Fórum Portal Vídeos Guia de Episódios Sobre



Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]


Portal Chespirito Chico Rei



Fórum trancado Este tópico está trancado. Você não pode responder ou editar mensagens.  [ 3 mensagens ] 
  Exibir página para impressão

Uma reflexão para os novos webmasters
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 03 Dez 2012, 21:59 
Offline
Avatar do usuário
Membro

Registrado em: 13 Dez 2011, 22:12
Mensagens: 6118
Curtiu: 471 vezes
Foi curtido: 298 vezes
Programa CH: Chaves
Fantasias: Não utilizo
Lendo antigas colunas do Portal Chaves, achei um texto interessante do Valette Negro refletindo sobre os plágios no Meio CH. Vejo vários sites/blogs recentes com conteúdo fraquíssimo ou plagiado. É uma boa leitura para os webmasters novos:

Sites CH: plágio e concorrência?! Não, deve haver união!
Por Valette Negro

Bem galera, minha coluna desta semana deveria ser sobre outro tema, porém, resolvi me adiantar a essa, pois ultimamente o Meio CH anda meio agitado, porém, não é por causa da alegria do evento que está por vir, mas sim, por dois motivos absurdos: concorrência e plágio.

Essa não será uma coluna comprida como as outras que costumo escrever, mas, eu gosto muito de comentar sempre sobre os assuntos que estão em evidência e nada melhor que abordar desta vez esses assuntos.

Primeiramente quero falar sobre um assunto que há muito tempo incomoda os webmasters: falta de créditos a arquivos retirados dos sites parceiros. Eu me pergunto: afinal, qual a necessidade de se retirar uma idéia de um site e não creditar seus autores?! Considero simplesmente plágio. Eu mantenho vários sites e a menor das idéias que aproveito leva os créditos devidos. Procuro sempre ter conteúdo próprio, porém, quando preciso de algo de algum parceiro, sempre os créditos estarão presentes, seja sobre CH ou não. Afinal, para quem ainda não conhece o site que dirijo sobre Os Três Patetas, vejam e constatem que até as fotos dos rapazes que retirei de outro site, estão com créditos e um hiperlink para o mesmo.

Recentemente estamos vendo no Fórum Único Chespirito reclamações de web’s sobre isso. Alguns estão até colocando links de vídeos CH para download e estão ‘esquecendo’ seus verdadeiros donos. Isso é um absurdo. Há um tempo, houve um site, que não me lembro de quem, que tinha seu conteúdo rigorosamente plagiado de vários sites. Impressionante mesmo: um site enorme que não tinha uma palavra do webmaster, somente cópias.

O site do Thiago Louzada – Portal Chespirito – e este site – de nosso querido Marco Maciel – são os dois maiores sofredores de plágio. Volta e meia lê-se sobre matérias e idéias destes sites que vão parar em outros sem os créditos.

Não adianta tentar mascarar, pois os verdadeiros Chmaniacos conhecem todos os sites CH de trás pra frente e de frente pra trás e reconhecem de imediato um plágio e informam aos respectivos webmasters.

Não adianta em nada querer plagiar conteúdo de sites renomados como Portal Chespirito, Turma CH e outros, pois todos sabem que esse conteúdo são obra de web’s não menos renomados e nem vão dar atenção a esses pseudo-sites, pois tudo o que plagiam já foi lido e relido pelos Chmaniacos e os sites chegarão rapidamente à decadência e da mesma maneira que surgiram, irão desaparecer.

Não custa em nada ter conteúdo próprio – afinal, se não for assim nem adianta fundar um site, pois em nada acrescentará ao Meio CH e os autores não serão reconhecidos por isso – e se porventura precisar do conteúdo de um parceiro, creditar o autor.

Ninguém no Meio CH se incomoda em ter conteúdo de seu site copiado, pois isso é até sinal de reconhecimento ao site de origem dos arquivos. Porém, o que não podemos suportar é site que não tenha uma palavra sequer do web e, além disso, tudo o que é copiado estar sem créditos. Todos fazem questão de deixar claro que não se incomodam. Apenas pedem isso, e é o mínimo que se pode fazer. Não dá trabalho nenhum, é só escrever:

‘Esse conteúdo foi retirado do site x, aquele do site y e aquele outro do site z’.

Para terminar este primeiro tema, quero apenas fazer umas comparações:

O que você ganha acrescentando conteúdo:

Reconhecimento no Meio CH
Amizades sinceras no Meio CH
Popularidade
A oportunidade de chegar a ser colunista de um grande site, além de webmaster do seu próprio
Um site duradouro com grandes expectativas de ser o melhor do Brasil

O que você ganha plagiando conteúdo:

Inimizades de todos os Chmaniacos
Desconfiança dos integrantes do Meio CH
Distância
Nunca esta oportunidade irá chegar, pois os web’s não desejam ter em seus sites pessoas que possam prejudicá-los
Um site temporário que, se chegar a quinze dias de vida, será muito

Agora, vou falar sobre o outro assunto dessa coluna: concorrência. Será que os webmaster’s ainda não notaram que, no Meio CH, não deve haver concorrência e sim união!? É absurdo ver dois webmaster’s brigando porque um teve uma idéia e o outro copiou. Há casos e casos. Como eu disse na primeira parte da coluna, há casos explícitos de plágio, mas há casos em que simplesmente houve uma coincidência de pensamentos e os web’s acabam brigando por nada!

Outro absurdo é que um web quer que seu site seja mais visitado que o outro e vice-versa. Galera, no Meio CH não deve haver concorrência. Eu, durante cinco meses, tive um site de direção única, mas mesmo assim nunca ambicionei ser o primeiro lugar. Minha única preocupação era oferecer um conteúdo de qualidade. Claro que todos gostam de ver seu trabalho reconhecido, mas, pode-se fazer isso sem haver concorrências.

Vejam se não é absurdo: hoje, o web do site x briga com o web do site y que briga com o web do site z e, daqui a três meses, os sites x, y e z, se unem e se transformam no site xyz. Valeu a pena a briga pelo primeiro lugar?! De forma alguma. Ao longo desses cinco meses em que estive a frente do extinto Chespirito y Companhia, recebi duas propostas de união. A primeira eu recusei, pois justamente não queria que o site virasse motivo de concorrência. Porém, quando recebi a segunda, já estava a ponto de largá-lo, pois estava muito puxado o meu trabalho no Meio CH e resolvi aceitar. Imagina se eu algum dia tivesse brigado com o Adriano, com o Spider e com o Jaimito!!! Seria ridículo agora, pois estamos todos juntos em um único site: CasaCH!

Outra coisa a se falar é sobre a concorrência do Fórum Único Chespirito com outros fóruns criados recentemente. Pelo amor de Deus gente, o Fórum Único Chespirito – apesar do nome – não é obrigatório que seja o único, pois qualquer pessoa tem o direito de ter o seu próprio. Caso contrário, seria o caso de todos os sites se unirem também e transformarem-se em apenas um. Hoje existem muitos Fóruns CH! Tudo bem que o Fórum Único seja um Fórum de tradição, mas não precisa ser literalmente o único. Vi muitas críticas ao Bepê pela criação do Fórum Chavesmania. Isso é absurdo. Quando pensamos que o Fórum Provisório fosse se transformar no definitivo, fizemos uma eleição entre os moderadores para eleger o novo nome do Fórum e quando sem sequer lembrar que o nome do Fã-Clube do Berriel levava o nome escolhido para o fórum, houve a maior revolução por parte dos user’s. Afinal, mesmo que o nome ‘Fórum Chespirito Brasil’ tivesse sido escolhido com a intenção de se aproximar do nome do Fã-Clube, não era motivo para tal, pois seria uma forma de união entre as duas partes. Mas de qualquer forma, quero esclarecer que, em nenhum momento, qualquer dos moderadores pensou nisso.

Bem, como eu disse, esta foi uma coluna curta. Foi apenas com o intuito de repreender as pessoas que se acham no direito de roubar uma idéia sem dar qualquer mérito a seus autores, coisa que, a partir de agora, será tratado com rigidez no Meio CH! Não permitiremos mais plágios. Chega! E mais: se o autor do plágio for user do Fórum, será notificado e, em caso de reincidência, castigado com suspensão que será cada vez maior, até chegar a ponto de sua expulsão! E o segundo intuito da coluna foi chamar a atenção para algo que falta no Meio CH: união!

Galera, espero que tenham entendido bem o conteúdo desta edição especial de minha coluna. Um abração a todos, como sempre especialmente para o patrão – Marco Maciel. Até a próxima!!!

http://www.sambariocarnaval.com/colunas ... tte10.html

_________________
Ex-moderador do Bar do Chespirito


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter
Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Uma reflexão para os novos webmasters
MensagemEnviado: 09 Dez 2012, 19:43 
Offline
Avatar do usuário
Membro

Registrado em: 26 Jun 2011, 20:00
Mensagens: 1506
Localização: Garanhuns - PE
Curtiu: 19 vezes
Foi curtido: 8 vezes
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Corinthians
Fantasias: Não utilizo
Veja o histórico, isso acontece deste que foi criado o 'meio CH'. Em alguns caso, é até bom para amadurecer pessoas que a principio não entenderam o real motivo de se criar um site/blog. Não uma brincadeira de fim de semana

Em outros eles vêem que não é tão fácil se criar um site, e manter ele sempre atualizado. Aí que entra a frase que um moderador disse uma vez: "É muito trabalho, pra pouco reconhecimento". Quem não souber lidar com isso, não vai pra frente em nenhum projeto que for fazer.

No geral, isso se aplica para aquela galerinha que tenta se destacar a qualquer custo, e acaba acontecendo o inverso.

_________________
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Re: Uma reflexão para os novos webmasters
MensagemEnviado: 07 Jan 2013, 22:21 
Offline
Avatar do usuário
Membro

Registrado em: 04 Dez 2011, 23:00
Mensagens: 24383
Curtiu: 1990 vezes
Foi curtido: 1276 vezes
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Fantasias: Não utilizo
Realmente, Marcos, não é fácil manter um blog constantemente atualizado. "Perco" horas para me dedicar ao Vizinhança, não nego que as vezes chega até a ser chato (porque uma parte do tempo de PC acaba se tornando uma "obrigação", ao invés de descontração). O bom é que temos o reconhecimento que nos é tão importante. Elogios pro toda parte, campeonatos, citações em outros sites... É isso que nos motiva a continuar sendo o portal sobre Chespirito mais atualizado do Brasil. Sem contar as visitas, mas isso é efeito direto de nosso empenho em trazer coisas diferentes ao meio.

Sobre a coluna, antiga, não concordo com esse método de misturarem as coisas, já que quando alguém plageava um site podia até ser excluído do FUCH.


Voltar ao topo
 Perfil  
 

Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fórum trancado Este tópico está trancado. Você não pode responder ou editar mensagens.  [ 3 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para: