Começando:

AS 30 MELHORES MÚSICAS DE 2012
Resolvi elaborar uma lista com as trinta melhores músicas lançadas em 2012 (e mais uma ou outra lançada na segunda metade do ano passado, mas que se destacou neste). Trata-se de opinião pessoal minha, mas fiz um comentário sobre cada música explicando os motivos delas estarem na posição em que estão. São 26 músicas nacionais, duas em inglês e duas em espanhol,
apresentadas em ordem decrescente. Inclui também algumas das muitas músicas desconhecidas que acho por aí. E obviamente a segunda parte da lista é bem melhor que a primeira. Muita gente não vai concordar com nada, que seja, mas aí vai:

30. CRISTIANO ARAÚJO - QUANDO TEM QUE ACONTECER
A música que ocupa o último lugar desta lista não tem nada demais. Incluí esta composição de Nivardo Paz por gostar sobretudo do verso "Quando estamos amando a gente sempre faz umas loucuras pra alimentar o amor, ou pra tentar esquecer (...) e tudo na vida acontece quando tem que acontecer". Mas a melhor música do Cristiano é antiga: "Você vai ficar em mim".
Onde conheci: CD

29. LUCAS & LUAN - INVENTEI AMORES
Esta composição de Flavinho Tinto/Nando Marx/André Vox também foi gravada por Roby & Roger e Davi & Fernando. Mas só esta versão do Lucas & Luan conseguiu ser cantada da forma como deveria, e é por isso que ela está na lista. Pela forma que a dupla canta o refrão "Eu tento, invento, alguém pro seu lugar / Se fecho meus olhos, você ainda está la / Eu minto pra mim que consigo te esquecer / Mas todo caminho me leva até você", sobretudo no início de cada linha, com aquela forma de cantar rapidamente as primeiras palavras de cada verso, além da letra.
Onde conheci: Nativa FM

28. VICTOR & LEO - NÃO ME PERDOEI
Composição do Victor Chaves para o álbum "Ao Vivo em Florianópolis". Destaque para a introdução e solo da canção, além de partes da letra.
Onde conheci: Blognejo

27. ZÉ RICARDO & THIAGO part. ISRAEL NOVAES - SINAL DISFARÇADO
Eu mesmo me pergunto o que esta música faz aqui. A letra é péssima, totalmente comercial, quatro acordes... Mais um arrocha com paradinha no final do primeiro verso, com aqueles tan... tan--tan-tan-tan-tan antes de entrar o refrão e tudo mais. Mas para mim esta foi a verdadeira música que ocasionou o fenômeno que diz que todas as duplas tem que gravar músicas no ritmo arrocha. Uma pena que 90% das músicas deste ritmo apresentam letras muito ruins e superficiais, apesar de o ritmo ser bastante interessante. Como o ritmo se destacou muito ao longo do ano, jamais eu incluiria músicas como aquelas que falam de carro na lista, contudo, incluí esta que é cantada de uma forma legal e tem um bom ritmo, apesar da letra.
Onde conheci: Youtube

26. JOÃO BOSCO & VINÍCIUS - QUÍMICA
Segundo single do DVD da dupla João Bosco & Vinícius gravado na casa de seu empresário, Euler Coelho. Música levada praticamente apenas no piano, executado pelo produtor Dudu Borges, que praticamente gravou 10 entre 10 sucessos sertanejos que contém arranjos no piano ao longo do ano. Aliás, esse novo CD/DVD do JB&V me fez voltar a gostar bastante deles, tem até pout-pourri usando harpa.
Onde conheci: Youtube

25. RONNY & RANGEL - INDESCRITÍVEL
Nada demais na música. Mas talvez a que marque o "fim" da carreira dos um pouco desconhecidos Ronny & Rangel. Após lançarem várias músicas boas para se ouvir, como "Vida do meu coração", "Parei", "Invencível" e "A felicidade não espera", a dupla gravou esta, "Indescritível", que contém uma letra bacana sobre alguém que não perde por esperar para encontrar seu amor, e decide "fugir desse lugar agora para ir correndo te encontrar". O problema é que depois disso a dupla entrou numa cilada gravando diversas porcarias como "As mina pira", "Vou sim" e "Uma noite créu e tchau" e outras que nada tem a ver com o verdadeiro estilo deles. Como se gravar qualquer coisa apenas para aparecer na mídia ajudasse. Para mim só atrapalhou. Vou ser
obrigado a parar de acompanhar o trabalho deles, que eu seguia desde 2008.
Onde conheci: Saudades FM

24. GEORGE HENRIQUE & RODRIGO - TÔ VENDO A HORA
Faixa do CD "Esquenta pra balada" do George Henrique & Rodrigo, dupla que tem como "pai" a dupla Bruno & Marrone, que os lançou após assistirem uma apresentação deles. Na ocasião, Bruno disse ter sido "a melhor apresentação ao vivo" que ele já havia assistido, e resolveu gravar um projeto para eles (obviamente, lucrando em cima). A ideia foi uma novidade: gravar um DVD num posto de gasolina. A ironia é que a grande maioria das faixas são românticas, com arranjos bonitos (o que é ótimo, mas fugiu da proposta do DVD). Dentre as mais animadas, fico com "Tô vendo a hora". Poderia ser também a "Reflexo".
Onde conheci: CD

23. PAULA FERNANDES part. JUANES - HOY ME VOY
Esse ano é moda falar do Brasil, país em desenvolvimento. E isso se refletiu no cenário musical. Maná com Jorge & Mateus, Pitbull gravando "Eu quero tchu"... Mais o destaque ficou para a bela "Hoy me voy", cantada pelo colombiano Juanes e a nossa Paula Fernandes.
Onde conheci: CD

22. ROBSON & JULIANO - SIMPLES ASSIM
No meio de diversos lançamentos no mínimo duvidosos, a dupla desconhecida Robson & Juliano abriu mão das modinhas e gravou uma música romântica bem legal. Com um clipe que também ficou legal. Por isso, posição 20.
Onde conheci: Universo Sertanejo

21. MARISA MONTE - AINDA BEM
Todo ano gosto de alguma música sem fazer ideia que ela está na trilha de alguma novela da Globo, e meses depois descubro que a mesma faz sucesso justamente por causa da Globo. Até
"Esse cara sou eu", do Roberto Carlos, está estourada simplesmente por causa da novela. "Ainda bem" apresenta um ritmo e uma letra interessantes.
Onde conheci: Saudades FM

20. VICTOR & MATEUS - LEMBRANÇAS E SINAIS
Uma onomatopéia que pode até passar despercebida, e que para alguns pode tornar a letra da música sem continuidade. Como "nosso amor é bem mais forte e ninguém no mundo tem tanta sorte" se "o sonho acabou"? Simples, o uso da expressão "mas, tique-taque, o relógio tocou" marca a passagem da música que fala sobre o sucesso do casal com algo que tenha mudado radicalmente a vida dele. E aí sim, "o sonho acabou". Detalhe legal. Voz da dupla também.
Onde conheci: Nativa FM

19. ISRAEL & RODOLFFO part. JORGE & MATEUS - MARCA EVIDENTE
Os álbuns "sertanejo universitário" (que nunca existiu, e não vou me extender se não digito um livro aqui) do começo do gênero (2007, 2008) sempre apresentavam guarânias, resgatando um
ritmo bastante usado por duplas antigas. Aí veio "Chora, me liga" e todo mundo começou gravar batidão (algo que também já existia). Aí veio "Eu quero tchu", e a já citada "Sinal disfarçado", e todo mundo começou gravar arrocha (que também já existia, no Nordeste, e em sua versão sertaneja em álbuns do João Neto & Frederico e Léo Magalhães). Mas as guarânias foram deixadas de lado, até mesmo em pout-pourris de modões. Entretanto, Israel & Rodolffo gravaram esta, ao lado de Jorge & Mateus. De guarânia boa também teve "Sem você", com Christian & Cristiano e "Nossas memórias", de Paulo Vitor & Felipe, regravada no DVD do Bruno & Marrone com George Henrique & Rodrigo.
Onde conheci: Universo Sertanejo

18. A BANDA MAIS BONITA DA CIDADE - ORAÇÃO
Duas estrofes. Repetidas por seis minutos. O que parece ser uma má ideia acabou se tornando um grande sucesso. Pois a música contém a essência que era necessária para ela. E isso bastou em apenas duas estrofes. Sem contar o clipe sensacional que aqueles estudantes e músicos gravaram para ela, clipe este que acabou chamando mais atenção que a própria música em si.
Onde conheci: Youtube

17. BRUNO & MARRONE - EU NÃO VOU ACEITAR
Mais uma gravação de piano do Dudu Borges. Pelo menos com ele ganhando duzentão para cada DVD que produz, o repertório de todo mundo fica com ao menos uma música romântica com piano, o que já é válido. O refrão de "Eu não vou aceitar" não é nada mais do que a repetição desta frase. Contudo, a interpretação de Bruno e o instrumental da música trouxeram a ela o que era necessário.
Onde conheci: Blognejo

16. JESSY & JOY - iCORRE!
Conheci jogando SongPop com o Vanderzinho. Excelente música em espanhol, sobretudo no pré-refrão "Tu, libreto de siempre tan predecible. Ya me lo se". Não sei porque, mas bem que a dupla Marcos & Belutti podiam regravar em português.
Onde conheci: SongPop

15. VICTOR & LEO part. ZEZÉ DI CAMARGO & LUCIANO - QUANDO VOCÊ SOME
Participação da dupla Zezé Di Camargo & Luciano no álbum do Victor & Leo em Florianópolis. Música relativamente simples, mas com ótima letra e interpretação da parte de todos.
Onde conheci: Nativa FM

14. A BANDA MAIS BONITA DA CIDADE - CANÇÃO PRA NÃO VOLTAR
O primeiro álbum desta banda já citada apresenta muitas canções boas, a maioria delas resgatadas de gravações antigas da banda. Mas para mim a que mais chamou a atenção, além do
single "Oração", foi "Canção pra não voltar".
Onde conheci: Youtube

13. FUN. - SOME NIGHTS
Também conheci jogando SongPop. Contudo, a parte da música executada no jogo nunca havia me chamado a atenção. Certo dia, resolvi assistir videoclipes nos canais BIS e Multishow. Diante
de mais de uma hora cheia de músicas americanas com letras idênticas ou piores que nosso funk carioca e mais um monte de bobagens, começou tocar essa música. Logo de cara gostei da parte acapella do início, e parei para ouvir. Gostei bastante da música e da letra. Finalmente um pop americano novo e que vale a pena ouvir.
Onde conheci: Songpop/TVZ

12. GRUPO BOM GOSTO - PATRICINHA DE OLHO AZUL
Pagode, hip-hop, não sei dizer. O fato é que a música "Patricinha de Olho Azul", que se não me engano foi gravada primeiramente por um rapper, é excelente. Foge dos usuais "eu te amo" ou
"tenho um carro caro" e conta a história de uma mulher que se apaixona por um homem, sem saber que se trata "de um pobre sofredor, que só tem um barraco dentro da favela". O rapaz então decide contar este segredo, e, "se ela ficar de caô", o caso terminará. Se ela não se importar com isso, ambos se casarão.
Onde conheci: Saudades FM

11. KLEO DIBAH & RAFAEL - ANJO
As composições desta dupla são ótimas. Conseguem fazer músicas agitadas e comerciais sem apelar, como por exemplo "Me beija" (Você é tão difícil / Insiste em viver num erro que te faz
sofrer / Isso é um desperdício / Ficar se desmanchando em lágrimas sem merecer / Te vejo na balada / Um tanto quanto abalada [...]). É letra boa em cima de batidão, com rimas
interessantes. Mas não incluí esta na lista, e sim a faixa "Anjo". Fugindo do estilo da citada anteriormente, apresenta também uma letra muito boa. Sem contar o visual do DVD da dupla, com
aquela ideia de gravar a noite numa fazenda, iluminando as árvores. Aliás, o DVD no geral é muito bom. Bem naquele estilão "2007", quando o novo sertanejo começava a estourar. Aí foi
ficando ruim, na medida que alguém que resgate algo que na época era tão criticado seja agora louvado, em novo contexto, após cinco anos. Mas KD&R é bom sim. Vieram pra ficar.
Onde conheci: Sertanejo Diário

10. MATOGROSSO & MATHIAS - PERDOA
Música originalmente gravada pela Banda Calypso. Mas a regravação na voz dos grandes Matogrosso & Mathias ficou tão a cara deles que podemos jurar que foi feita pra eles. Já a
versão da banda Calypso, não ficou a cara do Calypso. A regravação caiu bem melhor que a primeira gravação. Apesar do Chimbinha ser guitarrista, foi a versão do MT&M que incluiu riffs interessantes, além de excelente interpretação, sobretudo nos dois primeiros versos.
Onde conheci: Universo Sertanejo

09. JORGE & MATEUS - CICLO
Até eu assistir o DVD de Jorge & Mateus em Jurerê, sabia que o Matheus era músico. Mas pra falar a verdade nunca botei fé nesses cantores que gravam DVD tocando violão/guitarra só em
uma ou outra música, e param de tocar do nada e o som continua saindo... Contudo, pude ver ele se dedicando na introdução e solo da música "Ciclo". Introdução e solo de um minuto não é
coisa que se vê em álbum sertanejo hoje em dia não. Ponto pra eles. Sem contar a letra sensacional: uma pessoa conversando com sua mãe sobre acontecimentos da vida.
Onde conheci: DVD

08. GEORGE HENRIQUE & RODRIGO - RECEITA DE AMAR
Talvez o melhor dedilhado gravados neste ano, contido aqui na introdução e nos primeiros versos de "Receita de Amar". A faixa também conta com boa interpretação de GH&R e uma letra
que chama a atenção de uma mulher para que ela repare nos fatores que fazem com que seu caso tenha o que é necessário para se amar de verdade.
Onde conheci: MP3 Sertanejo ou Sertanejo Diário

07. LUCAS LUCCO part. ISRAEL & RODOLFFO - PREVISÕES
Música que começa comentando sobre a profecia maia para o fim do mundo. Fugindo das modinhas, utiliza aquele ritmo dois pra baixo dois pra cima, tipo Zé Ramalho. Conta a história de alguém que passa a refletir sobre o fim dos tempos, mas percebe que seu amor por alguém é tão verdadeiro que ele não deve se preocupar com isso, e sim que "seu amor hoje está aqui e amanhã pode não estar". Ele não acredita em previsões, mas garante que é com seu amor e quer estar, tendo o mundo acabado ou não.
Onde conheci: Sertanejo Diário

06. GEORGE HENRIQUE & RODRIGO - QUANDO AMANHECER
Introdução sensacional, apesar daquele assovio que algum engraçadinho resolveu dar durante a gravação. A letra da canção também me agrada muito. Fala sobre o término de um relacionamento, que foi feita de maneira incorreta, sem olhar nos olhos, frente a frente. O George Henrique tem toda a razão e cantou muito bem a faixa ao lado do segunda voz da dupla.
Onde conheci: CD

05. BRUNO & MARRONE - JÁ NÃO SEI MAIS NADA
De novo o Dudu Borges. Mas a introdução da música é ótima. Quando começo ouvi-la, já deixo o volume bem alto, para prestar atenção no piano (embora eu toque violão e guitarra, gosto muito de ouvir piano/teclado em canções que não são músicas instrumentais de piano). E o utilizado na introdução desta é muito bom, sem contar a interpretação de sempre do Bruno.
Onde conheci: CD

04. GEORGE HENRIQUE & RODRIGO - UM SÉCULO SEM TI
Versão de versão. Gravada originalmente por um cantor latino chamado Chayanne. Depois, regravado em português pelo Matogrosso & Mathias. Agora, regravado com a mesma versão de MT&M, nas vozes de GH&R. Mas, ah, se todas as músicas fossem assim. Espero que a dupla não se "corrompa", igual tantos por aí que começam bem e se vendem a um mercado estúpido para obter sucesso imediato. O correto é esperar, construir uma carreira sólida, do que ir gravando porcaria, igual tantos fazem que nem preciso citar. George Henrique & Rodrigo são muito bons e estão no caminho certo. Apesar de aquela participação na música "Namorar pra quê?", de outra dupla, já me deixar com calafrios, hehe. Pelo menos até a música comercial que gravaram, o arrocha "Amigo da onça", não ficou ruim. Que em 2013 saibam mesclar música comercial sem ser ruim com músicas boas, e não apenas a primeira opção.
Onde conheci: CD

03. GOTYE feat. KIMBRA - SOMEBODY THAT I USED TO KNOW
Esta eu já havia ouvido aqui, lá, lá... E tinha vontade de baixá-la. Mas sempre esquecia. Até que no último mês do ano, fiz isso. A partir da primeira vez que a ouvi por vontade própria,
'viciei' na hora, fiquei o dia todo ouvindo e tocando ela no violão. Aí fui olhar a tradução e vi que, além da música ser foda, a letra também é. Terceiro lugar então.
Onde conheci: Diário FM

02. DANIEL - PRA SER FELIZ
O cantor Daniel matou a pau nesta faixa. Eu até jurava que ele a havia gravado para cantar no Teleton, teria tudo a ver. Mas a Globo não permitiu que ele participasse, esqueceu que além de
"jurado" ele é, sobretudo, cantor e figura pública. A letra da música é ótima, foge de temas comuns e fala sobre a superação de adversidades da vida, e indaga sobre o que realmente é
necessário para que uma pessoa viva com felicidade.
Onde conheci: Saudades FM

01. BRUNO & MARRONE - ENTRADA FRANCA
As composições da Fátima Leão costumam ser boas. Mas essa ficou melhor ainda. Compara um relacionamento com uma sala de teatro. O melhor verso é "Mas nos palcos dessa solidão, sem você na plateia ninguém vai me ouvir / E por mais que eu aumente o som, você, de braços cruzados, não vai me aplaudir / Sei que as frases são balas perdidas quem alguem deixou cair
entre os vãos das poltronas / E o silencio é o bilhete de entrada do arrependimento de quem abandona". Sem contar o verso final, "Vem, que longe dos seus olhos qualquer filme é triste.
Se a solidão me vaia, o amor insiste em decorar os palcos pra outra canção". Sensacional. Assim que é a vida. Não há mais o que falar. E ainda dizem que sertanejo é ruim.
Onde conheci: CD

BÔNUS:
EDUARDO COSTA - ANJO PROTETOR
VINÍCIUS LOYOLA part. DANIEL - FORA DE MIM
JOÃO BOSCO & VINÍCIUS part. KLEO DIBAH & RAFAEL - ESSA NOITE
JORGE & MATEUS - O QUE É QUE TEM
LOUBET - PALPITE/SERÁ QUE TE PERDI?
Também gostei bastante do álbum de um cantor chamado Loubet. Uma voz forte e diferenciada, com ótimos arranjos no violão. Mas deixei ele de fora da lista por causa das letras. Dou muita importância a elas na hora de avaliar músicas, embora as dele são boas dependendo do ponto de lista.
Obrigado a todos que "perderam tempo" lendo isso, agora percam mais um pouco comentando!
Imagens em breve.
Antes que alguém pergunte: sim, perdi mó tempo fazendo isso.
POR FAVOR ME PREMIEM DE ALGUMA FORMA PELO POST MAIS TRABALHOSO DO ANO
