Acho que teve momentos nessa campanha que o próprio PT atrapalhou o Haddad. Por exemplo: no dia 27, véspera da eleição, era o aniversário do Lula e a Gleisi Hoffmann disse que o maior presente que poderiam dar pra ele seria tirá-lo da prisão. Ela não deveria ter dito isso, ainda mais faltando só um dia para a eleição. Isso fez com que uma parte dos eleitores pensasse que, se o Haddad fosse eleito, iria soltar o Lula. Certamente teve gente que, por causa dessa declaração da Gleisi, decidiu votar no Bolsonaro.Luiz escreveu: PT se enfraqueceu demais nessa eleição, sinceramente. Isso já vem desde 2016, quando perdeu em SP para o Doriana em primeiro turno. Ali, começou a derrocada do PT, pois o Haddad foi um bom prefeito, mas perdeu por ser do PT. E nessa eleição, esse impasse e sede de poder do PT inflaram o Bolsonaro. E o PT ganhou a oposição de muitas frentes de esquerda, podendo chegar até seus aliados históricos, como o PCdoB. Gostaria demais de ver o Haddad em outro partido, é um homem competente e de bons princípios e valores, mas me incomodou nessa eleição vê-lo ao lado de Gleisi Hoffmann e alguns aliados nebulosos, como Renan Calheiros.
Haddad é um bom homem, mas pesa contra ele o fato de ser do PT. Desde o Impeachment da Dilma o partido é odiado por uma grande parte da população. O único do PT que ainda é idolatrado por muita gente é o Lula, mas também tem muita gente que odeia ele. Inclusive, pesquisas recentes mostram que 51% da população quer que o Lula continue preso.
Muita gente está dizendo que o governo do Bolsonaro vai ser um fracasso. Eu mesmo tenho dúvidas. Mas vai que o Bolsonaro surpreende e mostra o contrário? Tomara que isso aconteça então, seria o melhor para o país.