A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Fellipe
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 744 vezes
Curtiram: 430 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Fellipe » 30 Jan 2015, 12:58

Entendo que você queira olhar a série a fundo, estudar e ver as críticas que o autor faz nas séries, mas na verdade eu sempre assisti a série mais para me entreter do que olhar as entrelinhas. E sinceramente é algo que não tem muita importância pra mim.
Trakt.tv | Last.fm
Moderador do TV de Segunda Mão (Novembro de 2010 / Novembro de 2013).
Moderador do Da Discussão Nasce a Luz! (Maio de 2014 / Novembro de 2014).
Moderador Global desde Novembro de 2014.
No Meio CH desde 2010.

Guarda
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Pirapora-do-Passa-Quatro FC
Curtiu: 103 vezes
Curtiram: 114 vezes

Mensagem por Guarda » 30 Jan 2015, 20:49

Leandro Boutsen escreveu:
Guarda escreveu:esse debate tem td de bom, membro levando advertência, Lei de Godwin, jachegouodiscovoador e membro banido
só falta uns impostos e fica show de bola
Faltou listar a sua ilustre presença sempre nos proporcionando posts de qualidade considerável.
disponha, estamos aqui pra agradar
Imagem
pasa o zap gostosa

Scopel
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 57 vezes

Mensagem por Scopel » 01 Fev 2015, 03:21

Marquês de Sade escreveu:Já que você quer analisar a sociologia da série, vamos lá:
Rafinha escreveu:Chaves é o exemplo de cidadão que vive à margem da sociedade, em decorrência da falta de oportunidades e de distribuição de renda. Menino órfão abandonado pois os pais, por alguma razão, não tiveram condições de criá-lo. Por trás de todo aquele humor bobinho, há fortes críticas sociais e ao sistema capitalista.
Chaves exemplifica a negligência. Vive num barril; em quase 300 episódios, dão de comer a ele umas 10 vezes e no restante ele permanece dizendo que tem fome. Ninguém se importa.

Chaves (e as outras crianças) são vítima de violência psicológica pois vivem num ambiente onde sempre existem brigas e confusões. Como consequência disso, brigam, entre si e com os adultos, de todas as formas, verbal e fisicamente. Imitam aquilo que veem. O vizinho chama a vizinha de velha coroca, a menina chama o amigo de idiota. A vizinha esbofeteia o vizinho, o menino enche o amigo de socos.

Você vê uma crítica ao sistema capitalista porque quer, pois apesar dessa fachada apresentads por você, o argumento da série segue sendo pró-capitalista em todos os aspectos. O próprio Seu Madruga uma vez comenta sobre uma frase "muito bonita" que dizia não haver nada pior do que viver sem trabalhar; e no Chapolin, os "vilões" são muitas vezes homens que não trabalham e que são um peso para a sociedade (você pode inserir a idologia que achar melhor aqui).
Rafinha escreveu:Chapolin é o contraste dos super-heróis enlatados dos EUA. Fraco, medroso, feio, burro, sem poderes especiais. É um super-herói igual a qualquer um, igual a mim e a você, cheio de imperfeições, mostrando como qualquer um pode ser o salvador da pátria, bastando estar disposto, e não só quem é superior.
Você apenas repetiu o que o Bolaños disse a respeito da série, não sabendo que o autor é a pessoa menos indicada para criticar sua própria obra.
Rafinha escreveu:E você não fará a definição porque simplesmente qualquer definição que faça sobre ultra-direitista não será plausível de ser atribuída a Bolaños.
Não farei porque dilineação de ideologia política não é o assunto do tópico e se eu o fizesse, esse tópico se transformaria numa interminável discussão sobre política e acabaria trancado.

Você trouxe isso à baile porque seu ímpeto abertamente esquerdista não suportou ver um conceito ao qual você se opõe ligado ao seu ídolo. Agora, se você prefere acreditar que ele era amigão do peito das massas pobres latinas, veja o quanto de dinheiro ele fez com as séries e pesquise se qualquer um dos atores recebe meio centavo pelas intermináveis reprises.
Scopel escreveu:O cara faz o tópico com alguma ideia extrema para abertamente desafiar todo mundo a discordar com ele, para que ele mesmo possa testar sua habilidade em jogar com as palabras.
Eu nunca fiz tópico algum para desafiar a ninguém. Apenas não sou ovelha (bem, era na Fazenda...) que segue o rebanho. Se as pessoas discordam de mim ou concordam comigo, isso é pessoal. Eu acho saudável que elas pensem. E não preciso de tópico para testar minha habilidade com as palavras.

Sinceramente, o que eu vi aqui foi muita negação. Pessoas trazendo assuntos completamente fora das bases do tópico para desqualificar o que eu disse.

Fãs trouxeram Hitler ao tópico e traçaram um paralelo entre Roberto e ele numa atitude desesperada para tentar ver se com isso, sua chorumela tinha peso. Fãs!!!

O assunto do tópico era a imposição de ideologia religiosa nos programas. A questão do machismo e da homofobia eu discuti em outros tópicos, por isso ficaram apenas como vagas menções ao final do post. Mas foi nisso que muitos se concentraram. Eu propus um assunto que muitos respondem exaltando as qualidades do ídolo, algo fora da questão.

O ruim é saber que as pessoas, em sua maioria, são assim. Não questionam; aceitam. Não evoluímos tanto quanto gostamos de pensar...
Bem, acho que ficou comprovado o que eu disse.

Responder