A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
Jacinto
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 20756
Registrado em: 12 Dez 2009, 22:54
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Localização: Jaboatão - PE
Curtiu: 3917 vezes
Curtiram: 849 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Jacinto » 28 Jan 2015, 15:28

Barbano escreveu:O curioso é que no episódio do Hector até a Chiquinha fica caidinha pelo ator. Já nos episódios das vizinhas o Quico e o Chaves nem dão bola para a Glória... :headscratch:
Mais aí eu acho que eles não ligam pra Glória pelo fato de já ter a Paty como interesse pra eles.

Avatar do usuário
Giovani Chambón
Membro
Membro
Mensagens: 6903
Registrado em: 14 Nov 2011, 16:44
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Onde as ruas não tem nome
Curtiu: 148 vezes
Curtiram: 104 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Giovani Chambón » 28 Jan 2015, 15:42

Se a personagem feminina apanhasse, seria machismo.
Mas é ela quem bate no homem, e é machismo também.

Complicado..
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Chokito Cabuloso
Membro
Membro
Mensagens: 5672
Registrado em: 28 Jun 2013, 18:49
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Ed Gein FC
Localização: Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 189 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Chokito Cabuloso » 28 Jan 2015, 15:44

O Seu Madruga não é burro, é mais pra azarado. Agora quando ele quer passar a perna no Sr. Barriga, ele consegue. Talvez seja burro em estudo, mas não em esperteza.
Imagem

Avatar do usuário
Marquês de Sade
Membro
Membro
Mensagens: 1764
Registrado em: 24 Set 2014, 22:33
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 42 vezes
Curtiram: 104 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Marquês de Sade » 28 Jan 2015, 16:03

Barbano escreveu:4 episódios com a Glória.
São 8 episódios de novas vizinhas (75 / 78), e deve ter alguma outra versão que não localizei na Lista CH. Mais, acredito eu, 2 episódios no programa Chespirito. E existem episódios como o Concurso de Miss Universl, também focado na beleza feminina. Ou seja, por baixo, temos 11 episódios femininos contra 2 masculinos.
Barbano escreveu:A série tem pelo menos 3 personagens homens caracterizados pela burrice: Chaves, Quico e Seu Madruga. E tem apenas uma personagem feminina com a mesma característica.
O único personagem que se tornou burro durante a série foi o Quico, apesar dele flutuar de acordo com os roteiros. Chaves não é burro e Seu Madruga, menos. Talvez você os perceba assim, mas aí é pessoal.

E sobre a questão de: se a personagem feminina é esperta ela é machista e se é burra, também, que você postulou, não foi nada disso que eu falei. Eu me referia às implicações ideológicas autorais dentro da psiquê das personagens enquanto membros do universo em que se desenrolam os conflitos, e não a simples traços de personalidade.

Eu estou a analisar o parâmetro ideológico do autor por trás dos programas através de exemplos de sua obra. Existem muitas evidênvias machistas na obra de Roberto. E acho curiosíssimo que se tenham atido a falar da Chiquinha e não tenham respondido a isso:
Marquês de Sade escreveu:E saindo completamente da análise de Chaves, podemos ir para Chapolin e episódios com títulos como "Mas Vale una Mujer Joven, Rica y Bonita que una Vieja, Pobre y Fea." (o que é repetido à exaustão dentro de outros episódios e sketches através de ditado) e 'piadinhas' (também muito repetidas no universo das séries) que dizem que "no casamento, os anos mais difíceis de suportar são os da mulher", o que, na verdade, corrobora o pensamento machista anterior que superioriza a juventudo e que implica que mulher velha, feia e pobre não vale nada.
Editado pela última vez por Marquês de Sade em 28 Jan 2015, 16:13, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
Seu Mundinho
Membro
Membro
Mensagens: 1161
Registrado em: 11 Ago 2012, 14:59
Programa CH: Chespirito
Localização: Santa Maria RS
Curtiu: 194 vezes
Curtiram: 17 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Seu Mundinho » 28 Jan 2015, 16:06

Mais um tópico do Marques.

Se ele é católico e não simpatiza com espiritismo, pode criticar. Eu sempre vi com humor todas suas críticas.

E, se ele fazia isso, é porque só hoje tem gente reclamando de certos detalhes.

Avatar do usuário
Astrogilda
Membro
Membro
Mensagens: 56
Registrado em: 17 Abr 2009, 01:47
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 0

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Astrogilda » 28 Jan 2015, 16:09

Sempre fiquei pensando por que no episódio do Dr. Zurita a personagem da Florinda se chama Roberta e se o Bolaños quis dizer alguma coisa nomeando-a assim.

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43895
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Antonio Felipe » 28 Jan 2015, 16:57

Pelo que eu estou lendo aqui, Chespirito escrevia os episódios para perpetuar o machismo, a visão de que as mulheres são inferiores e etc. Como se esse fosse um objetivo primeiro dele.
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
Leandro Boutsen
Membro
Membro
Mensagens: 8483
Registrado em: 28 Jan 2009, 22:23
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 0
Curtiram: 135 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Leandro Boutsen » 28 Jan 2015, 17:22

Sim, ele só utilizou o humor para encobertar esse desejo dele, mas felizmente o nosso amigo Tarso Marques acabou descobrindo o plano.

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Barbano » 28 Jan 2015, 17:45

Marquês de Sade escreveu:
Barbano escreveu:4 episódios com a Glória.
São 8 episódios de novas vizinhas (75 / 78), e deve ter alguma outra versão que não localizei na Lista CH. Mais, acredito eu, 2 episódios no programa Chespirito. E existem episódios como o Concurso de Miss Universl, também focado na beleza feminina. Ou seja, por baixo, temos 11 episódios femininos contra 2 masculinos.
Não computei remakes, apenas quantos episódios ele efetivamente fez com a temática. Se for para computar remakes, são 2 episódios com o Hector e 1 no programa Chespirito, na temporada de 86. Certamente só não tivemos mais versões porque o roteiro foi criado só em 79.
Marquês de Sade escreveu:O único personagem que se tornou burro durante a série foi o Quico, apesar dele flutuar de acordo com os roteiros. Chaves não é burro e Seu Madruga, menos. Talvez você os perceba assim, mas aí é pessoal.
Tem inúmeras piadas na série sobre a burrice de ambos. Como aquela "se tivesse uma competição para ver quem é o mais burro, você perderia por burrice" (direcionada ao Chaves) ou aquela em que falam que ele é o campeão local, e o Quico o mundial. Quanto ao Seu Madruga... quem foi que terminou mesmo com o chapéu de burro no episódio "O castigo vem a cavalo"?

Avatar do usuário
Igorkk33
Membro
Membro
Mensagens: 5449
Registrado em: 25 Mar 2012, 21:58
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: São José do Sul-RS
Curtiu: 1260 vezes
Curtiram: 106 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Igorkk33 » 28 Jan 2015, 17:50

Só acho que não existe humor imparcial - que é que o Marques pelo jeito está procurando. Tanto Chespirito, quantos outros roteiristas acabam imprimindo sua visão de mundo numa obra, não aquela visão exatamente que quem assiste deseja.
Imagem

Avatar do usuário
Rômullo Espíndola
Membro
Membro
Mensagens: 113
Registrado em: 05 Jan 2015, 08:33
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Vasco da Gama
Curtiu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Rômullo Espíndola » 28 Jan 2015, 17:57

Não vou nem expor minha opinião nesse tópico.Porque realmente,na minha visão,é impossível discutir com base na sociedade de hoje o que era feito pra sociedade há 4 décadas atrás.
Não contavam com minha astúcia!

Avatar do usuário
Igorkk33
Membro
Membro
Mensagens: 5449
Registrado em: 25 Mar 2012, 21:58
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: São José do Sul-RS
Curtiu: 1260 vezes
Curtiram: 106 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Igorkk33 » 28 Jan 2015, 18:00

Rômullo Espíndola escreveu:Não vou nem expor minha opinião nesse tópico.Porque realmente,na minha visão,é impossível discutir com base na sociedade de hoje o que era feito pra sociedade há 4 décadas atrás.
Mas não estamos num fórum de discussão que fala de séries feitas há 4 décadas atrás? :vamp:
Imagem

Avatar do usuário
Rômullo Espíndola
Membro
Membro
Mensagens: 113
Registrado em: 05 Jan 2015, 08:33
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Vasco da Gama
Curtiu: 0
Curtiram: 6 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Rômullo Espíndola » 28 Jan 2015, 18:09

Igorkk33 escreveu:
Rômullo Espíndola escreveu:Não vou nem expor minha opinião nesse tópico.Porque realmente,na minha visão,é impossível discutir com base na sociedade de hoje o que era feito pra sociedade há 4 décadas atrás.
Mas não estamos num fórum de discussão que fala de séries feitas há 4 décadas atrás? :vamp:
kkkkkkkkkkk

Sim,mas nesse tópico em questão...me referindo ao assunto dele.Não tem como discutir com base em princípios atuais,o que era feito com princípios diferentes.
Não contavam com minha astúcia!

Avatar do usuário
Marquês de Sade
Membro
Membro
Mensagens: 1764
Registrado em: 24 Set 2014, 22:33
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 42 vezes
Curtiram: 104 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Marquês de Sade » 28 Jan 2015, 18:23

Rômullo Espíndola escreveu:Não vou nem expor minha opinião nesse tópico.Porque realmente,na minha visão,é impossível discutir com base na sociedade de hoje o que era feito pra sociedade há 4 décadas atrás.
Com base nessa lógica, o fato dos negros terem bancos separados em transporte público nos EUA nos anos 60, é algo que também não se pode discutir na sociedade contemporânea?

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22397
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 3483 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Riddle Snowcraft » 28 Jan 2015, 18:30

O cara faz uma analise separada de alguns conceitos ruins da série e nego ja vem dizendo que ele tá falando mal da série inteira... ja teve gente até dizendo que ele é espião da equipe do Zorra Total (?)

Olhos da época só devem ser usados para analisar qualidade de produção no quesito orçamental. Mentalidade de roteiro não deve se subjetivar por época não. Na era dos neandertais era comum ficar matando os outros, e era comum mesmo, não quer dizer que a gente não pode olhar pras pinturas nas cavernas e dizer que era errado.

Sobre a burrice, o Chaves não é só burro. Ele expressa varias qualidades ao longo da série... as vezes é altruísta, as vezes é egoísta, as vezes é bondoso e perdoa, as vezes é vingativo e persegue... se adapta aos acontecimentos como uma pessoa real se adaptaria (nos limites da ficção "realmente cartunesca", não sei se isso tem nome). Mesma coisa o Seu Madruga. Já a Pópis, ela não tem esse desenvolvimento, ela só tá lá pra ser burra e pronto.

A própria Dona Florinda, só deixou de ser a personagem odiavel que era pq a atriz virou esposa do escritor. No caso, o machismo não está em bater ou deixar de bater, estava em exaltar uma caracteristica injusta (mulheres podem bater em homem mas vice-versa não) que mta mulher faz sim, e isso dá MUITA estrutura pra possíveis generalizações.

Pq acham que é tão mais comum se incomodarem com o fato da Dona Florinda bater injustamente no Seu Madruga, mas poucos se expressam sobre o Seu Madruga ficar educando por punições físicas os filhos dos outros?
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Responder