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O principal telejornal da Record vai mudar de horário nas próximas semanas, segundo esta coluna apurou (data ainda não fechada).
O "Jornal da Record" passará em breve a ser exibido por volta das 20h. Duas horas e meia antes do horário atual, portanto.
Segundo fontes ouvidas pela coluna, o objetivo é tentar impulsionar a audiência da emissora no horário nobre — faixa em que ela vem perdendo consecutivamente para o SBT.
Na verdade, como a coluna analisou ontem, a Record de forma geral, em todas as faixas horários, vem registrando ibopes não muito expressivos e está perdendo para o SBT já há algum tempo, a despeito de faturar muito mais.
Também há hoje a percepção de que, ao jogar o "Jornal da Record" para tão tarde, 22h30 (para que ele não enfrentasse a novela da Globo), acabou enfraquecendo o produto.
Além disso nesse horário ele se torna, podemos dizer, um jornal com prazo de validade já superado.
Isso porque nesse horário todas as demais TVs abertas já apresentaram os seus telejornais e a Record raramente traz coberturas exclusivas ou furos jornalísticos relevantes. Ou seja, é mais do mesmo.
No mês passado, segundo dados mensurados pela Kantar Ibope Media no país, na faixa das 18h à 0h, a Record ficou em terceiro lugar no ibope, com 7,2 pontos.
O SBT ficou em segundo, com 7,7 pontos. A Globo liderou com 24,8 pontos.
Em setembro a Record também ficou em terceiro no PNT, com 7,6 pontos, contra 8,0 do SBT (e 25,1 da Globo).
Nessa medição (PNT) cada ponto de audiência vale por cerca de 254 mil residências sintonizadas, cada com uma média.
Na Grande São Paulo, principal centro da publicidade nacional, em outubro a Record também ficou em terceiro lugar — pelo 6º mês consecutivo.
Mesmo com o reality "A Fazenda", marcou 7,8 pontos de média, contra 8,1 do SBT (Globo marcou 25,7; a Band, 2,3).
Nessa medição paulista cada ponto de ibope equivale a 73 mil residências.
Os dados de audiência foram obtidos pela coluna junto a fontes nas emissoras, uma vez que a Kantar não pode, contratualmente, ceder essas informações para a imprensa.