Chaves tem Asperger?

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
Avatar do usuário
Anchorhead Kid
Membro
Membro
Mensagens: 533
Registrado em: 11 Set 2015, 22:19
Programa CH: Chespirito
Localização: Tatooine
Curtiu: 46 vezes
Curtiram: 47 vezes

Chaves tem Asperger?

Mensagem por Anchorhead Kid » 28 Ago 2019, 04:37

A síndrome de Asperger é um estado do espectro autista, geralmente com maior adaptação funcional.
Para quem quiser ler sobre:
Visão geral: https://www.minhavida.com.br/saude/tema ... e-asperger
Sintomas: https://www.tuasaude.com/sintomas-da-si ... -asperger/

Já fazem alguns anos que estudo especificamente sobre a síndrome de Asperger, e recentemente notei padrões de comportamento no personagem Chaves que remetem bastante aos sintomas da síndrome.
Na verdade, se formos analisar os sintomas da síndrome de Asperger, parece até que estamos lendo uma perfeita descrição psicológica do Chaves!

:barril:

Das principais características de Asperger temos os comportamentos repetitivos (os chamados "rituais" comportamentais), e também a hipersensibilidade aos estímulos, que leva muitas crianças a se exaltarem exageradamente com pouca coisa, podendo causar em demasia tanto reações de entusiasmo quanto de aborrecimento. É o que chamam de comportamento "sobrecarregado".
Quando o Chaves se animava com uma ideia, imediatamente ele começava a pular, dizer "zás, zás!", mas sempre em um padrão específico. Isso não só mostra que ele fica sobrecarregado, como também mostra seu comportamento repetitivo. Assim como os aspies, sempre tinha um "padrão" em seus maneirismos.
O comportamento repetitivo do Chaves sempre fazia qualquer um perder a paciência. "E o que foi que eu disse? E como é?", por exemplo. Ele também tinha uma certa "lentidão" no pensamento e na fala, algo também comum em aspies.

Aliás, lembram daquela cena da "xolofompila"?
Nesta cena, o Chaves faz um desenho que consiste em, basicamente, vários rabiscos. Diz ser uma "xolofompila", e quando questionado diz "é uma coisa que eu inventei. Ficou idêntica, né?".
Obviamente, o Professor Girafales não tinha como saber o que era essa "coisa que ele inventou", uma vez que a mesma se abstraía unicamente na mente do Chaves. Este tipo de confusão é comum na mente de crianças com Asperger, pois um dos maiores sintomas da síndrome é a dificuldade em se expressar e compreender a comunicação.

E não obstante disso, também é comum em aspies a dificuldade na compreensão de formas de linguagem. Levar sarcasmo/ironia ao pé da letra, compreender tudo de forma literal são praticamente esteriótipos de crianças com asperger.
E o Chavinho se encaixa perfeitamente nisso. Lembram daqueles momentos em que o Seu Madruga dizia "isso, agora só falta você bater no Seu Barriga", e o Chaves ia e batia? "Mas foi o senhor que pediu", dizia ele. Este em específico é do episódio das marteladas de 1972, mas haviam vários momentos parecidos com esse, geralmente sobre chamar a Dona Clotilde de bruxa.
Quase sempre Chaves estava interpretando tudo o que lhe era dito de forma literal, sem interpretar muito bem as formas de linguagem. Como por exemplo os clássicos diálogos "Adiante" "Não, atrás", ou até mesmo aqueles do tipo "Não fala, burro!" "Mas eu não falei burro!", "Sou eu, tonto!" "Só percebeu agora?", etc.
Também haviam momentos em que o Chaves fazia "sim" com a cabeça mas dizia "não", fazendo um tipo de confusão que é bem comum entre aspies, pela falta de compreendimento da comunicação.

Além disso, o Chaves era sempre totalmente sincero. Mesmo que soasse ofensivo, ele nem se dava conta. E nem preciso dizer que isso é outra característica muito esteriotipada em aspies.

E todo aspie tem seu "hiperfoco" (um assunto específico que demasiadamente o chama interesse). Quando se interessam por um assunto, não falam mais de outra coisa que não aquilo por um bom tempo.
O Chaves tinha disso o tempo todo, mais frequentemente com sanduíches de presunto (uma refeição um tanto específica para um morto de fome como ele, não?).

Chaves, como todo aspie, sempre interpretava e imaginava as coisas do seu próprio jeito (por exemplo: lembram daquela cena dos "pinheiros de Natal" do Seu Madruga explicando boliche?).

Aliás, em algumas cenas (como no episódio da Troca de Chapéus de 1974 ou no do Futebol Americano de 1975), podemos ver que o Chaves tem uma péssima coordenação motora, muitas vezes se confundindo e tendo dificuldades para carregar objetos. É a chamada "dispraxia", uma característica também comum em aspies. Podemos ver isso até mesmo no episódio em que ele tenta tocar violão e sequer consegue segurá-lo direito.

tl;dr:

Em resumo, as características psicológicas do Chaves batem certinho com o diagnóstico da síndrome de Asperger:

- Comportamento repetitivo
- Hipersensibilidade aos estímulos
- Dificuldades na comunicação
- Lentidão no pensamento e na fala
- Dificuldade na compreensão da linguagem e suas formas (causando sinceridade ao extremo e entendendo tudo de forma literal)
- Hiperfoco
- Interpretação própria de eventos a seu redor (causada pela má compreensão da linguagem e pelas dificuldades na comunicação)
- Má coordenação motora
Imagem

Avatar do usuário
Bernkastel
Membro
Membro
Mensagens: 20971
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: The Twilight Zone
Curtiu: 444 vezes
Curtiram: 2785 vezes

Re: Chaves tem Asperger?

Mensagem por Bernkastel » 28 Ago 2019, 06:13

Li o titulo do tópico e já sabia quem criou.

"sera que o chaves tem asperger", "sera que o chespirito é judeu", "sera que o quico é um oitavo negro", "sera que o seu madruga tem aids" ah mano ja chega
Esses usuários curtiram o post de Bernkastel (total: 4):
gusta dos biscoitosQuico IrônicoCortal CristadoJegue
Antonio Felipe escreveu:Ô, meu, você não tem nada pra fazer, não?

Avatar do usuário
Anchorhead Kid
Membro
Membro
Mensagens: 533
Registrado em: 11 Set 2015, 22:19
Programa CH: Chespirito
Localização: Tatooine
Curtiu: 46 vezes
Curtiram: 47 vezes

Re: Chaves tem Asperger?

Mensagem por Anchorhead Kid » 28 Ago 2019, 06:45

deixa eu brincar
Imagem

Avatar do usuário
Cortal Cristado
Membro
Membro
Mensagens: 8979
Registrado em: 10 Nov 2014, 14:39
Programa CH: Chapolin
Localização: No país
Curtiu: 1004 vezes
Curtiram: 778 vezes

Re: Chaves tem Asperger?

Mensagem por Cortal Cristado » 28 Ago 2019, 08:53

Bernkastel escreveu:"sera que o seu madruga tem aids"
:garg:
Imagem
James Revolti escreveu:Ah, meu saco.

Avatar do usuário
Bugiga
Moderador
Moderador
Mensagens: 4338
Registrado em: 06 Fev 2009, 23:33
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Inter
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 3158 vezes
Curtiram: 1041 vezes

Re: Chaves tem Asperger?

Mensagem por Bugiga » 28 Ago 2019, 08:58

Favor evitar a criação de tópicos inúteis, apenas com a finalidade de floodar.

:cadeado:
Esses usuários curtiram o post de Bugiga (total: 1):
Jacinto
Puxa! Re-Puxa! Super-Ultra-Puxa!

Trancado