barbano » 17 Jun 2018, 12:25

O Gordo escreveu:Nao creio que haja nada de 1984 inédito hoje. Isso ou é alguma troca de posição (como o do porquinho em Chaves) ou lambança
Eu acho possível, tanto no caso da Cleópatra quando no da Troca de Cérebros (já que o episódio de 09/05 na época podia ser o da Troca de Cérebros).

No primeiro caso, pode ser que tenham optado por nem dublar esse da Cleópatra. Afinal, o lote de Chapolin era minúsculo, e exibir duas versões de um mesmo episódio saturaria muito o roteiro. Já no segundo caso, na lista da Ancine o episódio da Troca de Cérebros tá no meio do lote de 84, o que só poderia ser um deslocamento, ou uma primeira dublagem (ou até uma outra versão no lote de 84, mas isso é mais improvável).
O Gordo escreveu:sendo os episódios 243 e 244 é o mais intrigante. Isso indica que apenas cinco perdidos mundiais estavam em 'circulação' na época de aquisição dessas fitas. OU havia mais reprises na ordem da Televisa na época.
Acho normal isso. O sbt recebeu metade dos episódios de Chapolin e uns 70% dos episódios de Chaves. Se todos os perdidos mundiais fossem distribuídos na época, certamente o sbt teria muito mais do que veio à tona até hoje. Acho que distribuiam só uma meia dúzia de Chapolin e no máximo uns 10 de Chaves mesmo.

Avatar do usuário
Jacinto
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 20755
Registrado em: 12 Dez 2009, 22:54
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Localização: Jaboatão - PE
Curtiu: 3915 vezes
Curtiram: 848 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Jacinto » 17 Jun 2018, 12:59

Depois de tanto tempo, enfim, um tópico realmente interessante no DDNL :D
O do vampiro acho válido ter vindo em 1984, eu e o Matheus Rolim teorizamos que possa ter vindo em fita dupla junto com o do Bar/Verniz (74) e talvez o SBT tenha engavetado na época por achar semelhante ao da casa mal assombrada ou o do pirata fantasma já que se guiando pela versão de 78 a temática é a mesma.

Avatar do usuário
Chafundifórnios
Membro
Membro
Mensagens: 3749
Registrado em: 01 Abr 2014, 19:27
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Apodi-RN
Curtiu: 24 vezes
Curtiram: 263 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Chafundifórnios » 17 Jun 2018, 14:15

Olha, quase sempre que há conversão de um tipo de fita pra outra, existe uma porcentagem de material que não é convertido e literalmente se perde, seja por incompetência de quem está trabalhando, problemas do próprio material, problemas do conversor ou, o mais comum, incompatibilidade. Nessa jogada aí, caso se confirme a teoria do Guilherme, quase todos os perdidos mundiais foram perdidos de verdadinha e os poucos que restaram a Televisa tirou do ar por fogo no rabo.
"Não há nada mais trabalhoso do que viver sem trabalhar..."
By Don Ramón "Madruga" Valdéz

Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do Fórum Xávis desde abril de 2014 --

Avatar do usuário
Arieel
Membro
Membro
Mensagens: 3064
Registrado em: 11 Set 2016, 23:48
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 439 vezes
Curtiram: 308 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Arieel » 17 Jun 2018, 14:20

Eu fico imaginando como seria muito mais lindo o nosso acervo CH aqui no Brasil se o SBT tivesse comprado tudo de Chaves e Chapolin na época. Se já hoje temos muitos Perdidos Mundiais que não são mais exibidos no exterior, e outros que por sorte temos gravações no YouTube. Imagine se a SBT tivesse investido sério na época.

Avatar do usuário
lucasoap
Membro
Membro
Mensagens: 309
Registrado em: 17 Abr 2010, 11:25
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 25 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por lucasoap » 17 Jun 2018, 22:27

Que beleza de tópico, a parte técnica de CH me chama muito atenção!
Sobre as fitas Quadruplex, até onde fiquei sabendo no SBT não possui aparelho reprodutor de quadruplex mais, ou seja, todas as masters originais que lá estão não podem ser reproduzidas. Parece que somente a Globo e a TV Cultura que possuem esse equipamento. Ou seja, em algum momento na década de 90 esses episódios foram todos transferidos para cópias em Betacam e dessas Betacam que derivaram todas as edições feitas pelo SBT até então, e isso foi acontecendo até que a Televisa mandasse novas cópias remasterizadas.
Provavelmente durante a transferência desses episódios das quadruplex para as betacam nos anos 90, ocorreu alguma falha com os canais de audio das aberturas do Chaves e essas se perderam.
Nas fitas vazadas do SBT em 2009 o episódio da múmia está com a abertura maga muda, mas mesmo assim vaza pouquíssimos segundos do áudio dublado no finalzinho dela. Os dois episódios dos espíritos zombeteiros também estão com abertura muda. Provavelmente foram surrupiados das cópias betacam deles e não das masters quadruplex. Sabemos que as aberturas genéricas da televisa no TLN no caso de Chapolin se deram ou pela ausencia de narração do Maga ou pela citação do nome Polegar Vermelho na abertura.
Eu só queria saber se essa troca de episódios semelhantes que teve recentemente entre televisa e SBT foi feita com as cópias betacam do SBT ou esse enviou as originais em quadruplex, pq o título maga aparece editado em muitos episódios semelhantes que voltaram, comprovando que as aberturas estavam intactas lá no arquivo deles. Ou seja, eu não acredito em perda das aberturas MAGA por parte do SBT. Só me pergunto pq nao enviaram elas dubladas pro Multishow.
Imagem

Avatar do usuário
Beterraba
Membro
Membro
Mensagens: 8280
Registrado em: 05 Mar 2011, 00:26
Programa CH: Chapolin
Localização: Caieiras - SP
Curtiu: 251 vezes
Curtiram: 243 vezes

Re: VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS

Mensagem por Beterraba » 17 Jun 2018, 22:29

lucasoap escreveu: Eu só queria saber se essa troca de episódios semelhantes que teve recentemente entre televisa e SBT foi feita com as cópias betacam do SBT ou esse enviou as originais em quadruplex, pq o título maga aparece editado em muitos episódios semelhantes que voltaram, comprovando que as aberturas estavam intactas lá no arquivo deles. Ou seja, eu não acredito em perda das aberturas MAGA por parte do SBT. Só me pergunto pq nao enviaram elas dubladas pro Multishow.
Não seria mais provável terem enviado copias digitais pré editadas pra exibição?
Usuário do Mês de Março de 2018

Responder