Multishow e censura a piadas CH

Lata do Multishow
Avatar do usuário
Seu Rampeiro
Membro
Membro
Mensagens: 2342
Registrado em: 31 Jan 2009, 23:04
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: TGMDP FC
Curtiu: 444 vezes
Curtiram: 182 vezes

Multishow e censura a piadas CH

Mensagem por Seu Rampeiro » 24 Mai 2018, 09:31

Ontem, no episódio "A tribo perdida (73)", uma piada que originalmente deveria ser "o Batman não vem porque foi passar lua de mel com o Robin" foi dublada como "o Batman não vem porque o pneu do batmóvel furou". Segundo um administrador deste fórum, a decisão de alterar a piada partiu exclusivamente do canal e não há meio de evitar que os textos de futuros episódios inéditos também sejam alterados. Ainda segundo ele, episódios Maga não sofrerão alteração. Crio este tópico por acreditar que um assunto (gravíssimo) como esse merece destaque à parte. O grupo globo ontem desrespeitou e, muito pior, poderá continuar desrespeitando as séries que nós tanto amamos.

EDIT: Vou desenhar: uma coisa é adaptar as séries aos acontecimentos brasileiros e alterar letra de música por má criatividade, outra é censurar deliberadamente uma piada por questões ideológicas. É uma lambança infinita misturar as duas coisas.
Editado pela última vez por Seu Rampeiro em 24 Mai 2018, 10:04, em um total de 3 vezes.
100 anos de Raul "Chato" Padilla, nosso Jaimito


Avatar do usuário
O Gordo
Membro
Membro
Mensagens: 15868
Registrado em: 12 Abr 2014, 21:25
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 773 vezes
Curtiram: 1411 vezes

Re: Multishow e censura a piadas CH

Mensagem por O Gordo » 24 Mai 2018, 09:41

Ontem, no episódio "A aula de história (79)", piadas que originalmente deveriam ser sobre o México foram dubladas como sendo do Brasil. Segundo um administrador deste fórum, a decisão de alterar a piada partiu exclusivamente da MAGA e não há meio de evitar que os textos de futuros episódios inéditos também sejam alterados. Crio este tópico por acreditar que um assunto (gravíssimo) como esse merece destaque à parte. A MAGA ontem desrespeitou e, muito pior, poderá continuar desrespeitando as séries que nós tanto amamos.
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio


12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Chinforinfola96
Membro
Membro
Mensagens: 259
Registrado em: 23 Fev 2018, 10:01
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 0
Curtiram: 36 vezes

Re: Multishow e censura a piadas CH

Mensagem por Chinforinfola96 » 24 Mai 2018, 09:43

Enquanto isso, os "comediantes" do Multishow utilizam a palavra "viado" com frequência e o programa que antecede Chaves possui gays estereotipados e caricatos.
Coerência, a gente não vê por aqui.
Editado pela última vez por Chinforinfola96 em 24 Mai 2018, 09:45, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Seu Rampeiro
Membro
Membro
Mensagens: 2342
Registrado em: 31 Jan 2009, 23:04
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: TGMDP FC
Curtiu: 444 vezes
Curtiram: 182 vezes

Re: Multishow e censura a piadas CH

Mensagem por Seu Rampeiro » 24 Mai 2018, 09:43

Vou desenhar: uma coisa é adaptar as séries aos acontecimentos brasileiros, outra é censurar deliberadamente uma piada por questões ideológicas. É uma lambança infinita misturar as duas coisas.
100 anos de Raul "Chato" Padilla, nosso Jaimito


Chambón
Membro
Membro
Mensagens: 5400
Registrado em: 11 Fev 2013, 11:55
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 507 vezes
Curtiram: 285 vezes

Re: Multishow e censura a piadas CH

Mensagem por Chambón » 24 Mai 2018, 09:46

O pior é que esse lance de ''furou o pneu do batmóvel'' ficou sem graça pra caralho
We're walking down the
Street of chance
Where the chance is always
Slim or none
And the intentions unjust

Baby there's nothing to see
I've already been
Down the street of chance

Avatar do usuário
O Gordo
Membro
Membro
Mensagens: 15868
Registrado em: 12 Abr 2014, 21:25
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 773 vezes
Curtiram: 1411 vezes

Re: Multishow e censura a piadas CH

Mensagem por O Gordo » 24 Mai 2018, 09:51

O que eu quis dizer com meu comentário é que vocês estão fazendo tempestade em copo d'água.
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio


12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Avatar do usuário
Seu Rampeiro
Membro
Membro
Mensagens: 2342
Registrado em: 31 Jan 2009, 23:04
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: TGMDP FC
Curtiu: 444 vezes
Curtiram: 182 vezes

Re: Multishow e censura a piadas CH

Mensagem por Seu Rampeiro » 24 Mai 2018, 09:53

Censura deliberada (que, reitero, poderá voltar a acontecer) é desrespeito tão grande quanto inverter esquetes. Eu não deixarei de assistir CH no multishow, mas sempre ficarei com o pé atrás.
100 anos de Raul "Chato" Padilla, nosso Jaimito


Engenheiro Pudim
Moderador
Moderador
Mensagens: 4834
Registrado em: 29 Abr 2018, 00:32
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 337 vezes
Curtiram: 600 vezes

Re: Multishow e censura a piadas CH

Mensagem por Engenheiro Pudim » 24 Mai 2018, 09:56

Sinceramente eu não nada demais. Alguns aqui adoram fazer tempestade em copo d' água. Não achei a mudança da piada adequada, não (ainda mais com a original sendo tão marcante), mas não se faz necessário vir com cinco pedras na mão pra criticar o Multishow.

Avatar do usuário
Seu Rampeiro
Membro
Membro
Mensagens: 2342
Registrado em: 31 Jan 2009, 23:04
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: TGMDP FC
Curtiu: 444 vezes
Curtiram: 182 vezes

Re: Multishow e censura a piadas CH

Mensagem por Seu Rampeiro » 24 Mai 2018, 10:02

Trago pra cá alguns quotes de outros tópicos:
BrunoSamppa escreveu:CENSURA?

Não existe motivo sensato para substituir uma piada que é totalmente traduzível e faz sentido para nós. O que incomoda em uma piada que Chespirito fez sempre em seus programas e contava em entrevistas até o dia de sua morte? Quando Thomas H. e eu recebemos da Gábia este texto em forma já traduzida para o Português, não mudamos isso. Ainda lembro do Berriel ter comentado que achava a piada "pesada", o que me põe em duvida se esta decisão agora partiu de seu bel-prazer ou é coisa de gente acima. Vão redublar ou cortar a mesma piada também no Remake da Tribo Discoteca de 76? Se este tipo de piada incomoda tanto, então era melhor nem ter comprado as séries, pois Chespirito sempre fez este tipo de humor durante todos os anos que escreveu seus programas. Vai alterar o texto original em todos estes tipos de piadas? Seria atrevimento fazer isso e iria macular a obra. Também vão deixar de exibir o episódio em que o Seu Madruga encosta as mãos no Chaves e o muleque limpa os ombros em desespero como se fosse pegar algo contagioso depois de ter visto o homem "se declarando" para o Prof. Girafales? Também vai cortar o Quico falando pra Chiquinha que não beijaria o Chaves nem que ele fosse "bailarin de Bellas Artes" ? Traduzido e adaptado muito bem na Maga como "bailarino do Municipal". Poderíamos enumerar centenas de textos envolvendo Homossexualidade nos textos de Chespirito, afinal foram 25 anos de programas.

Quem foi o responsável por isso? É necessário esclarecer!

Sério. Para que tá feio! Já basta ter que aturar esta qualidade de áudio deplorável feita de maneira proposital que não tem nada a ver com a qualidade que a Maga entregava.

Não vou esquecer desse Gouvea aí no texto também não. Isso não é profissional.
Quase Seca escreveu:Também acho que não precisa de tanto preocupação exagerada, apesar de concordar com essa questão de desrespeito com a obra original ser perigoso, e tals, mas vamos aguardar. Talvez eu me preocupasse mais se fosse uma série toda escrachada, toda zoada, como um South Park dos anos 70. Mas as séries do Bolaños são mais sutis. Acho que não dá pra comprometer tanto assim. Ao menos prefiro esperar por isso.
Barbano escreveu: Concordo. Quanta tempestade em copo d'água por uma mísera piada. As séries sempre tiveram adaptações, algumas de gosto bem duvidoso (como o clipe do Dia das crianças e o Que Bonita Sua Roupa). Se for criar caso para cada piada ou adaptação que a gente não goste, não vai ter dublagem no mundo que vá ser aceita. Eu prefiro olhar o todo.
Concordo, mas compreendo o que o Neto quer dizer. É que no caso essas adaptações bosta foram por pura bestagem da Maga. Já esse tipo de adaptação do Multishow é por motivos claros de acobertar piadas """"""""""homofóbicas""""""""", e outras do tipo. A longo prazo podem limar várias outras.

Porém como já disse, as séries são relativamente sutis e provavelmente não sofrerão tanto assim.
Misterpom escreveu:Eu entendo o Neto também, mas não sou do tipo que joga fora o bebê junto com a agua suja. Prefiro criticar a censura e ainda assim elogiar o que tem sido de forma bem feita.

Acho que o Multishow pecou por excesso de zelo. Não existe absolutamente NADA de homofóbico em uma piada que diz que Batman e Robin são casados. Não há nada de pejorativo nisso. Pra mim, a graça da piada (que convenhamos, não é tão engraçada assim) vem do fato de que os dois heróis são parceiros, mas não parceiros LITERALMENTE. Se houve maldade na piada, erraram feio porque não aparenta maldade nenhuma.

Justiceiro Social é um saco mesmo e certamente infesta o Multishow, mas infelizmente esse é o tempo em que vivemos. De um lado, gente preconceituosa que utiliza o termo "politicamente incorreto" pra disfarçar seus preconceitos e fobias e de outro lado, gente que fica "ofendido" por qualquer coisa com o único objetivo de censurar aquilo que não agrada ideologicamente. E que se foda o contexto histórico e o desejo do autor, é óbvio.
E esclareço novamente:
Neto escreveu:Só esclarecendo: também não quero jogar o bebê fora. Há uma mácula imensa de água suja nele e poderão surgir mais outras; contudo, ainda o "amamentarei" :vamp:
100 anos de Raul "Chato" Padilla, nosso Jaimito


Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43895
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2337 vezes

Re: Multishow e censura a piadas CH

Mensagem por Antonio Felipe » 24 Mai 2018, 10:09

Por excesso de zelo, eu vou fechar esse tópico. Não por problema com o Multishow, mas risco do destaque demasiado a isso virar uma bola de neve incontrolável e que acabe sendo usado de forma irresponsável contra todo o projeto. Vocês sabem o quando alguns espumaram por conta de CH estar na Globo. Daí a acontecer algo a partir desse fato é um pulo. A discussão pode ser feita normalmente no tópico do episódio.

Se houver algo mais grave posteriormente, podemos mudar a abordagem.

Abs.
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Trancado