Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Em busca da BGM: chamadas de Chaves (1989) e abertura do Chapolin (1993)

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
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Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Danny The Cat » 21 Abr 2020, 20:25

Eu postei um bocado de vídeos no canal abandonado "Clube CH" (Nada demais, só uma montagem da BGM e mais as BGMs de 92), mas acabei trocando pro meu perfil do Fórum, porquê alguém copiou meu nome. Além disso, também roubou minha imagem de perfil!
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Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Bazzo » 21 Abr 2020, 20:38

Eita.
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Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Danny The Cat » 21 Abr 2020, 20:40

Claro que não reclamei disso, muito menos hateei o cara (Eu não sou esse tipo de gente). Além disso, também estou satisfeito com meus dois canais
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Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Bazzo » 27 Abr 2020, 18:02

BGM do Chapolin (Versão Turca)

Hoje terminei mais um dos meus remakes da BGM do Chapolin com diferentes estilos, dessa vez é um Midi Versão Turca. Pra quem não sabe, música turca foi um estilo de composição musical bem popular nos séculos 18 e 19 entre os europes, basicamente ela pode ser feita tanto para piano, quanto para orquestra, escolhi a versão de orquestra por ser mais complexa.

Uma das características mais notáveis da música turca é a sua famosa pausa, que pode ser feita por acordes, ou pela percussão (Ou os dois ao mesmo tempo), essa pausa consiste em duas batidas lentas e três batidas rápidas, não precisa ser necessariamente desse jeito, mas é necessário saber de que precisa ter a variação de lento para rápido na passagem entre os compassos 1 e 2, 3 e 4, e assim por diante.

Outra característica da música turca é o seu aspecto heróico e rápido, portanto precisa-se escolher o BPM entre 120 e 200, por serem o mais comum para marchas modernas (Marchas antigas chegavam a 60 BPM). Escolhi o 120 BPM para este midi por ser o mais próximo da BGM original, e também o melhor para se entender a música, que em certos momentos possuem Fugas, que se fossem rápidos demais, seriam apenas barulhos aleatórios.

Músicas turcas também possuem um aspecto arrastado entre as transições de batidas, o que é perfeito, pois se encaixa perfeitamente no wah-wah de guitarra original que já existe na BGM. Foi uma das partes que mais gostei de fazer, não faço ideia do porquê.

Outra característica é a utilização de instrumentos de percussão "exóticos", então incluí tímpanos e triângulos no midi, pretendia incluir mais, e o fiz, porém poluiu demais o áudio e resolvi remover da versão final.

Há muitos outros aspectos que fazem a música-turca ser o que ela é, não citarei todos porque se não este texto ficará muuuuuuuiiito longo, mas acho que deu pra listar os que considero mais importante nesse curioso tipo de composição musical, que gosto bastante, junto com o estilo Polka.

Vídeo do Midi:



Também fiz um vídeo sem a melodia principal, para que se possa ouvir melhor a parte do "bass" e da percussão:



Alguns detalhes técnicos:

- N° de Instrumentos: seis instrumentos

- Tonalidade: Si Bemol Maior

- BPM: 120

- N° de Notas: 1039 notas

- Tamanho do Arquivo: 8kb

- N° de Compassos: 21

- Tempo de Produção: Cerca de 1 semana

Deixo aqui disponível o link para Download, contém um Zip que vem com a versão Mp3 do Video, e o Midi completo

Download: https://mega.nz/file/ghpliZrQ#uff752716 ... fLSEjv5I7E
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Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Danny The Cat » 27 Abr 2020, 18:55

Incrível, Bazzo!
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Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por zaggojhon » 02 Mai 2020, 15:03

Oi gente, tudo certo?
Sou novo nesse fórum e sou fã do chespirito há muito tempo. Na verdade, devo muito a esse fórum por terem achado as músicas que escuto desde moleque haha
Faço hoje faculdade de composição e acompanho esse tópico há uns dois anos e queria ajudar no que puder.
Daí resolvi criar uma conta.

Quais seriam as informações mais recentes que vocês conseguiram? E qual seria o caminho que estariam tomando agora?
Vi que as últimas postagens têm sido de montagens da música de como ela teria sido. Mas isso ajudaria em qual processo? Posso tentar replicar a música com uma fidelidade à original.

Análise Melódica
Vi que tem algumas postagens sobre a música ser uma Polka ou ainda uma marcha turca. Mas ela não parece ser restrita a nenhum dos estilos, já que tem um lead (que muitos afirmam ser um mini-moog e eu discordo) e uma percussão que fogem de ambos os estilos. A bateria de fundo tem muito mais uso de Hi-Hat do que pulso de caixa, o que mostra que o compositor tentou replicar um estilo com uma bateria tradicional dos anos 70, mais parecida com aquela do Abbey Road. Além disso, não há nenhum Splash nem Ride, o que indicaria que é uma percussão mais simples.
A presença de um lead parecido com um mini-moog representa que o arranjo não foi grande, para apenas alguns instrumentos básicos e simples. O lead passa para um clarinete que soa mais real que um VST, mas ele destoa absurdamente da qualidade de som do resto do arranjo (tendo sons de dinâmicas de Portamento, Runs, bordadura, respiração), parecendo então ser gravado de verdade, ou um sample completo utilizado pelo compositor. Mas no caso, o clarinete faz uma variação do primeiro tema, uma variação aditiva. E essa variação não é comum no estilo da Polka: a estrutura envolveria temas a, b, e ab com aberturas para improviso. Mas essa variação não se caracteriza como improviso e a música muito menos apresenta uma melodia b. Uma marcha turca teria temas ainda mais longos. O tema de uma marcha dessa iria ocupar o tempo todo da música em questão.
Análise Rítmica
A minha conclusão com isso é que não é uma música típica de nenhum dos dois movimentos, portanto, não vem de uma banda ou artista especialista nesse tipo de composição, mas sim de alguém tentando reproduzir algo do estilo, e por isso confunde tanto.
As figuras rítmicas da melodia tentam levemente reproduzir algo no estilo da marcha turca.

Exemplo de rítmo de marcha turca:
(♪ ♪ ♪ ♪ | ♪ ♪ ♪ ♪ | ♪ . ♪ . | ♪ ♪ ♪ . )

O que rola na música:
(♪ ♪ ♪ ♪ | ♪ ♪ ♪ ♪ | ♫♫♫♫ | ♪ ♪ ♪ . )

O problema é que na marcha turca esse ritmo é acompanhado por todos os instrumentos da música. Mas o que acontece na música do chapolin é que a base faz um ritmo diferente, mais parecido com o da Polka.

Base de uma polka:
(B t B t B t B t)
B = Grave
t = Hi hat

E no caso de uma polca, a subdivisão é simples e foi extremamente utilizada por músicas populares no início do século vinte como base.
Conforme o tempo foi passando, essa marcação rítmica foi adotada como símbolo musical do espetáculo, adotada em marchas militares, cartoons, aberturas de programas de televisão, e retratada como símbolo goof no cinema.
O maior exemplo do uso desse ritmo é encontrado na marcha militar de Julius Fucik: Entry of The Gladiators.
A influência da mistura do clarinete nesse arranjo todo é devido à sua explosão popular nos anos 40, por ser o instrumento mais diferenciável na qualidade extremamente baixa de reprodução no rádio, por isso ouvimos sempre um clarinete nessa época fazendo um contraponto com as vozes e com o trompete growl.
Então, cada elemento dessa música vem de uma inspiração diferente, todos partindo de uma junção do que seria o "espetáculo Goofy", ou seja, uma generalização.
Com isso, dá pra concluir claramente que essa música não pertence a nenhum desses estilos, mas é uma tentativa de reproduzir o que seria uma "abertura genérica" de um programa de humor goofy, provavelmente como o SBT via o programa quando foi ao ar nos anos oitenta.
Não é uma música popular, é uma música temática e provavelmente de uma biblioteca mesmo.
Acho difícil ela ter sido composta diretamente para o programa, principalmente porque tinha muito material pra usar no caso de uma composição dessa, mas pode ser uma remota possibilidade.

Na minha experiência, creio que seja de algum álbum de trilhas brancas da época e com um compositor que tenha por instrumento principal o clarinete.
O arranjo ignora a percusão a maior parte do tempo, é só um loop de meio segundo que se repete, sendo claramente sequenciado.
O Lead parece ser gravado em midi, mas o baixo e tudo que compõe a base parece ser sequenciado.
A única coisa realmente gravada é o clarinete.

Isso tudo parte de uma análise teórica sobre o que tá rolando nesses poucos segundos de música. Espero ter dado uma ajuda pra vocês, e vou continuar procurando também hehe
o/
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Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Luciano Junior » 02 Mai 2020, 16:16

Análise perfeita! :reverencia:

Sobre o gênero da música, eu concordo bastante. Não acho que o compositor da trilha tinha um gênero em mente quando produziu essa trilha. Similaridades com polca ou marcha turca são meras coincidências.

Sobre o lead: eu sempre bato na mesma tecla. Todo mundo aqui refere a esse som como minimoog, mas não acho que seja necessariamente um minimoog. Existe muitos outros sintetizadores no mundo.

Mas eu acredito que sample/soundfont não é. Tem um leve portamento no lead em umas partes da trilha que não acho que era possível em outro aparelho que não seja um sintetizador.
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Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Bazzo » 02 Mai 2020, 16:43

zaggojhon escreveu:Quais seriam as informações mais recentes que vocês conseguiram?
Bem, nos últimos tempos temos feito algumas análises pra tentar definir qual seria o Gênero musical, ritmo e outros assuntos do tipo, bem como seu último post. Porém quanto a informações-chave como o suposto Ano de Composição, e prováveis gravadoras estão parados desde 2013.
zaggojhon escreveu:E qual seria o caminho que estariam tomando agora?
Vi que as últimas postagens têm sido de montagens da música de como ela teria sido. Mas isso ajudaria em qual processo?
Infelizmente estamos sem rumo algum, montagens e remakes têm sido feitas como Hobbie durante as buscas, para não ficarem muito chatas. Mas também por outros propósitos importantes, como a tentativa de re-imaginarmos finais para a BGM, e de também análisarmos de forma mais severa a música, extraindo instrumentos como o Bass, e o mais importante é que tendo uma Montagem semi-perfeita, serve de "quebra-galho" para produções CH enquanto nós não temos o áudio original.
zaggojhon escreveu:Posso tentar replicar a música com uma fidelidade à original.
Fique à vontade, às vezes me sinto muito sozinho nisso tudo, pois cobro de mim mesmo muitos Midis com várias variantes da música, mesmo com poucos recursos para fazê-los (MidSequer2, MIDI Voyager e WalkBand são os que mais usei), meu sonho seria ter um FL Studio da vida como outros users, que sempre arrasam em termos de qualidade nas suas próprias versões.
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Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Danny The Cat » 02 Mai 2020, 17:13

Gostei da análise. Se bem que eu tentaria fazer um remake no Walk Band. O problema, é que eu ainda sou aprendiz nessa área
__

E quase me esqueci! Seja bem-vindo ao Fórum!
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Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por zaggojhon » 04 Mai 2020, 11:22

Sobre o lead: eu sempre bato na mesma tecla. Todo mundo aqui refere a esse som como minimoog, mas não acho que seja necessariamente um minimoog. Existe muitos outros sintetizadores no mundo.
Sim, existem muitas variantes pra esse caso, e eu trabalhei algum tempo com mini-moog e sei que o som seria diferente no caso de perda de qualidade de áudio.
Cheguei a considerar que o Lead fosse uma guitarra com pedal "Wah-wah" e algum compressor de frequências agudas, principalmente por causa dos ornamentos que aparecem diversas vezes na música, uma espécie de bordadura. Mas considerando que a música está em Si bemol, seria bem mais fácil de executar isso nas teclas do que nas cordas, e esses ornamentos ficariam longe da escala utilizada, então seria difícil de isso sair espontaneamente de um guitarrista. Claramente é um sintetizador.
Tinha considerado a possibilidade de haver uma mudança de tom por mudança de Pitch, por causa da música estar em Si bemol, mas o clarinete tem uma chave principal que é em Bb, então essa música foi escrita ou para um clarinetista ou por um clarinetista.

Então é certeza que tem um clarinetista aí. Vou tentar seguir essa busca ao invés do Mini-moog.
Fique à vontade, às vezes me sinto muito sozinho nisso tudo, pois cobro de mim mesmo muitos Midis com várias variantes da música, mesmo com poucos recursos para fazê-los (MidSequer2, MIDI Voyager e WalkBand são os que mais usei), meu sonho seria ter um FL Studio da vida como outros users, que sempre arrasam em termos de qualidade nas suas próprias versões.
É, trabalho num estúdio de trilhas sonoras e se for o caso posso montar o arranjo e gravar uma versão nova, só até encontrarmos a original. Mas aí vou ter que pegar uma diária num final de gravação pra fazer isso. Precisaria desse clarinetista hehe
E quase me esqueci! Seja bem-vindo ao Fórum!
Muito obrigado o/
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Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Baixinho » 05 Mai 2020, 18:03

Estive baixando um disco de Trilha Branca(Library) e descobri mas uma polca parecida do disco "[Hubert Deuringer] - H-10 003 - Blue Beat Strings", e encontrei uma Tema chamado "Virtuose Polka" do compositor alemão "Streichorchester Hubert Deuringer".

Link: https://mega.nz/file/hNo2jQBI#PPcYbKHlX ... jqscXHfmmI
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Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por O Mágico de Pink Floyd » 05 Mai 2020, 18:08

Tem que pesquisar mais temas desse homem.
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Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Bazzo » 05 Mai 2020, 18:19

Realmente lembra um pouco. O que acho ainda mais curioso, é que a BGM sempre tem mais 2 compassos depois de onde esses temas polkas terminam, o mesmo acontece em Buck Polka.
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Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Baixinho » 05 Mai 2020, 18:33

Essa polca da Abertura parece ser alemã.

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Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por RHCSSCHR » 06 Mai 2020, 23:31

Posso estar postando besteira, ou trazendo uma boa contribuição, mas como também me interesso em saber que BGM é essa, então lá vai.

Bom, sabemos que Chaves e Chapolin foram dublados nos estúdios da TVS, na cooperativa Maga. Só que a Maga não era a única cooperativa: tinha também a Elenco Produções Artísticas, ou simplesmente, Elenco.


Abaixo trago 2 vídeos do YouTube com créditos de dublagem da Elenco, mas não só dos dubladores, quanto também da equipe técnica:

1 - Créditos narrados do filme Elvis Não Morreu:

2 - Créditos (em letreiros) de 2 animações dubladas na Elenco:

E ainda eu postei o elenco de Chorus Line, também dublado na Elenco (disponibilizado pelo canal FOX6466, cujo vídeo dos créditos foi excluído) no Fórum Dublanet:
http://dublanet.com.br/forum1/showthrea ... post121311


Bem, aonde eu quero chegar?
Perceberam que no elenco técnico haviam nomes como Aroldo Wosch, Manoel Duplas, Leonardo Bressan ou Wallace Santos na sonorização ou algo assim?
Lembrem que a Elenco e a Maga usavam os mesmos estúdios: da TVS!!
Então provavelmente usavam os mesmos profissionais pra tudo.

Se a gente entrasse em contato com um desses aí (se estiverem vivos) será que eles não saberiam informar algo, já que eles cuidavam disso tudo aí? Provavelmente podem ter cuidado da parte técnica da dublagem de Chaves e Chapolin.

Bom, espero ter trazido alguma contribuição!! É isso!!
Editado pela última vez por RHCSSCHR em 07 Mai 2020, 09:18, em um total de 4 vezes.
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zaggojhon
Chaves lendo a carta do Professor Girafales (ou Jirafales):

Apresentei a pistola:

Escrevi porque quero tonto lhe afanar as minhas Três Terezas. Para príncipe da condessa eu tenho que pegar teu bruto
à sua beleza. Cebolas, alhos e em sua beca sorris ao usar dentes. Por isso quero lhe dê Zé que a senhora tem a cerveja de que me agrada minto.

P. J.

Responder