Trechos da entrevista :
CIRO GOMES : O lulopetismo virou um caudilhismo corrupto e corruptor que criou uma força antagônica que é a maior força política no Brasil hoje.
CIRO GOMES : Qual a opinião do Leonardo Boff sobre o mensalão e petrolão ? Ou ele achava que o Lula também não sabia da roubalheira da Petrobras ? O Lula sabia porque eu disse a ele que, na Transpetro, Sérgio Machado estava roubando para Renan Calheiros. O Lula se corrompeu por isso, porque hoje está cercado de bajulador, com todo tipo de condescendências. Quem são os bajuladores ? Gleisi Hoffmann, Leonardo Boff, Frei Betto. Só a turma dele. Cadê os críticos ? Quem disse a ele que não pode fazer o que ele fez ? Que não pode fraudar a opinião pública do país, mentindo que era candidato ?
CIRO GOMES : Não quero participar dessa aglutinação de esquerda. Isso sempre foi sinônimo oportunista de hegemonia petista. Quero fundar um novo campo, onde para ser de esquerda não tem de tapar o nariz com ladroeira, corrupção, falta de escrúpulo, oportunismo. Isso não é esquerda. É o velho caudilhismo populista sul-americano.