Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Em busca da BGM: chamadas de Chaves (1989) e abertura do Chapolin (1993)

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Bernkastel
Membro
Membro
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 444 vezes
Curtiram: 2785 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Bernkastel » 18 Abr 2020, 17:41

O cara apareceu pela primeira vez hoje e já ajudou mais que muito "veterano" que fica prometendo mil projetos incríveis e não entrega nada.

Muito bom, Lopes. E é um caminho sem volta mesmo, admiro sua força de vontade em resistir por tanto tempo.

Excelente restauração, deixou o audio inteiro bem consistente, sem ficar muito "na cara" as fontes diferentes dos remendos.
Antonio Felipe escreveu:Ô, meu, você não tem nada pra fazer, não?

Bazzo
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 108 vezes
Curtiram: 267 vezes

Mensagem por Bazzo » 18 Abr 2020, 17:54

Bernkastel escreveu:O cara apareceu pela primeira vez hoje e já ajudou mais que muito "veterano" que fica prometendo mil projetos incríveis e não entrega nada.
Ui!!! Indiretas.

Meus parabéns pelo excelente trabalho! Destaque para o trecho do Clarinete, ficou incrível a restauração, bem melhor do que as que tentamos fazer. Só achei que a sua montagem ficou meio estourada, e os removedores vocais estragaram boa parte da faixa do Moog, mas de qualquer forma, é sem dúvida uma das melhores feitas até agora.

E aliás, seja muito bem-vindo ao Fórum, e obrigado pela grande contribuição. :joinha:
Imagem

Luciano Junior
Moderador
Moderador
Curtiu: 814 vezes
Curtiram: 375 vezes

Mensagem por Luciano Junior » 18 Abr 2020, 18:01

Bem-vindo Gustavo! Vou ser direto: A única coisa que não gostei muito foi a parte onde você tentou remover as narrações. O método que você utilizou acabou comprometendo os instrumentos também (diferente das técnicas de remoção com IA utilizadas aqui antes). Além disso, o áudio ficou pouco dinâmico. Acredito que você exagerou um pouco no compressor.

De resto, ótima montagem! Você parece entender muito de edição de áudio, pois nunca vi ninguém citar um espectrograma por aqui antes. :D
Imagem

Danny The Cat
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 186 vezes
Curtiram: 93 vezes

Mensagem por Danny The Cat » 18 Abr 2020, 18:04

gustavolopes escreveu:Enfim, de qualquer maneira, segue a minha tentativa. Se servir de algo, estejam à vontade para trabalharem e editarem como quiserem. 

Arquivo em WAV (MEGA)
Arquivo em MP3 320 kbps (MEGA)
Youtube (não listado)
Sem palavras! Ótimo trabalho! E seja mais que bem-vindo ao Fórum! :D
__

Aliás, vi que estão reclamando do compressor, mas não culpem ele! Eu sei qual foi a source que ele usou:

Imagem

Bernkastel
Membro
Membro
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 444 vezes
Curtiram: 2785 vezes

Mensagem por Bernkastel » 18 Abr 2020, 18:07

Luciano Junior escreveu:Você parece entender muito de edição de áudio, pois nunca vi ninguém citar um espectrograma por aqui antes. :D
O Samppa chegou a postar alguns em 2014 (pra mostrar o estado das bgms da RioSound) e em 2018 (pra mostrar o estado dos eps abafados). Só não citou por nome mesmo.
Esses usuários curtiram o post de Bernkastel (total: 1):
Luciano Junior
Antonio Felipe escreveu:Ô, meu, você não tem nada pra fazer, não?

Luciano Junior
Moderador
Moderador
Curtiu: 814 vezes
Curtiram: 375 vezes

Mensagem por Luciano Junior » 18 Abr 2020, 18:10

Bernkastel escreveu:
Luciano Junior escreveu:Você parece entender muito de edição de áudio, pois nunca vi ninguém citar um espectrograma por aqui antes. :D
O Samppa chegou a postar alguns em 2014 (pra mostrar o estado das bgms da RioSound) e em 2018 (pra mostrar o estado dos eps abafados). Só não citou por nome mesmo.
Ah, o Bruno, tinha me esquecido dele. É um mago do áudio.
Esses usuários curtiram o post de Luciano Junior (total: 1):
Danny The Cat
Imagem

Danny The Cat
Membro
Membro

Mensagem por Danny The Cat » 18 Abr 2020, 18:11

Com certeza! Basta lembrar das remasterizações do LP "Chaves"
Imagem

Bazzo
Membro
Membro

Mensagem por Bazzo » 18 Abr 2020, 18:11

Essa source tem um áudio bem ruim, principalmente porque na maior parte dela tem a versão 2 da Chamada do Chapolin de 2002, cujo áudio estava bem mais ferrado do que a versão 1.

Só não é pior que essa das antigas, sem dúvidas é a mais mal feita e mais bem avaliada no YouTube, não sei por quê:
Imagem

Danny The Cat
Membro
Membro

Mensagem por Danny The Cat » 18 Abr 2020, 19:18

Mais avaliada porquê o brasileiro é sem opção! :vamp:
Imagem

gustavolopes
Membro
Membro
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 5 vezes

Mensagem por gustavolopes » 18 Abr 2020, 19:29

Obrigado pelas boas-vindas e elogios, pessoal.

Vamos lá às considerações:

Realmente, na parte do Moog eu percebi que várias fundamentais foram comprometidas, mas eu simplesmente não consigo identificá-las no espectrograma. Nessa região está uma sujeira danada, o que também piora porque os harmônicos dele são meio parecidos aos da voz humana (não é à toa que sempre tem gente ouvindo umas indecências da "boca" do sintetizador nessa BGM, hehe). A boa notícia é que eu fui ouvir os áudios que o Bazzo reuniu e vi aqui que o Moog está praticamente intacto em um deles, como o Luciano mencionou. Ou seja, a AI promete e eu preciso me aventurar por esses meios, haha.

Com relação a essa versão do Moog intacto, eu só senti que a música dá uma boa esvaziada, principalmente a partir de 10', ou seja, como se algum outro instrumento tivesse sido sacrificado. Estou acostumado a notar isso nos relançamentos oficiais de 78 RPM, pois percebo de cara o que é que foi levado embora pelo processamento. Mas no caso da BGM eu não soube identificar o que é só de ouvido. Vou averiguar. Descobrindo do que se trata, dá para tentar outros métodos, como mesclar essa com a minha – seja "mixando" mesmo, seja fazendo "Frankenstein" no espectrograma.

Enfim, qualquer um desses procedimentos só me desanima por conta de uma razão que vocês já notaram: embora eu não tenha nem tocado no compressor, a minha fonte já veio bastante comprimida e eu só notei isso no meio do caminho. Já a outra que eu encontrei foi essa que o Bazzo mencionou, que estava ainda pior, cheia de artefatos digitais.

Aliás, isso de chegar às fontes boas é sempre uma das coisas que sempre me desanima em qualquer trabalho. Tenho vontade de, por exemplo, experimentar algum tratamento nos áudios de Chaves/ Chapolin, já que não gosto dos que a Televisa faz. Alguns episódios a gente nota que têm um potencial muito bom, mas sempre esbarro na questão de achar uma fonte decente.
Esses usuários curtiram o post de gustavolopes (total: 1):
Danny The Cat
Gustavo Lopes

Danny The Cat
Membro
Membro

Mensagem por Danny The Cat » 18 Abr 2020, 19:32

Que é isso, @gustavo! Aliás, vi alguns vídeos seus da Carmen Miranda, e achei seu trabalho ESPETACULAR! Se bem que você até faria um ótimo trabalho com os instrumentais dos LPs "Chaves" e "Nossos Amigos, Os Animais"!
Imagem

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 1802 vezes
Curtiram: 3637 vezes

Mensagem por Barbano » 18 Abr 2020, 19:43

Luciano Junior escreveu:
Bernkastel escreveu:
Ah, o Bruno, tinha me esquecido dele. É um mago do áudio.
Samppa joga y joga na edição de áudio.
Imagem

lucasoap
Membro
Membro
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 24 vezes

Mensagem por lucasoap » 19 Abr 2020, 04:14

Queria estar com tempo pra poder editar vídeos e dar uma atualizada no meu canal com essas versões que vcs andam fazendo, apesar de não comentar muito aki, eu entro no forum quase todo dia bem rapidao pra ver se tem novidade. Fui eu que conversei com o Henrique via face e ele me disse sobre os aproximadamente 50 segundos da música,e já tive bem perto de conseguir informações com o silvio lico há uns 6 anos atrás, inclusive enquanto eu teclava com ele, o mesmo disse que estava com a BGM ali com ele na hora. Faltou foi coragem de pedir pra ele mandar um audio dela tocando gravado de celular, mas a gnt percebia que ele não podia passar aquela informação. Voltando ao Henrique, não me lembro bem onde li ou se foi o próprio a me dizer, mas me parece q ele já esteve bem perto de soltar essa BGM pra gnt (fórum) há uns anos, mas por alguma razão pessoal, desistiu. Hoje eu até entendo o lado dele (profissional que preza pelo emprego), pois vazar isso sem autorização da empresa pode ser um erro grave. Só relembrando o episódio que o mesmo postou um video no insta há uns dois anos com a BGM limpinha tocando ao fundo.
Editado pela última vez por lucasoap em 19 Abr 2020, 04:15, em um total de 1 vez.
Esses usuários curtiram o post de lucasoap (total: 1):
Danny The Cat
Imagem

Danny The Cat
Membro
Membro

Mensagem por Danny The Cat » 21 Abr 2020, 19:53

Fiz uma edição, usando o trabalho do Gustavo Lopes. As alterações foram poucas, só adicionei a nota vazada no especial de 2014. Confira:
Imagem

Bazzo
Membro
Membro

Mensagem por Bazzo » 21 Abr 2020, 20:20

Ficou boa a montagem, esse é o seu primeiro vídeo no YouTube? Não lembro de outros.
Imagem

Responder