ENEM 2016

Tópico para debates e discussões sobre o ENEM.

Tópicos fechados criados originalmente no Bar do Chespirito.
Alan1509
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 133 vezes
Curtiram: 175 vezes

Re: ENEM 2016

Mensagem por Alan1509 » 05 Nov 2016, 19:46

Tava difícil demais esse negócio
Imagem

O Gordo
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 901 vezes
Curtiram: 1566 vezes

Mensagem por O Gordo » 05 Nov 2016, 19:55

Segundo o gabarito extraoficial do G1 fiz 44/90. Levando em conta que o simulado do meu Colégio é no mesmo molde do ENEM e que eu sempre me fodo no primeiro e me dou bem no segundo, acho que pelo menos 60 faço amanhã.

Pra quem nunca viu uma porrada de conteúdo que caiu ali e é a primeira vez que faz, achei bom.
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio

12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Alan1509
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 133 vezes
Curtiram: 175 vezes

Mensagem por Alan1509 » 05 Nov 2016, 20:36

Eu fiz 45/90, se fudeu
Imagem

Adão RS
Membro
Membro
Time de Futebol: Neutro
Curtiu: 113 vezes
Curtiram: 94 vezes

Mensagem por Adão RS » 05 Nov 2016, 21:22

Fiz 49/90, e também acho que me saio melhor amanhã.

AikoMD
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 79 vezes
Curtiram: 20 vezes

Mensagem por AikoMD » 05 Nov 2016, 22:04

Ciências Humanas - 15/45.

Ciências da Natureza - 20/45

Acertei 35/90 no total! Lascado demais!

Mas ainda tem a parte de amanhã, com a redação! Então boa sorte pra aqueles que fazem o ENEM!

Victor235
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 3639 vezes
Curtiram: 3084 vezes

Mensagem por Victor235 » 06 Nov 2016, 01:31

Não faço mais o ENEM. Mas fiz o bingão do Silvio. 13 pontos.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

dedediadema
Membro
Membro
Curtiu: 51 vezes
Curtiram: 161 vezes

Mensagem por dedediadema » 06 Nov 2016, 14:18

Tema da redação esse ano: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil.

Redação escrita pela colunista do G1 Andrea Ramal com base no tema:
A FORÇA MAIS SUTIL

Num recente pronunciamento, o Papa Francisco vaticinou que a série de conflitos ligados a intolerância religiosa já corresponde a uma terceira guerra mundial. De fato, enfrentamentos dessa ordem proliferam nos diversos cantos do mundo, desde a Europa até a África, passando pelo continente americano. Embora logo venham à mente os atentados ligados a radicais muçulmanos, a intolerância tem muitas faces e nuances. No Brasil, por exemplo, país de raiz mestiça que abriga um rico sincretismo cultural, ainda persistem a discriminação e os ataques a religiões de ancestralidade africana e indígena.

O fenômeno não é de hoje. Já na Antiguidade, os primeiros cristãos foram duramente perseguidos por judeus e pagãos. Os judeus sofreram o massacre mais cruel durante o século XX, imposto pelos nazistas. No Brasil, seja de forma explícita ou velada, ocorrem os mais variados tipos de desrespeito à liberdade de expressão religiosa. Os principais ataques envolvem os neopentecostais e avançam sobretudo contra religiões de matriz africana. As atitudes fundamentalistas impactam outras áreas, como a dos direitos sexuais, acabando por intensificar a violência e, em muitos casos, chegando à barbárie.

Para mudar essa realidade no contexto brasileiro, há que entender as suas origens. A intolerância religiosa nunca é um fato isolado e deve ser interpretada a partir dos contextos geopolíticos. Em geral, está circunscrita em conflitos econômicos, sociais e políticos, e se liga com a relação de poder e dominação dirigida às minorias.

O passo mais imediato para superar esse desafio é a informação. Já nas escolas as crianças devem ter acesso a um ensino, mais do que confessional, inter-religioso, marcado pelo respeito, sem interferências ideológicas. Além disso, há que exigir o cumprimento das leis que protegem as vítimas de intolerância e objetivam garantir a igualdade de direitos de todos os cidadãos, membros de um Estado laico. Essas ações podem ser fortalecidas, ainda, com políticas públicas e real comprometimento do Estado para aplicá-las – por exemplo, fortalecendo os movimentos sociais de combate à intolerância e incentivando a participação da sociedade civil. Um exemplo é o Conselho de Diversidade Religiosa, implementado com bastante sucesso no Rio Grande do Sul.

Por fim, haverá que ir até os pontos mais críticos do problema, que estão nas raízes de preconceito e dominação que marcam a nossa história. Superar essa idiossincrasia irá requerer uma mudança de atitude e de mentalidade dos indivíduos e da sociedade. Como disse Mahatma Gandhi, “o amor é a força mais sutil do mundo”. É esse amor, que está na base de todas as religiões e que deveríamos ter mais presente em nossas relações, que pode levar à convivência entre os diferentes e à disposição de dialogar e aprender uns com os outros.

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 25 vezes
Curtiram: 32 vezes

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 06 Nov 2016, 15:01

dedediadema escreveu:Tema da redação esse ano: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil.

Redação escrita pela colunista do G1 Andrea Ramal com base no tema:
A FORÇA MAIS SUTIL

Num recente pronunciamento, o Papa Francisco vaticinou que a série de conflitos ligados a intolerância religiosa já corresponde a uma terceira guerra mundial. De fato, enfrentamentos dessa ordem proliferam nos diversos cantos do mundo, desde a Europa até a África, passando pelo continente americano. Embora logo venham à mente os atentados ligados a radicais muçulmanos, a intolerância tem muitas faces e nuances. No Brasil, por exemplo, país de raiz mestiça que abriga um rico sincretismo cultural, ainda persistem a discriminação e os ataques a religiões de ancestralidade africana e indígena.

O fenômeno não é de hoje. Já na Antiguidade, os primeiros cristãos foram duramente perseguidos por judeus e pagãos. Os judeus sofreram o massacre mais cruel durante o século XX, imposto pelos nazistas. No Brasil, seja de forma explícita ou velada, ocorrem os mais variados tipos de desrespeito à liberdade de expressão religiosa. Os principais ataques envolvem os neopentecostais e avançam sobretudo contra religiões de matriz africana. As atitudes fundamentalistas impactam outras áreas, como a dos direitos sexuais, acabando por intensificar a violência e, em muitos casos, chegando à barbárie.

Para mudar essa realidade no contexto brasileiro, há que entender as suas origens. A intolerância religiosa nunca é um fato isolado e deve ser interpretada a partir dos contextos geopolíticos. Em geral, está circunscrita em conflitos econômicos, sociais e políticos, e se liga com a relação de poder e dominação dirigida às minorias.

O passo mais imediato para superar esse desafio é a informação. Já nas escolas as crianças devem ter acesso a um ensino, mais do que confessional, inter-religioso, marcado pelo respeito, sem interferências ideológicas. Além disso, há que exigir o cumprimento das leis que protegem as vítimas de intolerância e objetivam garantir a igualdade de direitos de todos os cidadãos, membros de um Estado laico. Essas ações podem ser fortalecidas, ainda, com políticas públicas e real comprometimento do Estado para aplicá-las – por exemplo, fortalecendo os movimentos sociais de combate à intolerância e incentivando a participação da sociedade civil. Um exemplo é o Conselho de Diversidade Religiosa, implementado com bastante sucesso no Rio Grande do Sul.

Por fim, haverá que ir até os pontos mais críticos do problema, que estão nas raízes de preconceito e dominação que marcam a nossa história. Superar essa idiossincrasia irá requerer uma mudança de atitude e de mentalidade dos indivíduos e da sociedade. Como disse Mahatma Gandhi, “o amor é a força mais sutil do mundo”. É esse amor, que está na base de todas as religiões e que deveríamos ter mais presente em nossas relações, que pode levar à convivência entre os diferentes e à disposição de dialogar e aprender uns com os outros.
O tema da redação foi esse mesmo? Polêmico... Acredito que muito fanático vai zerar a prova, se falar o que realmente pensa.

Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 501 vezes
Curtiram: 2506 vezes

Mensagem por Antonio Felipe » 06 Nov 2016, 16:00

Ótimo tema, pois é bastante atual. Temos diversas nuances de uma dificuldade de haver convivência entre diferentes espectros da religião: as recentes agressões a pessoas e sedes de credos de matriz africana; o preconceito com ateus e agnósticos; uma declaração antissemita de um grupo ligado ao PSOL; os estereótipos em relação àqueles que professam uma fé cristã; as discussões sobre o estado laico, especialmente com grupos evangélicos buscando ampliar sua agenda política contra direitos civis.

Enfim, um prato cheio para se discutir.
Esses usuários curtiram o post de Antonio Felipe (total: 1):
Victor235
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Membro do Fã-Clube Chespirito Brasil
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014

Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin

Anri, Comedora de Casada
Usuário do Mês
Usuário do Mês
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 504 vezes
Curtiram: 3320 vezes

Mensagem por Anri, Comedora de Casada » 06 Nov 2016, 17:05

Vocês acham problemático rir de uma pessoa que chega atrasado no ENEM?

Eu sinceramente acho que a pessoa que se atrasou tem que se lascar. A prova tem data e hora definida e essa data e hora é informada com uma puta antecedência. Mesmo que a pessoa que vá fazer a prova more muito longe, não tem desculpa pra chegar atrasado. E dos videos e fotos que viralizam, dificil TODOS serem pessoas pobres tambem (inclusive tem uma moça que tinha foto em balada poucos dias antes).

Por mim tem que zoar mesmo.

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Anri, Comedora de Casada (total: 2):
Antonio GabrielTufman
Antonio Felipe escreveu:Ô, meu, você não tem nada pra fazer, não?

Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 501 vezes
Curtiram: 2506 vezes

Mensagem por Antonio Felipe » 06 Nov 2016, 17:28

Eu via graça nisso antes. Hoje, não mais.

A pessoa se esforça durante anos, meses pra uma prova que pode determinar seu futuro. Aí por motivos alheios à sua vontade, se atrasa. O trânsito infernal, um problema em casa, a carga de trabalho, enfim. Um monte de coisas. Coisas que nem sempre dá pra driblar. Por mais que você tome todas as precauções pra não se atrasar, há circunstâncias que fogem ao seu controle. E a mídia ainda usa isso como produto pra ter audiência.
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Membro do Fã-Clube Chespirito Brasil
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014

Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin

AikoMD
Membro
Membro
Curtiu: 79 vezes
Curtiram: 20 vezes

Mensagem por AikoMD » 06 Nov 2016, 18:08

Infelizmente fracassei no ENEM por causa desse tema! :(

Não conseguir saber como fazer esse tema.

Anri, Comedora de Casada
Usuário do Mês
Usuário do Mês
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 504 vezes
Curtiram: 3320 vezes

Mensagem por Anri, Comedora de Casada » 06 Nov 2016, 18:16

Pô. Teve exemplo até mesmo aqui no fórum esses dias.
Antonio Felipe escreveu:Ô, meu, você não tem nada pra fazer, não?

Valdés
Membro
Membro
Time de Futebol: Bahia
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 32 vezes

Mensagem por Valdés » 06 Nov 2016, 18:24

Ontem eu fiz 51/90. Hoje, surpreendentemente, fiz uma prova segura de matemática. O que vier pra mim é lucro, já que nem estudei.
Imagem

O Gordo
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 901 vezes
Curtiram: 1566 vezes

Mensagem por O Gordo » 06 Nov 2016, 19:55

82/180

que desgraça de nota é essa

hashtag esperança pro gabarito do g1 ter muitas diferenças em relação ao oficial
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio

12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Trancado